Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU:DSP AFIRMA QUE ACORDO DE CONACRI ERA UMA SOLUÇÃO PARA A SITUAÇÃO DE DESBLOQUEIO DAS INSTITUIÇÕES DA REPÚBLICA


O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira (DSP) defendeu hoje que “a Guiné-Bissau precisa de reforçar as suas instituições democráticas e precisa de construir um Estado de direito. E isso se faz respeitando as leis ou assumindo compromissos e respeitando esse compromisso. Se a nossa posição mantem-se essa coerência ao meio e longo prazo, nós vamos ter uma república funcional onde as leis são respeitadas, onde o progresso pode de facto ser construído”.  
DSP admite que “o inverso disso, não é uma alternativa não só para o país, mas também para o P5”.
Simões Pereira falava aos jornalista no principio da noite de quarta-feira em Bissau, após o encontro com o grupo “P5” constituído pela comunidade internacional disse que: “Nós achamos que o acordo de Conacri era uma alternativa, uma solução para a situação de desbloqueio das instituições da república e pensamos que é finalmente que as partes signatárias do acordo respeitem integralmente todos os pressupostos nele associado”. Adiantando que o “P5” disse não assume qualquer posição no processo, aguardando que a mediadora da CEDEAO se pronuncie sobre o nome escolhido ao cargo do Primeiro-ministro do Governo inclusivo.




notabanca/guinendade

NOTICIAS AO MINUTO: PRESIDENTE DA LIBERIA DESEJA QUE PAIGC INTEGRE O NOVO EXECUTIVO DE UMARO SISSOKO

media

O primeiro-ministro guineense alega que a presidente liberiana o aconselhou a convencer o PAIGC a integrar o seu futuro executivo. Umaro Sissoco promete tentar convencer essa força política e demais partidos a viabilizarem o seu executivo.
O novo primeiro-ministro avistou-se esta terça-feira em Monróvia, capital liberiana, com Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria e presidente da conferência de chefes de Estado da CEDEAO, Comunidade económica dos Estados da África ocidental.
Ellen Johnson Sirleaf terá também aconselhado o novo primeiro-ministro guineense a dinamizar o chamado órgão P5 para se promover o diálogo com o histórico partido de Amílcar Cabral.
Órgão P5, trata-se de um mecanismo de concertação entre representantes da Organização das Nações Unidas, União Africana, União Europeia, CEDEAO e CPLP.


WATCHÁ KATCHÉU:CARMELITA PIRES DO PUSD SE DESPEDE DA VIDA POLÍTICA

A Presidente do Partido Unido Social Democrática (PUSD), Carmelita Pires, anunciou hoje o abandono, por tempo indeterminado, à vida politica activa na Guiné-Bissau, por motivo de falta de respeito pelas de sã convivência democrática.

Carmelita Pires que falava à imprensa a saída de uma reunião com a Comissão Política de PUSD, disse que o actual momento político do país não  lhe motiva a continuar nesse caminho, para alem de outras questões internas do seu partido.

 “Não é fácil liderar uma formação política num contexto de bipolarização política dos partidos minoritários, sobretudo na situação da instabilidade, porque as tendências se manifestam, e nota-se que cada qual começa agilizar-se de um lado para outro e começam a andar por volta dos partidos maiores razão pela qual chamam-nos de satélite dos partidos maiores”, considerou.

Aquela responsável acrescentou, por outro lado, que para os partidos menores predomina um total bloqueio do sistema da sobrevivência financeira assim como de concretização dos seus projetos, e que, por isso, decide retirar-se da política para  continuar  o seu percurso.

 No seu ponto de vista , a Guiné-Bissau está longe de andar num bom caminho, visto que,”em nenhum país do mundo, em três anos, se conhece cinco primeiro-ministros”.

“O desentendimento político vigente no país, conduziu-nos hoje a escolher um Primeiro-ministro da confiança do Presidente da República, que nos vai levar, mais uma vez, na incerteza de como vai ser formado o esperado governo”, referiu.

Carmelita Pires salientou que actualmente a maior preocupação do povo é se a Assembleia Nacional Popular vai retomar ou não a sessão, assim como o funcionamento normal do Hospital Nacional Simão Mendes.

 Questionado sobre o que deve ser feito para que o país saia da actual crise política, Carmelita Pires destacou que a Guiné-Bissau, apesar de ter enfrentado problemas ao longo dos anos,  nunca deixou de produzir bons filhos.

 “É necessário apostar em novas caras tanto ao nível interno  como externo. O  que significa dar oportunidades aos mais novos quadros”, sustentou.

Carmelita Pires foi ministra da justiça em varias ocasiões na Guiné-Bissau.

WATCHÁ KATCHÉU:JOVENS LIDERES NO PRÓXIMO GOVERNO

O Novo Governo da Guiné-Bissau, liderado pelo General Omar Sissoko Embalo, decidiu inovar dando oportunidade e desafiando os mais jovens Líderes políticos do País, para integrarem o seu Governo, nomes em destaque:  


Dr. Policiano GOMES, líder do Partido Democrático para o Desenvolvimento (PDD).
Licenciado em Jornalismo e Pós- graduação Geopolíca e as Relações Internacionais, no Paraná- Brasil. Funcionário da Prematura e ex - Chefe de gabinete do Ministro de assuntos parlamentar e porta voz do Governo.  

Será, SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, 



Dr. Secuna BALDÉ, líder do Partido Socialista da Guiné-Bissau (PSGB). 
Graduado em Turismo e Pós-graduado em MBA em gestão Empresarial e de Pessoas, no Brasil. Atualmente, Ministro-Conselheiro da Embaixada da Guiné-Bissau no BRASIL

 Será, SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURSISMO,

NOTICIAS AO MINUTO: GUINÉ-BISSAU ENTRE OS PAÍSES COM MAIOR PERDA ECONÓMICA

Resultado de imagem para DESIGUALDADE DE GENERO GUINE BISSAUA Guiné-Bissau está num dos países com maior nível de perdas económicas devido as desigualdades de género no mercado de trabalho. Os dados constam no relatório de desenvolvimento de África 2015, intitulado “Acelerar a Igualdade de Género e a Capacitação das Mulheres em África”
Este é o segundo relatório de Desenvolvimento Humano de África de sempre produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) olha para a desigualdade de género através da lente do desenvolvimento humano e o lançamento em Bissau acontece no contexto dos “16 dias de Activismo para acabar com a violência contra as mulheres”. 
A ministra em gestão da Família e Coesão Social, Maria Evarista de Sousa, no acto, disse que os dados são preocupantes sendo que a mulher representa mais de 52% da população guineense.
“Os dados que o relatório traz revelam preocupação e demostra que ainda existe muito a fazer a favor da igualdade de género e do empoderamento da mulher em África e principalmente na Guiné-Bissau”, defende.
Para a coordenadora interina do sistema das Nações Unidas, Kiom Kiyomi Kawaguchi, este ato trata-se de uma oportunidade para reflectirmos sobre o papel e lugar da mulher na sociedade, os seus desafios e anseios.
“Falar da família é falar de toda a sociedade. A passividade das instituições nacionais e continentais relativamente ao sofrimento da camada feminina aponta pistas a solução para superar os desafios”, adianta.
Segundo Gabriel D’Alva, representante residente adjunto do PNUD EM África os conflitos políticos e militares são os principais factores do fraco desenvolvimento humano.
“As mudanças climáticas também são factores que impedem o rápido desenvolvimento e as desigualdades sociais e do género também são factores na demora no desenvolvimento africano”, explica D´Alva que aconselha os países africanos a olharem para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como uma oportunidade para melhor orientarem o seu desenvolvimento.
Segundo o relatório ora lançado a desigualdade de género custa à africa subsariana uma média de 95 mil milhões de dólares por ano, tendo atingido um pico de 105 milhões em 2014, o equivalente a 6% do produto interno Bruto (PIB) da região, colocando em risco os esforços do continente para alcançar um desenvolvimento humano inclusivo e o crescimento económico.
O documento que apela ao custo económico da desigualdade de género na África revela ainda que em comparação com a média africana, a sub-região de África do oeste tem o maior nível da perda no desenvolvimento humano devido a desigualdade e a Guiné-Bissau, a Serra Leoa e a Costa do marfim são os países que mas detêm o maior nível de perdas económicas devido as desigualdades, isto em comparação com Cabo-Verde que tem o nível mais baixo.

NOTICIAS AO MINUTO:SOTRAMAR NECESSITA DE 300 MILHÕES FCFA PARA REPARAÇÃO DE TRÊS NAVIOS

A empresa de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau (SOTRAMAR) necessita de 300 milhões de francos CFA para a reparação dos três navios de ligação continente-arquipélago e sul do país, disse o seu director-geral.
Fernando Sambú

Em declarações hoje à ANG, Fernando Baial Sambú explicou que esta preocupação foi manifestada ao executivo desde Junho findo, mas que os navios Bária, Pecixe e IV Centenário ainda continuam na doca.

Baial Sambu esclareceu que a situação de Bária é a mais grave, por o navio se encontrar num avançado estado de degradação, e sua reparação precisa ser feita numa oficina especializada no exterior.

Aquele responsável sublinhou que para ultrapassar a situação, enviaram uma carta ao governo, através da Secretaria de Estado de Transportes e Comunicações, solicitando o seu envolvimento no processo, mas até agora sem resposta.

Fernando Sambu informou que as embarcações necessitam de inspecção a cada dois anos, porque tecnicamente é construído com ferro e a água do mar é salgada, pelo que está em constante reacção química, motivando o desgaste do casco.

O Director da SOTRAMAR especificou o caso do navio Pecixe, o qual necessita de dois motores e dois geradores novos para substituir os que degradaram. No entanto, não estimou os custos destes equipamentos.

Baial Sambu lamenta a falta de meios financeiros com que a empresa se tem deparado para, por exemplo, o pagamento de salários e compra de combustível.

A paragem dos três navios está a dificultar a ligação à parte insular do pais levando as populacoes dessas áreas a enfrentarem o perigo de viajar em canoas..












ANG/GUINENDADE

NOTICIAS AO MINUTO :ESTRADA DE VOLTA BISSAU VAI DISPOR DE LINHA DE TRANSPORTE URBANO “TOCA-TOCA”

O troço que liga o bairro de São-Paulo, Rotunda de Antula e Alfândegas de Bissau vai dispor brevemente de serviço de transportes urbano vulgo Toca-toca, anunciou hoje a rádio capital FM citando o presidente da comissão encarregue da abertura dessa linha.

Mamadu Saido Djalo disse que já têm autorização da Direcção-geral da Viação e Transportes Terrestres para ligar aqueles bairros ao centro da cidade, no sentido de facilitar a vida dos moradores uma vez que a estrada já foi alcatroada.

“Fomos recebidos pelo Director-geral da Viação que nos mostrou uma abertura total, salientou acrescentando “estamos ao servido das comunidades e do povo”.

Djalo que vão agora dedicar-se a identificação de proprietários de viaturas interessados em explorar a referida via.


O Presidente da Comissão frisou que já estão a fazer um trabalho de base, sensibilizando a população local de como devem comportar na via pública sobretudo os jovens que lavam as viaturas nas bermas de estradas e as crianças.


Saído Djalo disse ainda que no próximo dia 03 de Dezembro será aberta uma Feira Popular conhecido como “lumo” e que vai passar a funcionar todas as terças-feiras e sábados, em Antula tendo convidado aos comerciantes dos bairros vizinhos a usarem aquele espaço para fazerem os seus negócios.

“Como sabem, o bairro de Antula tem uma Esquadra de Polícia, vamos trabalhar em conjunto no sentido de garantir segurança e higiene aos comerciantes e compradores”, exortou, tendo pedido à todos a procurarem lugar no mercado antes de ser tarde porque tem a capacidade para albergar mil pessoas, entre moradores locais ou de outros bairros.

NOTICIAS AO MINUTO: MINISTRA DA FAMÍLIA FAZ RETRATO NEGATIVO DA SITUAÇÃO DA MULHER GUINEENSE


A ministra da Mulher, Família e Coesão Social do demitido governo afirma que apesar de 52 por cento da população guineense ser mulher, ela figura na lista dos mais vulneráveis nas diferentes categorias sociais.
Maria Evarista de Sousa

Maria Evarista de Sousa que presidia, hoje em Bissau, a cerimónia de Lançamento do Relatório do PNUD sobre o Desenvolvimento Humano 2016 em África, aponta como uma das causas dessa situação, as “acentuadas desigualdades de oportunidades” em relação aos homens, promovida pelas famílias.

Para Evarista de Sousa, “não pode haver mudanças positivas e ganhos sociais relevantes e duradouros, quando um grupo social, neste caso a mulher, não participa, na plenitude, no processo de desenvolvimento”.

“O relatório revela uma preocupação e demonstra que, ainda há muito por fazer a favor da igualdade e empoleiramento da mulher em África, incluindo na Guiné-Bissau”, acrescenta.

A governante em gestão disse que o esforço do governo vai no sentido de reduzir as disparidades de género e garantir a mudança “gradual” de mentalidades tanto no homem, com na mulher.

 Para a Representante do PAM, que falou em nome da Coordenadora do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o acto representa uma oportunidade para se  reflectir sobre o papel e o lugar da mulher na sociedade, dando atenção os seus desafios e  anseios.

Kiom Kiymi Kawaguchi salienta que o relatório analisa a condição das mulheres em África, abordando os aspectos como as práticas tradicionais, passividade das instituições nacionais e do continente relativamente aos seus “sofrimentos” e aponta soluções para superar estes desafios.

Esta responsável da ONU referiu que actualmente as mulheres africanas alcançam apenas 87 por cento dos resultados do desenvolvimento humano dos homens.

E disse que o quadro de parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas 2016-2020, integra o género como um assunto chave transversal , no qual se deve incluir a perspectiva do género, abordando as dificuldades e desafios das mulheres e o seu pontencial no processo de desenvolvimento.

Por fim apelou aos governos africanos a formularem metas, com prazos estabelecidos, para medir os progressos, com vista a igualdade de género e promete o apoio da comunidade internacional neste domínio.















ANG/GUINENDADE

WATCHÁ KATCHÉU: A GUINÉ-BISSAU JÁ NÃO PODERÁ RECEBER 1,5 BILIÕES DE USD DA MESA REDONDA

A Guiné-Bissau já não tem mais hipotéses de recuperar 1,5 biliões de
USD$ segundo um alto representante da União Europeia e da CEDEAO
no país. Segundo informações que o Guineendade teve acesso será
impossivel que os doadores colquem o dinheiro a 17 meses das
eleições legislativas. O dinheiro poderá ser recuperado na próxima
legislatura se houver um governo credível e que esteja comprometido
com o desenvolvimento da Guiné-Bissau e a democracia. É uma dor
muito grande de facto perder este dinheiro todo devido a falta de
entendimento dos politicos guineenses. Que Deus abençoe o nosso
país.

OPINIÃO: O PRÓXIMO GOVERNO TERÃO OS MESMOS MINISTROS DO PRS NAS MESMAS PASTAS.


Florentino Mendes Pereira vai enviar o nome esta tarde para ele
e os seus companheiros do anterior governo possam ser reconduzidos
nas mesmas pastas apesar da notória instaisfação de muitos militantes
e dirigentes do PRS. OS nomes já foram enviados e Florentino Mendes
Pereira vai continuar no Ministério da Energia e Indústria, Fernando
Correia Landim no Ministério das Pescas, António Serifo Embaló no
Ministério do Comércio, Domingos Malu, no Ministério da Saúde
o que está ainda em guerra é o compromisso que o Presidente da
República tem com o Vitor Mandinga de o colocar no Ministério das
Finanças. O PRS diz que todo o compromisso que o Presidente possa
ter o Vitor Mandinga não é superior aquele que ele tem como o PRS.
Tudo indica que Orlando Mendes Viegas poderá ser o Ministro das
Finanças.

Cesaltino Marques

OPINIÃO: BACIRO DJÁ CONTINUA A USAR A SUA INFLUÊNCIA PARA QUE O MINISTÉRIO DAS FINANÇAS PAGUE OS TÍTULOS DOS SEUS AMIGOS. CAMARADA DEFUNTO I DI CABANTA!!!

FAZ HOJE 12 DIAS SEM GOVERNO!!!


Afinal o governo de ratazanas e ratos eskemas não está devidamente
enterrado. Baciro Djá continua a usar a sua influência para se fazer
o pagamento dos títulos de tesouro aos seus amigos e estes depois
dão-lhe uma comissãozita. Da mesma forma que outros membros
do FALECIDO governo de ratazanas e ratos eskemas ainda
estão naquela fase tipo a galinha quando lhe é cortada a cabeça fica
a pular de um lado para o outro.

JOMAV DEFUNTO I DI 
CABANTA!!! 

SENÃO OS GAJOS VÃO 
CONTINUAR A MAMAR.

Rosalio ´Té

OPINIÃO: UM PRESIDENTE QUE DEIXA UM PAÍS EM SUSPENSE


A Guiné-Bissau continua a mercê do Presidente José Mario Vaz
que está cada vez mais mais determinado em cometer loucuras
atrás de loucuras para que o seu projecto ditatorial possa vencer
na Guiné-Bissau. Jomav está a caminho de três anos de mandato
e a única coisa que fez até agora foi arranjar confusão e mais
confusão. Não há uma única obra digna de realçe que tenha
tido o beneplácito do Presidente. O Presidente Jomav não vai
fazer nada até ao final da legislatura e não vai permitir que
ninguém faça nada. Estamos numa situação muito dificil e
por o país precisa de paz e estabilidade. A Guiné-Bissau é
um país rico mas com pessoas muito pobres.

Anselmo F

terça-feira, 29 de novembro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU: O MINISTÉRIO DAS FINANÇAS ANUNCIOU ESTA NOITE QUE AUTORIZOU O PAGAMENTO DE DOIS MESES DE SALÁRIOS AS EMBAIXADAS


Foi preciso ter havido denúncia no blog Guineendade e depois espalhado
pelos outros blogs que é para o Ministério das Finanças assumir as suas
responsabilidades de fazer o pagamento devido as embaixadas. Os nossos
gloriosos combatentes da diplomacia estão há mais de 9 meses sem receber
o que torna a vida mais dificil num país estrangeiro. É de felicitar este ato
de pagamento de dois meses mas não vai ajudar a resolver os 9 meses de
divida. O governo ainda que demissionário deve envidar esforços para o
pagamento cabal a todas as embaixadas. É um dever de justiça fazer
este pagamento porque os nossos diplomatas lutam noite e dia para
tornar a Guiné-Bissau um país com dignidade no mundo.

OPINIÃO: DESAPARECEU 150 MILHÕES DE FRANCOS CFA NA EAGB NA SEMANA PASSADA E É POR ISSO QUE TEM HAVIDO CORTES NA CIDADE DE BISSAU

Enquanto funcionário da EAGB posso testemunhar que desapareceram 150 milhões de francos CFA destinados ao combustivel e isso esta na origem do corte de ontem e hoje que durou 24 horas. Tudo indica que a situação de cortes de energia irá continuar na próxima semana o que vem já agravar a dificil situação que o país vive sem governo. A cidade de Bissau poderá ficar completamente as escuras para a próxima semana se os 150 milhões de francos cfa não forem devolvidos a empresa.

Anónimo

NOTÍCIAS AO MINUTO:TAP GARANTE VOOS PARA A GUINÉ-BISSAU A PARTIR DE 01 DE DEZEMBRO E PASSARÁ A FUNCIONAR TODAS AS QUINTAS E SABÁDOS A NOITE NO RUMO LISBOA-BISSAU



As condições de operacionalidade dos voos para a Guiné-Bissau estão garantidas, DISSE uma fonte oficial da transportadora aérea portuguesa TAP, que vai recomeçar a rota para o país africano no dia 01 de dezembro.
 
"A suspensão da rota deveu-se a um incidente que pôs em causa a verificação das condições normais de operacionalidade, e é essa situação que se considera estar ultrapassada", disse o porta-voz da TAP, António Monteiro. 
 
Os voos da TAP para a Guiné-Bissau estão suspensos desde dezembro de 2013, quando a tripulação de um voo da companhia aérea portuguesa foi coagida pelas autoridades de transição guineenses a transportar 74 passageiros sírios ilegais para Lisboa, o que mereceu fortes críticas da comunidade internacional e levou à suspensão da operação da companhia nesse país. 
 
O reinício das operações "tem a ver com a verificação de condições que levaram à suspensão da rota", vincou o porta-voz da transportadora portuguesa, mas também com a gestão da frota de aviões da TAP. 
 
"Há uma redução global da oferta, por isso há mais disponibilidade da frota e foi também isso que permitiu programar o reinício das operações", que arrancam esta quinta-feira.
"A TAP está muito satisfeita por voltar a operar Bissau, voltando a servir todos os países africanos de língua portuguesa, reforçando a sua presença em África, continente que constitui um dos seus eixos estratégicos", acrescentou. 
 
No site da TAP, consultado esta manhã pela Lusa, já é possível fazer reservas para esta rota, com uma viagem de ida e volta para a Guiné-Bissau, com partida dia 1 de dezembro às 21h50 e chegada às 02:00, e regresso no dia 04 de dezembro a custar um total de 782 euros, na versão mais barata. 
 
Os voos vão realizar-se às quintas-feiras e sábados, no sentido Lisboa/Bissau, com partida às 21:50 e chegada às 02:00. No regresso, os voos irão partir de Bissau todas as sextas-feiras e domingos, pelas 02:50, chegando a Lisboa às 06:00.

WATCHÁ KATCHÉU: MATERNIDADE DO SIMÃO MENDES JÁ DISPÕE DE BLOCO PARA CESARIANAS

Bissau,29 Nov 16 - O governo da Guiné-Bissau e parceiros internacionais inauguraram no último fim de semana no Hospital Simão Mendes, principal unidade de saúde do país, um bloco operatório moderno para cesarianas que esperou dois anos para funcionar.
"Técnicos do Hospital Simão Mendes, valorizem este equipamento", pediu o secretário-geral do governo, Olívio Pereira, que representou o primeiro-ministro Umaro Sissoco na cerimónia.
O objetivo é diminuir a mortalidade materno-infantil na Guiné-Bissau, destacou Kourtoum Nacro, representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), um dos doadores das duas salas de operações.
Partos que requerem cesariana e com hemorragias associadas são a principal urgência que o Hospital Simão Mendes recebe todos os dias, segundo dados da unidade.
O bloco da maternidade estava pronto a funcionar há dois anos, mas a abertura foi sendo adiada pela direção do hospital por alegada falta de técnicos, obrigando as grávidas a depender do bloco geral de cirurgias, mais antigo, com menos equipamento e mais pacientes.
Kourtoum Nacro lamentou a situação em entrevista à Lusa, há duas semanas, e considerou já não haver desculpas para os atrasos depois de o UNFPA ter contratado especialistas.
"Se houvesse organização e coordenação o bloco da maternidade já podia estar a funcionar", referiu.
O anúncio da inauguração surgiu poucos dias depois e a primeira cesariana deverá acontecer na próxima semana, depois de uma desinfeção profunda do bloco.
Na Guiné-Bissau 549 mães morrem por cada 100 mil partos (a pior taxa do mundo lusófono, segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2015) e 55 crianças em cada mil morrem antes do primeiro aniversário (dados do Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, 2014).

ANG/Guineendade

NOTÍCIAS AO MINUTO:"PORTO DE ALTO BANDIM SERÁ POLO DE DESENVOLVIMENTO DO SECTOR PESQUEIRO" DIZ NOSOLINE VIEIRA

Bissau,29 Nov  –O director-geral do Porto de Pesca de Alto Bandim, Hugo Nosoline Vieira afirmou que estão empenhados na criação de condições indispensáveis para transformar  aquela infraestrutura num polo de desenvolvimento do sector pesqueiro na capital Bissau.
Hugo Nosoline Vieira
Em entrevista exclusiva à ANG, informou que após a conclusão da primeira fase do projecto que consiste na construção do Cais de atracagem de navios com 60 metros de comprimento, rampa de desembarque de pesca artesanal, mercado de peixe fresco, espaço de remendagem de redes serviços administrativos orçados em cerca de quatro mil milhões de francos CFA, agora estão empenhados na procura do financiamento para a segunda fase.
“Nesta primeira fase o Porto de Pesca  de Alto Bandim só pode suportar as embarcações de pesca artesanal e alguns navios de pesca industrial de pequeno porte. Faltam  muitas infraestruturas de base para que possa ser considerado um verdadeiro Porto de Pesca”, explicou.
Aquele responsável acrescentou  que o governo, através de políticas que adoptou para o sector pesqueiro, já perspectiva a conclusão da segunda fase do projecto com a procura de financiamento para o efeito.
Hugo Nosoline Vieira salientou que o Porto de Pesca é um projecto que advem de finais do ano 90 , acrescentando que é uma infraestrutura criada para uma dimensão muito reduzida mas que agora está a ter outro impacto devido o aumento de fluxo de pessoas atraídas pela pesca.
“Várias entidades parceiras já manifestaram intenções de investir no Porto. Denre eles um consorcio internacional disponibilizou-se para investir 50 à 80 milhões de euros bem com uma empresa chinesa que solicitou uma área de 15 mil metros quadrados para construção de câmaras de conservação de pescado para torná-lo um verdadeiro Porto Industrial”, revelou.
Nosoline disse que graças aos dados fornecidos pelos seus serviços estatísticos, registou-se entre meados de Agosto à Novembro do ano passado uma descarga na ordem de 780 toneladas de peixes frescos entre os da primeira e segunda qualidade, frisando que essa quantidade pode ser triplicada se forem criadas as condições mínimas.
O Director do Porto de Pesca sublinhou que pretendem ainda organizar a componente de venda de pescado para permitir, tanto os pescadores como as mulheres vendedeiras, terem mais rendimento.
Referiu que o Porto de Pesca foi construído mas ainda não foi pavimentado, salientando que o peixe deve ser comercializado num espaço condigno para não contaminar os consumidores.
Hugo Nosoline Vieira explicou que o Porto dispõe de um Laboratório de qualidade o que vai permitir o país iniciar a exportação do pescado, frisando contudo que existem ainda infraestruturas inadequadas e que precisam de ser modernizadas.
Segundo ele, cerca de 30 toneladas do pescado sobretudo os da primeira qualidade são transportados mensalmente para serem comercializados nos países vizinhos concretamente as expécies como bicas, becudas, senapas, simpot, garropa, cor-cor, corvina, bacalhau, entre outros.
Disse que não têm mecanismos para impedir o transporte dos referidos pescados para os países vizinhos, porque os seus custos são elevados e ultrapassam o poder de compra da maioria dos consumidores guineenses.
“Por exemplo um quilo de bica é vendido no mercado nacional num preço de 3500 francos CFA e os potenciais clientes são os funcionários públicos que afluem para o Porto nos dias do fim de semana que são os periodos de maior venda”, explicou.
Informou que nos dias de semana os maiores clientes são as populações residentes nos arredores do Porto e que a maioria não dispõe de poder de compra para adquir peixes de primeira qualidade.
“Perspectivamos construir angares de venda de pescado para as mulheres vendedeiras de forma a rentabilizar ainda mais as suas actividades”, explicou.
Hugo Nosoline Vieira afirmou que no ano passado registou-se uma atracagem de 523 embarcações de pesca artesanal no Porto de Pesca, o que significa que mais de metade das pirogas que operam  nas águas do país usam o Porto, o que demonstra que Bissau é o maior centro de consumo.
“Isso demonstra que todos os peixes capturados nas ilhas, nas zonas do sul e no norte são desembracados aqui em Bissau porque dispõe de maior capacidade de compra e de consumo”, afirmou.
Segundo Hugo Nosoline ,a existencia do porto garante emprego há varios extratos das nossas populações.
Enumera que 40 mulheres  exercem actividade de venda de comidas e outros alimentos para as refeições dos pescadores e os seus clientes;sessenta e cinco vendedeiras grossistas de pescado que negoceiam directamente com os pescadores  revendem aos cerca de 100 retalhistas que comercializam diariamente em diferentes mercados.
Hugo Vieira afirmou que existem ainda um grupo de pessoas que exerce actividades de escamagem do pescado comprado pelos clientes e que cobram 100 francos CFA por cada pescado ainda  uma equipa de cerca de 90 mulheres que vendem condimentos para cozinha. 

ANG/Guineendade

WATCHÁ KATCHÉU: AS EMBAIXADAS DA GUINÉ-BISSAU VÃO FECHAR AS PORTAS A PARTIR DO DIA 05 DE DEZEMBRO

  

Resultado de imagem para GREVE
Devido à falta de pagamento dos respetivos salários durante 09 meses, os diplomatas guineenses resolveram fechar as EMBAIXADAS por um período indeterminado. 

Os diplomatas endividados, vivendo numa miséria total sem esperança de receberem os seus respetivos salários, resolveram fechar as embaixadas até que sejam pagos no mínimo QUATRO meses dos seus salários. Lamentamos informar todos os cidadãos guineense na diáspora desta decisão, que não é da nossa vontade, somos obrigados a tomar essa decisão devido ás circunstâncias.

Como é de conhecimento de todos, os Diplomatas são soldados da Pátria, muitos e muitos de nossos colegas morrem na miséria, vivem e trabalham na miséria, sacrificados em nome Pátria. Agora chega, temos as nossas famílias e futuro dos nossos filhos a preservar. Por esses e outros motivos viemos aqui hoje publicamente perante diáspora Guineense, que sempre nos estendeu as mãos nos momentos mais difíceis das nossas vidas, quando não temos o que comer com as nossas famílias, quando somos expulsos das nossas casas sem poder pagar as rendas. 
Hoje viemos pedir as nossas sinceras desculpas por não podermos mais prestar os nossos serviços a vocês  por um tempo indeterminado, esperamos que entendam a nossa situação.

Pedimos ao todos os guineenses, as nossas sinceras desculpas, pela nossa decisão, por que não temos mais capacidade moral, emocional e principalmente financeira  para continuar a fingir que representamos o País, enquanto não conseguimos olhar nos olhos das nossas famílias, enquanto os nossos filhos não podem ir para escola e  muito menos ter um teto pago com suor do pai, é vergonhoso mendigar trocadinhos na mão de  colegas diplomatas de outros Países. 

Obs. É para dizer, que é muito triste informar a todos, depois de muitos contatos com diferentes Embaixadas, percebemos que alguns (Embaixadores) recusaram aderir o bloqueio, porque estão recebendo seus salários normalmente escondidos de diplomatas afeto a sua Embaixada.   

WATCHÁ KATCHÉU: A CIDADE DE BISSAU FICOU COMPLETAMENTE AS ESCURAS-- LUZ BAI UM BIÁS DISNA DI AONTI




O país já está há 15 horas sem energia elétrica o que já está a ser
criticado por várias franjas da sociedade. A maior parte das pessoas
apontam o dedo acusador a crise e consequentemente ao Presidente
da República por estarmos 11 dias sem governo. Neste momento não
há garantias de quando é que a luz voltará porque não há dinheiro
para combustivel e os grupos de geradores estão com problemas
devido há mais de três meses estarem sem manutenção. Tudo indica
que se esta situação não for resolvida nas próximas horas então
poderá levar semanas sem luz e água nas nossas casas. Mais
uma vez será necessário muito sangue frio para a resolução das
questões importantes de Estado. Não se pode continuar a brincar
com este povo.


OPINIÃO: GOVERNO KA PUDI FORMADO INDA PABIA DJINTIS NA DJUNDA-DJUNDA PA RAPARTI KURU!!!


A luta por pastas está ao seu mais alto nivel. O grupo dos 15 está a lutar o PRS não se fala, o PND também e Vitor Mandinga está a ficar para trás não obstante ter tido garantias do Presidente da República que não o abandonaria e ele irá sim para o Governo. Faz hoje 11 dias que o Primeiro -Ministro foi nomeado e ainda não há outro governo formado. As negociações sobre as várias pastas não estão num bom caminho principalmente no PRS onde os mesmos ministros do anterior governo de ratazanas e ratos eskemas  querem continuar a mamar. Os verdadeiros dirigentes e
militantes do grande partido da renovação social
bateram com mão na mesa e disseram que quem
tiver lugares de deputado e que tenha participado
no anterior governo que regresse ao seu lugar na
bancada parlamentar e que dê lugar aos outros.
Infelizmente, os mesmos de sempre vão acabar por
vencer. Florentino Mendes Pereira, Orlando Mendes
Viegas, Fernando Correia Landim, António Serifo
Embaló e Domingos Malu não querem largar o osso.
Não querem dar lugar a outros dirigentes do PRS e
por isso vão ser os mesmos de sempre a governar.

Albate Silva


OPINIÃO: O QUE É A RETIRADA DA CONFIANÇA POLITICA?

 Por:Valério Djaló

Desde que o PAIGC tomou essa sábia decisão muita gente se tem
questionado o que é a retirada da confiança politica e quais são as
implicações que isso acarreta? A retirada da confiança politica é um
dos atos mais importantes a nivel politico para alguém que teve ou
tem a cobertura politica de um partido. Na verdade no sistema em
que vivemso é um sistema que implica a confiança politica. E quando
se lhe é retirada implica que a pessoa ou não é séria ou não tem
condições para continuar a ser protegido politicamente por isso
partido. As implicações é de que em muitas situações isso conduz
a expulsão do próprio partido.

VÁRIOS CASOS DE RETIRADA 
DE CONFIANÇA POLITICA

PS-Braga ratifica retirada de confiança politica ao presidente da Câmara de Amares

A Federação Distrital de Braga do PS expressou "total concordância" com a retirada de confiança política ao presidente da câmara de Amares, reiterando a acusação de "falta de seriedade politica" feita contra o autarca pela Comissão Politica Concelhia.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Federação Distrital do PS-Braga acusa ainda o autarca de Amares, Manuel Moreira, que encabeçou a lista socialista, de "desprezar" o partido, militantes e simpatizantes "ao ponto de, na campanha para as eleições legislativas, ter tido comportamentos, atitudes e afirmações públicas de apreço e de aproximação para com a coligação de Direita, corporizada pelo PSD e pelo CDS/PP, assim contrariando os seus deveres de lealdade para com o PS".
___________________________________________________--

Retirada de confiança do PSD de Castro Marim não preocupa Francisco Amaral