Guiné-Bissau
Aumento do tráfico de droga na Guiné-Bissau preocupa ONU
O narcotráfico está mais ativo e influente na Guiné-Bissau desde de Julho de 2016, alertou o representante do secretário-geral da ONU para a África Ocidental.
Segundo o representante, o aumento do narcotráfico e do crime organizado pode ter consequências profundas. “Se a questão não for abordada de forma rápida e eficaz, poderá minar seriamente a governação e segurança na região”, explicou, dando como exemplo as atividades crescentes e a influência de redes de tráfico de droga na Guiné-Bissau, especialmente desde o o inicio do conflito politico de 12 de Agosto de 2015.
Atores regionais, União Europeia, Estados Unidos e autoridades de segurança africanas foram, por isso, chamados a unir esforços para reforçar as estratégias de combate ao problema. “Continuará a ser necessária uma maior coordenação de estratégias, bem como recursos técnicos e financeiros para apoiar os países e organizações da África Ocidental na erradicação das atividades dos cartéis de droga e outras redes criminosas”, defendeu Djinit.
O secretário-geral da ONU para a África Ocidental prometeu continuar a defender “esforços imediatos e substanciais” para ajudar a ultrapassar “esta ameaça que tem um grande impacto nas forças de segurança e nas instituições do Estado”, tal como se pode ver na Guiné-Bissau .
Sem comentários:
Enviar um comentário