Pages

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 13 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:MOVIMENTO DE CIDADÃOS DA GUINÉ-BISSAU OUVIDO EM TRIBUNAL EM PROCESSO CONTRA ESTADO



Resultado de imagem para tribunal de justiça

A primeira audiência do processo contra dois ministros guineenses iniciado junto da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) por um movimento de cidadãos da Guiné-Bissau decorre no próximo dia 23, disse hoje o presidente do movimento.

Em conferência de imprensa, o presidente do movimento dos cidadãos inconformados com a crise política na Guiné-Bissau, Sana Canté, jovem advogado formado pela Faculdade de Direito de Bissau, informou que o movimento, que lidera ações de protesto nas ruas contra o poder na Guiné-Bissau, foi notificado pelo tribunal da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a primeira audiência.

Em dezembro de 2016, o movimento, constituído essencialmente por jovens dos liceus e universidades guineenses, apresentou uma queixa naquele tribunal contra os ministros da Administração Interna, Sola Nquilin, e do Interior, Botche Candé.

Os dois são acusados de proibir manifestações e ainda de terem ordenado atos de violência física contra os membros da organização.

No próximo dia 23, às 10:00, está marcada a primeira audiência das duas partes, no tribunal que se encontra na capital do Mali, Bamako.

Sana Canté, que irá representar o movimento, espera que o Estado guineense seja condenado de forma solidária pela ação dos dois ministros.

"Esperemos que o tribunal tome uma decisão jurídica e não política do caso", defendeu Canté.

O dirigente adiantou que o seu movimento irá organizar este sábado "mais uma manifestação" para voltar a exigir a renúncia ao cargo do Presidente do país, José Mário Vaz, a quem acusa de ser o "responsável principal" pela persistência da crise política na Guiné-Bissau.

Sana Canté indicou que a manifestação, que irá sair da rotunda do aeroporto ao centro da cidade, vai ter lugar "mesmo com tentativas de proibição" por parte da polícia, disse.





Guinendade/Lusa

8 comentários:

  1. MININUS DI DJON DE MURIDO KA SÊTA NADA KKKKKKKKKKKKKK

    MBOM, PAKA BÔ PROCESSO BIN BIDA SUMA "ACORDO DE CONACRY": I KATA RESOLVI I NIN I KATA CABA.

    TARBADJU TEM NA TCHON DE CABRAL!!!

    ResponderEliminar
  2. Se bo staba na Togo o na Guine-Conakry talvez es ora bo staba na inferno .

    ResponderEliminar
  3. Sola Nquilin e Botche Cande'? Meu Deus os dois analfatebos nos tribunais? I love it!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 teen formacon superior ,pergunta antes de by scribi .

      Eliminar
  4. Formacon Superior? Homi panhadu na bakia i mandadu pa Cuba..hello dapi base i ka tene ku fadi superior!

    ResponderEliminar
  5. Wow! Formação Superior sem diploma? Por isso é estamos assim! O cara nem educação básica tem que fará formação superior! Doutores sem Diplomas..Pedro Fogna vai mais é cagar esta’! .

    ResponderEliminar
  6. Por isso é que estamos assim queria eu dizer...!

    ResponderEliminar
  7. O Bacari Biai e o analfabruto Botché Candé vão delegar o João Nabais de Fernando Vaz (Nando Dodote), o advogado dos 19 sancionados pela CEDEAO.

    ResponderEliminar