Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 31 de maio de 2017

WATCHÁ KATCHÉU:BOMBA NUCLEAR!!PM TROUXE DE ISRAEL GÁS LAGRIMOGÉNIO PARA REFORÇAR FORÇAS DE SEGURANÇA


Israel reforça a atuação da Policia da Guiné-Bissau com mais granadas de gases lacrimogéneos para fazer face as eventuais desordens públicas.
Revelou hoje em Bissau, o Primeiro-ministro no Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira” de regresso a Israel, avançando que visa reforças as forças de segurança contra resistências maléficas.
De acordo com o Chefe do Executivo, os engenhos explosivos servem para os polícias auto defenderem-se a cem metros de distância, fazendo referência aos últimos acontecimentos registados, entre a manifestação dos inconformados e a força policial.
Por outro lado, o chefe do Governo advertiu que nenhum cidadão tem direito de agredir as forças de segurança no pleno exercício das suas actividades. Pelo que os policiais estão mais equipados com engenhos explosivos de modo a manter a ordem no país.
Lamento muito a agressão às forças policiais porque sou homem do Estado, ninguém tem o direito de agredir as autoridades, felizmente outros países matam os manifestantes, mas isso não é caso da Guine Bissau. Trouxe comigo de Israel gaz lacrimogénio para ajudar policias a defender-se. Apesar de não ser todos manifestantes, mas quando temos delinquentes que agridem as forças policiais, que moral tem para quem disse querer ser amanhã presidente ou primeiro-ministro deste país ao pactuar com a violência contra forças policiais!”
Em relação a visita, Umaro Sissoko revelou uma possível cooperação com Israel nas áreas de Agricultura, Defesa e Segurança.
“Solicitei a formação, como sabem, hoje não há geração de engenheiros electrotécnicos, também solicitei uma formação no domínio da agricultura e acho que brevemente uma delegação chefiada pelo ministro da agricultura irá ali, porque Israel é conhecida na tecnologia no domínio agrícola e ainda formação na área de defesa e segurança, porque precisamos formar as pessoas, quando formamos as pessoas não vai haver as pessoas inocentes, muitas coisas que acontece no país é porque as pessoas são inocentes”, disse Sissoco. 






Guinendade/Notbanca

OPINIÃO: BOMBA!!! AFINAL QUANDO JOMAV GRITA"GUINÉ NA SABI" É ATRAVÉS DESTE PROJECTO "AUGUSTUS BOLAMA" UM PROJECTO DA BANDIDAGEM

QUEREM TRANSFORMAR 
BOLAMA NUM CENTRO 
DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Afinal quando há fumo há fogo. Jomav deu luz verde
para avançar com este projecto desde Março e desde aí
tomou a decisão de ir contra tudo e todos mesmo contra
a comunidade internacional apenas para não perder este
dinheiro que já entrou uma pequena parte mas que poderá
fazer de Jomav um dos homens mais ricos de África.

"AUGUSTUS BOLAMA"
"AUGUSTUS DI BANDIDAGEM"
"AUGUSTUS BOLAMA"
"AUGUSTUS DI BANDIDOS"
"AUGUSTUS BOLAMA"
"AUGUSTUS DI BANDISSILONS"
"AUGUSTUS BOLAMA"
"AUGUSTUS DI BANDIDASCU"

NHU AUGUSTUS NHU KANA
SUFRI NAN MÉM?

NÔ NA MURRI NAN TUDO 
MA BOLAMA KA NA CEDO 
UM CENTRO DE LAVAGEM
DE DINHEIRO!!!




Gino S.

OPINIÃO: BOMBA NUCLEAR!!! EL MOCTAR TROUXE O PROJECTO "AUGUSTOS BOLAMA" E É POR ISSO QUE JOMAV NÃO O PODE EXONERAR PORQUE JÁ TERÁ RECEBIDO UMA PARTE

BANDIDASCU PASSANTA!!!

Um ÁRABE BILIONÁRIO financiou o projecto
para transformar bolama numa zona de tráfico de
toda a especie. Este projecto com nome português 
só para enganar o nosso povo é financiado por um
grupo árabe com fundos do Hezbollah e uma parte
da Arábia Saudita. O projecto Augusto Bolama visa
transformar este país num ninho de impunidade.

