Pages

Pages

Pages - Menu

domingo, 2 de dezembro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: PRESIDÊNCIA TERÁ PRESSIONADO ACTL A “APONTAR ALEGADAS ANOMALIAS” NO RECENSEAMENTO ELEITORA

Resultado de imagem para jose mario vaz
A Presidência da República terá exercido uma “enorme pressão” junto dos responsáveis da Agência da Cooperação de Timor Leste (ACTL) na Guiné-Bissau, a fim que denunciassem alegadas irregularidades, ou “apontassem algumas anomalias”, no trabalho de recenseamento eleitoral em curso no país. A informação foi avançada a e-Global por diversas fontes diplomáticas em Bissau. 

De acordo com as mesmas fontes, os responsáveis da ACTL não cederam às pressões de assinalarem anomalias, que supostamente possibilitariam sustentar a argumentação para uma eventual tomada de decisão do Presidente da República José Mário Vaz para demitir o Governo de Aristides Gomes. “Este assunto já é do conhecimento da toda Comunidade Internacional sedeada em Bissau, particularmente o grupo P5, e continuamos acompanhar mais evoluções sobre o mesmo”, disseram as fontes. 

A par da Comunidade Internacional, uma das nossas fontes informou igualmente que o Governo da Guiné-Bissau teve também conhecimento das mesmas informações, relativamente às pressões que a missão de Timor Leste terá sido alvo. “A missão de Timor Leste encontra-se na Guiné-Bissau a pedido do Governo para ajudar neste processo tal como foi em 2014, portanto não se compreende os motivos destas pressões  estranhas aos técnicos timorenses, que diariamente recebem telefonemas de altos funcionários da Presidência da República a pedir encontros isolados”, lamentou a fonte. 

Esta é a segunda vez que Timor Leste apoia a Guiné-Bissau no processo de organização das suas eleições, a primeira ocorreu em 2014, quando o país contribuiu com meios nanceiros, materiais e recursos humanos, particularmente no trabalho de recenseamento eleitoral.  


Eglobal

5 comentários:

  1. 100% bla bla bla , alguem quer ganhar debaixo da mesa .

    ResponderEliminar
  2. Só se é o prs burro de sambacana djulde

    ResponderEliminar
  3. tudu mundo sibi kuma jomav tchiu manobras di tarpaça inda gossi k ipui na um mon k prs. so kambadas di bandidus, abo pateta kuma samba nka cibi kal dia k bu udjus na iabri. iguinorante pa... kkkkkkk abos bona apoia um djintis ku ta tissi so borgonha pa pais, bo pença i pur acaso k nim um presidente de mundo ka rispita homi di publicidade di macky shall (jomav). tudu hora na senegal suma mininu di mandado, amonton tok nada ika pudi so promessas di mintida.

    ResponderEliminar
  4. Esta info posta em circulação pela “E-Global” (um Blog muito sisudo até aqui a meu ver) é muito séria. Agora é a vez de outros Jornalistas bissau-guineenses de Investigação e os jornalistas de investigação de agências representadas na Guiné-Bissau, a investigarem, pelas suas contas, a sua veracidade ou falsidade. Um trabalho bem fácil por terem já bem servido nos seus tabuleiros as suas possíveis unidades de observação: elementos do Governo junto do Gabinete do PM; de uma ou outra Organização do “grupo P5”; da ACTL, e; da Embaixada da Nigéria.
    Se essa info vir ser confirmada, então eis aí, mais um ato vindo à ribalta, como mais uma prova a juntar a umas tantas outras já tidas no decorrer dos últimos 3 anos, 3 meses e pico na conta deste nosso atual S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV e seus apoiantes, a saber: os membros da atual Direção Superior do PRS; toda gente do MADEM – G 15; toda gente do FREPASNA; os membros da atual Direção Superior da APU; o ex-deputado desviante e expulso do PCD, So Nado Mandinga; ex dirigente traidor sancionado do PAIGC, So Botche Cande etc… São nossos maus políticos destes tempos, de modo muito claro.
    Se não se vir a confirmar-se, e a revelar-se de ser uma falsidade total, com provas em apoio, não obstante do antes dito, então o “E-Global” deverá ser chamado à responsabilidade, pelo menos, pelo Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS). Por se tratar então de uma “fake news” muito séria que não pode ser.
    Ora, que seja assim ou assim, todos os cidadãos, verdadeiros democratas e amigos deste nosso POVO BOM bissau-guineense, têm que trabalharem neste momento de mãos dadas para que as Eleições Legislativas tenham lugar com toda celeridade possível, separadas das Eleições Presidenciais. E que se puxe a isso esse nosso atual S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV a marcar a nova data, logo após a próxima 4ª – Feira, 05.11.2018. Para que o país volte à normalidade constitucional e que se põe termo a presente ambiente de mais jogadas e manobras e as jogadas e manobras deste nosso So Presi ele mesmo e a tal sua gente apoiante. Gente integrada no atual Governo, jogando aí, ora, em como membros efetivos do Governo, ora, em como forças opositoras ao Governo. Com ameaças de guerra e tudo mais.
    Vamos às eleições legislativas com toda celeridade possível para se pôr termo a tudo isso e voltar à normalidade constitucional. Ponto final e mais nada.
    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar