Fonte:DC |
Pages
▼
Pages
▼
Pages - Menu
▼
segunda-feira, 30 de abril de 2018
WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! OS JUÍZES CONSELHEIROS ACABAM DE VOTAR A FAVOR A NULIDADE DO PROCESSO QUE RESULTOU NA ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE CNE
Os juízes conselheiros acabam de votar a favor a nulidade do processo que resultou na escolha do novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, que foi empossado hoje pelo presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, revela uma fonte presente na longa reunião do Conselho Superior da Magistratura desta segunda-feira.
"A maioria esmagadora dos 10 juízes presentes na longa reunião que tivemos votou a favor dos que reclamam a nulidade do processo da escolha do novo presidente da CNE. Não posso dar mais detalhes" revela a fonte que participou na reunião.
A deliberação da reunião desta segunda-feira que não ratificou a decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanha, deverá ser divulgada, o mais tardar na próxima quarta-feira, indica a fonte.
A deliberação da reunião desta segunda-feira que não ratificou a decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanha, deverá ser divulgada, o mais tardar na próxima quarta-feira, indica a fonte.
De recordar, na semana passada, oito juízes conselheiros acusaram o presidente do Supremo Tribunal de Justiça de violar os procedimentos para a apresentação de candidaturas para a Comissão Nacional de Eleições ao parlamento do país.
"O presidente do Supremo Tribunal de Justiça ao invés de convocar a plenária do Conselho Superior de Magistratura Judicial para analisar e propor à Assembleia Nacional Popular os nomes dos candidatos, conforme a lei, optou por enviar, de livre arbítrio e, sob invocação de falta de tempo para reunir o conselho, a lista nominal de todos os candidatos", referem os juízes conselheiros, em nota à imprensa.
Na nota, os juízes referem que a atitude é "violadora dos procedimentos" e afastou "deliberadamente a possibilidade de avaliação prévia das candidaturas", que compete "só e exclusivamente ao Conselho Superior de Magistratura Judicial".
A atitude do presidente do Supremo Tribunal de Justiça "impossibilitou a apreciação objetiva dos requisitos das candidaturas", nomeadamente a candidatura vencedora do cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições, que já foi nomeado juiz conselheiro, mas ainda não tomou posse.
Guinendade/BraimaDarame
NOTICIAS AO MINUTO: RECURSOS SUFICIENTES PARA AS LEGISLATIVAS?
Os novos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau foram empossados, esta segunda-feira (30.04), pelo presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá. Na cerimónia, o presidente da CNE, José Pedro Sambú, afirmou que é urgente iniciar o recenseamento eleitoral e pediu ao Governo e à comunidade internacional para disponibilizarem fundos para a realização das legislativas.
"Sabendo que estamos a sete meses do novo pleito eleitoral, há mais um grande desafio a ser considerado e lançado a todo o sistema eleitoral, que é a atualização dos cadernos eleitorais. Para isso é urgente o Governo adquirir 'kits' para que o recenseamento eleitoral possa iniciar no período estabelecido no cronograma elaborado pela CNE, caso contrário teremos problemas na concretização da data marcada", disse Sambú.
As eleições legislativas foram agendadas para 18 de novembro deste ano. José Pedro Sambú pediu também que sejam disponibilizados fundos com "caráter de urgência para reabilitar" a sede da CNE em Bissau e as sedes das comissões regionais de eleições, para além de solicitar à comunidade internacional que disponibilize os recursos financeiros prometidos para que a data 18 de novembro não fique comprometida.
"Queria aproveitar esta soberana oportunidade para apelar ao Governo da Guiné-Bissau e à comunidade internacional no sentido de mobilizarem recursos financeiros com vista a suportar as atividades previstas no cronograma, pois agora é o tempo de ação e não de palavras".
Apelo à sociedade civil guineense
Por seu turno, o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, convocou toda a sociedade para participar na "construção da estabilidade política" e pediu à comunidade internacional para a ajudar o país a realizar essas eleições.
"Toda a sociedade guineense está convocada para participar na construção da estabilidade política, sendo certo que só com estabilidade política é que poderemos atingir a estabilidade governativa e, por conseguinte, a estabilidade na execução de políticas públicas que vão aos anseios da nossa população".
O presidente do Parlamento também discursava no final da cerimónia de tomada de posse da nova direção da CNE e do presidente da Comissão Nacional da Comunicação Social.
Recorde-se que para o financiamento das eleições, o Estado guineense poderá receber 100% da ajuda dos parceiros internacionais ou de países amigos, como foi o caso de Timor Leste, nas eleições gerais de 2014, notam os observadores em Bissau. Mas, até a data presente, apenas o Governo, num ato pouco habitual, deu cerca de um milhão de dólares de apoio ao processo eleitoral. Várias promessas das instituições internacionais foram anunciadas, mas não concretizadas ainda, disse o presidente da CNE, que espera pelo apoio nomeadamente da União Europeia (UE).
Na semana passada a UE disse estar "pronta" para colaborar com a Guiné-Bissau na organização das legislativas previstas para novembro, depois da nomeação de um Governo inclusivo, a quem pediu a recuperação da "normalidade democrática".
Para a União Europeia, chegou a "hora de consolidar o progresso político e institucional, ter um programa e orçamento para o Governo apresentado e debatido na Assembleia Nacional Popular (ANP) e iniciar os preparativos para as eleições legislativas", previstas para 18 de novembro. "Estamos prontos para colaborar com as autoridades da Guiné-Bissau para eleições legislativas transparentes e inclusivas em 18 de novembro de 2018", sublinhou um comunicado distribuído pela delegação da UE em Bissau.
Ex-ministro do Interior nomeado conselheiro para segurança
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou esta segunda-feira o antigo ministro do Interior Botche Candé conselheiro para as áreas de Defesa e Segurança interna e externa, anunciou hoje a Presidência guineense.
Em decreto presidencial, José Mário Vaz nomeou Botche Candé conselheiro do Presidente da República para se ocupar das pastas de segurança e defesa com categoria de ministro de Estado. Botche Candé, é uma das 19 individualidades sancionadas pela CEDEAO e impedidas de participar no novo governo. A nomeação já gera uma onda de críticas por parte dos atores políticos e da sociedade civil.
Candé, de 62 anos, desempenhou o cargo de ministro do Interior no Governo demitido pelo Presidente guineense a 16 de janeiro, mas manteve-se em funções até ser substituído na última sexta-feira por Mutaro Djaló, um quadro sénior do ministério.
No passado, entre outros, Botche Candé já esteve na presidência, enquanto conselheiro, com categoria de ministro de Estado para os assuntos religiosos do falecido Presidente guineense Kumba Ialá. Mais tarde, desempenhou as funções de ministro do Comércio, Indústria e Artesanato.
Guinendade/DW
NOTICIAS AO MINUTO:PRESIDENTE DA CNE DA GUINÉ-BISSAU AVISA QUE É URGENTE INICIAR RECENSEAMENTO ELEITORAL
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, afirmou hoje que é urgente iniciar o recenseamento eleitoral e pediu ao Governo e à comunidade internacional para disponibilizarem fundos para a realização das legislativas.
"Sabendo que nos encontramos a sete meses de novo pleito eleitoral, há mais um grande desafio a ser considerado e lançado a todo o sistema eleitoral, que é a atualização de cadernos eleitorais. Para isso é urgente o Governo adquirir 'kits' para que o recenseamento eleitoral possa iniciar no período estabelecido no cronograma elaborado pela CNE", afirmou José Pedro Sambú.
O presidente da CNE falava no parlamento nacional durante a cerimónia de tomada de posse da nova equipa, eleita pelo parlamento guineense.
Segundo José Pedro Sambú, caso o cronograma não seja cumprido poderá haver "problemas na concretizada da data marcada" para as eleições legislativas, previstas para 18 de novembro.
"Queria aproveitar esta soberana oportunidade para apelar ao Governo da Guiné-Bissau e à comunidade internacional no sentido de mobilizarem recursos financeiros com vista a suportar as atividades previstas no cronograma, pois agora é o tempo de ação e não de palavras", salientou.
José Pedro Sambú pediu também que sejam disponibilizados fundos com "carácter de urgência para reabilitar" a sede da CNE em Bissau e as sedes das comissões regionais de eleições.
O juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau José Pedro Sambú foi eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) numa lista apoiada pelos deputados dos dois maiores partidos do parlamento do país, o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) e o PRS (Partido de Renovação Social).
Guinendade/Lusa
OPINIÃO: BOMBA!!! ABDU DJAQUITE AFIRMOU ESTE SÁBADO QUE AS FIGURAS IMPORTANTES DO REGIME COMERAM NAS SUAS MÃOS E SE FOR DEMITIDO ENTÃO COLOCARÁ A BOCA NO TROMBONE
Abdu Djaquité o maior bandido de sempre que administração pública conheceu já mandou mensagens por interpostas pessoas para que chegue aos destinatários: SE EU SAIR MUITAS PESSOAS SERÃO DENUNCIADAS... ikudi!!! Ameaças contra ameaças.
Abdu não quer brincadeira com o posto da ARN e por isso na fez o que tinha que fazer. Ele já disse que a pasta está com o irmão mais velho Serifo Djaquite e só ele tem competência para o tirar de lá mais ninguém. Abdu diz que vai até ao fim e está preparado para a guerra!!!.
Abdu djubi bai NHEMÉ BU KADERA BÔ. Abo bu kabali alguim nim pa suta ku fadi pa guerreado ku el. Mindjor bu fitcha bunda.
Tino
WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! JOSÉ MÁRIO VAZ VAI ENTRAR E GUERRA COM O MINISTRO DO COMÉRCIO VICENTE FERNANDES SOBRE O CAJU
José Mário Vaz vai entrar numa outra guerra nos próximos dias com o Ministro do Comércio. Mais uma vez este homem não se contenta com o seu lugar de Presidente da República e vai querer sim interferir na função de Vicente Fernandes enquanto Ministro do Comércio.
Se o “enrrabamento”era permitdo com Vítor Mandinga agora não será permitido mais com Vifer. Este não vai aceitar nunca que JOMAV lhe dê ordens. A equipa senegalesa que JOMAV chamou é mesmo para quê? Os senegaleses mandam no Senegal e não aqui porra pa. E por outro lado a bandidagem de Vítor Mandinga tem que ser conhecida por todos. Não há que ter pena dos bandidos.
Izaquiel Djaló
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! ATUAL DIRETOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA E O SEU ADJUNTO ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE DROGA
Jucelino Pereira e Mário Ialá envolvidos no tráfico de droga. Estas duas personalidades não quiseram esperar a tomada de posse e CORRERAM para ir fingir que queimaram a droga quando todo o mundo sabe que tiraram uma parte para venderem.
Este esquema foi montado com o apoio de Bacari Biai o atual PGR. O nível de bandidagem desta tripla é enorme. Juceline Pereira, Mário Iala e Bacari Biai montaram este esquema para ganharem dinheiro porque os dois primeiros sabem que brevemente estarão no olho da rua.
FAIMADESSA NA CANSA ELIS É KUMANDA É TURMENTA. Como sabem que o Ministério Público está nas suas mãos não estão preocupados porque nada lhes acontecerá. Quem está do outro lado é o amigo irmão Bacari Biai que tem como lógica proteger os criminosos e inventar processos para os seus inimigos. Bandidos pá.
Djuldé
OPINIÃO: BOMBA!!! A DERROTA DE BRAIMA CAMARÁ REPRESENTA A DERROTA DO MAL
O mal nunca venceu o bem. Apesar dos 15 bandidos terem o apoio incondicional de José Mário Vaz e desse modo representarem os interesses do mal, a verdade é de que o mal nunca venceu o bem. A vitória de Domingos Simões Pereira e a sua equipa é uma vitória do bem contra o mal e por isso uma vitória bem VITORADA.
Anselmo
domingo, 29 de abril de 2018
NOTICIAS AO MINUTO:UMA DELEGAÇÃO SENEGALESA DEVERÁ CHEGAR AO PAÍS NO SENTIDO DE SALVAR A PRESENTE CAMPANHA DE COMPRA E VENDA DA CASTANHA DE CAJÚ
Uma delegação senegalesa composta por 19 empresários, bancários e chefiada pelo ministro do Comércio, Sector Informal e de Promoção de Produtos Locais de Senegal, Alioune Sarr deverá chegar ao país para contactos com as autoridades políticas no sentido de salvar a presente campanha de compra e venda da castanha de Cajú, informa uma fonte oficial.
A delegação terá o primeiro encontro com o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pelas 8:30. Depois deverá discutir com os membros do novo governo a proposta para a comercialização da castanha de cajú no país, na reunião com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Fonte: BraimaDarame
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!!!DENUNCIA!!!VERGONHA NA POLICIA JUDICIARIA COM NARCO PGR BACARI BIAI NO COMANDO
A inceneração de droga precipitada na mesma data e hora com a tomada de posse dos membros do novo governo tinha como objectivo pagar todas as pistas de drogas que Bacari Biai (Narco Procurador), Juceline Pereira (Narco Director da PJ) e Mario Iala (Narco Director Adjunto) venderam e adicioram farinhas em infima quantidades de drogas puras para que o teste rápido pudesse dar resultado positivo na presença da comunidade Internacional.
Mesmo assim a comunidade Internacional, Policias das Nações Unidas (UNPOL) e adidos das embaixadas acreditadas na GB, conseguiram descobrir que haviam cinco nomes no mapa de apreensões de drogas cuja as drogas não foram apresentados para a inceneração. Eram: Manuel N Cuie (Guineense de Conacri), Herculano Ndero Dju (Guineense), Idrissa Seidi (Guineense), Utché João da Costa (Nigeriano) e Cristopher N du Adumikeoji (Nigeriano).
Todas essas apreensões foram no período em que o actual Narco PGR Bacari Biai exercia funções do Director da PJ e Actual Narco Director da PJ Juceline Pereira era o seu adjunto.
Quando os membros da comunidade Internacional confrontaram lhes com este facto do desaparecimento das drogas de cinco pessoas e a pertinência de efectuar inceneração numa altura em que não há um representante do Governo para testemunhar o acto como tem sido a pratica o Narco Director Adjuto Mario Iala ameaçou expulsa-los do local alegando que a lei não os autorizam assistir a inceneração.
Perguntaram lhe o ?porquê? de os convidarem e lembraram lhe que os testes para a droga o laboratório , as secretarias da PJ, viaturas são todos fornecidos pela comunidade internacional no âmbito de combate a trafico de droga por isso tem direito de testemunhar a transparência desta instituição no âmbito de trafico.
Admais, apresentaram mapa com nomes de 20 pessoas apreendidas com drogas, embora foram mais de 30 apreensoes, mesmo assim no acto da pesagem das drogas, havia desproporcionalidade entre os Kilogramas no mapa de apreensão e as drogas apresentadas para a pesagem.
Os convidados pediram lhes para que a incineração fosse adiada para uma data de forma a permitir lhes organizar melhor visto que a direcção da PJ teve dificuldades de explicar o paradeiro da droga de cinco pessoas acima e os desfalques de quase todas as drogas pesadas, o Narco PGR e a Direcção da PJ mostraram intransigentes argumentaram que aquilo representava um acto da soberania.
Para os que não souberam foi neste vergonhoso ambiente é que foi incinerado as Pseudodrogas. Lembrar que Bacari e Juceline iniciaram esta pratica de trafico de droga desde anos 2006/2007, quando o primeiro era o coordenador do observatório do Ministério Público na PJ e o outro era o seu adjunto causa que motivou a extinção deste observatório e desde então o Bacari não se descansou e fez de tudo e com ajuda do Braima Camara, conseguiu regressar a PJ com Director e levou Jucelino o seu dupla de trafico.
Anonimo
Mesmo assim a comunidade Internacional, Policias das Nações Unidas (UNPOL) e adidos das embaixadas acreditadas na GB, conseguiram descobrir que haviam cinco nomes no mapa de apreensões de drogas cuja as drogas não foram apresentados para a inceneração. Eram: Manuel N Cuie (Guineense de Conacri), Herculano Ndero Dju (Guineense), Idrissa Seidi (Guineense), Utché João da Costa (Nigeriano) e Cristopher N du Adumikeoji (Nigeriano).
Todas essas apreensões foram no período em que o actual Narco PGR Bacari Biai exercia funções do Director da PJ e Actual Narco Director da PJ Juceline Pereira era o seu adjunto.
Quando os membros da comunidade Internacional confrontaram lhes com este facto do desaparecimento das drogas de cinco pessoas e a pertinência de efectuar inceneração numa altura em que não há um representante do Governo para testemunhar o acto como tem sido a pratica o Narco Director Adjuto Mario Iala ameaçou expulsa-los do local alegando que a lei não os autorizam assistir a inceneração.
Perguntaram lhe o ?porquê? de os convidarem e lembraram lhe que os testes para a droga o laboratório , as secretarias da PJ, viaturas são todos fornecidos pela comunidade internacional no âmbito de combate a trafico de droga por isso tem direito de testemunhar a transparência desta instituição no âmbito de trafico.
Admais, apresentaram mapa com nomes de 20 pessoas apreendidas com drogas, embora foram mais de 30 apreensoes, mesmo assim no acto da pesagem das drogas, havia desproporcionalidade entre os Kilogramas no mapa de apreensão e as drogas apresentadas para a pesagem.
Os convidados pediram lhes para que a incineração fosse adiada para uma data de forma a permitir lhes organizar melhor visto que a direcção da PJ teve dificuldades de explicar o paradeiro da droga de cinco pessoas acima e os desfalques de quase todas as drogas pesadas, o Narco PGR e a Direcção da PJ mostraram intransigentes argumentaram que aquilo representava um acto da soberania.
Para os que não souberam foi neste vergonhoso ambiente é que foi incinerado as Pseudodrogas. Lembrar que Bacari e Juceline iniciaram esta pratica de trafico de droga desde anos 2006/2007, quando o primeiro era o coordenador do observatório do Ministério Público na PJ e o outro era o seu adjunto causa que motivou a extinção deste observatório e desde então o Bacari não se descansou e fez de tudo e com ajuda do Braima Camara, conseguiu regressar a PJ com Director e levou Jucelino o seu dupla de trafico.
Anonimo
OPINIÃO: BOMBA!!! GOSSI KU HORA DI CANTA TCHIGA ELEMENTOS DE 15 CALA IAM
Nunde Manelinho? Nunde Abel da Silva Gomes? Nunde bandido de Baciro Dja? Nunde Bamba Banjai homi ku ta papia som na violência na banho de sangue? Nunde Tomás Barbosa ?
Bô tempassenssa ka bô cala im!!! Gossi ki hora de papia. Hora di canta tchiga bô cala. Ka bô fassi povo kila bô tempassenssa. Gossi propri ku nô misti obi bôs. Nta liga televisão gossi nka ta odja nim espetáculo de grupo de 15. Ka bô fassinu kila. Bô continua him. Para katem gossi.
Katus Sami
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! ONDE ESTÃO OS CARROS DOS JOGADORES?
José Mário Vaz não é nada mais nada menos do que um GRANDE MENTIROSO mas sem jeito. O nosso Presidente não sabe mentir. Mente com todos os dentes da boca mas não sabe fazê-lo.
Ildo Varela
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! ARISTIDES OCANTE DA SILVA I DOCE DJA NA MINISTRUNDADE
FOGO!!! Di Ocante de Silva I di massss dja. I vergonhosooooo. Tudo governo Aristides OCANTE da Silva tem ku mati. Este gajo não tem vergonha. Dissel dja I dimas. Ké Ocante ka ta burgunho nan. Aristides misti poder mal. Ocante ka pudi tarbadja na si área?
Ismael Silva
sábado, 28 de abril de 2018
NOTICIAS AO MINUTO:UE PREPARADA PARA COLABORAR COM A GUINÉ-BISSAU PARA LEGISLATIVAS DE NOVEMBRO
Num comunicado, divulgado à imprensa, da porta-voz da representante para a Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, pode ler-se que a nomeação de um Governo inclusivo e de um primeiro-ministro de consenso "são passos importantes para o restabelecimento do normal funcionamento das instituições".
"Encorajamos todas as partes a comprometerem-se com a nova oportunidade para a recuperação da normalidade democrática, do Estado de Direito e da estabilidade institucional", refere.
Para a União Europeia, é a "hora de consolidar o progresso político e institucional, ter um programa e orçamento para o Governo apresentado e debatido na Assembleia Nacional Popular e iniciar os preparativos para as eleições legislativas", previstas para 18 de novembro.
"Estamos prontos para colaborar com as autoridades da Guiné-Bissau para eleições legislativas transparentes e inclusivas em 18 de novembro de 2018", sublinha o comunicado.
A União Europeia destacou também os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ultrapassar o impasse político.
O novo Governo de inclusão da Guiné-Bissau tomou quinta-feira posse, depois de uma crise política, que durou cerca de três anos, e tem como principal objetivo organizar eleições legislativas.
Guinendade-Lusa
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! DOMINGOS SIMÕES PEREIRA O GRANDE VENCEDOR DESTES TRÊS ANOS DE GUERRA
Um líder nato, um visionário, um homem humilde, mas acima de tudo um bom pai de família. Domingos Simões Pereira foi obrigado a entrar numa guerra política num momento em que o país respirava esperança e confiança. Com as mentiras do presidente da república ele foi obrigado a conduzir uma guerra política com base na inteligência e nas estratégias. Ele é de facto o rosto desta vitória da verdade contra a mentira.
Ele soube criar uma equipa forte de pessoas altamente competentes dentro do seu partido. Pessoas que a cada minuto davam respostas eficazes aos ataques dos inimigos quer na comunicação social, quer em comícios, quer nas redes sociais.
Apesar do adversário ter tudo ao seu dispor, meios financeiros, meios logísticos e o controlo da máquina do estado, mesmo assim não dormia bem porque sabia que estava a lutar contra a FERA. O PAIGC não é um partido da tasca do Zé ou do Manel. O PAIGC está em partes onde não se sente mesmo o estado da Guiné-Bissau. Domingos conseguiu reorganizar o seu partido o que o tornou ainda mais forte. Correu com os indisciplinados e trouxe esperança ao povo guineense.
Neste momento ele é visto pelo mundo fora como o único CAPAZ de salvar a Guine-Bissau do ciclo da instabilidade e das malhas do narcotráfico. Ele por várias vezes avisou que iria ganhar a guerra e os adversário podiam escolher o campo que quisessem porque ele estava preparado para defender a democracia.
Hoje o povo guineense, os seus adversários políticos, e o mundo estão rendidos ao seu brilho. Nesta última conferência de chefes de estados da CEDEAO José Mário Vaz pegou-lhe nas mãos por quase três minutos não querendo largar como querendo dizer: TU ÉS UM LUTADOR NATO. DESCULPA-ME PORQUE TUDO AQUILO QUE ACONTECEU.
Neste momento o povo só quer eleições para poder demonstrar o seu amor pr este grande líder um dos maiores depois de Amílcar Lopes Cabral.