É POR ISTO TUDO QUE JOMAV 
NÃO QUER EXONERAR SISSOCO 
PELOS BILIÕES QUE ESTÃO 
NESTE PROJECTO

"AUGUSTUS BOLAMA"

Kblert Santos

WATCHÁ KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! 5 BILIÕES DE USD É O PREÇO QUE JOMAV ESTÁ DISPOSTO A RECEBER PELA VENDA DA ILHA DE BOLAMA ATRAVÉS DO PROJECTO " AUGUSTUS BOLAMA"

VEJA AQUI

VEJA O VIDEO AQUI
 
JOSÉ MARIO VAZ ESTÁ 
A VENDER A ILHA DE 
BOLAMA POR 5 BILIÕES 
DE USD$

AFINAL É POR ISTO QUE
JOMAV NÃO PODE DEMITIR
UMARO EL MOCTAR 
SISSOCO EMBALÓ

CONSTA QUE JÁ RECEBERAM
 10% DO VALOR

OPINIÃO: BOMBA!!! FRASE DO ANO: JOMAV FEZ MAIS INTRIGAS E CALÚNIAS EM 3 ANOS DO QUE O PAIGC EM 43 ANOS

EM 3 ANOS JOMAV FEZ MAIS 
INTRIGAS E CALÚNIAS DO 
QUE O PAIGC EM 43 ANOS

Jomav ficará conhecido como Presidente 
que mais MENTIU DESCARADAMENTE 
a nossa população. Jomav fez tanta calúnia e 
intriga que bateu todos os recordes desde que 
os Presidentes estão a governar num sistema 
democrático. A calúnia e intriga de Jomav
ultrapassam fronteiras


JOMAV BATEU TODOS OS 
RECORDES NEGATIVOS 
DE UM POLITICO


Serifo

WATCHÁ KATCHÉU:BOMBA!!!" PODE AINDA SALVAR A SUA PRESIDÊNCIA, SALVAR O PAÍS, SE FOR INSPIRADO POR ESSA RESPONSABILIDADE QUE É A DE UM CHEFE DE ESTADO" JOSÉ RAMOS HORTA

 Guiné-Bissau continua confrontada com "grande imbróglio político", que exige uma posição firme do Presidente e uma solução guineense pela via do diálogo, defende José Ramos-Horta, em entrevista exclusiva à DW África.
Portugal | José Ramos-Horta (DW/J. Carlos)
O Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta apela à tranquilidade e ao entendimento na Guiné-Bissau. O político timorense pede ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para reunir todas as partes do conflito na base de um diálogo sério com vista a salvar o país. A iniciativa presidencial, segundo José Ramos-Horta, deve durar o tempo que for necessário, até que seja possível definir uma agenda comum para os próximos 18 meses, que contribua para a estabilidade do país antes de eleições gerais.
Em Lisboa, José Ramos-Horta concedeu uma entrevista exclusiva à DW África, à margem das conferências do Estoril, que terminam esta quinta-feira (31.05) em Cascais, Portugal. O antigo Presidente de Timor-Leste, que representou as Nações Unidas em Bissau, depois do golpe de Estado de 2012, liderou a missão do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS, na sigla em inglês), criada para a consolidação da paz no país.
Para Ramos-Horta, o Presidente guineense José Mário Vaz "pode ainda salvar a sua presidência, salvar o país, se for inspirado por essa responsabilidade que é a de um chefe de Estado. Mas é necessário também que os outros deem as mãos, que também deem um passo ao encontro do Presidente".
" É preciso encontrar uma fórmula muito guineense para amenizar as tensões," refere o homem que também foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro de Timor-Leste.
Acordo liderado por "algum amigo"
Ramos-Horta sugere que a solução para a crise na Guiné-Bissau deveria contar "com a facilitação de algum amigo, alguém de confiança e com experiência". "Todos os atores políticos e sociais guineenses participariam para estudarem uma agenda mínima de ano e meio para acalmar o país, resolver algumas questões de urgência e - havendo um acordo mínimo que apazigue os ânimos - vamos então mobilizar apoio da comunidade internacional para ajudar a resolver a falta de pagamentos, sarar algumas feridas económicas e sociais, algum défice que há, para também compensar," considera o político timorense.
Ramos-Horta diz que não quer dar lições a ninguém, mas sim "continuar a ajudar", facilitando o diálogo como observador - depois de ter servido, durante ano e meio, como representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, no tempo de Ban Ki-moon.
"Tenho andado em diálogo com gente das Nações Unidas, alertando o secretário-geral [António Guterres], o Departamento dos Assuntos Políticos, que é necessário fazer algo. Não se pode abandonar a Guiné-Bissau. Primeiro, apesar de tudo, o país não está em guerra. Não é Mali, não é República Centro-Africana nem Sudão do Sul. É preciso reconhecer o papel das Forças Armadas, que tem-se mostrado com muita disciplina, muita maturidade, não se imiscuindo mais nas querelas políticas da Guiné-Bissau. Tem que manter essa postura," defende.
O papel do Presidente
José Mário Vaz era um dos oradores das Conferências do Estoril, o qual se avistaria certamente com Ramos-Horta para falar da difícil situação política na Guiné-Bissau. Ambos encontraram-se em fevereiro deste ano em Bissau, entre as reuniões de consulta que o Prémio Nobel da Paz teve com várias autoridades e figuras da sociedade civil guineense.
Ramos-Horta esteve no país, na altura, para participar numa conferência sobre reconciliação e não numa missão de mediação – esclarece. Entende as manifestações de protesto contra o Presidente porque, afirma, "o povo está cansado, os jovens estão cansados, as escolas não funcionam, os funcionários não são pagos e, dado o imbróglio político, a comunidade internacional não liberta os dinheiros prometidos - e isso gera então contestação".
Devido a essa situação, "é preciso o Presidente tomar o pulso da situação com inteligência, com pragmatismo e com humildade," acrescenta.
Ramos-Horta dá a conhecer que não tem planos para regressar à Guiné-Bissau, mas deixa as portas abertas caso receba algum convite por parte das instituições soberanas guineenses, prometendo trabalhar sempre com as representações da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana (UA), União Europeia (UE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

NOTICIAS AO MINUTO:ESPECIALISTA EM GESTÃO DE CONFLITOS DEFENDE SOLUÇÃO INTERNA COMO ÚNICA SAÍDA

O mestre em gestão de conflito e docente universitário Alberto Lopes da Costa disse hoje que a crise política no pais deve ser resolvida pelos próprios guineenses, através do diálogo consubstanciado no principio de “ganhar e ganhar” entre os actores políticos.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, Alberto da Costa afirmou que a persistência da actual situação política revela a falta de preparação dos políticos guineenses na partilha do poder.

Como solução para ultrapassar a actual situação, Alberto Lopes da Costa pediu aos actores políticos nacionais a sentarem-se a mesma mesa para resolverem o problema.

“Ele é apenas um comunicador que procura ouvir as partes envolvidas na crise” resumiu referindo-se ao papel do mediador designado pela CEDEAO, Alpha Conde.

Na sua óptica os políticos nacionais podem ultrapassar a crise através de um diálogo franco deixando temporariamente os actores internacionais como forma de evitar influências externas que em nada contribuem na resolução da actual situação política do país.

Declarou que, para que o país e a sociedade guineense desenvolvem é necessário que haja um consenso no seio de todos os partidos políticos para que possa haver consensos na implementação de projectos de desenvolvimento. 

 “A guerra que estamos a assistir tem a ver com as reformas internas que a actual direcção do PAIGC pretende implementar na qual encontrou opositores que não estão interessados nesta via”, explicou Alberto Lopes.

Tanto assim que encoraja o líder dos libertadores, Domingos Simões Pereira  a prosseguir com as reformas no partido baseando-se sempre no diálogo, por forma a ultrapassar eventuais querelas e promover o desenvolvimento do pais.

Apesar de reconhecer que deve haver mais respeito às pessoas e instituições da República, lembrou também a estes de que não estão imunes as críticas e quando isso acontece, devem procurar apresentar soluções aos problemas levantados.



Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:UMARO SISSOCO CONGRATULA COM ESPANCAMENTO DOS MANIFESTANTES

O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, criticou esta quarta-feira (31 de Maio) atitude de manifestantes do Movimento de Cidadãos Conscientes e inconformados, que levou ao confronto físico com as forças de segurança.
Umaro Sissoco que falava esta manhã a chegada ao país vindo de Israel após um périplo de alguns dias defendeu por outro lado que ninguém tem o direito de agredir as autoridades.
«Lamento muito a agressão as forças policiais porque sou homem do Estado, ninguém tem o direito de agredir as autoridades, felizmente outros países matam os manifestantes, mas isso não é caso da Guine Bissau. Trouxe comigo de Israel gaz lacrimogénio para ajudar policias a defender-se. Apesar de não ser todos manifestantes, mas quando temos delinquentes que agridem as forças policias, que moral tem para quem disse querer ser amanhã presidente ou primeiro-ministro deste país ao pactuar com a violência contra forças policiais?”
 Confrontado sobre a projecção de novas marchas no próximo sábado, Embalo mostrou-se aberto, afirmando que a autoridade policial estará preparada para fazer o seu trabalho.
Embalo avançou sobre a possível cooperação com as autoridades israelitas entre as quais a formação no domínio da agricultura e na área de defesa e segurança
«Solicitei a formação, como sabem, hoje não há geração de engenheiros electrotécnicos, também solicitei uma formação no domínio da agricultura e acho que brevemente uma delegação chefiada pelo ministro da agricultura porque Israel é conhecida na tecnologia no domínio agrícola e ainda formação na área de defesa e segurança, porque precisamos formar as pessoas, quando formamos as pessoas não vai haver as pessoas inocentes, muitas coisas que acontece no país é porque as pessoas são inocentes», concluiu.



Guinendade/RSM

OPINIÃO:PAREM DE FAZER CAMPANHAS GRATUITAS!!QUAL É A DIFERENÇA ENTRE DOAR E ENTREGAR?

MUITO FEIO O QUE ESTA GERAÇÃO DE POLITICOS E COMPANHIA  ESTÃO A FAZER A POPULAÇÃO.

SEJAM INTEGROS E TRANSPARENTES, OFERECER É UMA COISA E ENTREGAR É OUTRA COISA.

QUANDO DIZEMOS QUE A FUNDAÇÃO ROSA GOUDIABY VAZ DOOU OU OFERECEU AUTOCARRO A ESCOLA DE SURDOS E MUDOS TEMOS QUE SER BEM CLAROS.

SERA QUE A FUNDAÇÃO COMPROU COM OS SEUS FUNDOS? -NÃO MENTIRA

ESSE VEICULO FOI DOADO COM FUNDOS DA UEMOA.
COISA BEM DIFERENTE DO QUE ESTA ESCRITO NESTE CARTAZ.


NO ENTANTO HÁ UM ERRO!!! ESTE VIATURA NÃO MAS SIM ESTA VIATURA!!! 

PAREM DE FAZER CAMPANHAS GRATUITAS, E TENHAM VERGONHA NA CARA.










LASSANA M.

WATCHÁ KATCHÉU: BOMBA!!! CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS VÃO INTENTAR UMA QUEIXA CRIME CONTRA EL MOCTAR SISSOCO EMBALO

CONSCIENTES E INCONFORMADOS 
NÃO ESTÃO PARA BRINCADEIRA

O Primeiro-Ministro vai encaixar mais uma queixa
crime contra si desta vez pelos cidadãos conscientes
e inconformados. Hoje será uma queixa crime por
pôr em caus a integridade fisica de Lesmes Monteiro
e a segunda será amanhã contra o seu governo por 
ser ilegal e inconstitucional

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! O PLANO DE JOMAV DE DETENÇÃO DE POLITICOS E MILITARES NÃO DARÁ CERTO

MAIS UM PLANO QUE 
SERÁ UM FRACASSO

José Mario Vaz e o seu grupo de bandidos 
não desistem nas inventonas e mais inventonas. 
Agora que todo o mundo já sabe que existe 
um plano de DETER OS OPOSITORES AO 
REGIME DITATORIAL que se implantou no 
país Jomav afirma que não tem outra saída a não
ser prosseguir com esse plano. Segundo Jomav 
o mundo poderá falar mas depois irá  se calar. 
Neste momento todo o cuidado é pouco

Ussumane

WATCHÁ KATCHÉU: MANUEL IRÉNIO NASCIMENTO LOPES SERÁ OUVIDO HOJE PELO MINISTÉRIO PÚBLICO


Manelinho, Presidente da Federação 
Guineense de Futebol será ouvido hoje 
de manhã pelo Ministério Público pelo 
desvio de mais de 400 milhões de francos 
cfa qualquer coisa como 600 mil euros. 
Recorde-se que Manelinho faz parte do 
grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC.

OPINIÃO: A PRESIDÊNCIA ABERTA ACABOU E ATÉ AGORA JOMAV NÃO QUIS DIZER QUANTO É QUE CUSTOU A CAMPANHA ABERTA!!! ONDE É QUE ESTÁ A TRANSPARÊNCIA DE JOMAV? A HONESTIDADE?

FALTA DE RESPEITO COM 
O DINHEIRO DOS 
CONTRIBUINTES

Aqui está um exemplo de que tudo aquilo 
que Jomav diz aacaba por fazer o contrário. 
Jomav não tem seriedade porque se fosse um 
homem sério vinha a público dizer quanto é 
que custou a campanha aberta. São estas 
coisas que reduzem a confiança que as pessoas 
poderiam ter no Presidente. Para Jomav deve ser: 
faz o que eu digo não faças o que eu faço. 

Os defensores de Jomav também acham normal 
o povo não ter algo oficial de quanto custou a 
Presidência aberta? O problema é que as pessoas 
não são sérias. O Presidente não transmite 
confiança a ninguém porque mesmo que tenha 
força como demonstra ter ele devia ser o 
primeiro a tentar cumprir com aquilo que diz. 
Jomav perdeu esta guerra pelo número de 
mentiras que conta.


Benvindo

OPINIÃO: BOMBA!!! A PREPARAÇÃO DA IDA A MECA POR BOTCHE CANDÉ QUASE 3 MESES ANTES ESTÁ A DAR MUITO QUE FALAR

ONDE HÁ FUMO HÁ FOGO


Três meses antes da ida a Meca que está a 
ser preparada por Botche Candé já está a 
dar que falar na sociedade guineense. Como 
é do conhecimento geral Botche Candé
apresentou um orçamento de 2 biliões de 
francos CFA, qualquer coisa como 3 milhões 
de euros para levar 1000 peregrinos onde a 
maior já tem 75% da bolsa garantida através 
de um árabe. 

Existem informações de que Botché está a tratar 
disso com antecedência devido a situação politica 
que está numa indefinição absoluta e por isso é 
uma oportunidade para ganhar dinheiro caso o 
governo vier a cair. Há quem diga que Botche 
Candé está de espirito aberto e apenas quer 
organizar a ida a Meca este ano levando o maior 
número de pessoas. E isso implica uma 
organização atempada. A maior parte desconfia 
que Botche e Jomav poderão ganhar dinheiro 
nesta operação.

