Pages

Pages

Pages - Menu

sábado, 30 de setembro de 2017

OPINIÃO: BOMBA!!! CONSIDERAR AS PESSOAS DE '' LION BRAND'', NO MÍNIMO, É CONFUSO OU SIMPLESMENTE PURA IGNORÂNCIA.

''Ali Hijazi, secretário nacional do PAIGC, disse'' (entre outras palavras) que o primeiro-ministro ilegal, Umaro Sissoco Embaló ''considera as pessoas de Lion Brand'' e que o próprio Ali Hijazi ''fui vítima das expressões'' de Umaro Sissoco. 

UMARO SISSOCO EMBALÓ, THE PEOPLE'S ''LION BRAND'' 
UMARO SISSOCO EMBALÓ, O ''LION BRAND'' DO POVO GUINEENSE

EIS A DIFERENÇA ENTRE NOME E PRODUTO DE UMA COMPANHIA.

''LION BRAND'' É NOME DA MAIS ANTIGA COMPANHIA AMERICANA DE TRICÔ E DE ARTESANATO.

''LION BRAND MOSQUITO COIL'', É UM DOS PRODUTOS DA COMPANHIA ''LION BRAND'' / UM REPELENTE DE MOSQUITO EM FORMA DE BOBINA.

AGORA, CONSIDERAR AS PESSOAS DE '' LION BRAND'', NO MÍNIMO, É CONFUSO OU SIMPLESMENTE PURA IGNORÂNCIA.

MAS PRONTO! ASSIM VAI O POVO GUINEENSE E OS SEUS ''GRANDES'' LÍDERES!!!

PRESIDENTE ''LUBU'' E PRIMEIRO-MINISTRO ''MBABBAH''




Amando Quadé

NOTICIAS AO MINUTO:POBREZA DO FUTEBOL NACIONAL INUNDA ATUAÇÃO DOS DIRIGENTES DESPORTIVOS

Resultado de imagem para futebol de guiné bissau
Antigo lider de Sporting Clun de Bissau afirmou esta semana  que o arquivamento do Ministério Público da investigação do indício de corrupção financeira na Federação de Futebol traduz a pobreza do futebol nacional. 
Houssein Kamel Farah proferiu observações esta tarde de quinta-feira, na sede da Estrela Negra de Bissau, durante a cerimónia do empossamento da nova direcção da Liga dos Clubes de futebol, encabeçada pelo empresário, Fernando Domingos Tavares, vulgo “Bené”.

De acordo com Houssein Farah futebol guineense está mais débil quanto a sua gerência por ocultar a verdade desportiva, aos guineenses.
Recordamos que Manuel Nacimento Lopes e a sua equipa foram rolados a bem pouco tempo, no gabinete de Delitos Económicos e de Luta Contra Corrupção do Ministério Publico, por alegado indício de corrupção financeira da FFGB.




NOTICIAS AO MINUTO:ARTUR SANHÁ RECONHECE RESULTADOS MAS DEIXA ADVERTÊNCIA À DIRECÇÃO DO PRS



Artur Sanhá candidato derrotado à liderança do PRS reconheceu hoje os resultados do Quinto Congresso. Mas deixou um aviso à direção liderada por, Nambeia para mudar o ritmo do partido, caso contrário ameaça escandalizar o PRS.  
“Militantes e dirigentes do PRS, cessamos confrontos e façamos força para unirmos, porque temos um calendário muito difícil para cumprir. Mas, pelo caminho temos bananas abafadas para desabafar. Se brincamos, vamos perde-las. Daí que vamos contestar e escandalizar” advertiu Sanhá.    
Outro derrotado que também reconheceu o pleito, Sola Nkilin Na Bitchita, aconselha Alberto Nambeia, no sentido de atribuir funções às pessoas de acordo com a capacidade de resposta e não promover incompetência. 
Enquanto, Florentino Mendes Pereira também foi reeleito ao secretário-geral do partido, obtendo 868 votos, num universo de 943 válidos, contra 75 do seu adversário, Duarte Quadé. 
Para Duarte Quadé, a derrota “é um ato normal na conjuntura democrática”. O jogo democrático se jogou de forma justa e livre. Pelo que, deseja felicidades ao seu adversário, que considera de irmão, para aprender mais com os erros do passado.
De acordo com informações disponiveis à Notabanca, Nambeia e Florentino Mendes Pereira prometem para amanhã, dar as primeiras declarações, após a vitória, que os reconduz à liderança do PRS. 

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:LÍDER DO MPG DIZ QUE SISSOCO NÃO TEM COMPETÊNCIA E NEM LEGITIMIDADE DE DETER CIDADÃOS

