Pages

Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

NOTÍCIAS AO MINUTO: COMUNIDADE INTERNACIONAL TENTA APROXIMAR PAIGC E PRS

Comunidade internacional tenta aproximar partidos desavindos na Guiné-Bissau
A iniciativa é do chamado P5, fórum de concertação que junta representantes da ONU, União Africana, Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a União Europeia.

O encontro, conduzido pelo novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Modibo Traoré, juntou uma delegação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), chefiada pelo ex-primeiro-ministro, Carlos Correia e a do Partido da Renovação Social (PRS), liderada pelo antigo presidente do Parlamento, Jorge Malú.

Em declarações à imprensa, Carlos Correia, segundo vice-presidente do PAIGC disse que o seu partido defende a constituição de um novo Governo "já que o atual parece não ter pernas para andar".

"É uma única saída para a crise que temos atualmente no país", defendeu o veterano Carlos Correia, de 84 anos.

Por seu lado, Jorge Malú afirmou que para o PRS a saída da crise "passa pelo respeito escrupuloso das leis" por parte do presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, a quem lembrou que "não pode estar a seguir a agenda de um partido".

Cipriano Cassamá é dirigente do PAIGC e o PRS entende que tem vindo a "compactuar com a agenda" do seu partido, deixando de lado as suas responsabilidades constitucionais.

No entanto, Jorge Malú disse ser "fundamental e salutar" que o PAIGC e o PRS "se sentem à mesma mesa" por serem os dois principais partidos no Parlamento do país, onde se assiste a um impasse já que as duas forças políticas não se entendem quanto a data para a discussão do programa do Governo.



Lusa

1 comentário:

  1. So Malú, é dizer-lhe que ninguém tem a memória curta. Ou que ainda a Guiné-Bissau tem muita gente que não tem a memória curta.

    Pois, veja só, o PRS foi membro do 1º Governo do PAIGC desta legislatura, dito “Governo Inclusivo”, que funcionou relativamente bem. Até a data da sua demissão por meras razões mesquinhas, pelo nosso atual So Presidente da República (PR). Todo o mundo sabe isto.

    Lá, o PRS à partida assinou prontamente um Acordo (carta?) conjunto (PAIGC, PCD e UM) no dia 25.08.2015. No qual se exigia a exoneração imediata do Sr. Baciro Djá que acabava de ser nomeado (Cif., http://ditaduradoconsenso.blogspot.ch/2015 /08/exclusivo-dc-o-prs-e-o-presidente.html, acessado, 16.01.2016).

    Mas logo depois foi assinar um outro Acordo no dia 07 de Setembro de 2015 posicionando-se a 180º contra (Cif., http://www.ode mocratagb.com/nambeia-disse-que-o-prs-assina-acordo-para-salvar-o-pais/, acessado, 16.01.2016).

    Mudou portanto do campo a 180º. E tornou-se a partir desta data um dos cúmplices da presente situação. Cúmplice do So PR, do “grupo dos 15 Deputados” desviantes do PAIGC e, em associação com o PND. E mesmo, um dos principais sustentadores da atual situação, na qual fez tudo: da tentativa de invasão da Mesa da ANP à formação do presente Governo da Iniciativa Presidencial.

    Governo agora bloqueado. Porque incapaz de elaborar um programa próprio seu, para o resto dos dois anos ainda restantes desta legislatura. Em vez disto, avança (segundo infos) com o programa de quatro anos apresentado no início da presente legislatura. Para ser cumprido em dois anos após toda esta confusão. Que demonstração da falta de serenidade!

    E depois, com tudo isto, vir acusar o Presidente da ANP de não sei o quê de "‘compactuar com a agenda’ do seu partido, deixando de lado as suas responsabilidades constitucionais”…, é a máxima de quem pensa, de facto, que a política se reduz apenas em jogos e jogadas de trapaça. Triste.

    Então, o So Malú que foi Presidente da ANP, já não sabe que para além deste Órgão unipessoal (composto por um só titular), para alem da plenária que é um Órgão omnipessoal (composto por vários titulares), desvirtuado pelas jogadas de dissidência dos integrantes do antes referido “grupo dos 15” + PR + PRS + PND…; não sabe que existem ainda cerca de 6 outros Órgãos omnipessoais desta mesma instituição? Todos Órgãos constitutivos da sua Estrutura Orgânica e do Funcionamento, onde a tomada de decisões é coletivo e se faz por votos de maioria. Já não sabe que um Parlamento é um todo em todas as democracias liberais do mundo, e que para o seu funcionamento democrático e na lei, todos os seus órgãos são muito fundamentais e indispensáveis? Ou quer que So Cipriano Cassamá também entra na TRAPAÇA a moda do que se viu no nosso Supremo Tribunal da Justiça (STJ) com a ajuda daquele 7 dos 11 Magistrados na tomada da sua última decisão do Acórdão N.° 4/2016?

    S. Exa. Sr. Presidente da ANP sabe que está até aqui no bom caminho. Caminho certo que honra a Guiné-Bissau porque está a respeitar as leis da República. Essa conversa do So Malú é trapaça de quem pensa que a política se reduz só a isto. Triste.

    Do resto, se a atual direção do PRS tem também gente que agora acaba de reconhecer que se meteu seu Partido no mau caminho, que quer sair desta trapaçaria, então vamos lá. Para ajudar tirar o país desta situação que este Partido não provocou mas que veio ajudar a sustentar até aqui, durante um ano. Sem resultado nenhum e para ninguém. Vamos! A bola está no campo do PRS e não do Presidente da ANP. Obrigado.

    Boa sorte para todos nós.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar