Pages

Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:“POVO DA GUINÉ-BISSAU MERECE OUTRA ELITE POLÍTICA”, DIZ PRESIDENTE DO BAO

O presidente do Banco da África Ocidental, o maior banco na Guiné-Bissau, considerou sexta-feira que o povo guineense "merecia outra elite política", lamentando a frequente instabilidade política, mas elogiando a "absoluta estabilidade social".

Diogo Lacerda
"O país tem um enorme potencial, tem uma incerteza continuada no contexto político, mas tem uma absoluta estabilidade social", disse Diogo Lacerda, numa intervenção durante a Conferência 'Guiné-Bissau: A Porta de Entrada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental', que decorreu em Lisboa.

"O povo da Guiné-Bissau merecia outra elite política; tem uma capacidade extraordinária de conviver entre si; quem olha para o presente percebe que a instabilidade é estrutural, há um grande risco, mas também há um grande prémio para os empresários que queiram arriscar e explorar um espantoso mundo de oportunidades",acrescentou o antigo secretário de Estado da Justiça português durante o Governo de António Guterres.

"Em circunstância nenhuma o confronto das elites políticas levou a confrontos entre o povo guineense, é um povo que pelo exemplo que dá merecia outra elite política", vincou o banqueiro.

O BAO, criado em 2000, é o maior banco a operar no país, com uma rede de nove balcões.

A conferência que decorreu na tarde de sexta-feira em Lisboa pretende analisar as potencialidades do país estar inserido na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, um mercado de 15 países, com 380 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto a rondar os 675 mil milhões de dólares.




Guinendade/Lusa

1 comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE DE QUE O "POVO DA GUINÉ-BISSAU MERECE OUTRA ELITE POLÍTICA". E A ÚNICA FORMA DE O FAZÊ-LO É DE TER CORAGEM, CORAGEM E CORAGEM!!!

    CORAGEM EM PARTICIPAR ATIVAMENTE NA POLÍTICA;
    CORAGEM EM IMPLEMENTAR PROFUNDAS REFORMAS NOS PARTIDOS POLÍTICOS;
    CORAGEM EM SAIR À RUA E FAZER MANIFETAÇÕES/REVOLUÇÃO POPULAR;
    CORAGEM EM CHAMAR OS CHICOS ESPERTINHOS/OS INTELECTUALOIDES/OS PSEUDO-INTELECTUAIS DA NOSSA PRAÇA A RAZÃO. POR EXEMPLO, COMO JORGE HERBERT FEZ QUESTÃO DE CHAMAR UMARO DJAU A RAZÃO, "Sr. Jornalista Umaro Djau, é com esses analfabetos, alguns mal formados, golpistas e pseudo-transicionistas, obviamente 'bem-intencionados', a gerir a coisa-pública é que a nossa Guiné-Bissau insiste em não sair da equipa de países mais pobres do mundo! Aplaudi-los e incentivá-los, não é mais que contribuir para o prolongar do 'estado comatoso' em que se encontra o nosso país… O mundo está em constante mudança e a Guiné-Bissau não pode continuar a insistir na sua guetização, com dirigentes políticos analfabetos ou semi-analfabetos aplaudidos por intelectuais/académicos ou formados"!!! SENÃO, NADA VAI MUDAR, PORQUE O GUINEENSE PREFERE MORRER DO QUE DIZER A VERDADE. NISTO, SOMOS BEM CONHECIDO PELO MUNDO FORA!!!

    O PROBLEMA DA GUINÉ-BISSAU É AQUELE DE SEMPRE (DESDE OS PRIMÓRDIOS): "USO E COSTUMES" A MODA GUINEENSE! DIFÍCIL É FAZER PROGREDIR UM POVO COM MENTALIDADE/PENSAMENTO RUDIMENTAR! TUDO É PESSOAL E TUDO FUNCIONA COMO SE FOSSE NA TABANKA! UM POVO EXTREMAMENTE COMPLEXADO, BURRO, IGNORANTE, FINGIDO, FALSO, UM POVO QUE PREFERE MORRER NA MISÉRIA COM HOMENS BANDIDOS E MEDIOCRES DO QUE VIVER EM PROGRESSÃO COM HOMENS CULTOS E COMPETENTES!!!

    O CONCEITO DE ESTADO/POLÍTICA/DEMOCRACIA AINDA É MUITO ESTRANHO/MUITO ALHEIO PARA O GUINEENSE, EM GENERAL.

    NA GUINÉ, DAS DUAS UMA: OU VOCÊ FAZ "A POLÍTICA DE TABANKA" OU VOCÊ ESQUECE DA POLÍTICA UMA VEZ POR TODAS!!!

    O DESAFIO OU MELHOR, A SOLUÇÃO É O SEGUINTE: DESAFIAR OU IR A GUERRA CONTRA O "USO E COSTUMES" DA TABANKA CHAMADA GUINÉ-BISSAU ATÉ A MORTE.

    ResponderEliminar