Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 14 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:PRS LAMENTA EXONERAÇÃO DOS GOVERNADORES REGIONAIS

Photo de Prs Bissau.
O Partido da Renovação Social (PRS) considerou a suspensão dos governadores regionais e algumas nomeações de violação de acordos firmados entre dois maiores partidos do país (PAIGC e PRS).
A posição dos Renovadores foi transmitida esta segunda-feira (14 de Maio) pelo vice-presidente do PRS Certório Biote, a saída da audiência com o chefe do estado José Mário Vaz.


Biote acusa a ministra de Administração Territorial de ser principal responsável de violação dos acordos firmados entre as duas forças políticas.


“Para qualquer cidadão comum que acompanha a situação política sobretudo aos jornalistas é uma violação, uma vez que existe acordo antes da revisão deste acordo. Fizemos a diligência em todo o sentindo porque nós e o PAIGC temos um acordo” afirma o vice-presidente do PRS.
Por outro, Biote não escondeu a sua insatisfação pela pouca intervenção do primeiro-ministro no que diz respeito a polémica a volta de suspensão dos Governadores regionais, “e o assunto já foi comunicado a CEDEAO como mediador da crise política do país”.


“Sentimos a falta de acompanhamento deste processo por parte do Primeiro-ministro em que devia chamar a ministra da Administração Territorial no sentido de revogar as suspensões e consequentes nomeações realizadas (governador de Biombo e de Gabu como também o presidente e o Adjunto da Câmara Municipal de Bissau), para nós, não é forma salutar, não é forma administrativa para resolução da crise política”, lamenta.
Por outro lado, assegurou que o assunto já é do conhecimento do Primeiro-ministro, da CEDEAO e “viemos encontrar com o presidente da República no sentido de ajudar a resolver a situação porque segundo os nossos adversários, o PRS é que criou problema ao país”, sublinhou Certório Biote.


Perante o cenário político vigente no país, Certório Biote defende a realização das eleições na data prevista para legitimar novas autoridades governativas do país.
«Temos um governo formado com o objectivo único e exclusivo de realizar as eleições no próximo dia 18 de Novembro como está previsto e decretado pelo presidente da República. É neste quadro que viemos recordar o presidente para mobilizar esforço, apoiar o governo e Primeiro-ministro para que haja condição propícios e urgente para a realização de eleição ou seja para o PRS é indiscutível adiamento do escortino que permitirá os guineenses ter novas autoridades governativas legítimas», defendeu o dirigente dos renovadores.
Recorde-se que a ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, suspendeu todos os governadores regionais “até novas instruções”, ficando a gestão das regiões, transitoriamente, sob a responsabilidade dos secretários regionais.



O Governo da Guiné-Bissau exonerou hoje,14 de Maio depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, os governadores regionais e os administradores setoriais.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, divulgado à imprensa, o primeiro-ministro guineense decidiu convocar a reunião extraordinária para proceder à "reposição da legalidade nos governos regionais e locais" para o normal funcionamento das instituições.



Guinendade/RSM

11 comentários:

  1. PARTIDO TRIBALISTA E DE MAMA TACO KATA BURGUNHO BÔ!!!

    É PARTIDO DE BLUFUS CONTROLA APARELHO DE ESTADO DURANTE TRÊS ANOS, SIN GARANTE PELO MENOS LUZ KU IAGU, GOSSI É NA BIN MANDA BOCA DE KUMA PARTIDO KU GANHA ELEIÇÕES KA DISSA ELIS CONTINUA CONTROLA REGIÕES E SECTORES DO PAÍS.

    REVISÕES DE ACÕES ADMINISTRATIVAS DEVEM SER EFECTUADAS DOA A QUEM DOER PORQUE PRS PASSADO TRÊS ANOS NÃO CONSEGUIAM GARANTIR NO MINIMO UMA GESTÃO APROPRIADA NOS DEVIDOS REGIÕES E SECTORES.

    O "ACORDO DE PRINCÍPIO" DIZ O SEGUINTE:

    "O PAIGC e o PRS comprometem-se a prosseguir o diálogo a fim de assegurar a plena inclusão do Governo, em especial na perspectiva da gestão das administrações regionais e locais, bem como das entidades públicas, sob os auspícios do Primeiro Ministro da República. Guiné-Bissau e CEDEAO."

    PORRA! NESSE ACORDO NÃO HÁ NADA QUE DIZ QUE AS DEVIDAS REVISÕES ADMINISTRATIVAS NÃO DEVEM SER FEITAS. VAMOS SIM EXONERAR TODOS DIRECTORES E ADMINISTRADORES "N'FARUS". EM SEGUIDA, VAMOS COLOCAR PESSOAS DEVIDAMENTE COMPETENTES INCLUINDO ELEMENTOS DE PRS PARA ASSIM ASSUMIREM ESSES LUGARES.

    O PRS NÃO SABE FAZER E NÃO DEIXA OS OUTROS FAZER. 3 ANOS NÃO CONSEGUIAM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA. PASSAVAM TODO O TEMPO NA DESORDEM E DESGOVENAÇÃO. AGORA VENHAM COM BLAH BLAH BLAH

    ESTE CLUBE DE "MAMA TACO" ALIÁS PARTIDO NÃO PRESTA PARA NADA.

    PRS QUE SE FODA PÁ!!!

    ResponderEliminar
  2. Até agora o PRS desconhece a suas responsabilidades sobre a crise que sustentou durante esta 9ª legislatura. Sertório Biote vocês meteram na usurpação dos poderes e golpes palacianos, e fingem-se...quantos governos dessa legislatura estâo presentes?

    ResponderEliminar
  3. Certório Biote o PRS é um partido dos avestruzes.kkkk! É agora que existe acordo só na administração interna!"!!

    ResponderEliminar
  4. NTA ODJA BO TIRA BA KIL GOVERNADORES DI PEZESSE TUDO I ERA NORMAL???!!!!! PABIA ABOS KU GANHA ELEIÇON...
    BO BAI PA PIDI DI GATU BOOO ...
    BU RABATA BASTAS BO DISKICI PA ES PARTI...
    BO KA TEM NADA KU PAPIA PABIA LA I KA TRANSPORTE I NIM I KA RECURSOS NUTURAS CARAMBA PA....

    ResponderEliminar
  5. Na plena “sabura” do PRS, no 3º Governo da Iniciativa Presidencial do nosso S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV, dirigido pelo So Premiê Sissoco, aconteceu o em baixo colado. Sob hospícios da atual Direção do PRS.

    Repito. Na plena “sabura” do PRS, após seus Dirigentes terem dito já muito antes a So Presi, Dr. JOMAV, segundo este mesmo, no dia 26 de Maio de 2016, que tinham A SOLUÇÃO GOVERNATIVA com a garantia de estabilidade institucional até ao fim da presente IX Legislatura (Cif., Decreto Presidencial N° 02/2016, do dia 26 de Maio de 2016t). Mentida!, este falar não é meu, é do tempo. Hoje (15.05.2018).

    Mas mesmo assim, fez-se descaradamente sob hospícios dos atuais Dirigentes do PRS o em baixo colado. Agora vêm estes mesmos com quais caras de reclamação/lamentação do que?! Bom, leiam, o em baixo colado! O resto é no comment.

    Citação: “NOMEADOS GOVERNADORES PARA AS OITO REGIÕES DA GUINÉ-BISSAU

    O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau nomeou, em reunião realizada no dia 31 de agosto [de 2017], novos governadores das oito regiões que compõem a república da Guiné-Bissau.
    Os novos governadores são:

    Região de Bafatá - Saido Embaló;
    Região de Biombo - Bobo Gomes Cá;
    Região de Bolama-Bijagos - Quintino Rodrigues;
    Região de Cacheu - Justino Gomes Carone;
    Região de Gabú - José Carlos M. Monteiro;
    Região de Oio - Anita Djaló Sani;
    Região de Quinara - Mamadú Sanhá;
    Região de Tombali - Armando Toté;”, fim da citação.
    Fonte: http://www.uccla.pt/noticias/nomeados-governadores-para-oito-regioes-da-guine-bissau-0, Publicado em 08-09-2017.

    Obrigado.
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  6. Paigc y casta purparadu pa eleicoes y na randja manera pa pudi mainanta dia de mudanca : 18 de novembro .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PAIGC não está preparado? Man you’re dead wrong! Tira o teu cavalo da chuva rapaz! Vai haver eleições e vai haver mais uma vitória esmagadora! PRS está desatualizado e o POVO já vos conhece!

      Eliminar
  7. Oh, para já… O PRS realizou o seu V Congresso entre os dias 26 e 29 de Setembro de 2017, em Bissau/Gardete. O Sr. Nambeia foi reeleito o Presidente e Florentino, Secretário-Geral. E os outros restantes dirigentes, nomeadamente os Vice-Presidentes, quem são? Já se depositou as resoluções finais deste Congresso, os Estatutos, a lista completa de todos os nomes dos membros de novos corpos diretivos eleitos e mais outros documentos no Supremo Tribunal da Justiça bissau-guineense, como manda as nossas Leis da República nesta matéria? É apenas um pedido de info (abikeita@yahoo.fr).

    Pois, por exemplo em relação ao PAIGC, sei que este safou tudo isso, poucos dias depois o encerramento do seu IX Congresso realizado em Bissau, entre os dias 31 de Janeiro e 06 de Fevereiro de 2018.

    Obrigado.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  8. Prs bosta proibido de papia,mandato i na di bos, na es mundu nunca mas bo cana ganha eleicao i utru cussa golpe cu bota organiza cabaaaaaaaaaaaaaaa, invejosos bo ca pudi fassi boca Misti dixa Kim cu cibi pa i fassi organizacao criminosa cuma partido bo assalta poder bo tira guintis tudo bo intimida bo injuria aos bona papia papia. Ruaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  9. I só golpe ku ladrondade ki é sibi ! Limpeza kunssa dja! Gossi cada santchu na si po’..

    ResponderEliminar