Resultado de imagem para José Paulo Semedo GUINENDADE
Presidente do Movimento Patriótico Guineense (MPG) afirmou hoje em Bissau que o Primeiro-ministro guineense não tem competências e nem legitimidade de mandar deter um cidadão, por expressar o seu sentimento de repúdio contra, José Mário Vaz. 
José Paulo Semedo reagia hoje em Bissau,  sobre as recentes declarações do chefe do Governo, segundo as quais, ameaça prender o ministro do Interior, caso qualquer cidadão tenha insultado publicamente, o Presidente da República, sem que Botche Candé, o detiver.
O político defendeu que o chefe de Estado violou sistematicamente todas as leis da Constituição da República para a nomeação de Umaro Sissoco, ao cargo do Primeiro-ministro. 
Ainda, Paulo Semedo afirma que, Úmaro Sissoko Embaló continua proferir declarações contraditórias a si mesmo. Por ameaçar prender quem insultar Presidente da República e o líder do Parlamento. Mas ele mesmo alcunhou Cipriano Cassamá, de “lion brande” e questionou, aonde está a coerência do Sissoco. 
Semedo deixa claro que, Sissoco foi infeliz e incoerente. Um cidadão pode ser detido, só pela Polícia Judiciária, Ministério Público e os tribunais em determinadas condições legais. Adiantando que, José Mário Vaz cometeu “erro delivrado”, porquanto, o partido que suporta maioria parlamentar cabe-lhe a escolha do Primeiro-ministro e, não um Governo de iniciativa presidencial, como acontece na Guiné-Bissau. 

NOTICIAS AO MINUTO:PAIGC EXIGE RESPEITO E PONDERAÇÃO NAS DECLARAÇÕES DO PRIMEIRO-MINISTRO SEM INSULTAR AS PESSOAS

O secretário-nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Aly Izagi, diz que as declarações do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, em ordenar a prisão às pessoas que “insultarem” as autoridades nacionais, não são dignas de um líder
Izagi falava, esta sexta-feira (29), em exclusivo á Rádio Sol Mansi (RSM), aconselha ainda Sissoco Embalo a ponderar nos seus discursos “antes de tomar decisões onde ele próprio irá quebrar as suas decisões”.
“Não sabemos se o posicionamento de Umaro Sissoco Embalo tem um suporte legal. E o próprio primeiro-ministro se parasse de insultar as pessoas seria muito bom. Ele considera as pessoas de Lion Brand e eu mesmo fui vítima das suas expressões”, critica.
Para Aly Izagi quem insulta as pessoas também recebe em troca o mesmo procedimento.
“Não ofendas as pessoas mais velhas ou mais nova porque irás receber a mesma moeda em troca. O que estamos a ver é o abuso da autoridade porque estas pessoas estão a gozar de muita impunidade. Pensamos que a justiça na Guiné-Bissau deve funcionar para podermos sentir protegidos pela lei”, sustenta.
Aly alerta ainda que na Guiné-Bissau vive-se numa sociedade que leva a degradação para o sistema primitivo (o mais forte lidera).
Na passada terça-feira (26) o primeiro-ministro diz quer governo vai acabar com “indisciplina” que se verifica no país porque “as pessoas entendem que insultar o presidente da república é prestígio”.
O alerta também estende-se aos outros órgãos da soberania e segundo ele “mesmo que se fosse o presidente do parlamento, Cipriano Cassama, que é um lion brand (insecticida que mata mosquitos) ”.


Guinendade/RSM

WATCHA KATCHEU: BOMBA!!! A NOTÍCIA AVANÇADA EM 1• MÃO CONFIRMA-SE COM 808 VOTOS A FAVOR DE NAMBEIA


Alberto Nambeia ganhou com 808 votos.

Num total de 944 votantes, Artur Sanhá, antigo primeiro-ministro e ex-secretário-geral do PRS, obteve 71 votos e Sola N'Quilin, actual ministro da Administração Territorial, totalizou 25 votos. Houve 27 boletins nulos.

Florentino Mendes Pereira foi reeleito secretário-geral com 868 votos

NOTICIAS AO MINUTO: OS JORNALISTAS E OS TÉCNICOS DA TGB, REÚNEM ESTA TARDE, A PEDIDO DO MINISTÉRIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, PARA DELIBERAR SE LEVANTAM OU NÃO O BOICOTE A COBERTURA DAS ACTIVIDADES DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Os jornalistas e os técnicos da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), reúnem esta tarde, a pedido do Ministério da Comunicação Social, para deliberar se levantam ou não o boicote a cobertura das actividades dos partidos políticos.

Em declarações a ANG, o Presidente do Sindicato de Base desta estação pública, Francisco Indeque, afirmou que o Ministro da Comunicação Social será representado neste encontro pelo seu Chefe do Gabinete.

De acordo com sindicalista, na reunião de 26 deste mês, a “maioria esmagadora” dos trabalhadores da TGB subscreveram um abaixo-assinado para exigir o governo, o “fim da censura na Televisão”. 

Por isso, acrescenta Indeque, no dia 27 enviaram uma carta ao Ministério da tutela, em que deram “ultimato de 24 horas” para acabar com a proibição de emissão nos noticiários de actividades e acções de certas formações políticas.

Entretanto, segundo o Presidente do Sindicato de Base da TGB, com a “ausência de resposta” da parte do Governo, o boicote entrou em vigor a partir das dez horas de ontem.

“Todos trabalhos agendados e cobertos pelas equipas de reportagem devem sair, sob pena de colocar mal os profissionais de comunicação social em causa”, defende, tendo apontado como exemplo a proibição de emissão, por parte do Ministro da tutela, das noticiosas do PAIGC e APU-PDGB alusivas ao dia da independência nacional.

Na sua declaração sobre o assunto, o Ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, refutou tudo afirmando que não existe censura nos órgãos da informação no país.





Guinendade/ANG

NOTICCIAS AO MINUTO:ANP CONSIDERA INDIGNA INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEITA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


 O Gabinete de Imprensa do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) considera indigna a interpretação que o Presidente da República fez da constituição da Republicano, no discurso que proferiu por ocasião de 24 de Setembro.

Segundo o comunicado de imprensa ANP datada de 28 do mês em curso e a que ANG teve acesso, o facto projecta a sua clara intenção de confundir e distorcer o real sentido dos preceitos constitucionais para fazer a defesa da sua causa.

O comunicado acrescenta que estas declarações revelam o seu desconhecimento da Constituição que lhe impõe velar pelo normal funcionamento das instituições e garantir a sua correta aplicação e não pelo seu desrespeito, ao ponto de pôr em causa a estabilidade e princípio de separação de apores.

“Tais afirmações elucidam a grande aberração, descaramento e incompetência de quem está ávido e mórbido para implementar a ditadura num país que se libertou do jugo colonial”, escreve o documento.

Sobre a escolha do primeiro-ministro evocado pelo chefe de Estado no seu discurso por ocasião do dia 24 de Setembro em Gabu, a nota esclarece que isso cabe aos partidos políticos sufragados na urna e em primeira linha aquele que obtiver a maioria parlamentar com responsabilidade de garantir a estabilidade governativa.

Por outro lado, a nota informa ao Chefe de Estado José Mário Vaz de que no parlamento não existem sensibilidades, mas sim deputados oriundos de partidos políticos e organizados em bancadas, segundo as filiações partidárias e que agem conforme as estratégias e orientações das respectivas bancadas.

O gabinete de Imprensa da ANP disse que a Constituição não ordena o Presidente a auscultação dos deputados e grupos parlamentares para nomeação do primeiro-ministro, mas sim os partidos políticos com assento parlamentar.

“O Presidente tenta várias vezes ser omnipotente e omnipresente, um ditador, um compulsivo adversário da verdade e um divisionista convicto, que recorre ao seu persistente e perigoso desequilíbrio ou deriva mental para desestabilizar e desunir os guineenses”.

Segundo o gabinete de imprensa é desta forma que despoletou e sustentou a crise, cujas responsabilidades sacode de si, para à Assembleia Nacional Popular.

A abertura do plenário da ANP depende, segundo o documento, do entendimento dos partidos políticos com representação no parlamento, enquanto que a saída para actual crise política passa pela implementação efectiva e imediata dos acordos de Bissau e de Conacri.

No comunicado, a ANP disse que em nenhum momento da actual crise a ANP constituiu factor de bloqueio e instabilidade, antes pelo contrário apresentou propostas de soluções para saída equilibrada e consensual.

 E reafirma a sua total disponibilidade de continuar a trabalhar e colaborar com as iniciativas que visam retirar o povo guineense deste “imerecido sofrimento em que foi votado”, através do Acordo de Conacri.






Guinendade/ANG

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! ALBERTO NAMBEIA VENCEU O CONGRESSO DO PRS

Resultado de imagem para alberto nambeia guinendade
Alberto Nambeia venceu o congresso do PRS com uma larga maioria. Tudo aponta que será acima de 70%

OPINIÃO: BOMBA!!! ANP JAMAIS ACEITARÁ A FALTA DE RESPEITO DO DITADOR JOMAV


Resultado de imagem para jose mario vaz cipriano cassama guinendade
O ditador está desorientado depois do último comunicado da ANP uma instituição que está no seu melhor desde a independência. Cipriano Cassama está bem e recomenda-se. José Mário Vaz ultrapassou todos os limites da razoabilidade e por isso não há que lhe dar mais margem de manobras. Há que cair em cima do gajo.




Humberto Dias

OPINIÃO: JOMAV I FIDJO DI BALETA

Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade
José Mário Vaz é o pior Presidente da República de todos os tempos. O gajo é ladrão, mentiroso e sem carácter. Acusa os outros de estarem a roubar quando ele é que é o maior ladrão de todos os tempos. As pessoas estão fartas de JOMAV. O gajo é um hipócrita um inqualificável. JOMAV é do piorio. Nunca tivemos um idiota como JOMAV.






Cadi

OPINIÃO: O PM EL MOCTAR ESTÁ EM LISBOA EM VISITA OFICIAL

Resultado de imagem para umaro sissoco guinendade
Depois de muitas críticas por estar mais ligado aos países árabes e africanos, o PM EL MOCTAR está em Lisboa para uma visita oficial de dois dias. El Moctar que demonstrar que é um diplomata por excelência. Espero que não dê barraca como é o seu natural.









Nazira

OPINIÃO: GRUPO DI 15 TEM KU MOSTRADO KUMA ELIS I KA NADA NAN SIM


Resultado de imagem para grupo dos 15 guinendade
Si tem djintis ku tem ku desinganado pabia é tene muita confusão na cabeça I bandidos do grupo di 15. Elis é gosta di n'gana djintis di kuma elis som ku pudi, elis ku tene contra gora nada sim. Som mintida. Gossi nô misti odja se força. Si bardadi é tene força nô na sibil. Li reconciliação ka pudi tem nan dipus di bô dana terra. Reconciliação há menos de seis meses está fora de questão. 





Martina

OPINIÃO: BOMBA!!! NUNCA VI TANTO DESVIOS DE PROCEDIMENTOS COMO NESTE GOVERNO


Imagem relacionada
Estou estupefacta com tanto desvio de procedimentos que tenho visto. Não é possível que as pessoas continuem a roubar de uma forma descarada ao estado. O rombo dos cofres de estado tem sido constante. Este gajos vai arrebentar com este pais todo.





Amelia

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:TRABALHADORES DA TGB SUSPENDEM DIFUSÃO DAS NOTÍCIAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Resultado de imagem para tgb guiné-bissau GUINENDADE
Noticias politicas já não serão difundidas na TGB.
Trabalhadores da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) decidem suspender, temporariamente a difusão das notícias sobre as atividades dos partidos políticos.
A decisão entrou em vigor a partir das 10 horas, do 28 de setembro, na sequência da medida observada, entre todos os funcionários da TGB.
O presidente do sindicato de base deste órgão de informação pública, Francisco Indeque justificou que a medida visa evitar o uso dos profissionais pelos políticos denigrindo o bom nome dos trabalhadores da TGB.
O sindicalista denunciou que existem alguns traficantes de informações na TGB que colaboram com o poder político para censurar notícias na televisão.
“Há trabalhadores na TGB que espreitam tudo e todos, sobretudo às notícias dos seus companheiros para depois informar ao atual regime, para que censure notícias dos seus opositores,” diz sindicalista Indeque




NOTICIAS AO MINUTO:TENSÃO ENTRE JOMAV E LÍDER DO PARLAMENTO GUINEENSE

media
Na Guiné-Bissau continua a guerra de palavras entre a Presidência da República e o presidente do Parlamento por causa da origem da crise política que assola o país há cerca de três anos.








No  passado dia 24 de Setembro, no seu discurso do dia da independência, o Presidente José Mário Vaz voltou a responsabilizar o Parlamento, nomeadamente os deputados do PAIGC, de ser o epicentro da crise política.
Hoje em conferência de imprensa, Armindo Handem, um porta-voz de Cipriano Cassamá, refutou as acusações e acusou o Chefe de Estado de desrespeito à Constituição do país.
"O Presidente da República envereda não só pelo desrespeito à Constituição como incentiva a sua violação de forma sistemática e perigosa chegando ao ponto de por em causa a própria estabilidade do país e o princípio de separação de poderes", descreveu Armindo Handem, um porta-voz do presidente da Assembleia Nacional Popular.
As declarações acontecem um dia depois de o executivo de Umaro Sissoco Embaló ter anunciado o fim da tolerância para com os insultos às figuras do Estado guineense. Quem ofender o Presidente da República, o líder do Parlamento ou o primeiro-ministro pode ser preso.


Guinendade/RFI

NOTICIAS AO MINUTO:BANCO DA ÁFRICA OCIDENTAL APOIA CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS SOLARES NA GUINÉ-BISSAU

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) anunciou esta quinta-feira que aprovou um financiamento de cerca de 38 milhões de euros na Guiné-Bissau para a construção de três centrais solares fotovoltaicas em Bissau, Canchungo e Gabu.
A aprovação do investimento foi feita quarta-feira durante a reunião ordinária do conselho de administração do BOAD, que decorreu em Abidjan, na Costa do Marfim.
Segundo o comunicado, divulgado na página na Internet do BOAD, os 38 milhões de euros (cerca de 25 mil milhões de francos cfa) são para financiar a construção de uma central solar fotovoltaica com a potência de 20 megawatts em Bissau e duas pequenas centrais solares fotovoltaicas de 1 megawatts nas cidades de Gabu e Canchungo.


A implementação do projeto vai permitir que aproximadamente 500.000 habitantes tenham acesso a energia elétrica, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 24.100 toneladas e melhor o abastecimento de água potável através da instalação de moinhos e plataformas”, explica, no comunicado, a instituição financeira.



Guinendade/Lusa

NOTICIAS AO MINUTO:ADEPTOS EM BIGENE ESPANCAM AGENTES DE SEGURANÇA

Os Adeptos da equipa de Malibulotó, tabanca de Talicó, no sector de Bigene zona norte do país espancaram quarta-feira dois agentes de segurança que mantinha a ordem durante o jogo com a equipa de Secina, para o campeonato de Defeso da zona 1.

Segundo a Rádio Sol Mansi, o presidente da comissão organizadora do campeonato, Carfa Sonco, explicou que tudo começou com uma reclamação dos adeptos de Malibulotó que acusaram o árbitro de estar a favorecer a equipa adversária, de seguida proferiram insultos aos organizadores do evento. 

De acordo com a responsável do centro de saúde de Bigene, Regaldina Pereira Martins, os agentes vitimas de agressão um teve fractura no crânio e outro no nariz.

Carfa Sonco disse que todas as equipas foram previamente avisadas que se houver necessidade deviam proceder a reclamação de maneira formal, mas não através de violência e muito menos com agressões, e neste caso concreto contra os agentes, um da ordem pública e outro da guarda nacional,
Esclareceu ainda que, estando a vencer por uma bola a zero, a equipa de Malibulotó respondeu com agressão contra o juiz e os agentes de segurança quando foi-lhes assinalado um penálti contra.

De acordo com este responsável, um cidadão foi igualmente brutalmente espancado quando tentou acalmar os ânimos aos adeptos exaltados.

A responsável do centro de saúde de Bigene disse que as vitimas já foram transportadas para o Hospital de Ingoré, devido a falta de condições de atendimento em Bigene.
Entretanto, a polícia local deteve todos os implicados na agressão.



Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:EMBAIXADOR AMERICANO ELOGIA FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ- BISSAU POR PERMANECEREM À MARGEM DA POLÍTICA











O novo Embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-
Bissau com residência no Senegal, Tulinabo Mushingi, diz ter
ouvido dos atores políticos que é necessário impulsionar o
processo da resolução da atual crise política.
O diplomata americano, que se encontra de visita ao país,
defendeu que a solução da crise política está nas mãos dos
guineenses, desafiando todos a se sentarem na mesma mesa para
discutirem e encontrarem a solução do atual impasse. “Nós não
podemos impor, interpretar nem dar os detalhes da solução para
a crise politica”, disse o embaixador.
Tulinabo Mushingi adiantou que uma vez acordada, por via de
consenso, uma solução para a saída da crise, os Estados Unidos da
América e a Comunidade Internacional estarão “prontos” para
desempenhar o seu papel no apoio à implementação da proposta
de solução.
“Só através de uma proposta liderada pelos guineenses, o país
poderá alcançar um futuro estável e próspero” insistiu o
diplomata.
Esta terça-feira, 26 de Setembro, em conferência de imprensa, o
Embaixador Tulinabo Mushingi informou que, durante os
encontros separados que manteve com jovens, empresários,
líderes da sociedade civil, militares, camponeses, líderes
religiosos, jornalistas, às questões relacionadas com o futuro da
Guiné-Bissau. Segundo o embaixador a juventude mostra-se
preocupada quanto aos recursos da Guiné-Bissau que dizem
estão em risco de serem dilapidados devido a interesses políticos
e agendas pessoais.
“Elogiei o engajamento e determinação das Forças armadas por
terem permanecido fora da arena política do país” realçou o
diplomata.
Para o embaixador norte-americano, a Guiné-Bissau é um país
com enormes potencialidades que devem ser aproveitadas pelos
guineenses.
“Vê-se claramente as potencialidades do país. O desa×o do país
deve agora, ser em transformar essas potencialidades em
oportunidades de desenvolver a Guiné-Bissau” insistiu,
informando que o seu país estuda a possibilidade de trabalhar
com a Guiné-Bissau para desenvolver as potencialidades
agrícolas de que o país dispõe para o bem dos guineenses e dos
Estados Unidos da América.


Guinendade/eglobal

OPINIÃO:OS LIMITES DE SISSOKÓ

Resultado de imagem para umaro sissoco guinendade
Não me lembro num passado pelas mais recentes memórias dum estadista a quem os limites tenham excedido do normal seja no plano nacional e internacional.

Umaro Sissokó ultrapassou todos os limites conjugado no normal do dia a dia dum estadista a testa do Estado. Numa entrevista concedida pela RFI, rotulou de mentiroso o Presidente Alpha Conde na qualidade de entao mediador do Acordo de Conacry, para em seguida avançar sobre o Marcel de Souza ainda Presidente da Comisso da Cedeao. Agora insurge com ordem de prisáo para quem insultar o mais pequenos dos presidentes em tudo o que é capacidade de um homem. Resta-nos esperar que ele Sissoko ponha travao contra outros primeiro e assim dar um exemplo se ainda sobra da sua parte.

Deus abençoa a Guiné.




Dabo

OPINIÃO: CAMPANHA DE COBA MAL CONTRA JOMAV E SISSOCO KA PUDI PARA


Campanha de coba mal contra é dus monstros ka pudi para. JOMAV i fidjo de baleta e tene tris papé. Mamé di JOMAV i ka ta bindi ba som carbon i ta bindi tambe ki cussa. Sissoco i um pateta alegre ku ka sibi nada a não ser basofaria. Nada Sissoco ka sibi. Som tira fotografias ku Presidentes pa bim fala kuma el i grande alguim. Enfim. Principalmente Jomav i pa coba mal tudo dia e tudo hora. Parmanha si bu lanta cobal mal. Hora cu bu caba toma matabicho coba si mamé. Di tarde ku di note continua ku mesmo exercício pa pudi alibia nô espírito. Cambada de bandidos.



Anselmo

OPINIÃO: BOMBA!!! DITADOR JOMAV BIM DI ANGOLA I PIDI DJINTIS PA SUFRI PABIA I FALTA DJA SOM 6 MIS PA LEGISLATURA CABA

Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade
Mbom nô diskici cumprimento di Acordo de Conacri pabia Jomav mas um bias fala indirectamente kuma i ka na cumpri. Kim ki dé pa i ba rebenta. Quem doeu que vai arrebentou. Kkkkkkk. Aí iel deh. 





Pedro

WATCHA KATCHEU: BOMBA!!! SORI DJALÓ ACUSA DIRIGENTES DO PRS DE ASSASSINAR KOUMBA IALÁ

Resultado de imagem para sori djaló guinendade

Em Gardete Bissau, congressistas do PRS cumprem hoje, o segundo dia do quinto magno encontro do partido, com a revisão dos estatutos.
Segundo agenda, vai ser discutido a competência do presidente do partido, que segundo os estatutos em vigor é o cabeça de lista as presidenciais e legislativas, facto que alguns militantes sugerem que deve ser ajustado, permitindo que o cabeça de lista as legislativas sejam o secretário-geral.
Segundo informante de Notabanca, o relatório de catividades e contas de quatro anos da direcção cessante, foi aprovado por mil delegados e teve apenas, uma abstenção.
No decurso do congresso, o antigo Presidente do parlamento guineense e  candidato a liderança do PRS acusa indirectamente, a direcção cessante do partido de ter assassinado, Koumba Yalá.
Sem avançar com mais pormenores, Ibraima Sory Djaló, prometeu esclarecer, tudo no decorrer do congresso.
O candidato considerou de “patarata”, o primeiro dia do encontro magno do PRS, por considera-lo de “fantochada”.
“Assassínios que assassinaram Koumba são eles à falarem aqui, à elogiar Koumba. Nós não vamos aceitar isso. Porque sabemos como o partido começou e como vive até hoje,” afirmou Sori Djaló.
Recordamos que, o líder carismático dos renovadores e fundador  PRS, Koumba Ialá foi “assassinado em circunstâncias misteriosas” em pleno campanha eleitoral de 2014, motivos que até ao momento não foram revelados ao público.


Guinendade/Notabanca

OPINIÃO: BOMBA!!! EL MOCTAR NÃO GOSTA DE SER CRITICADO NOS BLOGS

O Primeiro-Ministro Umaro El Moctar Sissoco Embaló, mais conhecido por General Pequeno e sem tropas não gosta de ser criticado nos blogs. No fundo El Moctar quer preparar a sua imagem para o lançamento da sua candidatura para Presidente da República e os blogs não tem ajudado. Ao ligar para um bloguista e quase de joelhos a implorar que lhe poupasse dos ataques demonstra que El Moctar não sabe estar na política e não conhece os meandros políticos. A crítica dos blogs é um exercício normal numa democracia representativa e quem não quiser ser criticado que se sente em casa. El Moctar um Primeiro-Ministro ilegal ou seja imposto pelo Presidente é uma demonstração de ditadura ou seja de abuso de poder. Os dois têm os seus dias contados.





André Barros

WATCHA KATCHEU: BOMBA!!! 700 DELEGADOS IRÃO VOTAR EM ALBERTO NAMBEIA

 Resultado de imagem para alberto nambeia guinendade
Faltam 24 horas para Alberto Nambeia renovar o seu mandato. Neste momento Nambeia tem mais de 700 delegados do seu lado em quase 1100 delegados. Será reeleito com mais de 70% dos votos.


Giorgina

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

WATCHA KATCHEU:BOMBA!!LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS CLASSIFICA DE "INFELIZES" DECLARAÇÕES DO PM

Umaro Sissoco Embaló criticado
Umaro Sissoco Embalo diz ter "ordenado" prender todos que insultarem o PR e orgãos da República
A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) considerou de infelizes as declarações do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, que na terça-feira, 26, revelou ter dado ordens ao ministro do Interior e o ministro da Defesa para prenderem todas as pessoas que “insultarem” o Presidente da República ou qualquer órgão do Estado guineense.
"Tenho poderes para tal", enfatizou Embalo, que afirmou querer "dignificar os valores da República" com a medida para "acabar com a balburdia" país, onde nunca houve insultos às figuras do Estado.
“O primeiro-ministro tem que compreender que o Estado da Guiné-Bissau é um Estado de direito e democrático, baseado nos princípios da legalidade de todos ao actos das entidades públicas”, disse o presidente da LGDH, acrescentando que “não se pode pensar que, num Estado de Direito, quando alguém se critica, essa pessoa tem que ir parar à cadeia).
Augusto Mário da Silva aconselha os ministros do Interior e o da Defesa a ignorarem a ordem do primeiro-ministro porque não têm a obrigação de a cumprir.
“O dever de obediência cessa quando a ordem dada é manifestamente ilegal”, acrescentou Silva.
Para aquele activista,as ameaças de Umaro Sissoco Embaló ”expressa o desconhecimento total das normas que regem o funcionamento do Estado” porque “a força não é o monopólio do PM, a força é do Estado da Guiné-Bissau e deve estar ao serviço dos cidadãos”.
Contactado pela VOA, o jurista Silvestre Alves lembra que os poderes são separados constitucionalmente e não é por acaso.
“Cada um tem a sua função, o poder judicial tem a sua função, em nome da protecção dos direitos dos cidadãos, acrescenta Alves.


Guinendade/VOA

NOTICIAS AO MINUTO:PM CABO-VERDIANO DISPONÍVEL PARA MEDIAR CRISE NA GUINÉ-BISSAU

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde
Ulisses Correia e Silva revelou sua intenção ao secretário-geral das Nações Unidas
O primeiro-ministro de Cabo Verde garantiu que o seu país aposta seriamente na presidência da CEDEAO e que tem o apoio garantido de muitos países.
Fontes bem informadas revelaram que os Estados Unidos terão manifestado a Ulisses Correianuma reunião esta semana em Washington ver com bons olhos a intenção de Cabo Verde em assumir a presidência da CEDEAO.
Questionado pela VOA, Ulisses Correia e Silva preferiu reiterar o seu empenho na presidência da CEDEAO como uma “forte aposta na política externa do seu Governo” e revelou ter manifestado ao secretário-geral das Nações a disponibilidade de Cabo Verde mediar a crise na Guiné-Bissau.
“Não temos conflito com nenhuma das partes e estamos disponíveis desde que sejamos convidados e acredito que podemos ajudar”, garantiu Correia e Silva.
O chefe do Governo acredita que o seu país vai assumir a presidência da CEDEAO


Guinendade/VOA

WATCHA KATCHEU: A ADMINISTRAÇÃO DO BLOG GUINEENDADE APELA A CONTENÇÃO NAS OPINIÕES

A Administração do Blog Guineendade apela à contenção de todos aqueles que enviam opiniões para o e-mail do blog ou que fazem comentários as opiniões. Todas as opiniões ou comentários obscenos serão automaticamente apagados. Agradecemos a vossa compreensão.


A verdade e o respeito devem ser os motores para a criação de uma sociedade de valores que tanto faz falta a Guine-Bissau

NOTICIAS AO MINUTO:MOVIMENTO PARA INSTAURAÇÃO DA ORDEM E DISCIPLINA ACUSA GOVERNADOR DE GABU DE TER TENTADO IMPEDIR COMITIVA DO PARTIDO CHEGAR À BOÉ

O Movimento para Instauração da Ordem e Disciplina(MIOD) no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) na pessoa de seu porta-voz denunciou hoje as iregularidades de que o partido foi vitima na caminhada para a celeberação do 24 de setembro, dia da independencia nacional, em Lugadjol, Madina Boé.

Em conferência de imprensa realizada hoje na sede dos libertadores,Pedro Vaz de Carvalho acusou  o Governador da região de Gabú de ter dado ordens  ao capitão da jangada do rio Tchetche para impedir os militantes do PAIGC atravessarem para ir comemorar o Dia da independência, em Lugadjo,l sector de Boé.

Disse   que tanto a rampa como a jangada do rio Tchechi foram reconstruídas pelo Presidente do PAIGC, acrescentando que no entanto foram impedidos de atravessar, mas mesmo assim os militantes encontraram alternativas e atravessaram o rio  nadando juntamente com seus carros até a outra margem.

A Televisão da Guiné-Bissau (TGB) não escapou as críticas do porta-voz do MIOD, que disse que a reacção do sindicato de base é tardia porque já há mais de seis meses que estão lutando contra a censura. 

Pedro de Carvalho ainda insurgiu-se contra a ordem do Primeiro-ministro de prender quem insultasse o Chefe de Estado.

Sustentou que o govrnador da Região de Gabu que usou de pistola para impedir a realização de um jogo no ambito do torneio alusivo as comemorações de Setembro Vitorioso continua impune.

“Essas atitudes consequentes dos membros do governo, nunca foram mencionados pelo chefe do executivo nas suas declarações,” alegou.





Guinendade/ANG

WATCHA KATCHEU: SUPER BOMBA!!! SORY DJALÓ PARTIU A LOIÇA! "UM PARTIDO GANHA AS ELEIÇÕES, MAS APARECE OUTRO, NESTE CASO, O NOSSO PARTIDO, QUE NÃO GANHOU, A GOVERNAR. ISSO É MAU PARA A DEMOCRACIA."

Resultado de imagem para Sori Djaló GUINE BISSAU

Declarações de Sori Djaló, candidato à liderança do PRS:

-Porque decidiu candidatar-se à liderança do PRS?

Porque tenho experiencia de 25 anos neste partido, alias, sou um dos
fundadores do PRS, como se sabe, e por ter liderado este partido
durante nove anos, ainda que de forma intercalado, sinto que posso ser
útil ao PRS.
Lembro que foi durante a minha presidência no partido (indicado por
Kumba Ialá, presidente eleito mas que delegou no Sori Djalo a direcção
do PRS) que ganhamos as primeiras e únicas eleições gerais na
Guiné-Bissau, em 2000, as legislativas e as presidenciais.
Também decidi candidatar-me porque não concordo com a forma como o
partido tem sido dirigido pela atual direção. A forma como esta
direcção está a conduzir o PRS representa um perigo para o partido no
futuro. É errada a forma como Alberto Nambeia tem estado a conduzir o
PRS, porque está a criar um precedente grave em democracia.

-Explique-se melhor, por favor….

É simples. Um partido ganha as eleições, mas aparece outro, neste
caso, o nosso partido, que não ganhou, a governar. Isso é mau para a
democracia. Imagina que se amanha o PRS vem a ganhar as eleições e se
alguém lhe tirasse o poder e entregasse a quem perdesse as eleições.
Eu quero colocar um ponto final nisso.
Queremos mudar a direcção do partido para estancar essa hemorragia democrática.
Mas o mais grave de tido isso é termos um líder do partido que não
sebe falar nenhuma língua estrangeira. Só fala crioulo e Balanta.
Decidi apresentar-me à corrida para liderar o PRS, de novo, porque
sinto que há falta de transparência na gestão dos assuntos do partido.
Não há reunião dos órgãos de decisão, por exemplo, a Comissão
Executiva, que deveria reunir-se sempre que haja algum assunto
importante, raras vezes foi convocada, quando é nesse órgão que somos
informados da vida do partido e das decisões a serem tomadas.
Ao contrário, apenas se ouve que as decisões foram tomadas, sem que se
saiba como.
É por estas e outras razões que muitos dirigentes saíram do PRS para
se juntarem ao partido do Nuno Nabian.
Alberto Nambeia fala sozinho com o Presidente da República, nunca vai
aos encontros com o Presidente na companhia de outros dirigentes.
Nunca se sabe o que andou a tratar com o Presidente da República.
Assim acaba-se por acreditar nas especulações, nas suspeições, que são
levantadas na praça pública de que ele terá um acordo secreto com o
Jomav para o apoiar numa corrida presidencial para a sua reeleição.
Ele que nos diga se é verdade tudo isso ou não…..

-O que acha da presença do PRS nos sucessivos governos de iniciativa
do Presidente da República?

O PRS não pode estar num Governo cujo primeiro-ministro é ilegal, que
não tem programa de governação e Orçamento Geral do Estado aprovados
pelo Parlamento. Isso é mau, tanto mais que se sabe que este governo
governa sem aqueles instrumentos importantes.

Como é que este Governo irá justificar os gastos que andou a fazer
esse tempo todo?

Quero um esclarecimento cabal da atual direção sobre o processo da
adesão do PRS ao IDC (Internacional Democrata Centrista), porque este
processo não obedeceu aos preceitos estatutários do nosso partido.
Antes de qualquer adesão num espaço desses devia haver uma revisão
estatutária, ainda que pontual, e como se sabe só o Congresso tem a
competência de revisão dos estatutos do PRS.
Parece-me que esta decisão (da adesão ao IDC) foi tomada num órgão sem
competências para o efeito.
-Como analisa os preparativos para o congresso, corre tudo bem?
Tenho fundadas razões para afirmar que a COC (Comissão Organizadora
do Congresso) está a promover muitas irregularidades nisto dos
delegados ao congresso. Mas havemos de lá chegar.
-A COC diz que é tudo limpo, até porque os delegados estão a ser
eleitos e não indicados. Concorda?
Não concordo porque o que se passa é a designação de delegados que
podem ser eleitos. Ora quem designa sabe a priori que vão ser
seleccionados delegados da sua conveniência. Ouve-se falar na
existência de duas listas de delegados para serem eleitos, uma lista A
e outra B.
Vamos tirar tudo isso a limpo antes do Congresso.


FIM

NOTICIAS AO MINUTO:AUMENTO DO PREÇO DE MATRÍCULA DE 25 PARA 54 MIL NAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO GERA POLÉMICA

“A decisão é uma provocação aos estudantes para desvirtuar ideais do Amílcar Cabral.”
Presidente da Federação das Associações das Escolas Superiores da Educação, “ENEFD, Tchico Té, 17 de Fevereiro, e Amílcar Cabral” em Bolama, acusa os Diretores das referidas escolas de formação, de manobras dilatórias em aumentar os preços das matriculas de vinte cinco mil FCFA para cinquenta e quatro mil francos.
Em conferência de imprensa nesta quarta-feira em Bissau, Francisco Brandão Pereira desafia os directores para desistir dessa posição que considera abusiva, por ser “ilegal e indiciada de corrupção”.
O responsável associativo apela aos estudantes para boicotarem as matrículas, como forma de exigir a reposição da legalidade.
Francisco Pereira afirma ainda que, o aumento de 50% sobre o valor da matricula constitui uma provocação aos estudantes, cuja maioria veio do campo com dificuldades de alojar-se em Bissau. 
Conforme Brandão Pereira foi o próprio ministério da Educação Nacional que deu aval sobre a subida do preço da matrícula para ter mais dinheiro e provocar a morte lenta aos estudantes e ao desenvolvimento do ensino, no país.
Recordamos que os estudantes saíram recentemente às ruas de Bissau, com  uma manifestação que culminou em frente do ministério da Educação para exigir a “promoção de competência e não incompetentes e corruptos”.
Perante os fatos, os responsáveis do ministério da Educação Nacional mantém-se passivos como nada tivesse a acontecer.






Guinendade/Notabanca

NOTICIAS AO MINUTO:MPD DE CABO VERDE QUER QUE PRS DEFINA UM PROGRAMA “EXEQUÍVEL” DE GOVERNAÇÃO

O Movimento para Democracia (MpD), formação política no poder em Cabo Verde, sugeriu ao Partido da Renovação Social (PRS) na Guiné- Bissau a definir um programa “exequível” de governação.

 A posição do MpD foi transmitida, esta terça-feira, 26 de Setembro, pelo seu enviado que se encontra no país para participar no quinto congresso do PRS, deputado Orlando Dias que apelou ao PRS para continuar a lutar pela estabilidade política e social na Guiné-Bissau. Orlando Dias, defendeu que o PRS deve, sempre que necessário, fazer consenso com outros partidos da Guiné-Bissau“Há questões que têm de ter consensos. 

Questões que têm a ver com política externa, segurança, paz, o aprofundamento da democracia, a gestão transparente dos bens públicos” disse o deputado, acrescentado que: “Nós pertencemos à mesma família internacional, IDC África, com PRS. Praticamente foi o MpD – Cabo Verde que patrocinou a entrada do PRS na IDC – África”. Participam no quinto congresso do PRS, para além de 1001 delegados, a delegação do PSD de Portugal, MPD de CaboVerde, UNITA de Angola, e a de Internacional Democrata Centrista (IDC). O quinto congresso do PRS que iniciou, esta terça-feira, 26, em Gardete, sector de Prábis, Região de Biombo, e termina a 29 de Setembro.





Guinendade/E-GLOBAL