Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sábado, 7 de outubro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS LOCALIZAM "CHE" GUEVARA NA GUINÉ-BISSAU EM 1967

As dúvidas sobre a localização de Ernesto "Che" Guevara no início de 1967 eram motivo de preocupação da embaixada de Lisboa em Havana que punha como hipótese a morte ou a presença do líder revolucionário junto do PAIGC, na Guiné.




Há três hipóteses que se colocam "simultânea ou alternadamente" quanto ao destino de "Che" Guevara, escrevia o embaixador de Portugal em Cuba, no final do mês de janeiro de 1967:

"São elas: 1) -- Foi assassinado e enterrado em Cuba; 2) -- Foi à União Soviética ou a um país satélite seguro, como a Checoslováquia; 3) Encontra-se em algumas zonas de agitação revolucionária no Terceiro Mundo", refere o telegrama de Havana, disponível no arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A ditadura salazarista portuguesa, assim como o regímen franquista, em Espanha, apesar das diferenças políticas e ideológicas com a revolução cubana, mantiveram sempre a embaixada e as relações diplomáticas com Havana, depois do triunfo dos guerrilheiros liderados por Fidel Castro, em 1959.

Em abril de 1965, após ter desempenhado os cargos de ministro da Indústria e presidente do Banco Central em Havana, Ernesto "Che" Guevara (1928-1967), apesar de atento em relação à guerra colonial portuguesa, experimenta no Congo exportar a guerrilha revolucionária para o continente africano.

A operação acaba por falhar e regressa a Cuba, "oficialmente" pela última vez em março do mesmo ano.


Um dia depois, "Che" Guevara é fuzilado às 13:10 pelo oficial subalterno Mario Terán, 27 anos, sob as ordens diretas do presidente boliviano René Barrientos.

O general Barrientos, no poder desde o golpe de Estado de 1964, é apontado como um militar com fortes ligações a empresas norte-americanas e à CIA, que se envolve no combate à guerrilha marxista.

Após o fuzilamento, as mãos de "Che" Guevara são amputadas para confirmação das impressões digitais na Argentina e mais tarde enviadas para Havana.

A localização dos restos mortais do "comandante" revolucionário é mantida em segredo até 1995 quando uma equipa de especialistas forenses descobre um morto sem mãos numa vala comum junto à pista do aeroporto de Villagrande.

Em 1997 o cadáver de "Che" Guevara é finalmente trasladado para Cuba.





Guinendade/Lusa

1 comentário:

  1. KUMA ÉS TAN I NOTÍCIA? QUÊ KU MANDA I KA SÉDU ''WATCHÁ KATCHÉU: SUPER BOMBA + BOMBA NUCLEAR''?! AMI UM BOMBA NUCLEAR SÓ KU N'PRECISA DÉL PA CABA KU GUINÉ-BISSAU DE VEZ. PABIA, SÓ MACACOS INÚTEIS KU NTCHI LÁ!!!

    ResponderEliminar