António Malam Turé
OPINIÃO: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! BRAIMA CAMARÁ O GRANDE DERROTADO DESTES TRÊS ANOS DE GUERRA
Sem estratégia, sem visão, sem inteligência, BRAIMA Camará é um dos rostos desta DERROTA senão o principal rosto. O homem conduziu uma guerra durante três anos que teve origem na sua derrota no VIII congresso do PAIGC em Cacheu em 2014. BRAIMA não conseguiu demonstrar nada ao mundo a não ser um homem com o EGO FERIDO e que tentou arrastar a população que entrasse numa loca de destruição do seu próprio partido por ele não estar a liderar.
BRAIMA Camará perdeu esta guerra mas perdeu mesmo feio. E o exemplo de que perdeu esta guerra é de que tem uma sanção as costas o que para um político constitui uma vergonha das grandes. Em qualquer país civilizado seria o fim político de BRAIMA Camará mas estamos na Guiné-Bissau um país onde tudo é possível.
Para além da sanção, BRAIMA está fora das fileiras do PAIGC o seu maior sonho. Estes anos todos de guerra conseguiram criar nos militantes do PAIGC um sentimento de repulsa perante os atos do BRAIMA. BRAIMA fez mal os cálculos e obviamente tudo lhe saiu mal. O homem conseguiu por alguns bons meses afastar o PAIGC do poder mas não conseguiu fazer nenhuma obra. Os seus seguidores entraram nos postos que eram ocupados por dirigentes do PAIGC e não fizeram mais nada do que começar a roubar .
Por último, BRAIMA não conseguiu influenciar este último governo e tudo voltou à estaca zero ou seja ao ponto de partida. Este governo está lhe fora de mãos e não poderá fazer nada perante isso. Espero que está DERROTA da mentira será uma lição para todos neste país.
António Malam Turé
WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! VEM AÍ CHUMBO GROSSO PARA A ARN
O grande trabalho realizado pelo Tribunal de Contas pôs a nu o nível de corrupção existente na Autoridade Reguladora Nacional. A ARN aparece com a cara de corrupção no mandato de José Mário Vaz. E apesar das investidas do atual Presidente da ARN para se manter no seu posto com a compra do lugar do seu irmão mais velho, no valor de 300 milhões de francos cfa, haverá transformações enormes nesta instituição de utilidade pública.
Esta instituição nesta fase poderá estar sob a dependência do Primeiro-Ministro, ou poderá se determinar que todas receitas que as operadoras enviam poderá ir para o Ministério das Finanças porque o relatório do tribunal de contas demonstrou claramente que este conselho de administração não administra nada. Só em viagens em seis meses gastaram o dinheiro que dava para iniciar as obras de um hospital novinho em folha.
É necessário a partir de segunda feira que o Primeiro-Ministro comece a tomar decisões sobre as empresas públicas antes que os salteadores dilapidem todo o dinheiro ainda existente. Depois da máquina do estado voltar a normalidade após estes dois anos de violação há que assacar responsabilidades criminais. Neste momento consta que o Presidente da ARN, mesmo depois do relatório avassalador do tribunal de constas que demonstra claramente a gestão danosa, peculato, o PGR Bacari Biai continua a fechar os olhos aos crimes enunciados. Os desvios do erário público feitos pelo Presidente da ARN que sustentou o grupo dos 15 não poderá ficar em vão. Tem que servir de lição para todos aqueles que utilizam o erário público para fins pessoais.
OPINIÃO: JOMAV ATRASOU O PAÍS DURANTE TRÊS ANOS PARA TERMOS A MESMA CONFIGURAÇÃO DE GOVERNO QUE TÍNHAMOS ANTES DA CRISE COMEÇAR
Foram três anos de muita mentira de CORRUPÇÃO por parte do Presidente da República como pretexto para derrubar o primeiro governo desta legislatura. E assim continuou o ZÉ BATATA a mentir a esta população carinhosa e bondosa. JOMAV é um aldrabão de calibre 12.
Depois de tanta mentira voltamos a situação inicial. A pergunta então é esta: Porque é que JOMAV fez esta guerra toda? A resposta:
1- INVEJA
2- INTRIGA
3- CALÚNIA
MAS ACIMA DE TUDO:
4- MUITA MALDADE NO CORAÇÃO DE JOSÉ MÁRIO VAZ
JOMAV ka pudi odja ninguim na tchomado si dianti. Corsson na cansa é homi li. JOMAV mau. I pui terra pirdi biliões de USD som pabia I ka misti pa si cumpanher odjado. Ma JOMAV ka pudi pensa kuma Kussas na caba sim. Consequência tem ku tem.
Anastácio
sexta-feira, 27 de abril de 2018
OPINIÃO ARMANDO QUADÉ:EM RESPOSTA À "NOTICIAS AO MINUTO: TRIBUNAL DE CONTAS DECIDE APLICAR SANÇÕES AOS INFRATORES DA GESTÃO DE FUNDOS PÚBLICOS"
GESTORES N'FARUS!!!
TEMOS QUE SER MAIS EXIGENTES PÁ. ASSIM, PROPONHO O SEGUINTE.
É OBRIGATÓRIO QUE TODOS OS GESTORES DE FUNDOS PÚBLICOS TEREM QUE FORMALIZAR AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DA SEGUINTE FORMA:
1. UM PLANO GLOBAL DA REFERIDA INSTITUIÇÃO
2. UM ORÇAMENTO OPERACIONAL
3.UM ORÇAMENTO DOS PATRIMÔNIOS DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO INCLUINDO AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DOS TERRENOS, EDIFÍCIOS E EQUIPAMENTOS
4. RELATÓRIOS FINANCEIROS ANUAL E SEMI-ANUAL
5. RELATÓRIOS SOBRE AUDITORIAS INTERNAS, ENGLOBANDO SISTEMAS DE CONTROLO INTERNO E AVALIAÇÃO DE RISCOS (FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS)
6. MAIS OUTROS REQUERIMENTOS DEPENDENDO DA NATUREZA DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO
ANUALMENTE E/OU SEMESTRALMENTE, VAMOS SOLICITAR UMA AUDITORIA EXTERNA POR PARTE DO TRIBUNAL DE CONTAS OU POR PARTE DE UMA FIRMA DE AUDITORIA INDEPENDENTE.
POR: ARMANDO QUADÉ
OPINIÃO: OLIVAIS, A FIGURA OMNIPRESENTE DA PEÇA " A CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU"
OLIVAIS, a figura omnipresente da peça " a crise política na Guiné-Bissau"
O nome <<Augusto Olivais>>, muito associado ao Acordo de Conacri, certamente será lembrado para sempre como o de alguém que não concorreu a eleições legislativas algumas, mas esteve sempre muito perto de ser nomeado como primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
Desde 16 de Outubro de 2016, com a assinatura do Acordo de Conacri, na cidade que lhe deu nome, que Augusto Olivais figura na lista dos três candidatos ao cargo: Augusto Olivais, Mamadu Fadia e Umaro Sissoco. Dos três, Olivais é o único que não entrou para o governo. Recorde-se que Umaro Sissoco foi nomeado primeiro-ministro e Fadia como Ministro das Finanças.
Apesar de várias negociações e apelos, o nome de Augusto Olivais nunca deixou de ser ponto de discórdia nas interpretações que cada parte fez sobre o consenso à volta da figura escolhida como de consenso para o Chefe de Estado nomear como primeiro-ministro. Foram meses de debates acesos, mediações, cimeiras e comunicados que não deram em nada. Cada vez, dizia-se, será a vez de Olivais assumir o cargo. Nada. Havia um coro generalizado da comunidade internacional para que Olivais fosse nomeado primeiro-ministro. Aliás, o assunto até foi debatido na reunião do Conselho de Segurança da ONU. E, pasme-se, nada.
Um homem calmo e sereno, viu o seu nome correr o mundo como aquele que devia ser nomeado primeiro-ministro. Ao longo de toda esta disputa, Olivais nunca aceitou dar uma única entrevista oficial, não aparece nas negociações, não disse absolutamente nada e continua a ser dirigente discreto do PAIGC. Muitos apontam no como amigo do Presidente Jomav. Talvez por ser psicólogo soube aguentar tanto stress sem perder o discernimento.
O PRS foi sempre muito claro que nunca iria aceitar a nomeação de Olivais. Os renovadores alegam que no passado tiveram problemas sérios com Augusto Olivais.
Logo que surgiram outros nomes, rapidamente foi alcançado consenso em Lomé e Aristides Gomes tomou posse como primeiro-ministro. O nome de Augusto Olivais não constava sequer do novo elenco governamental, apesar de propalado ao longo dos dois últimos anos como forte candidato ao cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
O Presidente da Guiné-Bissau nomeou Aristides Gomes, primeiro-ministro depois de uma cimeira extraordinária de chefes de Estados e de Governo da CEDEAO no Togo, para analisar a crise guineense, que dura há cerca de três anos.
Desde as eleições legislativas de 2014, a Guiné-Bissau já vai no sétimo primeiro-ministro, que terá como principal objetivo organizar as legislativas.
Fonte:BraimaDarame
NOTICIAS AO MINUTO:TRIBUNAL DE CONTAS DECIDE APLICAR SANÇÕES AOS INFRATORES DA GESTÃO DE FUNDOS PÚBLICOS
O secretário-geral do Tribunal de Contas, anunciou que aquela instituição vai passar a aplicar sanções aos infractores da gestão de fundos públicos.
Dionisio Cabi Presidente do Tribunal de Contas |
Domingos Malú que não especificou a que tipo de sanções se refere, falava hoje num encontro de trabalho com os gestores das instituições públicas em que se analisou a situação de prestação de contas, disse que as referidas sanções poderão passar pelo bloqueio de contas bancárias do pessoal e suspensão de salários dos que não prestaram as contas da sua instituição.
Malu afirmou na ocasião que as deliberações do Tribunal de Contas não podem ser revogadas por nenhuma outra instituição judicial do país de acordo com a Lei em vigor.
"Estas sanções não vão cair sobre os ministros ou secretários de Estado, mas vão ser aplicados aos gestores que lidam com os fundos directamente e assinam documentos, " disse o Secretário-geral do Tribunal de Contas.
Malu sustentou que muitas vezes os gestores tentam direccionar culpas aos ministros e secretários de Estado quando na realidade estes não são culpados.
Exorta os gestores, de que, se não entenderem como formalizar as prestações de contas, podem solicitar ajuda junto do Tribunal de Contas para os auxiliar na organização dos documentos.
Por sua vez, Olin Fernandes Sá, Director de Serviço de Verificação Interna de Contas lamentou a situação de falta de prestação de contas nos três últimos anos por diversas entidades notificadas pelo Tribunal de Contas.
De acordo com Olin Sá, no universo de 42 entidades contactadas em 2015, só 12 entregaram as suas contas.
Disse que em 2016 a situação piorou, pois que das 42 entidades solicitadas só oito entregaram.
Informa que o prazo para a entrega das contas do ano 2017, termina em Junho próximo e que nenhuma entidade entregou as suas contas ao Tribunal até presentemente.
De acordo com o Tesoureiro da Direcção-geral das Florestas e Fauna, João Malaca, o acto de prestação de contas é normal deve ser feita por qualquer gestor.
Malaca afirmou que a sua instituição sempre apresentou contas na data solicitada.
Exortou os colegas gestores públicos para prestarem as contas para o bem do país, porque com esse procedimento só sai a ganhar a Guiné-Bissau.
Fernando Lacerda, Director-geral dos Correios da Guiné-Bissau, em declarações aos jornalistas disse que a sua instituição, de 2017 à data presente, tem as suas contas bem organizadas e pronto para entregar ao Tribunal de Contas
Guinendade-ANG
quinta-feira, 26 de abril de 2018
OPINIÃO: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! BLOGUISTA DO REGIME RECONHECE A DERROTA DE JOMAV PERANTE DSP
A equipa do DSP conseguiu derrotar José Mário Vaz+ Grupo dos 15 bandidos+ PRS+ 18 partidos sem sede nacional ou seja sem expressão. A inteligência é a coisa mais importante na vida. JOMAV só teve TAPA TANKES com ele. Os bardamecos não tem nenhuma inteligência e não tem nenhuma estratégia. São todos cambadas de analfabetos começando no próprio JOMAV que não tem curso nenhum.
Narciso
NOTICIAS AO MINUTO:PJ DA GUINÉ-BISSAU QUEIMA MAIS DE 12 QUILOGRAMAS DE COCAÍNA
A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau queimou hoje 12,5 quilogramas de cocaína apreendida em 2017 e durante o primeiro trimestre de 2018.
A droga incinerada foi essencialmente apreendida a pessoas provenientes do Brasil e Portugal, afirmou aos jornalistas o diretor da PJ guineense, Joselino Pereira.
"O que estamos a constatar é que há uma mudança de rota. Se compararmos com as estatísticas e com outros países o controlo está a ter eficácia", disse.
Para o diretor-geral da PJ, a quantidade incinerada parece muito, mas "na realidade não é".
"Antigamente havia um número mais elevado", disse.
Joselino Pereira disse também ter consciência que as apreensões que a PJ faz no aeroporto podem ser "operações do charme dos traficantes para distrair a atenção da polícia", mas garantiu que as fronteiras terrestres estão a ser vigiadas com o apoio de outras forças.
O diretor da PJ afirmou também que o combate à droga na Guiné-Bissau "melhorou bastante", mas que são necessários mais meios para combate ao tráfico no arquipélago dos Bijagós.
Guinendade/DN
OPINIÃO ARMANDO QUADÉ: BOMBA!!! O AMOR INCESTUOSO!!!
SALIATU SALI COSTA DISSE, "PAIGC NUNCA FOI OUTRA COISA E NÃO O SERÁ!" E A RAZÃO PELA QUAL, COMO TODOS SABEMOS, CHAMA-SE JOÃO BERNARDO "NINO" VIEIRA E MANUEL SATURNINO DA COSTA, O PAI E AO MESMO TEMPO AMANTE DE SALIATU SALI COSTA. AMOR INCESTUOSO/TUDO NA FAMÍLIA!!!
"Manuel Saturnino da Costa (nascido em 1942) é um político da Guiné-Bissau que serviu como Primeiro Ministro da Guiné-Bissau de 26 de Outubro de 1994 a 6 de Junho de 1997.
A partir de 1977 - no Ministério das Relações Exteriores, foi embaixador em Cuba e na URSS.
Durante a presidência de João Bernardo Vieira, que chegou ao poder por golpe de estado em 1980, Manel tornou-se Secretário Geral do PAIGC.
Após a vitória do PAIGC nas eleições parlamentares de 1994, o Presidente Nino Vieira nomeou Saturnino da Costa, Secretário-Geral do PAIGC, como Primeiro Ministro em 25 de Outubro de 1994. Saturnino da Costa formou um governo em 18 de Novembro quase inteiramente composto por membros do PAIGC, embora tenha sido atribuído um posto ao Movimento Bafata.
Após a destituição do Presidente Nino Vieira em Maio de 1999, Saturnino da Costa foi nomeado Presidente em exercício do PAIGC em 12 de Maio de 1999. Francisco Benante foi eleito para o substituir como Presidente do PAIGC em Setembro de 1999.
Depois que Kumba Ialá tomou posse como presidente, Saturnino da Costa foi preso, juntamente com outro ex-primeiro ministro, Carlos Correia (que tanto o precedeu e sucedeu como primeiro-ministro), e quatro outros ex-ministros, em fevereiro de 2000. Foi alegado que dois títulos do governo foram emitidos sem aprovação parlamentar três anos antes; Segundo Saturnino da Costa e Correia, que foram libertados sob fiança, os títulos destinavam-se a fornecer fundos para o desenvolvimento nacional. Ele foi absolvido do peculato em junho de 2003.
Nas eleições legislativas de Novembro de 2008, o PAIGC conquistou a maioria de 67 dos 100 assentos na Assembleia Nacional Popular e Saturnino da Costa foi eleito candidato ao PAIGC no primeiro círculo eleitoral, Catio e Como. Após a eleição, foi nomeado Ministro da Presidência do Conselho de Ministros em 7 de janeiro de 2009.
Saturnino da Costa procurou a nomeação como candidato do PAIGC para as eleições presidenciais de Junho de 2009, mas na votação de 25 de Abril de 2009, o Comité Central do PAIGC escolheu Malam Bacai Sanhá como candidato do partido. Ele foi substituído em seu cargo como Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e demitido do governo em 28 de outubro de 2009."
POR: ARMANDO QUADÉ
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! AFINAL DE UNANIMIDADE MATA A DEMOCRACIA VOLTAMOS OUTRA VEZ NA UNANIMIDADE QUE EXISTIA NO PRIMEIRO GOVERNO. ENTÃO PARA QUE É QUE JOMAV FEZ ESTA GUERRA TODA
José Mário Vaz foi o maior derrotado destes três anos de luta política. Quem diz JOMAV também fala no PRS e no grupo mais conhecido da bandidagem politica no país. VOLTAMOS A ESTAVA ZERO OU SEJA A SITUAÇÃO DE INÍCIO ONDE O PAIGC ESTAVA NO MESMO GOVERNO COM O PRS.
Foram três anos de mentira do Presidente José Mário Vaz e dos seus aliados. JOMAV fez uma guerra inglória porque não ganhou absolutamente nada. Fez guerra ao Paigc e este tornou-se mais forte.
A formação política que temos hoje é idêntica à formação política que tínhamos quando JOMAV decidiu RONCAR MARKRADESSA. JOMAV perdeu este jogo em absoluto.
Ludia Sa
OPINIÃO: BOMBA!!! A CRISE AINDA NÃO ACABOU E SÓ ACABARÁ QUANDO JOMAV SAIR DA CENA POLÍTICA
O apelo que é feito aos apoiantes de Simões Pereira é para não baixarem a guarda porque está guerra ainda não acabou. Esta guerra só acabará quando a mentalidade tipo a de JOMAV for banida da nossa sociedade.
A maldade, intriga, calúnia, difamação que representa o JOMAV e que ele transporta no coração tem que ser combatida. Por favor o jogo ainda não acabou. JOMAV tem que ser combatido até aos seus últimos dias porque ele é bandido.
Rivaldo Mané
NOTICIAS AO MINUTO:PM DA GUINÉ-BISSAU CRITICA CLIENTELISMO POLÍTICO E PROMETE MAIOR REGULAÇÃO DO ESTADO
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, criticou hoje o clientelismo político existente no país e prometeu uma maior regulação do Estado, salientando que a crise política deixou todos mais pobres.
"Apesar de as armas não terem substituído o diálogo entre homens e mulheres, desta vez, por ocasião de mais uma crise política as consequências negativas não deixaram de se fazer sentir. Estamos mais pobres e as formas de estruturação das instituições estatais obedecem, cada vez menos, à racionalidade própria de um Estado", afirmou Aristides Gomes, durante o discurso proferido na cerimónia de tomada de posse do novo Governo.
Para o chefe do executivo guineense, o processo de estruturação das instituições está a adquirir "dimensões sombrias".
"A prática política torna-se cada vez mais uma luta do quotidiano para o acesso de indivíduos a postos que dão acesso imediato a bens materiais para fins de satisfação pessoal ou de grupos", salientou.
O primeiro-ministro garantiu que vai cumprir de forma escrupulosa o Acordo de Conacri e realizar as eleições legislativas a 18 de novembro.
"Vamos elaborar um programa de estabilização e consolidação das conquistas nas diferentes áreas da vida do nosso país, particularmente nos domínios da Educação, Saúde, incitação à economia através da produção e fornecimento de energia e água para que o país possa fazer face ao período eleitoral que se avizinha", disse.
O chefe do executivo quer também reforçar a regulação do Estado, incluindo clarificar os pontos mais polémicos da Constituição, da lei dos partidos políticos e da lei eleitoral e manter uma gestão disciplinada das finanças públicas com o apoio do Fundo Monetário Internacional.
Aristides Gomes garantiu também que vai continuar a colaborar com o Banco Mundial e o Tribunal de Contas no atual processo de auditorias às empresas públicas.
O novo Governo da Guiné-Bissau foi nomeado na quarta-feira ao final do dia depois de intensas negociações com a presença de uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Guinendade/Lusa
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! JOMAV PERDEU A MAIOR PARTE DOS APOIANTES NO FACEBOOK
R Kelly, Seco Bari, Joelson Joelson prometem desvendar a verdadeira face de Abel Djassi. Eram todos defensores do DITADORZECO de calequisse mas agora foram iluminados por Deus e decidiram colocar a Guiné-Bissau em primeiro lugar. Parabéns combatentes de ESTAMOS A TRABALHAR. Bem-vindos à realidade ao fim do sonho profundo que estavam mergulhados.
JOMAV é a pior peste que a Guiné-Bissau alguma vez conheceu. JOMAV não respeita nada e nem os aliados. JOMAV usa as pessoas e deita fora quando não precisa como fez ontem com o grupo da bandidagem.
A guerra contra José Mário Vaz é de que ele não tem amor a este país. JOMAV passou a vida a mentir a este povo mais ele é o MAIOR LADRAO DE SEMPRE. JOMAV é bandido e isso tem que ser dito com todas as letras.
Umaro Sani
OPINIÃO: 7 MESES PARA ORGANIZAR ELEIÇÕES
O tempo começa a contar a partir da tomada de posse. Este governo não tem muito tempo para preparar as eleições e por isso não há tempo para brincadeiras. O PM tem todo o apoio deste povo.
Inocêncio
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! HÁ DIAS SAIU A NOTÍCIA QUE ABDU DJAQUITE PAGOU 300 MILHÕES PARA SE MANTER NO LUGAR. AFINAL O DINHEIRO FOI PAGO PARA O SEU IRMÃO MAIS VELHO SER MINISTRO DOS TRANSPORTES
Está tudo explicado!!! Afinal feijão tem toucinho. O irmão mais velho de ABDU JAQUITÉ, MAMADU SERIFO JAQUITÉ é o novo Ministro dos Transportes ou seja precisamente a área onde está o maior bandido de sempre na administração pública.
Afinal os 300 milhões de francos cfa que Abdu JAQUITÉ deu ao protocolo principal do Presidente da República era a compra do lugar de Ministro dos Transportes para o seu irmão mais velho. Ou seja Abdu tirou do dinheiro do povo para pagar o lugar do seu mano mais velho e assim continuar com a bandidagem na ARN.
São estas malandrices que doí-me na política. Este tipo de bandidagem não pode ser aceite em nenhuma parte. Fontes próximas dizem que parte do dinheiro foi para o PRS mas não me parece verdade.
Foram 300 MILHÕES DE FRANCOS QUE ABDU TIROU PARA PAGAR O LUGAR DO SEU IRMÃO MAIS VELHO MAMADU SERIFO JAQUITÉ.
Assim vai a nossa Guiné
Ivo Baldé
OPINIÃO: BOMBA!!! HOJE COMPLETOU 100 DIAS SEM GOVERNO APESAR DA TOMADA DE POSSO DO NOVO GOVERNO
José Mário Vaz vai ficar na história por ter sido o primeiro presidente que completou 100 DIAS sem governo. Estamos perante o PIOR PRESIDENTE DE SEMPRE.
Augusto