Pages

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

NOTICIAS AO MINUTO:PAIGC E PRS PREPARAM NEGOCIAÇÕES

media
Os dois maiores Partidos Políticos no Parlamento preparam-se para as negociações, com vista a implementação do Acordo alcançado sob a mediação da CEDEAO. O PAIGC está reunido no seu Comité Central, depois do Bureau Político e da Comissão Permanentes, e a alguns metros, o PRS também está reunido na sua Comissão Política Nacional.
Apesar destes preparativos, as divergências na interpretação do Acordo começam a surgir, antes mesmo das reuniões negociais das partes desavindas.
Sem uma data indicada para o início das negociações, os dois maiores partidos políticos no Parlamento da Guiné Bissau trocam mimos à volta da figura que irá liderar o futuro governo. Domingos simão Pereira, líder do PAIGC, Partido vencedor das últimas eleições legislativas, com 57 deputados reclama a liderança do futuro Governo Inclusivo.
Reclamação do PAIGC, mesmo não tendo o controlo dos 15 deputados expulsos do partido que, agora se associam ao PRS com 41 deputados, para suportar o actual governo liderado por Baciro Djá.
Florentino Mendes Pereira, Secretário-geral do PRS, defende que o Acordo não tem referência sobre a figura que irá liderar o Governo. 
 No meio destas divergências, o Presidente da República, José Mário Vaz, afirmou que as partes devem envolver nos trabalhos de elaboração de um Plano de Acção para o cumprimento do Acordo.
No último fim-de-semana, os Presidentes da Guiné-Conakri, o medianeiro Alfa Condé, e da Serra-Leoa, Ernest Bai Coroma, conseguiram um acordo político para pôr fim à crise política guineense, cuja implementação será acompanhada pelo Presidente da Comissão da CEDEAO.
 
O acordo prevê a formação de um governo inclusivo para os próximos dois anos, que assumirá a implementação das reformas da Constituição, da Lei Eleitoral, bem como o Programa de Reforma nos Sectores da Defesa e Segurança, Justiça e Administração Pública.
 


RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário