Pages

Pages

Pages - Menu

sábado, 28 de janeiro de 2017

OPINIÃO FILOMENO PINA: VANDALISMO NO PARLAMENTO – É GRAVE E LAMENTÁVEL !!! .

Photo de Filomeno Pina.
Pouco faltará, penso, para se instalar o caos político e institucional definitivo na Guiné-Bissau, quando já pouca dignidade politica têm os seus líderes, não tendo bom nome na sociedade, já são comparados à Instituição rasca ou à rasca, que presidem no País, porquê disto, todos sabemos.
Cada vez mais tentamos sobreviver às pressões estranhas sobre o nosso País, talvez pouco falta este “fogo-posto” chegar ao Palácio, desta vez com uma diferença, pelo facto de não se verem as chamas!?
Se isto vier a acontecer Camaradas (é-djumblúmany), antes ainda, vamos assistir ao pior cenário reactivo da sociedade Bissau/Guineense, pense nisto, por isso trave a fundo e ajude a estancar o derrame em vez de por lenha na fogueira, seja bombeiro voluntário e não político-pirómano.
.
Há que reparar Camaradas, tudo que é mau começa e acaba em Bissau, Cidade onde se edificou arena da prática politica perversa e exploração do nosso Povo. Uma notória centralização malvada anda a solta, é odiosa, em quase todos os protagonistas do poder politico impera lutas desiguais pelo puder, isto já deixou de ser um obstáculo avaliado por incompetência ou outra, é doentio!, consequente e surreal ao mesmo tempo, é sentido no seu todo como simplesmente – comportamento reacionário – tudo até aqui, acredite se quiser Sr. “político”.
.
Povo com os olhos abertos, está revoltado contra os lideres políticos, o País está meio parado, tudo isto favorece crescimento da revolta acentuada, simultaneamente entre os lideres, temos constatados consequentemente a separação em grupos desavindos, por mera questão de simpatia, quando estão em causa aspectos materiais e financeiros, mas, nada têm que ver com questões profundas do País, porque na realidade tem falado mais alto, a corrupção dentro do sistema, daí estas guerras na partilha do bolo, como também da farinha, é verdade!
.
Daí que, nunca haverá diálogo construtivo, nunca mesmo, até ao surgimento de medidas radicais impostas pela força da Democracia, repito pela força da Lei! Pondo fim ao caos instalado, i. é, se nada acontecer a parar esta crise, vamos um dia ver o Pais ocupado por estrangeiros vizinhos e europeus (organizações internacionais), será o que estamos a pedir?
Se masoquistas já éramos, hoje se tal vier a acontecer será um enterramento vivo das aspirações do nosso Povo, acredite se quiser.
.
Alguns de nós ainda se lembrarão desta frase da boca do ex-Presidente Luís Cabral, disse:
“… EXISTE UMA GUINÉ, MAS, CADA PORTA COM O SEU PRESIDENTE…”
Disse em resposta ao seu homologo, proferida no seu discurso da Nação, durante a visita do Presidente Ahmed Sékou Touré, da República da Guiné Conacri)!!!
.
Hoje ninguém tem dúvida, que melhor politica é aquela que não dorme ou se dorme, é com um olho aberto. Será politica de “amigos-amigos, negócios aparte”, a adoptar como a melhor postura de momento nas negociações e outras, é urgente Camaradas.
.
Devemos mantermos em estado de alerta, evitar que nos enfiem o dedo pelas costas! Alguns dirigentes mafiosos não se importam (parece), mas este Povo, garanto, que ajustará contas com os responsáveis pelo caos institucional, politico e económico, em que se encontra o território nacional!?
.
Pior do que vender corpo territorial estamos a assistir a uma masturbação mental (sem ofensa), confundida como reflexão política, i. é, pelo seu carácter compulsivo, na repetição de temas/assuntos, e no facto de serem as mesmas pessoas ou sempre os mesmos impotentes políticos de costume, que não apresentam resultados positivos até hoje.
.
Porque tudo que tem acontecido durante esta crise que se arrasta sem solução, é pura violação constante desde o mais sagrado ao “profano”, tudo num exercício de liderança politica falhada, e num Estado de Direito, é impensável chegar a este ponto de situação no País, facto e verdade está a vista!?
.
Quando o Parlamento é vandalizado, isso normalmente acontece só num golpe de Estado, mas, na Guiné-Bissau, está sendo tudo avaliado de ânimo leve, até parece ser normal, mas NÃO o é, sabemos. Então o que é isto???
.
Estamos perante reacções perversas, de indivíduos com poder, Estado para eles é um objecto de prazer, não há respeito, não há patriotismo ou espírito revolucionário em defesa de valores da nossa Guineendade, só olham, para o fundo dos bolsos, no entanto impotentes, para arcar com a mudança necessária e urgente, quando ascendem ao poder o primeiro passo é usar, em vez de servir o Povo.
.
Isto é péssimo, vermos - Parlamento vandalizado, espaço do 2º Homem da Nação - que no mínimo, é facto insólito na praça pública. Num País Democrático sério, já provocava pedidos de demissão de ministros mais directamente responsabilizados pela segurança do Estado da República da Guiné-Bissau, mas, só se fosse num País levado a sério pelos seus lideres, digo!
.
Mas, meus caros amigos e conterrâneos, no nosso País - não passa nada - só que não é verdade, há uma revolta silenciosa infiltrada no “sangue-Guineense”, todos os que estão a permitir semelhante máfia funcionar no País, devem cuidar, porque ajustarão contas com o Povo, no dia seguinte, creio (…)
.
Ainda é tempo de evitarmos o descalabro, temos voz própria como Povo, infelizmente também temos protagonistas/lideres com ódio uns dos outros, são comandados por um inconsciente perverso e alienado, pois na verdade não percebem, que trabalham, para entregar o ouro ao bandido, em troca de comissões e migalhas financeiras, só.
.
O QUE É ISTO AFINAL, UM PARLAMENTO VANDALIZADO E NINGUÉM FAZ NADA!?
.
NÃO CAMARADAS – À GUINÉ-BISSAU, NÃO OFENDE QUEM QUER!
.
VAMOS TRAVAR ESTA CRISE IRRACIONAL, PAUTAR PELA MUDANÇA DE DIRECÇÃO POSITIVA, ÚNICA VIA CAPAZ DE SAIR DESTA EMBRULHADA, EVITAR O CAOS TOTAL E IMPREVISÍVEL, SENDO FATAL PARA O PAÍS, É AGORA ENQUANTO É TEMPO...
.
.
Djarama. Filomeno Pina.
.Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário