Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 22 de março de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:POVO GUINEENSE CONTINUA A CONSUMIR ÁGUA SEM QUALIDADE

O director do serviço da água da Empresa de electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) confirma que o país continua a ter problemas de má qualidade de água devido a problemas de rede de abastecimento
Cesário Sá que falava em exclusivo à Rádio Sol Mansi (RSM), esta terça-feira (21/03), sobre a real situação dos centros de abastecimento da água, adianta ainda que a situação “duvidosa” da qualidade de água deve- se a situação da rede sendo que o depósito onde a água é captada está entre 200 a 230 metros de profundidade e garante que está fora de hipótese de contaminação.
“ O maior problema é a rede de água. Quando a pressão da rede é maior que a pressão atmosférica a água sai para fora mas se for maior que da rede cria infiltração por dentro”, alerta.
Algumas zonas do país estão sem água potável desde o conflito militar de 7 de Junho de 1998. Entretanto, na mesma entre o director do serviço da EAGB, disse que o governo já está a ultrapassar a situação através de melhoramento dos furos de água.
“Foram feitos 3 novos furos e já temos um em função. O furo que se encontra nas zonas de BCEAO está parado devido a problemas da rede por falta de reabilitação e extensão até a zona de aeroporto internacional”, explica.
Segundo Cesário Sá uma parte do projecto vai se ocupar da reabilitação da rede sobretudo no centro da cidade.
“Já temos quase metade da rede reabilitada mas agora vamos reabilitar todas as redes da cidade porque está numa fase avançada de degradação. Cada dia vemos a água a transbordar nas ruas de Bissau. Por causa de tubos de fibra que já estão fora de uso”, adianta.  
O laboratório nacional da saúde pública tinha anunciado que o país tem graves problemas de água consumida em Bissau devido às infiltrações nas redes de água onde alguns datam da época colonial.



RSM/GUINENDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário