Pages

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

NOTÍCIAS AO MINUTO: POVOENSE ALBERGA JOVENS FUTEBOLISTAS DA GUINÉ-BISSAU

Presidente do clube ficou chocado com as condições em que viviam alguns miúdos chegados de África com a ambição de serem estrelas dos relvados.
 
Com pouco mais de 10 anos de idade chegaram da Guiné-Bissau a Portugal com o sonho de se tornarem profissionais de futebol. Para trás deixaram a famílias e amigos com a ambição de imitarem os percursos de compatriotas como Bruma (Galatasaray), Zezinho (ex-Sporting) ou Agostinho Cá (Barcelona).

Mas o que a maior parte destes jovens encontrou em Portugal estava longe de se parecer com o mar de rosas com que sonhavam. Alguns tiveram a sorte de encontrar apoio e abrigo graças a António Fonseca, o presidente do Povoense, clube da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, que albergou atletas como Zé Gomes, o jovem ponta de lança do Benfica que começa a despontar na alta roda do futebol.

Os jovens chegados da Guiné eram deixados num apartamento em Monte Abraão (Sintra), onde passavam grandes dificuldades, nomeadamente alimentares. O dirigente do Povoense teve conhecimento dessa situação e decidiu albergar os atletas na própria casa e nas instalações do clube da Póvoa de Santa Iria.

"Isto nasceu com um jogador chamado Fred Robalo, que veio da Academia Vitalaise (Guiné-Bissau), detida pelo empresário Vital Sauane. Quando o Fred chegou, reparei na magreza dele, então disse para ele ficar em casa do Michael, pessoa que o trouxe de Sintra, e eu, através da churrasqueira [comércio do presidente do Povoense], dava-lhe de comer. Após um tempo connosco ele começou a abrir o livro e disse que em Monte Abraão estavam mais miúdos que passavam fome", refere António, que se disponibilizou para acolher esses jovens nas instalações do estádio.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário