Pages

Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 16 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:ARISTIDES GOMES APELA AO “FIM DE TRANSIÇÕES” NA GUINÉ-BISSAU

O novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes apelou aos atores políticos guineenses a colocarem um ‘fim’ nos governos ou períodos de transição e se entenderem com base na Constituição da República.        
O novo Chefe de Executivo guineense falava na cerimónia da sua tomada de posse, na tarde desta segunda-feira, 16 de Abril de 2018. Gomes ressalvou que a eficacidade da sua missão dependerá primeiramente da colaboração que o Presidente da República, José Mário Vaz lhe manifestou, assim como da colaboração de toda classe política nacional.
Aristides Gomes agradece a confiança nele depositada para ser o ponto de equilíbrio entre as formações políticas nacionais, a sociedade civil e o Presidente da República. E pediu a colaboração de todos para poder conduzir da melhor forma possível o período que conduz o país às eleições legislativas.
“Eu serei um animador, na base dos princípios constitucionais estabelecidos e também das questões que orientaram o Acordo de Conacri”, nota Gomes. Lembrou ainda as dificuldades havidas para ultrapassar a crise política, enaltecendo igualmente o acordo alcançado em Lomé, capital togolesa. Neste particular, apelou ainda aos políticos no sentido de trabalharem para que o país não volte mais aos períodos de transição.
A tomada de posse de Aristides Gomes foi marcada por um ambiente de festa na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), onde ouvia-se gritos de alegria e palmas, sobretudo, quando a caravana de segurança que seguia o recém-empossado Primeiro-Ministro passava em frente da sede dos libertadores.
Por seu lado, o presidente do PAIGC dirigiu-se a pé da sede do seu partido até ao Palácio presidencial depois da chegada do nomeado Chefe do Executivo guineense, Aristides Gomes. Domingos Simões Pereira também foi acompanhado com salvas de palmas até pisar os pés no tapete vermelho da Presidência da Republica, com seu pseudônimo ‘Matchu’  a ser entoado pelos militantes e simpatizantes que se encontravam na sua sede.
Recorde-se que o ato de posse do novo Primeiro-Ministro, Aristides Gomes foi presenciado pelos corpos diplomáticos acreditados no país, assim como pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (Cipriano Cassamá), presidente do Supremo Tribunal da Justiça (Paulo Sanhá), Procurador-Geral da República (Bacari Biai), presidente do Tribunal de Contas (Dionísio Cabi) e por chefias militares.
Aristides Gomes nomeado por Decreto Presidencial N.º06/2018 é o sétimo primeiro-ministro da nona legislatura [abril 2014 – 2018], substituindo assim no cargo governamental, o demitido pelo Decreto Presidencial N.°05/2018,  Artur Silva.


GUINENDADE-ODEMOCRATA
 

3 comentários:

  1. ''ARISTIDES GOMES APELA AO “FIM DE TRANSIÇÕES” NA GUINÉ-BISSAU''.

    PARA QUE ISSO ACONTEÇA, PRIMEIRO, TEMOS QUE CUMPRIR O ACORDO DE CONACRY AO PÉ DA LETRA, ESPECIALMENTE O PONTO 6 (COM TODAS AS SUA ALÍNEAS). SEGUNDO, AVISAR TODOS OS ''DJANKADINS, ESPECIALMENTE HADJA SATU CAMARÁ, PARA ACABAR DE VEZ COM A CULTURA DE ''BATE GOVERNO''. TERCEIRO E ÚLTIMO, EMENDAR A CRGB, TIRANDO TODO O PODER AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE DEMITIR O GOVERNO. UM GOVERNO SÓ SERIA DEMITIDO QUANDO PERDE A CONFIANÇA DO PARLAMENTO POR QUALQUER QUE SEJA A RAZÃO!!!

    ACORDO DE CONAKRY NO QUADRO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ROTEIRO DA CEDEAO PARA UMA SAÍDA DA CRISE

    II. PONTOS DE ACORDO

    6. A elaboração e adopção, pela mesa redonda de diálogo, de um pacto de estabilidade assinado pelas principais forças politicas e sociais, articulando os seguintes princípios:
    a) Responsabilidade e transparência na tomada de decisões
    institucionais
    b) Reforma da constituição permitindo de estabelecer relações estáveis entre os poderes executivo, legislativo e judicial
    c) Reforma da lei eleitoral com vista à organização de eleições legislativas e autárquicas em 2018
    d) Uma nova lei dos partidos políticos incluindo o financiamento dos partidos políticos, tendo em conta (pro rata) o seu peso na assembleia Nacional .
    e) Reforma dos sectores da Defesa, segurança e Justiça
    f) O arranque da implementação de um programa de
    desenvolvimento, com base na visão do “Terra Ranka”.

    NÃO PERCAM NO VOSSO BLOG "GUINE DE BARDADI" - http://guinedebardadi.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
  2. Missão cumprida! Agora vamos aos menisterios fazer balanços e recuperar todos os patrimônios do Estado! Os sancionados continuam sancionados e o novo vai ser pura e simplesmente um Gv de inclusão e sob control do Partido vencedor das últimas legislativas como manda a nossa magna Constituição! Obg P5 ,e obg à todos os Guinenses de bom senso!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao novo PM pela exortação para se pôr fim à períodos de transições no país. Boa visão política. Deus pela Guiné Bissau.

    ResponderEliminar