Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: PARTIDOS FALTAM À CHAMADA DO PRIMEIRO-MINISTRO PARA FORMAR GOVERNO

Os cinco partidos com representação parlamentar demarcaram-se esta terça-feira da primeira reunião convocada por Artur Silva para discutir a formação de um Governo de consenso na base do Acordo de Conacri.
Artur Silva neuer Premierminster von Guinea-Bissau
Augusto Olivais, do PAIGC, era apontado pela CEDEAO como a figura de consenso nas negociações decorridas em Conacri para resolver a crise política na Guiné-Bissau.  Mas o Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou Artur Silva como primeiro-ministro.
A própria CEDEAO considerou em comunicado emitido em Bissau, que a nomeação de um primeiro-ministro de consenso não foi respeitada. Exige o cumprimento do acordado em Conacri, tendo ainda afirmado que sem essas premissas não estarão reunidas as condições para que as próximas eleições legislativas sejam credíveis.
Esta terça-feira (06.02), com a ausência dos partidos à convocação do novo primeiro-ministro no palácio do Governo para discutir o futuro Executivo, Artur Silva teve de se deslocar às sedes partidárias para as auscultações. Não se sabe o que foi discutido ao certo com as formações políticas, uma vez que a agenda dos encontros não foi divulgada. E ainda não há qualquer data prevista para a formação do Executivo.
default
Agnelo Regala, porta-voz do Coletivo dos Políticos Democráticos, que agrupa quatro das cinco formações partidárias com assento parlamentar, afirma que não se pode ir discutir com Artur Silva a formação de um Governo de consenso sem que se tenha respeitado a nomeação de um primeiro-ministro de consenso, que seria o ponto um do Acordo de Conacri, assinado em 2016.
"Por questões de coerência, nós dissemos ao primeiro-ministro indigitado que não poderíamos ir discutir o ponto dois, quando o ponto um ainda não estaria resolvido”, explica, em declarações à DW África.
Para Regala, "seria necessário resolver o problema do primeiro-ministro do consenso e em seguida discutir a formação de um Governo inclusivo, em função daquilo que está estabelecido no acordo”.
Artur Silva acredita na formação de um Executivo
Mesmo com as críticas de que foi alvo por aceitar assumir o cargo de primeiro-ministro, gerando contestação no seio das formações partidárias, Artur Silva ainda acredita que será capaz de formar um Governo dentro do espírito do Acordo de Conacri.
"Temos de aceitar as críticas, que são sempre bem-vindas”, sublinha.
"Vamos tentar formar um Governo com todos os partidos parlamentares e tentar sentar à mesma mesa para negociar a participação com os signatários do Acordo de Conacri na base do mesmo roteiro proposto pela CEDEAO”, diz o primeiro-ministro.
Executivo contará com 15 expulsos do PAIGC?
Apesar de o grupo dos quinze deputados expulsos do PAIGC ter acusado o novo primeiro-ministro de violar as leis do país, ao mandar retirar as forças de segurança da sede do PAIGC, permitindo a realização do congresso, Artur Silva garante que vai contar com o grupo no seu Governo.
Por sua vez, o porta-voz do Partido da Renovação Social afirma em declarações à DW África que se o seu partido receber convite para participar no Governo, a decisão terá que ser tomada na reunião da Comissão Política do partido.
"É regra do PRS alinhar-se ao cumprimento dos estatutos. Quando formos convidados para o Governo teremos que levar o nome à comissão política, que terá sempre a ultima palavra”, frisou Vítor Pereira.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou, na semana passada, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, para o cargo de Primeiro-ministro. Artur Silva é o sexto chefe do Executivo nomeado pelo actual Presidente guineense no espaço de três anos, e terá como primeiro objetivo a preparação e realização de eleições legislativas nos próximos meses.


Guinendade/DW

6 comentários:

  1. BÔ FALA "EL KING KONG" PA I PÁRA CANSA SI CABEÇA!

    MA QUÊ QUINA CURRI CURRI SUMA GALINHA KU SAPA CABEÇA?!?!?! NTA EL PROPI I KA SIBI KUMA, EL EM SI I ILEGAL/INCONSTITUCIONAL?

    BÔ FALA SE EL KU JOMAV É BURRU, I KA SIGNIFICA DI KUMA RESTO DE MUNDO I BURRUS!!!

    O ACORDO DE CONACRY É O ÚNICO "ROTEIRO" QUE EXISTE!!!

    E, QUALQUER OUTRO "ROTEIRO" É ILEGAL/FALSO PORQUE NÃO PARTIU DO CONSENSO COM AS OUTRAS PARTES EM CONFLITOS. PORTANTO, JOSÉ MÁRIO VAZ TEM SÓ O ACORDO DE CONACRY A CUMPRIR NA SUA TOTALIDADE, COMEÇANDO POR NOMEAR AUGUSTO OLIVAIS COMO O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO, SEGUIDA PELA REINTEGRAÇÃO DOS 15 NO PAIGC (RESPEITANDO OS ESTATUTOS DO PARTIDO) E POR AI FORA.

    SEM A NOMEAÇÃO DE AUGUSTO OLIVAIS COMO O NOVO PM, A CRISE VAI CONTINUAR ATÉ O SECÚLO XXII, SE ASSIM ELES PRETENDEM!!!

