Pages
▼
Pages
▼
Pages - Menu
▼
domingo, 24 de setembro de 2017
NOTICIAS AO MINUTO:"EU SOU E SEREI O PRESIDENTE DOS FRACOS, DOS INJUSTIÇADOS, DOS POBRES E DOS EXCLUÍDOS. EU SOU O PRESIDENTE DA MUDANÇA PARA QUE FUI ELEITO E DA CONCRETIZAÇÃO DOS SONHOS DA INDEPENDÊNCIA QUE TODOS ESPERAM"-PR GB
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou hoje que o país defraudou as expectativas do povo e o sonho da independência deu lugar à deceção.
"Após a independência, os guineenses sentiram na pele o que é viver num país desestruturado e os sonhos deram lugar à deceção, depois de uma luta armada bem-sucedida. O país defraudou as melhores expectativas dos seus melhores filhos até chegarmos ao ponto onde estamos hoje", disse o Presidente guineense.
José Mário Vaz falava na cidade de Gabu, leste do país, onde decorrem as cerimónias para assinalar o 44.ª aniversário da independência da Guiné-Bissau e para onde viajou depois de durante a manhã ter deposto, em Bissau, uma coroa de flores no túmulo de Amílcar Cabral, 'pai' da luta pela independência do país.
Para o Presidente guineense, o "Estado e as suas instituições existem só para os mais fortes e a grande maioria está entregue à sorte".
"Eu sou e serei o Presidente dos fracos, dos injustiçados, dos pobres e dos excluídos. Eu sou o Presidente da mudança para que fui eleito e da concretização dos sonhos da Independência que todos esperam", salientou.
Sublinhando que a Guiné-Bissau estará perdida, caso os fundamentos que estiveram na base da vitória pela independência não sejam revisitados, José Mário Vaz disse que o passado continua a "ensombrar" o presente, porque não há entendimentos e compromissos com o povo e o país.
"Hoje estamos confrontados com problemas de governação, e muitas das vezes transferimos as nossas responsabilidades no sentido de confiarmos mais nos outros lá de fora, do que em nós próprios, cá dentro", afirmou.
Explicando que ganhou "inimigos poderosos internos e externos" por querer colocar o "país em ordem", José Mário Vaz lembrou que foi eleito para "defender os interesses do povo guineense e não para servir interesses alheios" à população e à Guiné-Bissau.
Nesse sentido, o Presidente reforço que nos últimos três anos o país vive um "ambiente de paz", não foram registados tiros nos quartéis, violação dos direitos humanos, ninguém foi morto ou espancado por questões políticas e que a "comunicação social guineense funciona num registo de plena liberdade de imprensa e expressão".
Guinendade/Lusa
Oh Zé, vá levar onde todos sabem que gostas. Fraco és tu, injustiçado são os que acreditaram em ti e pobre serás por teres defraudado tudo e todos....
ResponderEliminarS. Exa. So Presi, Dr. JOMAV, (1) nenhum, mas nenhum Chefe de Estado do nosso mundo moderno; (2) de nenhum regime que se quer de Democracia Parlamentar Representativa e de Estado de Direito; (3), que, de facto, queira COLOCAR O SEU "PAÍS EM ORDEM";
ResponderEliminariria criar, e numa única Legislatura, dois Governos de Iniciativa Presidencial, NA SITUAÇÃO DE UMA MAIORIA ABSOLUTA ORIGINÁRIA SAÍDA DO VEREDICTO DAS URNAS e, instalada plenamente no Parlamento (ANP). Uma maioria absoluta originária, dito assim, em oposição ou justaposição a uma “nova maioria” ex post eleições, arranjada. E instalada plenamente, quer dizer, a maioria absoluta originária instalada logo no início da Legislatura em todos os Órgãos da Estrutura Orgânica e do Funcionamento desta instituição (ANP).
Isso não se faz! É o maior pecado da S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV neste seu mandato e nesta nossa presente IX Legislatura. Isso não se faz e não tem sido praticado em parte nenhuma. Nunca! Em todos os atuais Estados democráticos deste tipo que nós estamos tentar instalar desde 1994 nosso país. Porque é sempre ilegal. Se acontecer na Democracia, tudo fica bloqueado. O nosso presente caso é um exemplo mais do que vivo e significativo disto.
E isso estava tudo claro para todos os bem avisados que querem respeitar e ver respeitadas as leis da República. E, desde à partida da colocação em marcha dos primeiros gestos “governativos” desta presente confusão. Protagonizados pela S. Exa. So Presi. Que executou! Que é tudo menos a COLOCAÇÃO DE UM PAÍS EM ORDEM.
O autor do presente post, bem cedo e logo, realizou a existência deste risco e avisou num artigo sobre este facto. Desde os primeiros momentos da nomeação do Primeiro-Ministro Baciro Djá, do seu 1º Governo da Iniciativa Presidencial. Artigo publicado no dia 24 de Agosto de 2015, sob o titulo: “a nomeação de um novo PM na Guiné-Bissau: um futuro de impasse político maior em vista (para quem queira confirmar esta conversa, cif., http://paginaglobal.blogspot.ch/2015/08/a-nomeacao-de-um-novo-pm-na-guine.html). E ai, infelizmente, é o que veio tornar esta nossa realidade de dura crise sem fim, até a presente data. Sob o comando apenas da S. Exa. So Presi!
Bom, isso é assim, S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV e para todos os seus atuais apoiantes diretos ou indiretos, locais ou de fora (estrangeiros). Repito! EM TODO O MUNDO DOS NOSSOS TEMPOS MODERNOS, NOS REGIMES DA DEMOCRACIA PARLAMENTAR REPRESENTATIVA E DE ESTADO DE DIREITO, BEM-SUCEDIDOS OU QUERENDO SER BEM-SUCEDIDOS, NUNCA SE NOMEIA UM GOVERNO DE INICIATIVA PRESIDENCIAL NA SITUAÇÃO DE UMA MAIORIA ABSOLUTA SAÍDA DAS ELEIÇÕES E PLENAMENTE INSTALADA NUM PARLAMENTO. Quem queira colocar o seu país em ordem, não faz isso. Nunca. Vocês agindo como agiu, contrário a este pressuposto, e ainda continuando agir assim, teimosamente, desorganizou totalmente o nosso país e continua desorganizando, cada vez ainda mais um bocadinho de tudo. E, embora o país inteiro e sua gente do povo a perder muito, mas muito mesmo, há um punhado de “ganhantes” desta confusão toda. E sabe bem isto. Talvez por isso ainda teima continuando nesta linha. Sabe. O resto é cantiga.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
O gajo jomav é um demagogo e menteriso compulsivo e um estúpido nato.
ResponderEliminarOra essa um partido ganha eleições, tem divergências internas em vez de ele tentar apaziguar as partes patrocina a criação de grupinhos e nos venha agora dizer que há uma nova maioria.
O que me mais irita é a frase que o país está agora entregue aos seus melhores filhos.
Agora eu pergunto qual é o critério que o gajo utilizou para defenir quem são os melhores filhos e os piores da Guiné?
Nenhum país do mundo avança com pessoas sem nível académico aceitável para exercer cargos públicos. Qualquer pessoa que disser o contrário porque ele é demagogo e um oportunista.
O NOSSO ''HUGO CHÁVEZ''! AI PAPI...
ResponderEliminarJOMAV MACRIADO BÔ! JOMAV BAI PUI ''coroa de flores no túmulo de Amílcar Cabral'', ENQUANTO O DE KUMBA YALA ESTÁ AO LADO MAS SEM FLORES... N'TA GOLPE DE ESTADO PERTO DJA!