Zacarias

NOTICIAS AO MINUTO:DJURTOS VAI DEFRONTAR A NAMIBIA NO DIA 10 DE JUNHO

A selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau vai defrontar, no próximo dia 10 Junho, no estádio nacional 24 de setembro, em Bissau, a congénere da Namíbia, para a primeira jornada do grupo K de apuramento a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN2019), a disputar-se nos Camarões.
A Rádio Jovem está na posse da lista dos convidados de Baciro Cande, seleccionador nacional de futebol.
Zâmbia, Moçambique e Namíbia fazem parte do grupo da Guiné-Bissau
Photo de Braima Darame.




Fonte:Braima Darame

terça-feira, 30 de maio de 2017

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! JOMAV JÁ COMEÇOU A IMPLEMENTAR O SEU ÚLTIMO PLANO DE INVENTAR QUE HOUVE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO PARA PODER PRENDER AS PESSOAS

ESTÁ EM CURSO O PLANO DE 
DETENÇÕES DE JOMAV COM
MENTIRAS DE GOLPE DE ESTADO


José Mario Vaz está a pôr em prática o plano 
que foi denunciado hà duas semanas sobre a 
possibilidade de começar a prender as pessoas 
com invenções de que tentaram dar um golpe 
de estado. Neste momento estão 5 militares 
presos mas não é esse o objectivo. O objectivo
é prender politicos e depois vir alegar que 
aliciaram os miliatres para dar golpe de estado. 
A caça as bruxas vai começar como sendo o 
último plano de Jomav antes de entrar em 
possiveis outros planos de assassinato aos 
adversários politicos. Jomav está no tudo ou
nada.

PLANO C DE JOMAV JÁ 
ESTÁ EM MARCHA

Isaias

WATCHÁ KATCHÉU: BOMBA NUCLEAR!!! JOMAV QUER LEVAR 1000 PEREGRINOS A MECA ESTE ANO

1000 PEREGRINOS GUINEENSES 
A CIDADE SANTA DE MECA!

Aqui vem mais uma medida populista de José Mario Vaz.
Jomav quer ganhar popularidade na comunidade muçulmana
e segundo informações ele e Botche Candé querem levar
este ano 1000 pessoas a Meca com tudo pago. Acontece
que um amigo árabe de José Mario Vaz prometeu contribuir
com 75% apesar de ser um segredo entre eles. Botche como
viu isso como uma oportunidade d eganhar dinheiro e apesar
de ainda não estarmos na altura foi meter já um orçamento
de 2 biliões de francos CFA. E o negócio está mesmo aí ou
seja o árabe paga e depois o Estado paga e ainda a comissão
liderada por Botche vai pedir aos peregrinos para pagarem
uma quantia simbólica. Existe neste momento uma confusão
de transacções e por isso Jomav recebeu um árabe para lhe
pedir isso.



WATCHÁ KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! OS PROBLEMAS COM A POLICIA INTERNACIONAL VOLTAM A SURGIR

PESSOAS PRÓXIMAS DE JOMAV 
E BRAIMA ESTÃO COM 
PROBLEMAS COM A INTERPOL

Jomav e Braima não querendo dar a cara colocaram
familiares para a resolver alguns assuntos de Estado
que está a colocar em causa a Guiné-Bissau. Neste
momento, fontes fidedignas dão conta de que a
Policia Internacional está a investigar um familiar
muito próximo de Jomav e Braima Camará. Ainda
não se está na posse dos nomes mas segundo consta
são pessoas de sangue dos dois. É critico que se separe
a familia e o Estado. Transações internacionais em
nome de filhos ou irmãos é tudo suspeito hoje em dia.

OPINIÃO:PORQUE GASTAR MILHÕES CFA PARA A VIAGEM A MECA ENQUANTO OS NOSSOS HOSPITAIS NÃO TEM CONDIÇÕES?

Deveriamos ser sinceros uns com os outros.
Não é uma questao de religião ou tribalismo.
Temos que parar com esta medida populista de
Enviar as pessoas a MECA.

Temos que ser sinceros e justos.
Estas medidas são simplesmente populistas que não favorecem a população em geral,ou mandamos todos os muculmanos para meca ou não.E os cristão como ficam nesta historia, por acaso algum grupo foi pago para ir a 13 de maio ver o papa Francisco ou alguma outra peregrinação? Se foram nao ouvi falar.E se foram, sera que foi gasto a mesma factura dos que vão para Meca este ano?

Botche quer preparar a peregrinação
o mais cedo possivel levando mil 
pessoas com tudo pago.

O estado tem que ser transparente para 
com o seu povo e priorizar as despesas 
que são mais urgentes como os nossos 
hospitais que ntão tem equipamentos, 
morrem pessoas todos os dias,temos o 
problema dos  orfanatos por falta de 
comida, muitas crianças só tem 1 prato 
por dia, as mulheres(maes viuvas) 
precisam de apoio do estado porque 
são elas que muitas que sustentam 
familias.Temos escolas de deficientes 
em estado lastimável etc etc.

Mas a Guiné funciona mesmo assim, 
nunca tem dinheiro para pagar os salários 
dos seus funcionarios, mas de repente 
aparece um dinheiro de não sei aonde 
para pagar viagens, festas etc.


Parem de tapar o sol pela bananeira.
Sera que é tão dificil entenderem!!!
POLITICOS DE Mxxrdxxx
Sera que a vossa incompetencia é tanta 
que não conseguem ver nem o que esta 
para além do vosso umbigo??(MAS COM ESSAS BARRIGAS DO TAMANHO DE UM BARCO É NORMAL QUE NÃO VEEM NADA MESMO).

Parem de enganar o povo!!!E façam uma distribuição de riqueza equitativa, por 
que todo o mundo possa se beneficiar.

Assim com essas medidas populistas, so criam divisões socias. Porque uns beneficiam em detrimento de outros.


E AINDA ENCHEM A BOCA EM 
FALAR DE TRIBALISMO… 



Soares

OPINIÃO: BACIRO DJÁ E BRAIMA CAMARÁ PASSARAM UM PELO OUTRO SEM CUMPRIMENTAR

BARDADI KUSSAS FEDI MAL!!!

Braima Camará e Baciro Djá estão 
definitivamente de costas voltadas. 
Baciro não quer saber de Braima
e Braima não quer saber de Baciro. 
Os amigos de ontem são os inimigos 
de hoje. Assim vai o mundo daqueles 
que vivem sem honestidade e valores.

Suleimane

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! DENÚNCIA!!! JOMAV VOLTA A RECEBER ÁRABE COM LIGAÇÕES A REDES TERRORISTAS

ISTO ESTÁ CADA VEZ 
MAIS COMPLICADO

Porque será que Jomav depois das criticas 
internacionais volta a lidar com elementos 
de redes terroristas. Este fim de semana, 
Jomav recebeu El Hadji Sakir Mir um homem
multimilionário mas que é acusado de financiar 
redes de terroristas. O Presidente sabe que os 
EUA estão com olhos abertos a todas as 
movimentações de terroristas e ele recebe
um potencial terrorista que afirma que quer 
comprar a ilha de CARAVELA. É necessário 
muita contenção e acima de tudo sentido de 
Estado. Aguardemos para ver.

Estevão

NOTICIAS AO MINUTO:INSTITUTO DA JUVENTUDE E SECRETARIADO DE SIDA VALIDAM FERRAMENTAS DE DIMINUIÇÃO DE MORTES NOS ADOLESCENTES

No âmbito da iniciativa que visam adoptar novo programa de Acão para obter melhor resultados para adolescentes e jovens na luta contra Sida, o instituto da juventude em parceria com SNLS realizaram hoje e com duração de um dia validação de ferramentas para acelerar a diminuição de mortes nesta camada juvenil.
A margem do encontro, secretário executivo do Secretariado Nacional de Luta contra Sida Califa Cassama afirma que a GB está a preparar ferramentas para poder abraçar esta iniciativa.
«Hoje foi validado o projecto para entregar ao governo e parceiro para depois a iniciativa ser lançado. Precisamos de fundos para iniciarmos os trabalhos de despistes dos jovens e adolescentes e intensificar tratamento dos infectados. A Guiné-Bissau já está a preparar ferramentas para poder abraçar esta iniciativa extremamente importante para baixar taxa de prevalência na faixa etária até aos 19 anos».
Para o presidente do Instituto da Juventude Filinto Omar Martins Salla a iniciativa surgiu depois de se chegar a conclusão que a resposta a nível de faixa etária de 10 á 19 anos é muito insatisfatória, tendo adiantado que novas infecções têm aumentado á nível desta faixa etária. “ É nesta ordem de ideia que estamos a fazer esse trabalho para reforçar a componente adolescente e jovem na resposta nacional a VIH/sida”, diz.
De referir que durante o trabalho foi analisado dados sobre a situação do VIH/ sida nos adolescentes e jovens entre outros.



Guinendade/RSM

NOTICIAS AO MINUTO:MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO MOSTRA DIMENSÃO DA TENSÃO POLÍTICA - MULHERES GUINEENSES

As organizações de mulheres da Guiné-Bissau manifestaram hoje preocupação com os incidentes ocorridos na manifestação de sábado em Bissau, sublinhando que "espelham a dimensão da tensão política" e a falta de diálogo entre as partes.

A manifestação de sábado em Bissau culminou em confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança, que provocaram mais de 20 feridos, entre os quais sete polícias.

"O incidente espelha a dimensão da tensão política vigente na Guiné-Bissau e a consequente rotura do diálogo entre os protagonistas da crise, e, por conseguinte, interpela a consciência de todos os amantes da paz sobre a urgente necessidade de os guineenses se sentarem à mesa com vista à resolução definitiva da crise prevalecente", referem, em comunicado, as mulheres.

No comunicado, as mulheres salientam que a "liberdade de manifestação constitui um dos alicerces fundamentais da democracia e do Estado de direito", mas que "não pode pôr em causa a segurança pública, muito menos degenerar em violência contra as forças destacadas para manter a ordem e a tranquilidade".

As organizações das mulheres, agrupadas no Fórum para a Paz, condenam a conduta das forças de segurança e dos manifestantes e pedem à polícia para evitar o "uso desproporcional da força".

O Fórum para a Paz pede ao Movimento dos Cidadãos Inconformados e aos guineenses para "se absterem de comportamentos violentos contra as forças de segurança, capazes de comprometer os valores da paz e provocar danos incalculáveis".

As mulheres apelam também aos partidos políticos para "elegerem o diálogo construtivo como estratégia de resolução de conflitos, evitando assim comportamentos capazes de pôr em causa os valores da paz e reconciliação nacional".

O Fórum para a Paz inclui a Plataforma Política das Mulheres, a Rede Paz e Segurança para as Mulheres do Espaço da CEDEAO, a Rede Nacional de Luta contra a Violência na Mulher e Criança, Comité Nacional para o Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas, Rede de Mulheres Mediadoras, Rede das Mulheres para a Edificação da Paz na África Ocidental e Associação das Mulheres Profissionais da Comunicação Social.


Guinendade/lusa

NOTICIAS AO MINUTO:BANCOS DA GUINÉ-BISSAU SENSIBILIZAM RÉGULOS PARA NECESSIDADE DE ABRIR CONTA BANCÁRIA


Os régulos da Guiné-Bissau e a Associação dos Profissionais de Bancos do país reuniram-se hoje na Presidência guineense para perceberem a importância de abrir uma conta bancária.

"O encontro serviu para sensibilizar a população para abrir contas nos bancos. Como sabemos é uma das formas de ajudar no desenvolvimento económico do país através da captação de poupanças e com essas poupanças, nós os bancos, conseguimos intervir mais no financiamento da economia", afirmou Rómulo Pires, presidente da Associação dos Profissionais dos Bancos da Guiné-Bissau e do Banco da África Ocidental.

O encontro, que foi promovido pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, também serviu para explicar aos régulos como as pessoas podem abrir conta num banco.

"Não constitui dificuldade nenhuma. Basta ter um bilhete de identidade válido e duas fotografias e nem é necessário no momento da abertura da conta ter montantes elevados. Há bancos que aceitam a abertura de conta com 10.000 francos", explicou Rómulo Pires.

Atualmente, a taxa de bancarização (percentagem de pessoas com conta bancária) da população na Guiné-Bissau ronda os 12,5%.





Guinendade/lUSA

OPINIÃO:SERA QUE OS JOMAVISTAS JA PARARAM PARA SE PERGUNTAR DE ONDE VEM TANTO DINHEIRO?COMO PODEM VIABLIZAR PROJETOS SE ANP ESTA FECHADO?

PERGUNTO AOS JOMAVISTAS;
HOJE VEMOS NAS NOTICIAS ESTRADAS A SEREM FEITAS, MILHOES A SEREM INVESTIDOS, E OS PATETAS ALEGRES A BATEREM PALMAS « « VIVA JOMAV ESS KI BOM PRESIDENTE » » »

MAS PERGUNTO SERÁ QUE JA SE PERGUNTARAM DE ONDE VEM ESSE DINHEIRO?
SE TEM DINHEIRO PARA ESTRADAS !! PORQUE NAO PARA OS HOSPITAIS,E O PAGAMENTO DOS SALARIOS EM ATRASO DOS PROFESSORES, E OS CORREIOS.
POIS ISSO NÃO VOS INTRESSA PORQUE VOCES JOMAVISTAS SÃO OS PRIMEIROS BENIFICIARIOS DESTE REGIME DE MERDA.

OU BRAIMA CAMARA PATI BOS 5000CFA BO TULO.

MESMO QUE O BANCO MUNDIAL OU FMI EMPRESTE DINHEIRO, QUANTO SERA O JURO ENCIMA DISSO? E QUEM IRA PAGAR E A QUANTO TEMPO?

COMO PODEMOS AVANCAR PROJETOS SEM APROVACÃO DO PARLAMENTO?

SERA QUE VOCES JOMAVISTAS NÃO PARARAM PARA SE QUESTIONAREM O VOSSO PAPEL QUE ESTÃO A FAZER? EM VEZ DE  BATEREM PALMAS SEM SENTIDO.

BO BATA QUESTIONA KUSSAS?

E DEPOIS É BOM SABEREM DIFERENCIAR QUAL O PAPEL DO GOVERNO E DO PRESIDENTE DA REPUBLICA.
NEM ISSO VOCES SABEM DIFERENCIAR?


NA JOMAVISTAS BO BAI LA!!!!

SEM OFENSA, NAO VOS ESTOU A CHAMAR DE BURROS, MAS.....

Baldé

OPINIÃO: O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA GUINEENSE

JOMAV É PIOR PORQÊ?

Porque:

- Criou o ódio no coração dos guineenses
- Criou a desconfiança entre os guineenses
- Desviou fundos públicos 
- Goza com o povo dizendo dinheiro do estado nos cofres de estado e ele vai abusando dos fundos públicos
- Protege os seus amigos favorecendo o nepotismo e o clientelismo
- Mandou espancar a nossa população
- Afirma que tem poderes para mandar matar, espancar e prender
- Nunca disse publicamente quanto é que um Presidente/Rei lhe ofereceu
- Empossou 5 governos em menos de 3 anos.
- Criou divisão entre os dirigentes de todos os partidos
- Dividiu fámilias
- Dividiu os orgãos de soberania
- Em 3 anos de mandato não fez nenhuma obra
- Passa o tempo a auto-elogiar-se
- É neste momento o homem mais rico do país na trapaça
- Não sabe falar com o seu povo
- Usa expressões como máquina de guerra e inimigo contra as pessoas que tem opiniões diferentes das dele.
- Não conhece a constituição do país
- É vingativo
- É MENTIROSOOOOOOOOO
- E mais de mil acções que fazem de Jomav o Pior
de todos aqueles que passaram no palácio

Litos

WATCHÁ KATCHÉU: BOMBA!!! PARA CONTRARIAR A MARCHA DOS INCONFORMADOS JOMAV DEU INSTRUÇÕES PARA O MOVIMENTO CIDADÃO ORGANIZAR A SUA MARCHA NO MESMO DIA 3

MAIS UMA ESTRATÉGIA DE JOMAV

Jose Mario Vaz, Braima Camará e Botche Candé 
deram instruções ao movimento cidadão para 
organizarem a marcha no mesmo dia que os 
conscientes e inconformados tudo para obstaculizar 
a realização da marcha dos inconformados. Estratégias maquiavélicas antigas e que não ajudam na defesa 
dos direitos civicos. O objectivo é interromper a
poderosa marcha dos inconformados.

OPINIÃO:A URGENTE REFORMA DA CLASSE POLITICA GUINEENSE!!! ESTÁ TUDO PODRE

Mais uma vez serei obrigado a fazer algumas considerações sobre a política GUINEENSE. Após a data limite que a CEDEAO deu ao Presidente Jomav e mesmo assim não cumpriu tornou-se evidente que estamos assistindo à desagregação do nosso sistema político e o nosso respeito no mundo. Um sistema baseado na manutenção do clientelismo, da corrupção e do cinismo. 
 
O que estamos observando agora é a inépcia do governo ILEGAL em gerir a “farra de gastos” do dinheiro público apesar do facto de não ter o seu programa aprovado.

Na prática, o que está em causa é a canalhice escancarada.O que podemos observar ainda é a atividade em causa própria para o lucro fácil numa campanha de cajú com muitos altos e baixos. 
 
Como já venho afirmando, a sociedade guineense está podre. Sim, porque os Botchés e Braimas e todos aqueles que sustentaram esta crise só estão a pensar nas suas barrigas e não no povo.

Será que os traços da canalhice fazem parte de nossa formação cultural? O homo guineense traz isso em sua genética ?

Certamente alguém pode retrucar: "nem todos os guineenses são assim". Nem todos apresentam tais características... Mas a grande maioria, sim.

É esta grande maioria que permite a existência destas aberrações políticas e a manutenção deste quadro de descalabro social e econômico.

Aos ricos (empresários, juízes e políticos) é permitido um status de sobre-humanos.

O mandato do Jomav que em tese deveria tentar diminuir isto faz justamente o contrário: ataca os mortais para a manutenção dos privilégios desta casta. Aos seus amigos de combate são permitidos negociatas em nome do estado sem mesmo programa de governo.

A falsidade em tentar levantar a moralidade na administração pública de uma população indigente através um "slogan" cínico: "Dinheiro do Estado nos cofres de Estado" não passa disso mesmo, falsidade.

Sem dúvida: isto para o seus acólitos continuarem mais ricos do que nunca. Mas o nosso povo tem que mostrar que é digno e tem capacidade para lutar para um futuro melhor.

Marcos Mendes

NOTICIAS AO MINUTO:PDD PEDE A FORÇA POLICIAL DA MARCHA PARA PAUTAR-SE NA LEGALIDADE


Em comunicado de imprensa a que Notabanca teve acesso, Partido Democrático para Desenvolvimento (PDD) lamenta as ondas de violências registadas, sábado entre os manifestantes e a força Policial.
Facto, segundo a nota do PDD que pode agudizar a débil situação politica em que o país se encontra mergulhado.
No documento, o partido encoraja o exercício da cidadania activa, construtiva e pacifica que está a ser levado a cabo pelo movimento, como forma de fortalecimento da sociedade civil e a juventude na luta para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
O PDD pede a Força de Segurança, na qualidade de garante da ordem pública para utilizar mecanismos e instrumentos de defesa proporcional que minimizem as ofensas corporais e danos materiais de forma a preservar os bens fundamentais de cada pessoa, a vida, a integridade física e moral.




Guinendade/Notabanca