A Guiné-Bissau foi eleita como membro do Comité Executivo do Fórum da Sociedade Civil da Africa Ocidental (FOSCAO), no sétimo encontro que decorreu entre os dias 15 e 16 do mês em curso em Abuja capital nigeriana.
De acordo com o Jornal ” Nô Pintcha”, o Comité Executivo da organização é composta por 11 membros, sendo quatro francófonos, quatro anglófonos, dois lusófonos e um representante da diáspora Oeste – Africana substituído agora pela juventude.
A eleição da nova direcção liderada pelo Senegal com mandato de dois anos renovável e rotativo em função do género e do país, foi organizada com o apoio do Instituto da Sociedade Civil da Africa Ocidental.
Após a sua eleição a nova Presidente do Foscao afirmou que a África Ocidental é a região mais avançada em matéria da integração e da solidariedade interior.
Khady Fal Tall prometeu dinamizar a organização e mobilizar as mulheres determinadas para fazerem uma frente comum, tendo advertido a todos a terem em mente o compromisso com a organização.
Por seu turno, o representante da Guiné-Bissau na estrutura mostrou-se satisfeito e honrado em representar o país no evento.
Paula Silva de Melo, igualmente responsável financeira da Plataforma Politica das Mulheres, agradeceu a confiança pela eleição e prometeu dar a sua contribuição para o engrandecimento do Foscao, tendo acrescentado que a vitoria é de todas as mulheres guineenses.
O Foscao tem como objectivo canalizar para a Sociedade Civil energias que complementam a integração e o desenvolvimento regional na agenda das instituições da CEDEAO.
A direcção liderada pelo Senegal tem como primeiro vice-presidente, a Nigéria, segundo vice-presidente Cabo Verde e conta como membros, a Guiné-Bissau, Níger, Burkina Faso, Mali, República da Guiné Conacri, Serra Leoa, Gambia e o Gana. A cerimonia desde ano contou com presença de 15 países do espaço da CEDEAO.
Ang/Guinendade
Sem comentários:
Enviar um comentário