Pages

Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

OPINIÃO: PARABÉNS AO PRIMEIRO MINISTRO BACIRO QUE DESAFIOU O PRESIDENTE JOMAV. O COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DISSE QUE O MINISTRO SOARES SAMBÚ É QUE IRIA REPRESENTAR O PRESIDENTE MAS BACIRO MOSTROU QUE ERA MAIS HOMEM QUE TODOS


 BACIRO DJÁ MOSTROU AO PRESIDENTE JOMAV QUE
QUEM MANDA É ELE. JOMAV PROIBIU DE VIAJAR E ELE
DISSE QUE IA LÁ ESTAR E NÃO OBSTANTE A NOTA
DIPLOMÁTICA A DIZER QUE SOARES SAMBU É QUE
IA ESTAR LÁ BACIRO APARECEU.

AGORA NÃO HÁ DÚVIDAS
PARA NINGUÉM QUE BACIRO 
DJÁ NÃO É FÁCIL DE GERIR. 

COM ESTA FALTA DE RESPEITO 
DE BACIRO DJÁ CONTRA
JOMAV ESTE DEVIA PEDIR 
DEMISSÃO!!!


JOMAV FALA BACIRO KUMA I KANA BAI
BRASIL. BACIRO RISPUNDIL KUMA I NA 
BAI TOK BAI CABA. 

E AQUI ESTÁ A MAIOR VERGONHA DA 
VIDA DE JOMAV

UM PRESIDENTE SEM PODER!!! 

JOMAV I TA DJUSTAU. ÉSS I KA
NADA INDA I FUMO DI TOCA TOCA
PIOR NA BIM TRÁS!!!!

BACIRO DJÁ PERTA JOMAV MON!!! 

GOSSI MUNDU TUDO ODJA KIM
KI BACIRO. BU CHEFE FALAU BU
KANA FASSI ABÔ BU FALA BU NA
FASSI DIMAS.

WATCHÁ KATCHÉU: COMO AVANÇADO EM PRIMEIRA MÃO PELA GUINEENDADE A PRESIDENTE DA LIBÉRIA ELLEN JOHNSON SIRLEAF ESTARÁ EM BISSAU NA QUINTA FEIRA

Com o mandato da CEDEAO Ellen Johnson Sirleaf, Presidente da
Libéria estará em Bissau na próxima quinta-feira para tentar fazer
avançar o acordo de conacri. A CEDEAO começa-se a cansar com
o Presidente José Mario Vaz e a sua falta de verdade. Diz que é ele
que tem que nomear a CEDEAO pede ao partido vencedor e este
cede, depois Jomav manda três nomes é escolhido um desses nomes
e depois Jomav vem dizer que afinal não pode nomear porque o
PRS e os 15 irão ficar chateados. È necessário maior seriedade na
resolução dos assuntos do Estado.


WATCHÁ KATCHÉU: "PASTOR" LAMBE A BUNDA DE MULHERES CRENTES E SOLTEIRAS PARA PODER SER MAIS FÁCIL ENCONTRAREM MARIDO. MÁ CADA CUSSAS PROPRI SÓ MESMO NO BRAZIL

 
O fim está realmente próximo! A religião sempre foi a maior arma do Diabo contra os verdadeiros crentes. O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, tudo que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em atos carnais e não espirituais. A notícia do pastor que lambe rabo de crentes para terem maridos, tem causado muita polêmica.
Essa imagem mostra um pastor que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda-las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o rabo um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido.
Os leitores procuram saber fontes, a religião, o país e até mesmo o nome do pastor, o que causa até uma desconfiança na veracidade da notícia.Todo mundo pergunta o porquê do vídeo não está no ar, sabendo que o Youtube tem uma política de utilização muito dura no que diz respeito ao direitos autoras e que obviamente alguém denuncio o vídeo e foi retirado do ar.
Mas, as primeiras pessoas que leram esse post, com certeza viram outras imagens onde outros crentes estão em pé ao lado assistindo o trabalho do pastor que ajuda as crentes a terem marido. A indignação da veracidade da notícia está na falta de fatos como o nome da religião, país e fonte. Mas essa é uma religião evangélica, que segundo algumas fontes apontam estar em Angola.
Veja o vídeo!

OPINIÃO: SÓ A PRESSÃO POPULAR PODERÁ FAZER JOMAV MUDAR DE OPINIÃO. O COMPROMISSO QUE JOMAV TEM COMO O PRS E COM O GRUPO DOS 15 BANDIDOS NÃO O PERMITEM VOLTAR ATRÁS OU PENSAR SOZINHO




Muitos poderão não acreditar mas José Mario Vaz já não é um individuo que toma decisões sozinho. GOSSI JOMAV TA FALADU NAN KÉ KI NA FASSI. Jomav já não pode em nenhuma circunstância decidir sem ouvir os 15 ou o PRS.
Infelizmente o poder do Presidente da República está dividido e SÓ A PRESSÃO POPULAR PODERÁ FAZER JOMAV MUDAR DE OPINIÃO.

Belarmino Mendes



OPINIÃO: UMARO CISSOKO EMBALÓ O HOMEM CERTO PARA O LUGAR DE PRIMEIRO MINISTRO

Dos três nomes aquele que me parece mais certo e mais bem
colocado para resgatar a imagem da Guiné-Bissau em Africa
e no mundo é o General Umaro Cissoko Embaló. O Cissoko
conhece todos os Presidentes de Africa. O Cissoko tem relações
com politicos em França como o Nicolas Sarkozy e até mesmo
o François Hollande. Ele era amigo pessoal do antigo primeiro-
ministro do Reino Unido Tony Blair devido as facilidades que
Gadaffi lhe dava. Neste momento Sissoco tem relações com
mais de 25 senadores americanos e é amigo pessoal do
Presidente do Parlamento Russo. Portanto eu acredito que as
suas relações vão nos permitir sair desta coitadessa.

Cadi S.


O HOMEM CERTO PARA 
PRIMEIRO MINISTRO
 
 

OPINIÃO: DEPOIS DE MUITAS CRITÍCAS AS SUAS CONTANTES VIAGENS JOSE MARIO VAZ ACABOU POR MANDATAR O MINISTRO SOARES SAMBÚ PARA ESTAR PRESENTE NA CIMEIRA DA CPLP

Jomav desistiu de estar presente na cimeira da CPLP e para tal mandatou o Ministro dos Negócios Estrangeiros Soares Sambú para estar presente. Jomav está num beco sem saída. Os jovens dos bairros de Bissau tinham prometido que não
o iriam deixar partir até a resolução do problema do país. JOMAV FORONTÁ I KA SIBI KÉ KI NA FASSI!!!

Malambá

WATCHÁ KATCHÉU: OS PROFESSORES CONTINUAM COM A GREVE ATÉ AO DIA 12 DE NOVEMBRO... O ANO LECTIVO ESTÁ VERDADEIRAMENTE COMPROMETIDO DEVIDO A FALTA DE HUMILDADE DO GOVERNO

O ano lectivo na Guiné-Bissau ainda não teve inicio porque infelizmente o governo gasta mais dinheiro nas viagens do que na resolução dos problemas da nossa população. Neste momento os professores estão
de greve até dia 12 de Novembro e se não forem pagos irão dar inicio a mais 30 dias de greve. Por este andar o ano lectivo será considerado nulo porque este governo está apenas a satisfazer os seus interesses privados e obscuros. É necessário maior seriedade na resolução dos assuntos de Estado.




NOTÍCIAS AO MINUTO: CIDADÃOS NACIONAIS PEDEM DISSOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR

Bissau,31 Out 16 – Alguns cidadãos nacionais propuseram hoje a dissolução do parlamento e formação de um governo de iniciativa presidencial como forma de ultrapassar a actual impasse político prevalecente no país.
Na auscultação feita pela ANG, outros defenderam o regresso dos  15 deputados do PAIGC expulsos do partido de maneira a por fim à crise política que paralisa vida do país há mais de ano. 
Por exemplo, o Pastor Virgulino Gomes propõe a dissolução do parlamento pelo Presidente da República e a formação de um governo de iniciativa presidencial que terá como missão organizar novas eleições, caso contrário, segundo Gomes, o país vai  continuar na situação de instabilidade governativa.  
Quanto aos três nomes que desfilam para o cargo do futuro Primeiro-ministro da Guiné-Bissau Virgulino Gomes disse que nenhum deles reúne consenso dos políticos, porque cada uma das partes envolvidas continua a defender os seus interesses e não os do povo, por isso reafirma a sua opinião sobre a dissolução do parlamento.
“Eu julgava que os políticos voltaram da República da Guiné-Conacri com uma solução para a saída da crise, mas  a situação piorou, porque o Presidente da República concluiu o processo de auscultação, mas até hoje ainda não conseguiu nomear o novo primeiro-ministro, por falta de consenso a volta do nome do futuro chefe do governo”, lamentou o eletricista Costantino Nhaga.
Em relação a dissolução do parlamento e realização de novas eleições que alguns propõe o eletricista não concorda com a  ideia, alegando que os problemas do país não se resolvem com simples eleições, porque  nenhum partido político pensa no desenvolvimento da Guiné-Bissau e na melhoria de condições dos cidadãos. 
Nhaga sugere  um diálogo permanente entre todas as forças da nação para alcançar um entendimento definitivo.
Por sua vez, Quentim Sanhá responsabiliza o PAIGC pela actual situação vigente no país há mais de um ano, devido as suas divergências internas, tendo fundamentado que esta formação política foi escolhido pelo povo para dirigir o país da melhor forma possível, mas fez tudo ao contrário.
Disse que a solução para actual crise passa pelo regresso do grupo dos 15 ao PAIGC ou escolha de outra figura independente ou seja que não pertence a nenhuma formação política.
 A estudante universitária Fatumata Seide lamentou o actual momento político do país, e disse que a situação está a piorar dia após dia, por isso pede aos actores políticos a colocarem o interesse da Guiné-Bissau em primeiro lugar.
Maria de Fátima disse que a situação está difícil pelo que o Presidente da República deve tomar uma decisão para pôr fim à crise política e permitir o funcionamento do sector do ensino, para que crianças possam frequentar as aulas.
Ela concorda com a  dissolução do parlamento e a formação de um novo governo de iniciativa presidencial que irá dirigir o país até as próximas eleições , em 2018.
Enquanto isso, a estudante universitária, Aua Camara, disse que hoje em dia pouco importa identificar quem é culpado pela crise política.
Para ela o mais importante neste momento é  encontrar uma saida para esta situação, razao pela qual apela aos actores políticos para se sentarem à mesa e  discutirem ao fundo a situaçao politica e  encontrar uma solução .   

Guineendade/ANG

WATCHÁ KATCHÉU: AS PALAVRAS DE NUNO GOMES NABIAM

“A crise que se vive atualmente na Guiné-Bissau é criada pelo Presidente da República. O PR já provou e comprovou que não há solução”, sublinhou Nuno Nabiam.

OPINIÃO: HADJA SATU CAMARÁ MANDOU PEDIR AO PRESIDENTE JOMAV 10 MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA IR SE TRATAR A CUBA E JOMAV FEZ OUVIDO DE MERCADOR

Hadja Satú Camará, está arrependida e pede a Deus para que o tempo
volte para trás. Neste momento a mulher precisa de se ir tratar a Cuba
e mandou pedir 10 milhões de francos ao Presidente José Mario Vaz
desde o inicio de Agosto. Jomav suma i risso mon fingiu não ter ouvido.
Hadja Satu Camará,  o pilar do grupo dos 15 bandidos está numa situação
financeira muito dificil e procura apoio dos parceiros e amigos. Pensou
ir pedir apoio aos seus velhos amigos mas ficou com vergonha porque
esses estão do lado da verdade. Hadja a tal mulher que se gabava de que
ninguém mexia com ela e podia fazer isto e podia fazer aquilo está mesmo
de rastos. Quem tiver 10 mil que passe para a ajudar a sair da escuridão.

Valério Mendes

OPINIÃO: ESTE GOVERNO DE RATAZANAS E RATOS ESKEMAS CONTINUA A DIZIMAR OS COFRES DE ESTADO


A corrupção que existe neste governo dá pena e dó. Não é possivel
que governantes tenham ódio deste país ao ponto de arrebentarem
com as nossas finanças. Neste momento só há dinheiro para as
viagens do Presidente e dos membros do governo. Há funcionários
públicos que andam sem receber dinheiro há muitos meses mas
Baciro Djá continua a meter dinheiro no bolso sem olhar para este
povo que ele jurou respeitar. Neste momento estamos técnicamente
falidos. A alfândega de Bissau mandou esta manhã o saco azul de
Baciro Djá de 50 MILHÕES de FRANCOS CFA
para ser entregue a sua namorada que anda no Q7 preto, uma vez
que Baciro está de viagem para o Brasil. Baciro levou como perdiem
50 mil euros apenas para 5 dias de viagem. Isto ê um escândalo gritante!

Ussumane V.


WATCHÁ KATCHÉU: NUNO GOMES NABIAM EX-CANDIDATO PRESIDENCIAL ACUSOU O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE SER O PRINCIPAL CAUSADOR DA INSTABILIDADE E PEDIU ELEIÇÕES GERAIS ANTECIPADAS

Nuno Nabiam atacou ao Presidente forte e feio dizendo que foi ele
que criou toda esta confusão e agora está sem saída. Nuno Nabiam
pediu ainda que Jomav dissolvesse a Assembleia Nacional Popular.


WATCHÁ KATCHÉU: PALAVRAS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

“ Responsavelmente vamos cumprir com aquilo que assinámos, todos os de mais que assinaram também deverão cumprir."

NOTÍCIAS AO MINUTO: FALECEU O JORNALISTA MALAM DJAFUNO



Mais uma perda humana no sector de comunicação social da Guiné-Bissau.
Faleceu ontem domingo dia 30, no Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, com 38 anos, vítima de doença prolongada o jornalista, Malam Djafuno.
O malogrado era muito dedicado em associativismo juvenil, foi repórter incansável da estação emissora privada “Bombolom FM”, depois Assessor de Imprensa na Fundação “Ninho da Criança” sob liderança de Mariama Mané Sanhá, iniciativa do falecido Presidente, Malam Bacai Sanhá. 
Nos últimos tempos, Djafuno era estudante de ciências políticas na universidade Lusófono, em Bissau.
Os restos mortais de Malam Djafuno foram sepultados ontem, no cemitério de Antula (Djogoró), perante familiares, amigos e companheiros da profissão.
O malogrado nasceu a 20 de julho de 1978, era casado e pai de três filhos. Dos quais, um com seis meses.
 
PAZ ETERNA A SUA ALMA

Guineendade/Notabanca

OPINIÃO: HOJE EM DIA JOMAV FARÁ TUDO PARA NÃO PERDER O PODER DEVIDO A TODA A MALDADE QUE FEZ NESTE PAÍS

O medo de perder o poder e o medo das pessoas saberem mais coisas
do Presidente deixa-o cada vez mais pequenininho. Jomav está num
beco sem saída e o nosso país está-se a fundar cada dia que passa.
Neste momento estamos todos aqui sem esperança devido a ambição
e a estratégia de um só homem. Jomav tem medo de perder o poder
porque em dois anos e meio de mandato fez tanta maldade no país
que poderá ser o primeiro presidente a ser julgado. E por isso não
quer fazer nada que possa pôr em causa os alicerces do seu poder.
Baciro Djá tem muitos segredos do Jomav e poderia pôr o Jomav
numa situação complicada. Jomav poderá ir directamente para a
prisão logo que perder o poder. Cá estaremos todos para presenciar
isso.

Lassana M.


OPINIÃO: MAS AFINAL QUEM É QUE ESCOLHEU OS TRÊS NOMES? NÃO FOI O JOMAV? ENTÃO AGORA ESSA HISTÓRIA DE QUE SE EU ESCOLHER UM OS OUTROS VÃO FICAR CHATEADOS E SE EU ESCOLHER O OUTRO ESTES VÃO FICAR CHATEADOS. AFINAL PORQUÊ É QUE AS PESSOAS FORAM ATÉ CONACRI? PORQUÊ É QUE JOMAV ENVIOU OS NOMES? PAREM DE BRINCAR COM ESTE POVO


O Presidente José Mario Vaz continua a brincar com este povo como
se da sua empresa se tratasse. Uma empresa que não traz mais do
que 3 contentores de materias de construção por ano e que depois
vem dizer que é a melhor empresa do país, mas enfim... Jomav enviou
três nomes e pensava que o partido vencedor não ia aceitar. Mas como
estes aceitaram Jomav ficou outra vez sem caminho. Neste momento
Jomav continua a brincar com este povo dizendo que se nomear Olivais
o PRS e o grupo dos 15 vão ficar zangados. Se nomear o Fadia ou o
Sissoco o PAIGC vai ficar zangado. PRESIDENTE BAI KUMÉ 
CÓCO DE BACA BÔ! BU PENSA KUMA DJINTIS BURRO 
NAM. Por favor pare de brincar com a paciência das pessoas. E o
problema é que nem mentir sabes. Nem tens capacidade de inventar
uma história que seja credível. Afinal mandaste os nomes como uma
casca de banana. Se eles todos estão de acordo com o principio dos
três nomes então  escolhe na base da lei porra pá. Tu nem devias escolher,
deram-te esse privilégio apenas para não bloquear o país agora
encontras-te outro obstáculo. Mas o verdadeiro obstáculo deste país és tu.

Rivalda S.


OPINIÃO: CADA DIA QUE PASSA A TÉSE DE QUE JOMAV TEM MEDO DE DERRUBAR BACIRO DJÁ GANHA MAIS CONSISTÊNCIA. O QUE É QUE BACIRO DJÁ SABE DE TÃO GRAVE CONTRA JOSÉ MARIO VAZ ?

A tése de que Jomav tem MEDO de derrubar o governo de Baciro Djá está a ganhar
mais consistência cada dia que passa no país. Toda a gente fala que Jomav tem coragem para tudo menos para isso. Mas a grande questão que as
pessoas querem saber: o que será que Baciro Djá sabe de tão grave 
que poderia comprometer o mandato de José Mario Vaz como Presidente da República?  Será que Baciro Djá tem alguns documentos ou será que tem
algumas imagens, ou será que tem algum video  onde Jomav
estivesse a dar ordens comprometedoras ou estivesse numa
posição menos dignificante enquanto homem? Gay??!!De facto
vêmos o Presidente com pouco ânimo de tomar esta decisão como
tinha no primeiro e segundo governo desta legislatura. Aí Jomav agiu
rápido e disse que ele não é homem de voltar atrás. Ele é um homem
muito determinado e não gosta de incertezas. Agora estamos na maior
incerteza de sempre na história da nossa democracia e Jomav parece
que não está nem aí. Porque será?  Ele vai ganhando tempo
com a ideia de auscultação mas depois não vai fazer nada.Baciro já
tinha dito se ele sair de manhã Jomav sairia a tarde e agora estamos
a ver que afinal está mais próximo da verdade esta afirmação.
Vamos todos pensar.

Josefina F.


domingo, 30 de outubro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU: GOVERNO DE BACIRO DJÁ A CAMINHO DE 200 DIAS SEM PROGRAMA DE GOVERNO UM MARCO MUITO INTERESSANTE NA NOSSA HISTÓRIA POLITICA

O Governo liderado por Baciro Djá está há quase S200 DIAS sem
o instrumento de governação. Nunca um governo antes tinha feito
tal proeza. Um marco muito interessante na nossa democracia que
infelizmente tem os seus alicerces ameaçados devido ao mandato
atribulado do Presidente José Mario Vaz. Estes dias ficarão marcados
pela negativa na história politica do nosso país.

200 DIAS SEM PROGRAMA 
DE GOVERNO



UM GOVERNO QUE TEM 
APOSTADO EM TUDO 
MENOS NA LEGALIDADE. 

OPINIÃO: UM GOVERNO FALIDO DEVIDO A SUA INCOMPETÊNCIA FOI PEDIR EMPRESTADO A UEMOA 14,3 MIL MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA PROVEITO PRÓPRIO

Apesar desta crise politica toda o Chefe de Estado José Mario Vaz tem
que demonstrar alguma seriedade e controlar este dinheiro que os nossos
filhos irão pagar. Este pedido de empréstimo foi um ato de desespero e
ganância para continuar com as práticas corruptas que este governo nos
tem brindado. É necessário por fim a toda esta máfia que está em curso
para dizimar as nossas finanças.

O NIVEL QUE CORRUPÇÃO 
QUE EXISTE NESTE GOVERNO 
É DE UMA GRAVIDADE JAMAIS 
VISTA NO PAÍS. NUNCA UM 
GOVERNO ANTES TINHA USADO 
E ABUSADO TANTO DAS 
NOSSAS FINANÇAS PÚBLICAS 
COMO O GOVERNO DE 
BACIRO DJÁ. 

ISTO TUDO AINDA PARECE 
UM SONHO. VERDADEIRAMENTE INACREDITÁVEL!!! 

OPINIÃO: FUNCIONÁRIOS DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR ENTREGARAM UM PRÉ-AVISO DE GREVE DEVIDO A RECUSA PELO GOVERNO DE PAGAMENTO DOS SEUS SALÁRIOS DEVIDO A NÃO APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO

A Guiné-Bissau é de facto um país sems leis e sem respeito por
nada. Como é que é possivel o governo mandar cancelar o
salário dos funcionários da Assembleia Nacional Popular pelo
simples motivo de os Deputados da Nação terem recusado com
razão agendar o programa de governo. Baciro Djá deu ordens
expressas ao Ministro das Finanças de que nenhum franco deverá
ir para a ANP. Mas que culpa é quem um simples funcionário de
limpeza da ANP tem se os Deputados estão contra esse programa
de governo? Que culpa tem um funcionário que liga o gerador ou
que faz cópias para os deputados poderem ter os documentos
organizados? Que culpa tem o protocolo da ANP que organiza os
lugares que os deputados irão se sentar? Se Baciro quiser congelar
que congele só e só o salário dos deputados do PAIGC e os deputados
da comissão permanente da ANP. Agora cancelar todo o salário dos
funcionários em geral é injusto. Mas mesmo o salário dos deputados
ele nãotem legitimidade para o fazer quanto mais para os funcionários.

ESTA É UMA DAS RAZÕES PELA QUAL A ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA TEM QUE SER AFASTADA DA POLITICA. O PAGAMENTO
DE SAÁRIOS DEVIA SER UM ATO DE UM CHEFE DE SECÇÃO,
QUANTO MUITO UM CHEFE DE SERVIÇO DENTRO DO MINISTÉRIO
DAS FINANÇAS. NUNCA DEVERÁ ESTAR SOB A ALÇADA DO
DIRETOR GERAL OU DO SECRETÁRIO DE ESTADO E MUITO
MENOS DO MINISTRO.

SE CONTINUARMOS A POLITIZAR TUDO ESTE PAÍS JAMAIS
IRÁ EVOLUIR.

Magno Bensom

OPINIÃO: DEPOIS DE 60 DIAS O GOVERNO QUE NÃO APRESENTE O SEU PROGRAMA TORNA-SE ILEGAL


Não adianta dizer que o SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
reconheceu o governo de inciativa presidencial. A verdade é que
este reconhecimento foi antes dos 60 dias que a constituição obriga
para se apresentar o programa de governo. Neste momento o governo
de Baciro Djá está numa ilegalidade profunda. Podemos virar de frente
de trás de lado, em cima e em baico o resultado será sempre o mesmo
ou seja: ILEGALIDADE. Baciro Djá ficará na história
como a pessoa que liderou dois governos ilegais. Isto devia entra no
RECORD GUINESS ou o LIVRO DOS RECORDS. Baciro Djá bateu
todos os recordes da ilegalidade. Isto é o resultado da incompetência em
liderar.

Felizberto S.



sábado, 29 de outubro de 2016

OPINIÃO: AGORA QUE TODO O MUNDO SABE QUE A VERDADEIRA RAZÃO DE DERRUBE DO 1º E 2º GOVERNO FOI DEVIDO A INVEJA, A INTRIGA E A MENTIRA O QUE É QUE VAMOS FAZER COM O PRESIDENTE?

Por Sulai Sani

Depois de um ano e meio todo o mundo acabou por ver que toda
esta confusão que o Presidente Jomav arranjou era tudo mentira
para poder ter razão para controlar o país com o seu grupo de
bandidos, o que não conseguiu porque as pessoas do outro lado
são mais espertas do que ele e o seu bando de incompetentes.

Mas e agora?

Agora que todos sabemos onde é que a verdade está e qual foi
o principal motivo do derrube dos vários governos o que é que
vamos fazer ?

AGORA QUE SABEMOS 
QUE ERA TUDO  :

1-PABIA É CONSEGUI 1.5 BILIÃO 
USD$ NA MESA REDONDA

2- PABIA É CONSEGUI ORGANIZA 
ESTADO I SI NÔ DISSA ELIS 
LÁ É CA NA BIM SAI PABIA 
POVO NA GOSTA DELIS

3- PABIA DE INVEJA

4- PABIA DE INTRIGA

5-PABIA DE MENTIRA

6- PABIA É TA PAPIA SABI

7- PABIA É TA BISTI SABI

E AGORA? EIS A QUESTÃO E AGORA?



PORQUE É QUE ESTE POVO
TEM MEDO DA COMPETÊNCIA
DAS PESSOAS? 

PABIA DI KÉ KU DJINTIS TENÉ 
MEDO DE DJIRESSA

OPINIÃO: JOMAV BATI KAU MEDI BATI, PRESIDENTE BATI KAU MEDI BATI, TIO ZECA BATI KAU MEDI BATI


Onde é que está o famoso movimento" JOMAV BATI KAU MEDI" ?
Djintis ku sumia mintidas né terra toc presidente ca ba pa bati
primeiro ku segundo governo. Agora que estão reunidas todas
as condições para ele derrubar este o governo de malandros e
esquemas já não se vê ninguém a falar. Agora que existe mesmo
corrupção por todo o lado, já não se ouve o procurador geral da
república a falar. ESTA TERRA É UMA TERRA DE MERDA
E DE GENTE MEDIOCRE QUE SÓ VIVE DE INVEJA E
INTRIGA. As pessoas que não conseguem viver bem com o
sucesso do outro. Viram o sucesso que a mesa redonda trouxe e
o sucesso que aquele governo estava a fazer inventaram tudo e
mais alguma coisa para os poder derrubar. CORRUPÇÃO,
NEPOTISMO, CLIENTELISMO. É NA KUMÉ SOM! MBOM
GOSSI GORA KU DINHEIRO MAS NA NHÉMEDU DJINTIS
TUDO CALA IAM. POVO GUINEENSE É UM POVO BURRO
E FACILMENTE MANIPULÁVEL.

Fã de Movimento
Jomav Bati kau
Medi

OPINIÃO: UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE DIZ QUE NÃO SABE COMO RESOLVER A CRISE QUE ELE MESMO CRIOU É UM SINAL DE MUITA INCOMPETÊNCIA

Esperava ouvir tudo do Presidente menos esta última BOMBA
de não saber como resolver a crise. Afinal estamos a onde mesmo?
Na república das bananas? Um Presidente que mentiu a população
de estar a lutar contra a corrupção levando muita boa gente a acreditar
nos seus própositos para vir agora dizer que está de mãos atadas e
não sabe o que fazer? Isto é vergonhoso não só para o Presidente
mas para todos nós os guineenses que votamos nele como
Presidente. Se Jomav está num beco sem saída existem mecanismos
constitucionais que o dão possibilidade de agir. Dissolução da
ANP e convocação de eleições antecipadas. Agora continuar nesta
situação isso é impensavel. Jomav tem que responder a questão:

Duvilton M.


PORQUE É QUE JOMAV TEM MEDO DE DERRUBAR 
BACIRO DJÁ? 


O QUE É QUE BACIRO DJÁ  SABE QUE PODERÁ COMPROMETER O 
PRESIDENTE?



 
SERÁ QUE BACIRO DJÁ ESTÁ A FAZER CHANTAGEM AO
O PRESIDENTE?

SI BU BATIM A MIM NA BATIU TAMBÉ? 

NOTÍCIAS AO MINUTO: MULHERES QUE SOFRERAM INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DE FISTULA OBSTÉTRICA BENEFICIAM DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS

Bissau, Out 16  – Vinte e seis mulheres que sofreram intervenções cirúrgicas devido a doença de Fistula Obstétrica beneficiaram de géneros alimentícios doados pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).
No acto de entrega a ministra da Mulher Família e Coesão Social, Maria Evarista de Sousa disse que as mulheres continuam até então a enfrentar grandes barreiras provenientes, sobretudo da natureza e que põem em causa o exercício dos seus direitos e igualdade das convicções e oportunidades em relação aos homens.
De acordo com a governante, as principais causas da Fistula Obstétrica na Guiné-Bissau, esta ligada a pobreza, gravidez precoce, assim como o acesso limitado aos Centros de Saúde.
“Muitas mulheres portadoras da referida doença, são submetidas ao isolamento, o que as leva, muitas vezes ao desespero e até ao suicídio”, revelou a ministra.
Maria Evarista de Sousa apela as portadoras desta doença no país, para não terem medo da doença porque já esta a ser tratada no país. 
Por sua vez, a representante de FNUAP no pais, Kourtoun Nakro salientou que o Ministério de Saúde Pública, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População, tem promovido campanhas de identificação de portadores de Fistula Obstétrica, a fim de permitir que dezenas de mulheres voltassem a viver normalmente.
 “A recuperação destas mulheres é o primeiro passo importante dado na reinserção destas na sociedade e ao lado dos familiares”, disse.
Nakro disse que muitas vezes, essas mulheres são rejeitadas no seio social, e as vezes pelas próprias famílias, o que lhes faz perder muitas oportunidades no seu dia-a-dia. Por isso, é importante apoia-las na reintegração na vida profissional, comunitária e familiar.
Presente no acto, a Primeira-dama, Maria Rosa Vaz, manifestou o seu interesse em prestar apoio necessário às portadores da referida doença.
Rosa Vaz acrescentou que essas mulheres merecem o apoio que estão a ter porque deram filhos ao país e, em consequência disso, ficaram doentes.