Pages

Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 31 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:AEROPORTO INTERNACIONAL “OSVALDO VIERA” DE BISSAU CORRE RISCO DE SER ENCERRADO


Em causa, as imediações da pista da única infraestruturas aeroportuária do país, concretamente na Ponta Rocha, estão a ser construídas casas.

Os prédios edificados no local complicam a transmissão do sinal aos aviões que sobrevoam e aterram no aeroporto. 
O facto consta do relatório da ASECNA, divulgado no ano passado, e que foi dado a conhecer ao Conselho de Administração da Agencia da Aviação Civil da Guiné-Bissau.
Ora, Agencia da Aviação Civil vem denunciar uma afronta as medidas do Governo pelos donos das obras que, até hoje continuaram com os trabalhos, apesar de ordem de suspensão imediata das obras. 
A equipa da direcção geral da Habitação e Urbanismo, não está a conseguir fazer a avaliação técnica para as possíveis indemnizações, por continuidade das obras.
Perante a situação, a Agência da Aviação Civil, a aconselha aos proprietários das obras a suspenderem os trabalhos para facilitar o processo.









OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! JOMAV NÃO QUER QUE AS SANÇÕES SEJAM LEVANTADAS AOS MILITARES E É POR ISSO QUE OS ACUSOU DE VENDEREM DROGA.

Resultado de imagem para jose mario vaz
Há menos de uma semana da chegada de uma equipa das Nações Unidas ao país para  analisarem a possibilidade de levantamento de sanções, eis que o Presidente da República vem deitar tudo por água abaixo acusando os militares de tráfico de Droga. Isto não só é grave mas como é de uma maldade e leviandade nunca antes vista.

Porque será que José Mário Vaz não quer que as sanções sejam levantadas aos militares ? Será que não devemos respeitar o bom nome das nossas forças armadas ? Esta situação merecia um tratamento diferente porque José Mário Vaz já contaminou a opinião pública nacional e internacional dizendo que os militares voltaram ao mundo do narcotráfico. ISTO É MUITO MAU.



Zacarias

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! BOTCHE CANDÉ PODERÁ REGRESSAR AO PRS

Resultado de imagem para botche cande guinendade

Botche Cande está em fortes negociações com o PRS para o seu regresso. Botche poderá vir a engrossar as fileiras do PRS para colocar o PAIGC na oposição.




Zum Filipe Sanhá

OPINIÃO: BOMBA!!! A EXONERAÇÃO DE ABDU DJAQUITÉ NA ARN SERIA UM SINALDE FORTE DA LUTA DO NOVO GOVERNO CONTRA A CORRUPÇÃO

Resultado de imagem para abdu jaquite guinendade
 EXONERAR Abdu Djaquité. Não basta apenas exonerá-lo mas há necessidade também de o levar a barra dos tribunais.

 O vosso blog Guineendade chamou várias vezes atenção sobre os desvios de Abdu Djaquite mas poucos levaram em conta. Hoje está claro de que está gente ARREBENTOU com esta instituição. Se depender apenas de Bacari Biai, Abdu nunca será preso.


Ponlio Mendes

OPINIAO: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! HOJE FOI O ENTERRO DO GRUPO NAIS FAMOSO DA BANDIDAGEM. ESTE GRUPO TERMINOU POR FALTA DE HUMILDADE E ESTRATÉGIA

Resultado de imagem para enterro animacao
O GRUPO de pessoas que SEQUESTROU este estado vai chegou hoje ao fim.

Acabouuuuuu. O grupo criado por JOMAV foi enterrado está manhã. Agora é oficial que o grupo dos 15 acabou. Mas pode querer sr leitor acabouuuuuu de vez.

Venâncio 


quarta-feira, 30 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:GOVERNO PROÍBE PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS EM DINHEIRO FRESCO NAS OPERAÇÕES QUE ENVOLVEM ENTIDADES PÚBLICAS


  O governo da Guiné-Bissau ordenou a proibição dos pagamentos e recebimentos em numerário (dinheiro) nas operações que envolvem as entidades públicas.


A informação consta num despacho produzido terça-feira pelo Primeiro-ministro enviado hoje à ANG.