    ESTAMOS DE OLHOS ABERTOS!!! QUALQUER OUTRA JOGADA MALABARISTA TERÁ UMA RESPOSTA OPORTUNA E INEQUÍVOCA POR PARTE DO PAIGC!!!

    ResponderEliminar
  2. FERNANDO (DIDINHO) CASIMIRO TOMA DINHEIRO PA DESINFORMA I CRIA CONFUSÃO NO SEIO DOS GUINEESES. MA GOSSI I FORONTA PABIA NADA QUI PERMITI KA ACONTECE. TUDU NA SAI ELIS MAL. GOSSI I PEGA SO NA SCRIBI PORCARIA SUMA ALGUIM KU PANHA NA CABEÇA KKKKKKKKKKK

    NÃO PERCAM MAIS UMA SOBRE O "POLÍTICO" GÊMEO MALIGNO DO JOSÉ MÁRIO VAZ NO TEU BLOG DA ATUALIDADE: http://guinedebardadi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Artur,tu como um PM inconstitucional achas que tens por direito de fugir do roteiro/ acordos de Conakry e formar mais um GV incosntitucional? Ganancia de mandar?!O PAIGC devia mas e' expulsar-te

    ResponderEliminar
  4. BÔ FALA "EL KING KONG/EL SUTA DUR DI MINDJERIS" PA I BA LABA CURPU I NA FEDI!!! PA I SAI DJINTIS DIANTI, ANÔS NÔ MISTI MARCHA PA FRENTE PA TIRA JOMAV NA PRESIDENCIA O MAIS RAPIDO POSSIVEL!!!

    I HORA QUI NA SAI, PAGA I DISQUICI LEBA JOMAV ASSIM PA JOMAV TENE COLABORADUR NA BINDI BATATA-DOCE NA SENEGAL!!!

    BÔ FALA NHU ZECA, NEGÓCIO DE BATATA NA DÁ ES TEMPO NA SENEGAL MAL-NAN. PA I DJANTI I LARGA PRESIDENCIA, SENEGAL NA PRECISA DE UM GRANDE FURNICIDOR DE BATATA DOCE.

    SUMA GOSSI I NEGA BINDI KAL KU CIMENTO NA FERRA DE BANDÉ, NTA PA I CUNSA BIDA DE BATATA-DOCE PÔ. MA KUMA ÓÓÓ KUMA, NA PRESIDENCIA I TEM KU SAI LA, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!!

    JOMAV! VERGONHA NACIONAL!!!

    JOMAV! VERGONHA NACIONAL!!!

    JOMAV! VERGONHA NACIONAL!!!

    ResponderEliminar
  5. Obukampol Mendes Vaz:-Prezado Amigo e Senhor Artur Silva a sua tentativa de ajudar o JOMAFIA, a solidariedade etnica e bom, mas voce como diplomata deve comhecer bem os meadros e principios da vinculacao das partes num Acordo.Foi o proprio Jose Mario Vaz e quem foi pedir a intervencao da sub Regiao,, portanto, ao nao cumprir com o estabelecido, o Ministro Artur devia ter a nocao de que a sua aceitacao teria a consequencia o desrespeito ao compromisso assumido em Conakry pelos partidos signatarios com o assento parlamentar em especial: O PAIGC, UM, PCD,, de modo algum integrarao no seu Governo Faantoche.

    ResponderEliminar
  6. Obukampol Mendes Vaz:- O Jose Mario Vaz, esta a trazer ao de cima o seu verdadeiro caracter de" Homus Delincuentus" so uma pessoa embebido de espirito de delincuente que age da forma como esta agir o Sr.Presidente Jose Mario Vaz. A CEDEAO, criou de forma paciente, os mecanismos legais para o cumprimento do Acordo de Conakry, mas como o seu sistema comportamental, esta viciado, entendeu por bem nao respeitar o Acordo, porque mais tarde usaria uma outra estrategia para camufular os bens das sansoes, atitude proprio de pessoas com uma propensao elevafa na praticas de Crimed e Fraude Fiscal. Com essa atitude e comportamento, demostra de um modo evidente que nao tem nocao da Funcao do Presidente da Republica, nem pensa na dignidade e o bom nome deste glorioso e amado Povo,Que ontem consentiu com abnegacao, sacrificio, bravura e dignidade para estar nos concertos das Nacoes Livres. Perante este facto em que o Sr. Jose Mario Vaz, poe em causa a nossa dignidade Nacional, mentindo de modo deslavado, traficando influencias, roubando o nosso humilde e abnegado, agora esta criar teias para fazer escapar o dinheiro roubado nestes nojentos quatro anos do seu mandato. Convido ao Povo da Guine Bissau, de ponta Cadje a Colina de Boe exigir a dimensao imediata do Sr. Jose Mario Vaz, das Funcoes do Presidente da Republica. As forcas de Defesa e Seguranca como ainda Continua a acreditar num Comandante em Chefe que nao respeita as determinacoes das Nacoes Unidas, U.A. e a CEDEAO. Com esse seu acto de transferir o dinheiro que esta em seu nome, da mulher e dos filhos para nomes de supostos familiares e amigo, como forma da fuga da sansao imposta contra a sua pessoa pelo cumunidade internacional. Nao e um acto digno do Presidente de Republica que elegemos, portanto , Rua com ele.

    ResponderEliminar