No âmbito da iniciativa que visam adoptar novo programa de Acão para obter melhor resultados para adolescentes e jovens na luta contra Sida, o instituto da juventude em parceria com SNLS realizaram hoje e com duração de um dia validação de ferramentas para acelerar a diminuição de mortes nesta camada juvenil.
A margem do encontro, secretário executivo do Secretariado Nacional de Luta contra Sida Califa Cassama afirma que a GB está a preparar ferramentas para poder abraçar esta iniciativa.
«Hoje foi validado o projecto para entregar ao governo e parceiro para depois a iniciativa ser lançado. Precisamos de fundos para iniciarmos os trabalhos de despistes dos jovens e adolescentes e intensificar tratamento dos infectados. A Guiné-Bissau já está a preparar ferramentas para poder abraçar esta iniciativa extremamente importante para baixar taxa de prevalência na faixa etária até aos 19 anos».
Para o presidente do Instituto da Juventude Filinto Omar Martins Salla a iniciativa surgiu depois de se chegar a conclusão que a resposta a nível de faixa etária de 10 á 19 anos é muito insatisfatória, tendo adiantado que novas infecções têm aumentado á nível desta faixa etária. “ É nesta ordem de ideia que estamos a fazer esse trabalho para reforçar a componente adolescente e jovem na resposta nacional a VIH/sida”, diz.
De referir que durante o trabalho foi analisado dados sobre a situação do VIH/ sida nos adolescentes e jovens entre outros.
Guinendade/RSM
Sem comentários:
Enviar um comentário