Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

NOTICIA AO MINUTO: CONFRONTO NA FRONTEIRA DA GUINÉ-BISSAU COM SENEGAL RESULTA EM MORTO


Um (01) morto e cinco (05) feridos é o resultado do confronto entre as forças senegalesas e um grupo de guineenses que tentou passar, esta quinta-feira (08), pela fronteira leste com o Senegal para a cerimónia de Geara (oração) de Tcherno Amadu
Segundo informações recolhidas pela Rádio Sol Mansi (RSM), junto dos testemunhos que se encontravam no local, o incidente teria começado quando supostamente as autoridades senegalesas tentaram obrigar as pessoas a pagarem 2.500 francos cfa (por viatura) em vez dos 1.000 francos “que é o habitual para a travessar a fonteira”.
Ouvido pela RSM, Demba Gina Balde, que juntava a comitiva dos guineenses, disse que as forças senegalesas que se encontraram no local "dispararam com armas de fogo contra as pessoas".
"Durante a discussão prenderam um rapaz guineense, colocaram colmos nele e começaram a torturá-lo. Depois do rapaz fugir do gabinete onde estava a ser torturado alguns elementos das forças senegalesas tentavam tirá-lo á força nas nossas mão e depois deram tiros ao ar e as pessoas dispersaram e de seguida atiraram contra nós e atingiram cinco elementos e um morreu no local", explica Demba na mesma entrevista á RSM.
Segundo Demba Gina Baldé, os cinco feridos foram evacuados de imediato para o hospital de Pirada (leste do país) onde estão a receber cuidados médicos, mas nas primeiras horas não teve a presença das autoridades nacionais.
Também ouvido pela RSM, esta manhã, o comandante da Guarda Nacional (GN) em pirada, Malam Cote, disse que as autoridades guineenses - na zona leste da fronteira, já estão no terreno e receberam informações que a pessoa que supostamente disparou contra a parte guineense está foragida neste momento.
"Estamos aqui para defender as populações. Quando se toca nos populares significa que estás a brincar com as nossas próprias vidas", adverte.
Malam Cote disse ainda que os policiais de investigação criminal já estão no local a fazer o levantamento do caso.
A RSM continua ainda a seguir o desenrolar da situação na fronteira leste entre Guiné-Bissau e Senegal que motivos morto e cinco feridos.


Guinendade-Rsm

2 comentários:

  1. XHÉ! AINDA ESTAMOS À ESPERA QUE VOLTE O SENHOR PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ DE FÉRIAS PARA ASSIM TRATARMOS DA SEGURANÇA DO NOSSO POVO E DA CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS, POIS O PRÓPRIO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO ESTÁ SEM GABINETE À ESPERA DO REGRESSO DO PRESIDENTE.

    NÃO PERCAM "POR QUE AINDA ESTAMOS BEM" NO VOSSO BLOG DA ATUALIDADE: http://guinedebardadi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Povos di Guiné nbim PA fala bos di Cumã ninguim CA Tene segurança li, PA cadaquim tenta cria si segurança el propi. I no prepara Pabia senegaleses na continua matanu. da próxima vez é na mata mais números. No Tene forcas de segurança só PA bata mandadu espanca manifestantes, difindi grupu di bandidus, assalta sede de uma organização partidária não PA difindi integridade física di povo di Guiné, si disputado sutadu nada CA sai, si próprio militares torturado na senegal ISTA internado ate aos nada CA sai,si senegaleses mata fidjus di Guiné é fala i rebelde nada CA sai,si mindjeris cu ta bai cumpra mercadorias é ta sufri injuria até apreensão nada cata sai Pabia cu é cana continua mata. ma no estado ta tomanu suma LiIXO. Nunde bos, nunde chefe de estado maior, ai ai ai tio TAGMA BU NA DANU FALTA! NO TENE SO MINDJERIS CU MARA PANU! MAKI SAL MARA JOMAV PANO QUIO PONTAS CU SOBRA I MARA CHEFIAS DI BISSAU. LANTA TIO TAGMA NINQUI BU NA BIM RIBA PA COBA NO FORONTA

    ResponderEliminar