De acordo com o mesmo despacho, as operações de pagamentos e recebimentos devem ser efectuadas através dos bancos do país.

“Esta nova medida do governo abre exceções aos serviços hospitalares bem como serviços públicos localizados nas regiões ou sectores, que não têm condições de bancarizar as receitas provenientes de pagamentos”, referiu o despacho.

No mesmo documento, o governo pondera igualmente aplicar um regime especial de fiscalização e de cobranças para as entidades públicas que não observarem as disposições emanadas no despacho.

“A proibição de pagamentos e recebimentos em numerário faz parte de um conjunto de medidas que o executivo  implementa visando o resgate da reputação e imagem das instituições públicas perante os contribuintes e parceiros de desenvolvimento”, refere o documento.

No despacho, o governo informa que as referidas restrições são sustentadas pelos últimos relatórios de auditoria do Tribunal de Contas que apontam evidências de graves irregularidades na gestão de fundos públicos por entidades públicas auditadas.





Guinendade/lusa

NOTICIAS AO MINUTO:REPRESENTANTE DO FMI NA GUINÉ-BISSAU DENUNCIA MÁ GESTÃO E CORRUPÇÃO EM DUAS EMPRESAS ESTATAIS

Representante do FMI na Guiné-Bissau denuncia má gestão e corrupção em duas empresas estatais

Óscar Mealhado, representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau, denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em empresas de eletricidade e águas (EAGB) e na autoridade reguladora nacional das telecomunicações (ARN) e pediu a tomada de medidas.

Representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau, Óscar Melhado, denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em duas empresas estatais guineenses e pediu ao novo primeiro-ministro a tomada de medidas. Óscar Melhado está a ser citado hoje pelas rádios de Bissau, através das declarações que proferiu na terça-feira, perante alunos de uma universidade, durante a divulgação de políticas macroeconómicas de países subsarianas.
Falando da situação da Guiné-Bissau, o representante do FMI considerou que existem sinais de má gestão nas empresas de eletricidade e águas (EAGB) e na autoridade reguladora nacional das telecomunicações (ARN). "O problema da EAGB prende-se com a gestão e governabilidade da empresa, com muita corrupção e não sou eu que o digo, é o resultado de uma auditoria que determinou muitas irregularidades naquela empresa", declarou Óscar Melhado.
Disse, no entanto, que como o próprio primeiro-ministro Aristides Gomes defende, a solução para EAGB, que não consegue dar energia e água canalizada a população de Bissau de forma regular, é proceder a reformas profundas na empresa. Um relatório do Tribunal de Contas divulgado em março apontava para "graves irregularidades na gestão" de várias empresas e instituições públicas guineenses, entre as quais a ARN e a Empresa de Eletricidade e águas da Guiné-Bissau (EAGB).
Óscar Melhado afirmou estar na posse de informações que indicam que mais de cinco mil milhões de francos CFA não dão entrada na tesouraria da autoridade reguladora das telecomunicações. "Por cada antena de receção de internet pagamos à ARN três milhões, mas esse dinheiro não entra na tesouraria. São aproximadamente cinco mil milhões de francos CFA (cerca de sete milhões de euros", observou Melhado.
O representante do FMI na Guiné-Bissau disse ter sugerido ao novo primeiro-ministro que controle esse dinheiro que, sublinhou, podia ser aplicado para construção de escolas. Fonte da ARN disse à Lusa que não comenta as declarações de Óscar Melhado por desconhecer o contexto em que foram produzidas e nem em que bases, mas garante que "nem em dois anos de atividades consegue" arrecadar os valores "supostamente avançados" pelo representante do FMI.
A Lusa tentou contactar a direção da EAGB, mas não teve sucesso.






Guinendade/lusa

OPINIÃO: BOMBA!!! APESAR DO RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS QUE DENUNCIOU A CORRUPÇÃO DE ABDU DJAQUITÉ NA ARN, BBB CONTINUA A FINGIR NÃO SABER DE NADA


Resultado de imagem para corrupcao na justica
BBB, Bacari Bandido Biai até agora não mandou chamar o maior bandido de sempre da Administração Pública de nome Abdu Djaquité, o novo bilionário da Guiné-Bissau. Abdu não será detido agora devido ao facto de ter estar a construir uma casa ao BBB.

Segundo Oscar Melhado do FMI mais de 5 biliões de francos cfa foram desviados na ARN. Esta situação é útil grave mas infelizmente JOMAV está calado e Bacari Bandido Biai continua a fingir não ver nada, não ouvir nada e não saber de nada. Bandido este gajo pa. Fogo 




François Fati

OPINIÃO: BOMBA!!! UMA PESSOA QUE NUNCA FOI OUVIDA COMO É QUE PODE SER ARGUIDO OU SUSPEITO

Resultado de imagem para aldrabao
Tudo montagens ku na bim de Presidência da República na desmontado ainda és ano. José Mário Vaz pensa que pode impor a sua vontade na justiça. Ninguém pode ser constituído arguido ou suspeito send er ouvido. 





Laura S

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! A GUERRA CONTRA A MALDADE DE JOMAV E DOS SEUS SEGUIDORES AINDA NÃO ACABOU

Resultado de imagem para jose mario vaz
Apela-se a todos aqueles que acreditem neste país que não deixem de lutar para que possa um dia ser melhor. Nesse sentido há que lutar todos os dias contra as práticas de José Mário Vaz e os bandidos que o perseguem. Não deixem de escrever no facebook, não deixem de denunciar a bandidagem deste grupo. Estamos para lá dos 90 minutos mas o jogo ainda não acabou. Há que continuar a lutar contra estes bandidos.

Issa


OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! PRS NAO PRETENDE QUE AS ELEIÇÕES TENHAM LUGAR NO DIA 18 DE NOVEMBRO E AGORA VEM COM DESCULPAS QUE SE OS CARTÕES VIEREM DE FORA É FRAUDE. E OS BOLETINS VÊM DE ONDE? E A TINTA VEM DE ONDE? A CANETA VEM DE ONDE?

Resultado de imagem para prs paigc

O PRS está com problemas internos e NÃO QUER IR ÀS ELEIÇÕES no dia 18 de Novembro e por conseguinte está arranjar desculpas que se o cartão vier de fora haverá fraude.

O PRS que diga o que é que não vem de fora:

1- Nas eleições a única coisa que não vem de fora são os eleitores porque tudo o resto vem de fora.

 
PRS TEM PROBLEMAS INTERNOS QUE NÃO PERMITEM IR ÀS ELEIÇÕES 

NUNO NABIAM CONQUISTOU A BASE DO PRS E POR ISSO O PRS TEM MEDO DE IR ÀS ELEIÇÕES 

O PRS ESTÁ COM RECEIO DA MÃO PESADA DESTE POVO POR TER PARTICIPADO COM JOMAV NO ATRASO DO PAÍS 

António Demba Djalo

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! BACARI BIAI UM BANDIDO NA LIDERANÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ANDA A RECOLHER APOIOS PARA CONTINUAR COM AS PERSEGUIÇÕES


Resultado de imagem para bacari biai
Bacari Biai um bandido no Ministério Público continua a perseguir pessoas só para cumprir com a sua AGENDA. Se Deus quiser essa agenda de detenção vai ser um fracasso PORQUE ninguém irá acatar essas mentiras. Bacari não está acima da lei e por isso a lei tem que ser respeitada. Bacari vendeu muita droga enquanto Diretor da PJ e as pessoas não podem ficar caladas com isso. Há que denunciar as práticas de Bacari Bandido Biai( BBB).



Ussumane

OPINIÃO: BOMBA!!! ESTAMOS A MENOS DE 24 HORAS DO FUNERAL OFICIAL DO GRUPO DOS 15 BANDIDOS NO CEMITÉRIO DE N’HALA PELAS 10:00

 Resultado de imagem para grupo dos 15 guinendade
O grupo mais famoso da bandidagem politica, vai a enterrar amanhã às 10:00 da manhã no cemitério de N’hala. Solicita-se a todos os apoiantes da bandidagem politica acompanharem as cerimónias fúnebres que terá honras de Tabanca e não de Estado.

Zezinho

terça-feira, 29 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: "MEDIDAS DE CONTROLO DE FUNDOS PÚBLICOS SÓ VAI ATENUAR A CORRUPÇÃO NO PAIS", DIZ PRESIDENTE DE INSPECÇÃO SUPERIOR DE LUTA CONTRA

 O Presidente da Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção na Guiné-Bissau (ISLCC), disse hoje que a medida de controlos de fundos do Estado adotado pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes, só vai atenuar a corrupção nas instituições estatais.

Francisco Benante, em entrevista exclusiva à ANG, considera que a corrupção no aparelho de Estado não pode ser combatida somente desta forma, salientando que é necessário ter um efeito geral e benéfico para o país.

A forma mais correcta de combater a corrupção, de acordo com Benante, é de unir esforços de todos os órgãos de soberania no sentido de fazer uma frente consistente com uma colaboração séria para eliminar este flagelo que tornou moda na Guiné-Bissau.

Segundo Benante, a medida implementada pelo Primeiro-ministro só vai diminuir por um determinado período de tempo, ou seja quando ele deixar de exercer o cargo, essa situação voltará de novo na mesma como antes se não for seguido pelo novo executivo que sairá das eleições.

O Inspector Superior de Luta contra a Corrupção disse que para combater esse mal na nossa nação é preciso limpar tudo na mente das pessoas com medidas básicas e sustentáveis, baseadas na educação e sensibilização da saciedade guineense.
"Como podemos fazer frente a corrupção sem meios necessários para o combate" questionou.

O Estado deve dotar a Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção de meios precisos para combater esse mal no país inteiro.

Declarou que actualmente a Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção conta com 15 funcionários, sem orçamento próprio e vive de parte do orçamento do Conselho Administrativo da Assembleia Nacional Popular.

Para um serviço completo, prosseguiu, a instituição precisa de 300 funcionários para cobrir todos os sectores do país, para controlar todas as receitas e despesas do Estado.

"O Estado guineense criou ISLCC pela farsa de tentar enganar a comunidade internacional, que na verdade está a enganar a si mesmo" diz Francisco Benante. 

O novo governo tem estado a implementar novas medidas de controlo das receitas e das despesas em empresas e institutos autónomos tutelados pelo estado , nomeadamente por via de cotitularização das suas contas bancárias com o Tesouro Público. 


Contrariamente a moda antiga, agora todas as movimentações financeiras desses institutos e empresas estatais são submetidas a aprovação de uma comissão de controlo criada para o efeito. 





Guinendade/ANG

OPINIÃO: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR !!! JOMAV ACUSA OS MILITARES COMO ACUSOU O GOVERNO DE SIMÕES PEREIRA OU SEJA SEM FUNDAMENTO

Resultado de imagem para a forca
O último pilar do poder de José Mário Vaz já está a corroer. Mais uma vez ao seu estilo JOMAV acusou injustamente e infundadamente os militares como acusou muita gente neste país. Agora as pessoas vêem que este Presidente não bate bem. Ele está envolvido nas coisas e acusa os outros. JOMAV está envolvido no Tráfico de Droga e agora acusa os militares. JOMAV é um FRACASSO em pessoa. Fogooooo. Isto é demais


Alanso

NOTICIAS AO MINUTO: PAIGC CONSIDERA DE “INCOMPREENSÍVEL” DISCÓRDIA DO PRS SOBRE IMPRESSÃO DO CARTÃO ELEITORAL NO ESTRANGEIRO

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considerou  segunda-feira de incompreensível a discórdia do Partido da Renovação Social (PRS) sobre a sugestão da impressão do cartão eleitoral no estrangeiro.

O Porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, em conferência de imprensa realizada na capital Bissau, disse que a data marcada para realização das eleições legislativas já está aproximando e que por isso qualquer que seja o meio que possa facilitar a concretização do referido acto eleitoral devia merecer a atenção de todos.

“A impressão do cartão eleitoral no país vai nos custar bastante cara, por isso é que optamos em fazé-la no estrangeiro, porque lá ficará mais barato. Digo isso porque carecemos de meios financeiros para a realização das eleições legislativas e quando as coisas são assim é óbvio que devemos recorrer a via que vai facilitar a situação”, disse João Bernardo Vieira.

Acrescentou que, segundo os três cenários apresentados pelos peritos internacionais que estão a trabalhar com a Comissão Nacional de Eleições, o primeiro pode permitir a impressão interna, mas irá custar cerca de 1.5 milhões de dólares, o segundo também pode permitir a impressão no país mas irá custar 1.3 milhões de dólares e o terceiro permite uma impressão no estrangeiro que será apenas no valor de 200 mil dólares. 

“Dos 5 partidos que tem acento parlamentar na Guiné-Bissau apenas o PRS discordou com a possibilidade de impressão de cartão eleitoral no estrangeiro. Não vejamos a razão da desconfiança uma vez que todos os partidos com acento parlamentar vão acompanhar de perto o referido processo”, referiu o porta-voz dos libertadores.

João Bernardo Vieira informou que a comunidade internacional aprova o terceiro cenário que é a impressão do cartão eleitoral fora da Guiné-Bissau, tendo sublinhado que é a via mais fácil para realização das eleições legislativa na data prevista, 18 de Novembro do corrente ano.




Guinendade/ANG

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!OS MILITARES EM PÉ DE GUERRA COM JOSÉ MARIO VAZ

As chefias militares da GB, com o CEMGFA Biague Nantam à cabeça, estão a ponderar a apresentação de um protesto formal escrito ao presidente da república josé mário vaz, depois de este os ter acusado de participação em actividades de narcotráfico. As acusações de mário vaz foram feitas em reunião no emgfa na passada sextafeira, depois de ter sido conhecida a notícia de que a pista do aeródromo de cufar, sul da guiné-bissau, tinha sido limpa dos obstáculos colocados pelas autoridades guineenses, e estava operacional para o levantamento e descolagem de aviões.

 No passado recente da guiné-bissau, cufar foi o principal pólo das aterragens de aeronaves com carregamentos de cocaína, beneficiando não só da proximidade fronteiriça com a guiné conacri, como também da completa inoperância dos comandos militares e de segurança na região. Na reunião da passada sexta-feira, na qual estiveram presentes não só os chefes mas tamb ém todos os comandantes de batalha .

José Mario Vaz afirmou saber que os responsáveis pela limpeza não autorizada na pista em cufar estavam presentes na sala, sem contudo revelar os nomes dos envolvidos. José Mario Vaz, exigiu também que os responsáveis militares envolvidos nessa operação de narcotráficos se apresentassem ao CEMGFA para serem detidos.

Nenhum militar até ao momento aceitou-se responsablizar. Pelo contrário, o facto de não ter apresentado quaisquer provas , estão a provocar uma forte indignação nos quartéis d e bissau, com José Mário Vaz a ser acusado de querer intrumentalizar a a esta situação para substituir militares que não lhe são favoráveis por outros mais leais. 


Dada a gravidade da situação, as chefias militares pretendem apresentar um protesto formal escrito à presidência da república por acusações infundadas, pedindo a josé mário vaz a “contenção nas palavras dado o momento sensível pré-eleitoral que a guiné- bissau atravessa sob pena do presidente perder toda e qualquer legitimidade para ser o comandante em chefe das farp”, lê-se num documento que circula já em alguns quartéis.







Fonte:Eglobal

NOTICIAS AO MINUTO: DEBATE SOBRE PROGRAMA DO GOVERNO E ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO ADIADO PARA QUINTA-FEIRA

O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular adiou para próxima quinta-feira a retoma da sessão para a discussão e eventual aprovação do Programa de Governo e Orçamento Geral de Estado de 2018.

A decisão de Inácio Correia vem na sequência das declarações dos líderes da bancada parlamentar do Partido da Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido da Renovação Social (PRS) que sugeriram, entre outros, a retirada do Projecto da Ordem do Dia, do debate e votação do projecto lei que altere o Estatuto do Conselho Nacional de Comunicação Social.

João Seide Bá Sane e Certório Biote fundamentaram as suas sugestões com a necessidade do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social conhecer o diploma antes da sua aprovação na ANP.

 O líder da bancada do PAIGC propõe que a discussão do Programa do Governo seja feita na sessão de Quinta-Feira alegando que vai ser aprovado primeiro numa Mesa Redonda constituída pelos partidos políticos com assento parlamentes e de seguida apresentado a ANP para adoção.

Por outro lado, pediu  que os Acordos Internacionais e Convenções sejam apresentados no hemiciclo por um membro de executivo.

Intervindo na plenária, Certório Biote  apelou  aproximação dos deputados e para que pensassem no interesse do país, apelo partilhado  com o líder parlamentar do (PAIGC) sobre alteração do Estatuto do Conselho da Comunicação Social.

Por outro lado, o líder parlamentar do (PRS) sugere a retirada da proposta de lei que define o Estatuto Remuneratório dos Magistrados Judiciais e do Ministério Publico e da subvenção vitalícia dos titulares de cargos políticos, alegando não só dificuldades financeiras que possam acarretar ao executivo, bem como a injustiça social que evidencia em relação à  outros servidores de Estado.

Solicitou aos deputados no sentido de não aprovarem de momento uma lei que no futuro próximo é capaz de criar problemas, como aconteceu, por exemplo com a Carreira do Docente que quase todos os executivos têm dificuldades em aplicar.

As opiniões de João Seide Bá Sane e de Certório Biote foram partilhadas  pelos deputados do partido  União para Mudança (UM) e os da Nova Democracia (PND).  






Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:PRS AMEAÇA BOICOTAR ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU




Na Guiné-Bissau, as eleições legislativas estão marcadas para 18 de Novembro, mas alguns partidos já levantam dúvidas sobre a fiabilidade do processo, nomeadamente o registo dos eleitores.

A União Patriotica Guineense e o Partido da Renovção Social, por exemplo, já vieram ao público denunciar o que chamam de tentativas de fraude antecipada.

E isto por parte do PAIGC em conluio, dizem, com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

A questão prende-se com a possibilidade de os cartões dos eleitores serem impressos fora da Guiné-Bissau, segundo peritos internacionais para poupar tempo e dinheiro e realizar as eleições a 18 de novembro.




Victor Pereira, porta-voz do PRS diz que tudo isso é a preparação de uma fraude eleitoral.

NOTICIAS AO MINUTO:NOVO REPRESENTANTE DA ONU EM BISSAU QUER TRABALHO COERENTE PARA PAZ E DESENVOLVIMENTO




O novo representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, o diplomata brasileiro José Viegas Filho, chegou hoje a Bissau e disse esperar um “trabalho coerente” das Nações Unidas para que o país encontre a paz e o desenvolvimento.
“Estou muito feliz de estar a chegar à Guiné-Bissau por esta experiência que eu espero seja muito construtiva, de maneira a que as Nações Unidas, com os seus melhores propósitos, possa fazer um trabalho coerente do país para que nós encontremos um futuro de prosperidade, paz e progresso”, afirmou José Viegas Filho à agência Lusa.
O diplomata brasileiro, que será também chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, falava à Lusa no aeroporto Osvaldo Vieira, na capital guineense.
O diplomata brasileiro nasceu em 1942 e tem mais de quatro décadas de experiência no governo e diplomacia e vai substituir no cargo Modibou Touré, que terminou a missão no início de maio.
O novo representante da ONU em Bissau ocupou entre 2009 e 2012 o cargo de embaixador do Brasil em Itália, depois de ter passado por Espanha, Rússia, Peru e Dinamarca, entre outros.
José Viegas Filho também foi ministro da Defesa brasileiro entre 2003 e 2004 e ocupou importantes funções no Ministério das Relações Externas.
Entre 1992 e 1993 liderou a delegação brasileira que participou nas negociações para reformar o Tratado de Tlatelolco para a desnuclearização da América do Sul.
Também liderou entre 1995 e 1997 a delegação brasileira que participou nas negociações para a proibição de minas antipessoal.



Guinendade-Lusa

NOTICIAS AO MINUTO:COMUNICADO DE IMPRENSA PDD

Photo de Braima Darame.
O Partido Democrático para o Desenvolvimento (PDD) reuniu a sua Comissão Política Nacional no dia 28 de maio de 2018, tendo deliberado sobre as seguintes questões:

1) A organização do recenseamento eleitoral;
2) A nomeação dos Governadores de Região e Administradores do Sector.

Relativamente ao recenseamento eleitoral, a Comissão Política debruçou-se sobre a exclusão dos partidos políticos sem assento parlamentar do referido processo e não conseguiu vislumbrar quaisquer fundadas motivações para que assim aconteça, principalmente porque as eleições são para todos os guineenses e, em consequência para todos os partidos legalmente constituídos.
É do entendimento do PDD que a exclusão é sob qualquer perspetiva, propositada, com intenção inequívoca de prejudicar e afastar todos os outros partidos do processo, pelo menos, de uma disputa em termos equitativos, limitando as suas possibilidades de concorrer, devido à adoção de medidas que lhes são prejudiciais, as quais não se podem demonstrar por faltar a respetiva audição e opinião.
Referente à nomeação dos Governadores e dos Administradores, a Comissão Política, manifesta o seu repúdio quanto ao modo como os dois partidos maioritários, mais uma vez, estão a conduzir um assunto de estado de forma leviana e pugnando exclusivamente pelos interesses pessoais e partidários.
Deve-se esperar também que seja a CEDEAO a impor a nomeação dos Administradores e Governadores?
Qual a razão de uma escolha simples não poder ser feita em tempo útil?
Qual é o papel da Ministra da Administração Territorial sobre o assunto e do Conselho de Ministros?
Será que o país vai permanecer a todo o tempo na mesma discussão entre que incompetente e que corrupto tem preferência para roubar em cada momento?
O país está martirizado e os ditos partidos grandes continuam a demonstrar a sua pequenez em honra e dignidade e que de grande só têm mesmo o delapidar do bem público.
Temos que gritar contra este estado de coisas. Temos que lutar afincadamente contra a corrupção espalhada por tudo quanto é canto do país.
Ao povo alertamos sobre as manobras para adiar as eleições marcadas para o dia 18 de novembro de 2018.
O Governo deve centrar-se na tarefa que lhe foi incumbida, pois é esta a missão clara e inequívoca que se lhe confiou.
Nós somos melhores que isso. Podemos dar mais do que se está a dar. Temos consciência que ES I DI NOS!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

OPINIÃO: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! PRESIDENTE AUTORIZOU A ATERRAGEM DO AVIÃO NA SEMANA PASSADA DE PROVENIÊNCIA DESCONHECIDA

O tráfico de DROGA voltou em força recentemente. Na semana passada um avião aterrou sem proveniência conhecida e sem destino conhecido. A única informação foi de que a autorização de aterragem veio da Presidência da República. Isto não significa que o Presidente da República esteja envolvido no tráfico de Droga mas é uma situação deveras complicada para ele. A pior coisa que o país poderá sofrer agora é nova VAGA de droga.




Deolindo

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! MULHER DO BOTCHE CANDÉ É NOMEADA DAF E O FILHO NOMEADO DIRECTOR DE TRANSPORTES TUDO NO MINISTÉRIO DO INTERIOR

Resultado de imagem para animais espantados
Mulher e filho do Ex-Ministro Botche Candé foram todos nomeados no Ministério do Interior para cargos chaves enquanto havia generais e coronéis que estão há mais anos e com maior experiência e continuam abandonados. São estás injustiças que trazem problemas mais tarde. 

UM AVISO AO MINISTRO MUTARO DJALO: Esta oportunidade que tivestes foi DEUS que tá deu e não Botche Cande. Se quiseres pagar então tens que pagar a Deus e não a Botche. É importante teres um único compromisso que é com as LEIS DA GUINÉ-BISSAU. Não aceites ser manipulado mais porque a história te julgará. Tu não és menino de mandado de ninguém mas sim um homem capaz e bem formado. Agora se continuares a aceitar as manipulações de Botche Cande então vais cair numa armadilha e nunca mais de lá sairás e vais te arrepender para o resto da vida



OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! BACARI BIAI AFIRMOU ESTE FIM DE SEMANA QUE IRÁ TAMBÉM SANCIONAR SIMÕES PEREIRA

Resultado de imagem para animais espantados

Tudo se sabe neste país PORQUE uma pessoa fala nos cantos mas chega ao conhecimento da população. O PLANO QUE JOSE MÁRIO VAZ DELINEOU É QUASE IDÊNTICO AO DO BRASIL. Li propri ku djintis na sibi kuma kussas tá parci ma ika tá djunto. Todos os planos poderão ser montados entre a PRESIDÊNCIA E A PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA mas o mais importante é o momento da sua execução. Estaremos cá para ver. Quem viver verá.


Ildo Lopes

OPINIÃO: SUPER BOMBA+BOMBA NUCLEAR!!! APU ESTÁ FORTE E POR ISSO O PRS TEM MEDO DE IR ÀS ELEIÇÕES.NUNO NABIAM CONQUISTOU AS BASES TODAS DO PRS

Resultado de imagem para medo perder eleicoes

O PRS já sabe que não tem hipóteses com o SUCESSOR DIRECTO e LEGÍTIMO do ilustre Dr Koumba Yala, o Eng NUNO GOMES NABIAM e por isso está a inventar histórias para não poder ir às eleições. Aqui o problema chama-se MEDO. Nada mais!!! Nuno est forte e vai continuar forte e no mínimo poderá ficar em segundo lugar. 

Aqui vão as projeções para as próximas eleições 2018:

1- PAIGC —-67 DEPUTADOS

2- APU- PDGB—- 20 DEPUTADOS

3- PRS—- 13 DEPUTADOS

4- PCD—- 1

5- UM— 1



Izidoro Fernandes

OPINIÃO: BOMBA!!! PAIGC E PRS CONTINUAM COM AS NEGOCIAÇÕES HOJE

Resultado de imagem para paigc prs

As negociações entre o PAIGC e o PRS continuam hoje para esclarecer a questão dos governadores e diretores gerais. Se não houver entendimento então cada um vai prosseguir nomeando pessoas nos seus respectivos ministérios. O que é certo é que o país não pode continuar mais nesta situação. Esta situação está a desgastar a imagem do nosso país.



Paulino S

domingo, 27 de maio de 2018

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! SI COMIDA KU POVO GUINEENSE TÁ KUME TÁ BIM DI FORA ENTÃO PABIA DI KE KU PRS MEDI PA CARTÃO DE ELEITOR IMPRIMIDU LÁ FORA

Resultado de imagem para pouca vergonha

PRS misti um recenseamento manual pa eleições pudi tem som na 2019. Gossi se argumento i di kuma cartão de eleitor na imprimidu la fora. Kal ki problema ? Pa PRS conta é povo ke ku ka tá bim di fora:

1- Comida ku nô tá kume tá bim di fora.
2- Pia nundé ku nô tá cócó nel tá bim di fora.
3- Ki bom Cama nunde ku políticos tá dita nel I tá bim di fora.
4- Truz ku nô tá miti na nô kadera tá bim di fora.
5- TUDO TÁ BIM DI FORA

Pa PRS CONTA djintis ké ku ka tá bim di fora.

ÉS I SOM DESCULPA PA PUDI MAINANTA ELEIÇÕES. NO FUNDO GOVERNO KU TEM KU PAPIA I PARTIDOS POLÍTICOS KA  TEM NADA LÁ 

Olem Sanhá

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! NUNO NABIAM UM GRANDE LÍDER ESTÁ PREPARADO PARA SER A SEGUNDA FORÇA POLÍTICA NO PAÍS

Resultado de imagem para nuno nabian
Hoje é o último dia do congresso da APU-PDGB e Nuno Nabiam sairá mais reforçado enquanto líder. O povo guineense pretende dar esta oportunidade a Nuno Nabiam para que seja a segunda força política no país. Nuno Nabiam já conquistou a maior parte da base do PRS e está é uma das razões pelas quais o PRS tem medo de ir às eleições e está a inventar que não acredita que os cartões de voto feitos fora  poderão garantir a transparência do processo. Isto tudo um pretexto para não ir às eleições. Nuno Nabiam um grande líder, moderado e pouco a pouco esta a ganhar o seu espaço no coração dos guineenses. Parabéns ao Nuno e a toda a sua equipa.