O ministro de Estado do Interior afirmou que as duas vedetas de fiscalização marítima doadas pelo Reino de Espanha irão contribuir no combate à pesca ilegal na Guiné-Bissau.
Botche Candé, em declarações hoje à imprensa, após a visita que efectuou ao navio da Guarda Civil espanhola que transportou as duas vedetas rápidas de fiscalização marítima destinada à Guarda Costeira da Guiné-Bissau, disse que os referidos meios irão estancar as actividades dos barcos piratas que operam nas águas territoriais do país.
O governante revelou que as duas embarcações orçadas em cerca de dois mil milhões de francos CFA serão entregues oficialmente ao governo guineense no próximo dia 6 de Abril, numa cerimónia a ser presidida pelo Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embaló.
“As duas vedetas serão colocadas nas ilhas de Bijagós e servirão de meios de controle e fiscalização de mais de 50 navios de pesca que operam nas nossas águas territoriais”, informou.
O Ministro de Estado do Interior apelou aos responsáveis da Guarda Costeira da Guiné-Bissau à conservarem os barcos e que sejam utilizadas na protecção das riquezas heliêuticas do país.
As duas vedetas de fabrico espanhol têm 17 metros de cumprimento e três de largura, dois motores de 600 CV cada e estão equipados com radares via satélite.
ANG/Guinendade
Sem comentários:
Enviar um comentário