Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

WATCHA KATCHÉU: NUNO NA BIAM MANDA PRS SAIR DO GOVERNO, ALBERTO NAMBEIA OBEDECE

Resultado de imagem para alberto nambeia

Nuno Na Biam, presidente da APU-PDGB, partido sem representação parlamentar, exigiu na última semana a Alberto Nambeia, presidente do principal líder da oposição na Guiné-Bissau, o PRS, a saída do Governo de Aristides Gomes. A imposição está a ser discutida na manhã de hoje, pela Comissão Política Nacional do PRS, em reunião no Hotel Ceiba, em Bissau. Ao que a e-Global apurou, a imposição de Na Biam não é consensual dentro do próprio PRS, sendo vista por muitos dos membros da comissão política como uma ingerência nos assuntos dos Renovadores. 
Por isso, a aceitação da decisão irá colocar Alberto Nambeia numa posição de fragilidade interna, quando o líder tem já em mãos vários focos de instabilidade partidária fruto do último Congresso do partido e da decisão de preterir Florentino Mendes Pereira, Secretário-Geral do partido, em favor de Malam Sambú, embaixador na China e principal financiado da campanha do PRS, como candidato oficial do partido a Primeiro-Ministro nas próximas eleições legislativas. Por outro lado, e de acordo com várias fontes da comissão política contactadas, a cedência de Nambeia à exigência de Na Biam é vista como um sinal de que o líder do PRS pretende apoiar a candidatura presidencial do líder da APU-PDGB, situação que levará a novos focos de instabilidade entre os potenciais candidatos às mesmas eleições do próprio partido, como Artur Sanhá, Certório Biote ou Sory Djaló.

A saída do PRS do Governo terá como consequência imediata a entrada numa nova fase da crise política guineense, que afectará não só a continuidade do actual Governo RGB, como também a data das eleições legislativas. 
No início da semana, uma visita de uma delegação ministerial da CEDEAO congratulou-se com os esforços do Governo para a realização de eleições em 2018. 

No ano passado, a mesma CEDEAO impôs sanções a várias personalidades guineenses, nomeadamente a elementos do PRS e ao filho do PR Jomav, por considerar que os mesmos estavam a bloquear a obtenção de um acordo com vista à definição da data das eleições legislativas.


Eglobal

9 comentários:

  1. Francamente,não sei onde saiem com estas informações,de uma coisa posso vos garantir,em momento alguma este assunto vai ser discutido na CPN,aliás como é que podia discutir um assunto que não existe.
    Sinceramente,podem ficar no escuro a ver se o PRS vai ter problemas,neste partido não existe a ditadura,contrário do vosso PAIGC,onde ninguém ousa contrariar o vosso presidente,sob pena de ver uma manto preto em cima dele(a),sejam mais condigno com as vossas informações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ordem de dia de ultimo reunion des partido y foi seguinte : analize y aprovacon de programa eleitoral , analize sobre recenceamento y diversos .Bom , talvez es assuntu y faladu na diverso .

      Eliminar
  2. asta infornação é apurada pela e-global e agora estamos perante um novo senario de duplatribalismo. o Nabia finjiu muito tempo que não estava bem com o PRS e agora vai tornar mais facil manipular as forças armada que seus uniforme comedoria e salario são pagas com o dinheiro de estado que pertence este povo que o ex-presi do prs tribalistamor chamava de maquina do PRS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nuno acabou de encontrar a Glória! PRS recebe tudo e todos inclusive um ex con , nesse caso Nuno Na Biam
      (Sangue corre pelas veias ) que foi preso nos USA por ignorar o suporte do seu próprio filho/a! Um conselho meu nhu Nuno: Contate a Embaixada dos USA em Dakar e resolva esse problema pq o Uncle Sam ( tio Sam) está a sua procura! Punta estim lá kuma ki I passa!

      Eliminar
  3. Unknown,espero que és guineense de VERDADE,sendo o não devias pautar pela linguagem de tribalismo,graças a Deus este fenômeno não existe na nossa GUINÉ!agora se querem fomentar este cenário esteja à vontade,que não vais conseguir patavina porque este povo lúcido nunca ia para este caminho.
    E o PRS,não é um partido tribal,veja a composição dos órgãos,é bom saber dos factos antes de andar a dizer baboseiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém vai-me dizer que o PRS ou melhor um grupo de pessoas que desertaram das fileiras dos Libertadores, não foi formado à base do Tribalismo independentemente da atual composição/estruturas internas do mesmo partido. Oxalá que os atuais líderes do PRS atualizem e começam a condenar certas atitudes radicalistas que pairam no seio desse mesmo partido. Gracias!

      Eliminar
  4. Não é preciso pôr lupa para saber que existe problemas internos no prs. Aliás pk é K o próprio fundador do prs foi apoiar o. Nuno na biam as presidenciais de 2014

    ResponderEliminar
  5. Meu irmão, o que significa para ti "problema"? O problema faz parte do quotidiano de todos os seres vivos, em especial dos humanos. Nos nossos corpos existem problemas. Nas nossas famílias existem universo de problemas, na guiné-bissau não se fala mesmo da existência de problemas, mas de como solucioná-los. O PRS como um conjunto de pessoas "vontades", é naturalísimo que hajam problemas, que na gestão dos Recursos Humanos se consideram de normais, se näo põem em causa o normal desempenho de tais recursos. Será que não existem problemas noutros partidos, nomeadamente no PAIGC? Porqué que interessa tanto a vocês a vida política do PRS? É por causa de medo? Devem ficar a vontade porque o nosso lider é padrinho da paz e entendemos que todos somos irmãos. A nossa filosofia política não é fragilização mecânica dos outros partidos, mas sim a conquista, exercício e a manutenção do Poder, através de ideias, alicerçadas na história, na cultura e no trabalho do nosso povo. Um pensamento positivo não é inventar falsidades contra o irmão. Poi se pautarmos todos por este caminho, não sei se haverá os vitoriosos. Ocupemo-nos a divulgar as nossas ações, aquilo que pretendemos e somos capazes de fazer para o bem de todos os guineenses. Deixemos de perder tempo e recursos nas calunias, intrigas e inverdades, poi estes males foram e são os motivos das crises que têm assolado e contibuam assolar o nosso país. Portanto, caros irmãos, as nossas opções políticas não devem fazer com que nos tornemos insensatos, altivos ao ponto de não reconhecermos as qualidades dos nossos irmãos. Para terminar deixo um conselho que os doutos saberão abraçar com facilidade: "a humildade e a solodariedade conjugadas com o conhecimento, habilidade e atitude constituent a base da sabedoria e ciência que são DOM que vem do Criador". BEM HAJAM, VOLTAREI!

    ResponderEliminar
  6. Nha ermon quando é que o PRS foi padrinho da Paz? Tenha paciência! Algum dia nos últimos 3 ou 4 anos, o PRS como o segundo partido mais votado nas últimas eleições teve ousadia algum dia de condenar perseguições arbitrárias/ acusações sem bases juridicas, roubos ,violações às provisões da nossa Constituição ,o direito da Liberdade de expressão que cada cidadão tem etc etc? Viu os últimos acontecimentos ? Gás lacrimogêneo nas nossas escolas? Aonde andam esses promotores da Paz que só aproveitam da maré cheia para concluírem os seus objetivos?
    Mantenhas!

    ResponderEliminar