Pages

Pages

Pages - Menu

terça-feira, 8 de maio de 2018

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!!BOTCHE CANDÉ NOS DIAS DO FIM

Resultado de imagem para BOTCHE CANDE
Qualquer observador político atento à situação na Guiné-Bissau percebe que o tempo do presidente José Mário Vaz está perto do fim. Não só perdeu de forma clamorosa a luta que manteve com a direcção do PAIGC – e que levou o país para uma profunda crise económica de consequências dolorosas para a população guineense – como lhe viu ser imposto pela CEDEAO um Governo onde não tem qualquer peso político. Pelo caminho, viu a sua clássica estratégia de dividir para reinar virar-se contra si próprio, levando a que os tradicionais aliados dos últimos três anos de luta o tenham deixado completamente abandonado. 

Completamente não. A José Mário Vaz resta um único aliado, o único que tem tanto a perder com a derrota do presidente como o próprio presidente: Botche Candé. 

Botche é um típico caso de sucesso guineense. Político e empresário, beneficiou originalmente de ter conseguido tornarse em empresário do regime (há muitos regimes atrás) para ir conseguindo amealhar uma base eleitoral entre os fulas, na zona leste do país. Pelo caminho, criou o mito de que sem si, e sem os fulas, não era possível garantir a vitória em qualquer eleição.

Ambicioso, apesar de analfabeto, Botche quis continuar a subir e usou os seus conhecimentos em negociações e negócios de carácter duvidoso ao serviço do seu novo mestre, José Mário Vaz. Tornou-se o angariador de multidões das presidências abertas que se tornaram, elas próprias, as únicas formas das populações receberem quaisquer mil francos. 

Tornou-se o madeireiro que vendia o produto do abate ilegal dos últimos anos e que estava nas mãos da família do presidente. Tornou-se o Ministro do Interior numa Guiné-Bissau transformada em projecto de Estado Policial pela acção do seu presidente.

Qualquer observador político atento à situação na Guiné-Bissau percebe que o tempo do presidente José Mário Vaz está perto do ×m. Não só perdeu de forma clamorosa a luta que manteve com a direcção do PAIGC – e que levou o país para uma profunda crise económica de consequências dolorosas para a população guineense – como lhe viu ser imposto pela CEDEAO um Governo onde não tem qualquer peso político. Pelo caminho, viu a sua clássica estratégia de dividir para reinar virar-se contra si próprio, levando a que os tradicionais aliados dos últimos três anos de luta o tenham deixado completamente abandonado. Completamente não.

 A José Mário Vaz resta um único aliado, o único que tem tanto a perder com a derrota do presidente como o próprio presidente: Botche Candé. Botche é um típico caso de sucesso guineense. Político e empresário, beneficiou originalmente de ter conseguido tornarse em empresário do regime (há muitos regimes atrás) para ir conseguindo amealhar uma base eleitoral entre os fulas, na zona leste do país. 

Pelo caminho, criou o mito de que sem si, e sem os fulas, não era possível garantir a vitória em qualquer eleição. Ambicioso, apesar de analfabeto, Botche quis continuar a subir e usou os seus conhecimentos em negociações e negócios de carácter duvidoso ao serviço do seu novo mestre, José Mário Vaz. Tornou-se o angariador de multidões das presidências abertas que se tornaram, elas próprias, as únicas formas das populações receberem quaisquer mil francos.

 Tornou-se o madeireiro que vendia o produto do abate ilegal dos últimos anos e que estava nas mãos da família do presidente. Tornou-se o Ministro do Interior numa Guiné-Bissau transformada em projecto de Estado Policial pela acção do seu presidente.







Rodrigo Nunes, Dakar Fonte:eglobal

4 comentários:

  1. BOTCHÉ CANDÉ, "O LEÃO DE LESTE"?!
    BOTCHÉ CANDÉ, "UMA INSTITUIÇÃO POLÍTICA" NA GUINÉ-BISSAU?!

    SE TUDO ISSO É VERDADE, ENTÃO SÓ PODEMOS CONCLUIR DE QUE O DESTINO DE BOTCHÉ CANDÉ SERÁ SEMPRE DIFERENTE O DE JOSÉ MÁRIO VAZ. E LOGO REPUDIAMOS POR COMPLETO A IDEIA QUE CONOTA O POSSÍVEL "FIM" DE BOTCHÉ CANDÉ PELA SUA ASSOCIAÇÃO COM JOSÉ MÁRIO VAZ.

    DURANTE MUITOS ANOS E ATÉ ENTÃO, BOTCHÉ CANDÉ É O ÚNICO "POLÍTICO" GUINEENSE QUE TEM PROVADO VÁRIAS VEZES DE QUE ELE É CAPAZ DE MUDAR DA POSIÇÃO OU DA COR PARTIDÁRIA E MANTER-SE SEMPRE ACEITÁVEL E RELEVANTE PERANTE TUDO E TODOS.

    "Pelo caminho, criou o mito de que sem si, e sem os fulas, não era possível garantir a vitória em qualquer eleição".

    E ESSE "MITO" SÓ CAIRIA POR TERRA, SE NO CASO PAIGC CONSEGUE GANHAR AS PRÓXIMAS LEGISLATIVAS SEM BOTCHÉ CANDÉ, PONTO. O RESTO É CONVERSA!!!

    ResponderEliminar
  2. NÃO PERCAM UMA PÚBLICAÇÃO NO VOSSO BLOG PREFERIDO: GUINE DE BARDADI

    LINK: http://guinedebardadi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. TARPACERO MÁ GARANDI K ESTADO DE GIINÉ KUNSI!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar