Pages

Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

WATCHA KATCHEU: SUPER BOMBA!!!A COMISSÃO PERMANENTE DA ANP VOLTA A CHUMBAR A ORDEM DO DIA


A Comissão Permanente da ANP  voltou a chumbar no fim da tarde de hoje a ordem do dia querendo significar que este ano não contaremos com a plenária? 

Cipriano Cassama afirma que não aceitará ameaça de nenhum membro ou funcionário do parlamento.

NOTICIAS AO MINUTO:EMBAIXADA NEGA PRÁTICA DE ESCRAVIDÃO CONTRA AFRICANOS NAQUELE PAÍS

A Embaixada da Líbia em Bissau considerou hoje de campanha política da comunicação social internacional em relação as imagens divulgadas recentemente e que mostram alegados abusos cometidos por cidadãos líbios contra imigrantes ilegais naquele país do Magreb.
Falando em conferência de imprensa, o Encarregado de Negócios da embaixada Líbia em Bissau, Fati El Tabawi disse terem seguido com preocupação a informação veiculada pelo canal televisivo americano CNN, que ilustra a venda por parte de alguns bandos criminosos de imigrantes ilegais, a fim de conseguir alguns benefícios financeiros.

“Independentemente destas notícias serem verdade ou não, o Governo de Consenso Nacional e a Embaixada da Líbia na Guiné-Bissau rejeitam e condenam energicamente estas práticas, disse, salientando que os responsáveis por esses crimes seja qual for as suas nacionalidades devem ser identificados e conduzidos à justiça o mais rápido possível.

Segundo Fati, tais práticas não coadunam com os ensinamentos do Islão e contrariam com a cultura e tradição do povo líbio.

Disse que as leis líbias e internacionais, bem como a Carta dos Direitos Humanos, sendo a Líbia um país multirracial, o que foi veiculado nos órgãos de comunicação social “deturpadores” afecta negativamente ao povo líbio.

“Por esta razão, o Presidente do conselho de Estado da Líbia, deu instruções as entidades de segurança para procederem a averiguação sobre a veracidade dos factos no sentido de perseguirem os criminosos e conduzi-los ao julgamento o mais rápido possível”, frisou Fati El Tabawi.

O Encarregado dos Negócios da embaixada da Líbia na Guiné-Bissau disse que o Governo do seu país reafirma que, caso se comprova os maus tratos ou outras práticas contra os emigrantes clandestinos ou ilegais, não deixam de ser atos isolados e que os seus actores não escaparão à justiça.

De acordo com o diplomata, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Líbia lançou um apelo à Comunidade Internacional e a União Africana no sentido de ajudarem este país a combater  “esse perigo” , incluindo um tratamento mais eficaz as reais causas da emigração clandestina.

“O Governo líbio tem a clara consciência de que existem algumas partes regionais que tentam aproveitar estes acontecimentos para implicar a Líbia, a fim de cobrirem  a sua incapacidade com o objetivo de tornar a Líbia num país de destino e acolhimento  de emigrantes clandestinos “,disse.

Fati El Tabawi disse que estão em constante contato com o governo da Guiné-Bissau ,e que até ao momento não têm notícias oficiais da existência de emigrantes guineenses naquele país que se encontra em situação de maus tratos.

Convida à quem tiver informações contrárias para contatar , a embaixada em Bissau para que em conjunto seja diligenciada uma solução. 

O diplomática referiu haver três voos semanais da Líbia para a  sub-região que oeste africana , que poderão ser usados para o transporte de emigrantes para os respectivos países de origem.



Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:MACROM E CONDÉ CONDENAM DENUNCIAS DE ESCRAVATURA NA LÍBIA

O chefe de Estado francês e o presidente em exercício da União Africana reuniram-se  quarta-feira em Paris. Emmanuel Macron e Alpha Condé, respectivamente, condenaram as denúncias de escravatura na Líbia. 
As crises que abalam o continente negro não deixaram de merecer a atenção dos dois estadistas, a começar pela instabilidade na Líbia e as denúncias de casos de escravatura.
"É um crime contra a humanidade.
É também uma das forma de tráfico mais rentáveis que alimenta as delinquências mais graves e em certa medida as redes terroristas.", disse Macron
O presidente francês exigiu medidas concretas do Conselho de segurança da ONU a este respeito.
Por seu lado, o chefe de Estado da Guiné Conacri denuncia o papel dos europeus neste dossier.
"Achamos que os nossos amigos da União Europeia não tiveram razão ao pedir à Líbia para conservar os imigrantes porque a Líbia não tem meios para tal e atravessa grandes dificuldades. Na Líbia não há governo, logo a União Europeia não pode escolher um país sem governo para lhe pedir que aí retenha os refugiados. Sabemos que a Líbia não dispõe de meios para o efeito", disse Condé. 


Guinendade/ANG

OPINIÃO: BACARI BIAI, BACARI BIAI. COXO, COXO. ADJALÁ!!! PARA DÉ, PARA.


Resultado de imagem para bacari biai guinendade
O novo PGR entrou a matar com objectivos específicos para PRENDER algumas pessoas que são contra o regime. Bacari Biai, dé pa bu kuda kuma ku bu na kumpu ki pé ku guingui bu na busca som manera di pirdi ki utru ku sta drito. Mbom!!! Ali bu na ataca ANP sim motivo. Concentra dé, concentra. Mbom!!! Abô bu cunssi Cipriano Cassama kuma I mas bô dudu.






Avelino

OPINIÃO: SI ALGUIM NA MATADO NÉ CRISE PRUMERO I BLOGUISTA DE REGIME PABIA DI SI MUNTRUNDADI


Bloguista de regime fassi um vídeo de kuma djintis na bim matado si é crise continua. Mbom, I bom pa el I sibi di kuma prumero alguim ku na mitidu bala na kadera I na sedo el pabia di si muntrundadi. É gajo passa tris anos na tchuchi é povo ku si mintidas. Tudo som pa djagassi mentes di djintis na ki si blog ki leba 10 anos pa atingi 11 milhões de visualizações. És I pa bô odja kuma ninguim ka ta lei si blog di conta mintida. Si ka muntrussia ika ta kumé. Anta ess I vida? Si alguim na matado li prumero I el. 


Amidu D

OPINIÃO: BOMBA!!! QUALQUER NOVO ASSALTO A SEDE DO PAIGC IRÁ CULMINAR COM ASSALTO AO PALÁCIO

Resultado de imagem para assalto guinendade

Jovens apoiantes da verdade decidiram ontem ao fim do dia que uma nova tentativa de assalto à sede do PAIGC poderá culminar com um assalto ao palácio. Estamos na recta final e ninguém irá aceitar faltas de respeito. Kim ku dudu I na dado remédio pa i baixa um biás na si última morada.







Linda Sa

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! NOVO PLANO DE JOSÉ MÁRIO VAZ É ATACAR ATRAVÉS DO MINISTÉRIO PÚBLICO OS FUNCIONÁRIOS DA ANP MAIS PRÓXIMOS DE CIPRIANO CASSAMA

Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade

A guerra vai continuar porque José Mário Vaz não desiste e a parte que defende a verdade muito menos. Como o Presidente não gosta dos comunicados fortes que saiem da ANP através do gabinete do presidente, agora a lógica é tentar denegrir a imagem dizendo que estão envolvidos em negociatas de visto. Mais uma vez tanto o coxo do Bacari Biai bem como o seu patrão não se irão safar. Como estes têm defendido a ANP com unhas e dentes a estratégia tem que ser para os preender para poder deixar Cipriano Cassama sem chão. Agora irão encontrar uma guerra dura. 






Lourenço

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:P5 PEDE MINISTÉRIO DO INTERIOR A PROVIDENCIAR SEGURANÇA PARA MARCHA DO COLETIVO DE PARTIDOS POLÍTICOS

As cinco organizações internacionais residentes no país, denominada “P5” pediram hoje em comunicado ao Ministério do Interior e Coletivo de 18 partidos políticos a respeitarem o acordo do passado dia 17 de novembro entre as partes, que permitiu a realização da última marcha de uma forma pacífica.

 P5 que agrupa a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Europeia (EU), A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a ONU, encoraja o Ministério de Interior a providenciar a necessária segurança ao Coletivo dos Partidos para exercerem os seus direitos constitucionais de se manifestar pacificamente.

 Da mesma forma o grupo encoraja o Coletivo dos Partidos a seguir os procedimentos legais e administrativas adequadas para a organização de marchas pacíficas na Guiné-Bissau através do respeito do itinerário acordado e controlo rigoroso dos participantes.

No comunicado reitera que as autoridades nacionais e os actores políticos e sociais têm uma responsabilidade compartilhada pelo avanço da democracia, defesa dos direitos humanos e da manutenção da paz social.




Guinendade/ANG

OPINIÃO: A PETROGUIN ESTÁ A CAMINHO DE 4 MESES SEM SALÁRIOS

 Resultado de imagem para petroguin guinea bissau

Honorio Buscardine descendente do grupo dos 15 malandros mais conhecido na nossa sociedade pelo grupo dos 15 bandidos, está num beco sem saída. Honorio não tem formação superior e antes de ser nomeado era apenas um paquete na Petroguin. Era ele que ia entregar as correspondências da Petroguin nas outras instituições ou seja um miúdo de recados.  Este é o exemplo claro de que a Guiné-Bissau é um país de oportunidades ainda mais do que os Estados Unidos. 

Honorio entrou e cada semana estava a viajar. Cada viagem ele fazia como o seu homologo da ARN ou seja levava no mínimo dez mil euros de viagem. No primeiro mês sem salário foi lhe informado de que a instituição estava a entrar em declínio. Honorio continuou com a sua estratégia. Tirava todos os meses vinte milhões para dar a Braima Camara e dividia 10 milhões entre outros membros do grupo dos 15 bandidos. Entre isto está incluído o combustível, apoio para deslocações e organização de qualquer evento. Quer dizer estes gajos transformaram está merda na panpana da Joana. Enfim.




Inácio Silva

OPINIÃO: BOMBA!!! ESTE PAÍS NÃO TEM HORA DE ARREBENTAR. KAU KA STA DRITO DÉ


Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade
JOMAV terra ka sta drito de. Torna poder kim ku ganha pabia ninguim kana larga problema si abo bu ka larga. Pui ess na cabeça. Para ku ronco di kuma: " Nantoy ka ta riba trás". Éss I um patetissa garandi ku bu sta nel. Bu enterra som bu cabeça ké porcarias. 





Carmen 

OPINIÃO: SI TEM KUSSA KU NA ORGANIZADO A BEM OU A MAL E CONGRESSO DE PAIGC. KIM KU KA FIA PA I PROVOCA SOM I NA ODJA RESPOSTA KI NA TENE

Resultado de imagem para paigc guinendade

Grupo di 15 bandidos cunssa sai ianda mundo pa fala kuma é na mati na próximo congresso de PAIGC. Aí Deus. Provocação. Si tem kussa ku na organizado a bem ou a mal I congresso di PAIGC na sede di PAIGC. Tudo katchur ku cansa vivi I misti ba visita si tuturdona na utro mundo pa I bai cria confusão na sede di PAIGC. 

Djintis gosta di da grupo di 15 fama. Kilis ika nada. Nível de malvadessa ku sta né se corasson I garandi dimas. É pudi continua na conta mintida na regiões ma si tem kussa ku na kapli elis I e congresso. É ronka markradessa gossi kuma reconciliação. Suma manera ku Tagma fala djintis na tarbadja na reconciliação utros na reconcilia ku rebelião. Ou seja djintis na tenta reconcilia ku acordo de Conakry utros na reconcilia ku indisciplinados.




Helio 

OPINIÃO: BACARI BIAI TEM A OPORTUNIDADE DE VIRAR A PÁGINA OU MANTER O STATUO QUO NO MINISTÉRIO PÚBLICO



O recem nomeado PGR tem uma grande oportunidade de virar a página e fazer um mandato exemplar para os outros que virão e assim ficar na história. Se Bacari Biai optar pela perseguição será claro e aí terá uma guerra avassaladora. Todo o mundo está com os olhos abertos a ver o que ele irá fazer. A situação de ontem com o Jornalista Nicolau G Dautarin foi uma vergonha total. Isto é, há vários casos que são denunciados no MP mas não tem tanta rapidez na audição como neste caso. Bacari Biai não pode ser instrumentalizado apesar de não poder tirar na cabeça das pessoas que ele foi lá para cumprir um mandato específico para incomodar os dirigentes de um partido e algumas pessoas incómodas do sistema.

Bacari Biai tem que começar a chamar as pessoas que participaram nos escândalos financeiros nestes governos de iniciativa presidencial. Se fizer isso aí sim vamos ver que é um homem digno e responsável . Agora se fizer como o seu antecessor que chamava só pessoas de uma casa fingindo não ver aquilo que é evidente então aí terá problemas que nem imaginas. É bom que fique claro que as pessoas não podem nem devem ficar presas com os poderes da função. Ninguém tem o poder absoluto. Se alguém pensa que devido à função tem o poder absoluto então no dia em que sair da função irá compreender o erro que cometeu. Esta é a grande oportunidade para melhorar a imagem do Ministério Público. Vamos a ver se conseguem aproveitar isso



Abilio

terça-feira, 28 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:BRASIL: HOMEM QUE SE APRESENTAVA COMO CÔNSUL-HONORÁRIO DE GUINÉ-BISSAU DÁ GOLPE EM 25 MIL PESSOAS



Celso Éder Gonzaga de Araújo, 33 anos. 
Ele se apresentava como cônsul-honorário de Guiné-Bissau e herdeiro de uma fortuna trilionária. Para a Polícia Federal, Celso Éder Gonzaga de Araújo não passa de um farsante, que fez mais de 25 mil vítimas pelo Brasil. 
Celso Éder no estacionamento da Polícia Federal ontem (Foto: Marcos Ermínio)

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! ANP DENUNCIA PLANO DE ASSASSINATO DOS LIDERES DE ASSEMBLEIA E DO PAIGC

Resultado de imagem para cipriano cassama guinendade
A denúncia de alegada tentativa de assassinato dos líderes da Assembleia Nacional Popular (ANP) e do PAIGC consta num um comunicado da assessoria de imprensa de Cipriano Cassamá. 

Na nota, o gabinete explica, citando fontes não identificadas, que durante as manifestações de 16 e 17 do mês corrente, realizadas pelo Coletivo de partidos democráticos, esteve em curso um plano para a eliminação física de Cipriano Cassamá e Domingos Simões Pereira. De acordo ainda com a nota, com a “frustração” do plano, a estratégia passa agora pelo recurso a atentado bombista. 

Segundo o gabinete de Cipriano Cassamá, no mesmo plano, alguns operacionais da Polícia Judiciária estão a ser utilizados para fazer trabalho contrário ao seu mandato legal. 

Neste sentido, sublinha a nota, os referidos operacionais têm convocado, desde outubro último, sem conhecimento  dos responsáveis da ANP, os funcionários do parlamento, em flagrante violação das leis da república. O gabinete de assessoria de imprensa de Cipriano Cassamá considera “vergonhoso e perigoso” aquilo que considera “instrumentalização da Polícia Judiciária”. 













Guinendade/e-global

OPINIÃO: BOMBA!!! JOÃO FADIA SERÁ O PRÓXIMO PRIMEIRO-MINSTRO DA GUINÉ-BISSAU


Resultado de imagem para JOAO ALADJE FADIA GUINENDADE
A proposta de Botche Candé como PM caiu por ser ridicula. Agora surge a última esperança para o Nantoy que é o contabilista da BCEAO. 

Ai Jomav. Ka bu para dé ka bu para!!!!





Isaias

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! " QUANTO É QUE O ESTADO DA GUINÉ GASTOU COM O CASAMENTO DA FILHA DO PRESIDENTE? HOJE O ESTADO NÃO PODE PAGAR 180 MIL EUROS PARA RESGATAR OS NOSSOS IRMÃOS NA LÌBIA?" ENG FILIPE IÉ

Resultado de imagem para GUINEENSES NA LIBIA

Esta é sem sombra de dúvidas a pergunta do ano. Há dinheiro para pagar mas de 100 mil euros para o casamento da filha de Jomav mas não há dinheiro para resgatar os nossos irmãos abandonados na Lìbia. Jomav ainda não autorizou mas para a sua filha foi rapido. Jomav i padida di um mama.





Alfonso Ca

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! NOVAMENTE O JUIZ LASSANA CAMARÁ PARA LIXAR A VIDA AO PAIGC

Resultado de imagem para FRANCO CFA GUINENDADE

Não é novidade para ninguém que o grupo dos 15 bandidos estão numa frustração absoluta. Os bandidos querem fazer tudo para interromper a caminhada gloriosa dos libertadores com o melhor líder de sempre desde Amilcar Cabral. 

Para atingirem os seus objectivos foram contratar mais uma pessoa: O JUIZ LASSANA CAMARÁ para poder anular as assembleias de base que estão a ser organizadas pelos libertadores acto necessário para a organização do IX congresso dos libertadores. Esta contratação está acima dos 150 milhoes de francos cfa e sera pago pelo Ministério das Finanças através de um esquema bem montado que irá passar por varias instituiçoes como a ARN até ao destinatário final. 

Os bandidos estão frustrados e querem fazer tudo. Ma é na dado um pé di findi kadera. Nô bai som.






Demba

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!! PRS PRETENDE ABANDONAR O ACORDO DE CONAKRY APESAR DE DIZER NO INICÍO QUE NÃO HAVIA ACORDO


Resultado de imagem para prs guinendade
O PRS PRETENDE abandonar antes do final do ano o acordo de Conakry até ao final de 2017. No inicio o PRS dizia que não havia acordo. Depois reconheceu esse acordo. E hoje depois de estarmos quase no fim da legislatura pretende como estratégia abandonar o acordo para vir depois dizer a população que nunca esteve de acordo com a violação da constituição. Tudo isso são jogos politícos. Dois meses depois do seu congresso o PRS ainda não tem os orgãos constituídos.

OPINIÃO: A PETROGUIN ESTÁ DE LUTO. HONÓRIO BUSCARDINE MAMOU O DINHEIRO TODO



A isto não se chama greve mas sim LUTO. Não é possivel tanta bandidagem ao mesmo tempo e o Tio Zeca continua a fingir que nao está a ver nada. Honorio ku Barros Bacar Banjai rabenta ké instituição tudo é kaba. Trabalhadores o povo está convosco dia e noite . Lutem pelos vossos direitos. Isto é demais. Ou é a ARN ou é a Petroguin ou são os 100 mil euros da SAA ou são as obras da Agencia da Aviação Civil. Só corrupçåo mas o Zequinha anda embriagado.






Dino G

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:JOSÉ MÁRIO VAZ QUER ABRIR NOVA RONDA NEGOCIAL COM ACTORES POLÍTICOS PARA ULTRAPASSAR CRISE NA GUINÉ- BISSAU

Imagem relacionada
O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pretende abrir uma nova ronda de negociações com os actores políticos como forma de tentar ultrapassar a crise política que se arrasta no país há quase três anos, confirmaram à eGlobal fontes da Presidência guineense. 

O posicionamento de José Mário Vaz surge depois de em reuniões na última semana, a direcção do PRS ter manifestado a sua intenção de abandonar de forma formal o Acordo de Conacri “no mais breve prazo possível”, decisão também apoiada pelo próprio Presidente da República. A juntar a esta situação está também o crescente descontentamento do próprio Presidente com o comportamento do Primeiro Ministro Umaro Sissoko nas últimas semanas, sobretudo pela instrumentalização da Associação Islâmica pela Primatura para conduzir ataques religiosos contra os opositores políticos do Governo, situação que José Mário Vaz considera “inaceitável em quaisquer circunstâncias por colocar em causa a segurança e a unidade nacional”, de acordo com as mesmas fontes ligadas ao próprio Presidente.

A abertura da nova ronda negocial irá também permitir ao Presidente apresentar-se na próxima cimeira da CEDEAO, prevista para 16 de dezembro, e pedir mais tempo para a resolução da crise política no país. Um dos nomes confirmados que José Mário Vaz pretende apresentar na nova ronda negocial para substituir o Primeiro Ministro Umaro Sissoko é o de João Fadia, actual Ministro das Finanças da Guiné-Bissau.



Guinendade/eglobal

 

NOTICIAS AO MINUTO:POUCA AFLUÊNCIA DOS ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS



Apesar dos apelos dos dois sindicatos dos professores e dos sindicatos dos trabalhadores, regista-se pouca presença dos alunos nas escolas pública do país. A greve de 20 dias deveria começar esta segunda-feira, mas foi suspensa neste fim-de-semana
A Constatação feita, esta manhã, pela repórter da rádio Sol Mansi (RSM) que fez ronda, na manhã desta segunda-feira (27), nas diferentes escolas públicas de Bissau.
A RSM constatou igualmente a presença significante dos professores das escolas mas que lamentam um abandono parcial por parte dos alunos.
Sabe-se que as aulas decorreram em parte. Os professores dizem que mesmo com dois alunos, num universo de 40 por turma, irão dar as aulas.
As direcções das escolas dizem que o fracasso das aulas e a consequente ausência dos alunos deve-se a situação que se verifica desde muitos anos onde os alunos dizem que os primeiros dias das aulas costumam não correr bem.
“As faltas serão marcadas para alunos e professores. Mas esperamos que os alunos compareçam no período da tarde. Por isso os pais devem mandar os seus filhos para as escolas”, apela.
As escolas públicas do país têm registado várias greves e neste fim-de-semana os sindicatos resolveram levantar a greve dando benefício de dúvidas ao governo que compromete-se, num prazo de seis dias (a contar a partir desta segunda-feira (27), cumprir com a sua parte e compromete-se igualmente a não descontar o dinheiro dos professores durante o período da greve.



Guinendade/RSM

NOTICIAS AO MINUTO:SINDICATOS DO SECTOR EDUCATIVO SUSPENDEM GREVE

O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) e Sindicato Nacional dos professores (SINAPROF)  suspenderam a greve este fim-de-semana por meio de uma votação na qual a maioria dos seus membros votaram à favor a suspensão.
 
A informação foi dada hoje à ANG por um dos membros de Comissão Negocial da Greve, Sanasi Baió,  tendo acrescentado que a votação ocorreu na sequência da promessa de  seis semanas que o governo deu para resolver as  reivindicações dos professores.

“ Esse prazo foi dado pelo governo na recente reunião do Conselho Permanente de Concertação Social, já passaram duas semanas faltam quatro,”, disse Baió.

Acrescentou que caso o governo vier a não cumprir com a promessa  os dois sindicatos do sector educativo vão retomar a greve em Janeiro de 2018.

Baió lançou um pelo aos pais e encarregados de educação no sentido de colaborarem para que as crianças possam  regressar à escola uma vez que a greve foi suspensa. 
 
Os sindicatos acima referidos reivindicavam a aplicação efectiva dos estatutos da carreira docente, conclusão do processo de efectivação e reclassificação em curso, pagamento dos salários em atraso,  melhoria de condições de trabalho, entre outras.

A greve foi suspensa após três semanas de paralisação do ensino público ao nível nacional.





Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:"SEM JORNALISMO NÃO PODEMOS FALAR DA DEMOCRACIA, LIBERDADE E NEM TÃO POUCO DA CULTURA DA PAZ”, DIZ VICE-PRESIDENTE



O vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LIGH),disse no fim-de-semana que sem os profissionais da Comunicação Social, não se pode falar da democracia, da liberdade e nem da cultura da paz na Guiné-Bissau.

Victorino Indeque proferiu estas afirmações no encerramento do ateliê de capacitação dos jornalistas em Direitos Humanos, Cidadania e Cultura da Paz, promovido pela Liga  em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social a Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, com apoio financeiro da ONG Swissaid Guiné-Bissau.

Para o activista, o sector da comunicação social é uma área fundamental para edificação de um Estado de Direito Democrático.

“Informar a população guineense é um dever do Estado, que  deve criar condições objectivas para que os jornalistas e técnicos da Comunicação Social possam exercer essa nobre profissão em prol de uma sociedade mais informada e consciencializada”, disse.

O vice-presidente da LGDH frisou que a organização  acredita e tem a consciência de que a defesa e promoção dos direitos humanos não podem ser efectivas sem o  trabalho dos profissionais da mídia, tendo agradecido as contribuições dadas pelos mesmos durante o seminário.

Em nome dos formandos falou a jornalista estagiária da Rádio Jovem, Djamila da Silva que agradeceu os mentores da iniciativa, tendo reconhecido que durante os dois dias aprenderem muitos assuntos que os vão ajudar no desempenho das suas funções.

“São de formações como estas que os jornalistas precisam principalmente neste momento particular que o país vive , e em que as eleições se aproximam. Por isso pedimos que venham mais formações do gênero ”,disse.

No ateliê de dois dias ( 24 e 25) do mês em curso foram abordados, entre outros, os temas como Jornalismo e os desafios de promoção dos direitos humanos, a investigação criminal, fonte de informação e o segredo de justiça, sensacionalismo, Ética e Deontologia profissional, jornalismo e cultura de paz e cidadania, os limites da liberdade de imprensa e jornalismo e igualdade de gênero. 






Guinendade/ANG

OPINIÃO: JOMAV I DI FACTO UM VAZIO TOTAL. FAMA KU JOMAV NA BUSCA I PA BATA FALADO: " MBÉ NANTOY SI DICIDI DJA I KA TA RIBA TRÁS DÉ". NANTOY DI KADERA


Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade
Jomav I um vazio total. Canadja iabri guerra pa busca fama di porcaria. JOMAV ka ta panta ninguim. Fama ki na busca I pa bata falado kuma: "Mbé Nantoy ta dicidi dé. Nantoy si dicidi ika ta riba trás". JOMAV ba kumé bu kadera bô. Abô ika nada. Bu na fica na história pa piores motivos ness terra li. 





Fodé T

OPINIÃO: AMANHÃ O JORNALISTA DA RADIO BOMBOLOM NICOLAU GOMES DAUTARIN SERÁ OUVIDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Resultado de imagem para ministerio publico guinendade
Querem intimidar o rapaz mas não sabem que Nicolau não é criança mas sim um homem com H grande. O Ministério Público está completamente descredibilizado mesmo que mudem o edifício e o ponham na catedral de Bissau. Todo o mundo sabe que este procurador geral da república o coxo do BB veio para cumprir um mandato e dar seguimento ao trabalho sujo que o seu antecessor tinha começado. Não se vai safar porque tudo isso é um trabalho feito na base da mentira.



Anacleto

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! ARN PREPARA CABAZ DE NATAL DE 78 MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA TAMBÉM PRESENTEAR ELEMENTOS DO GRUPO DOS 15

Resultado de imagem para arn guinendade

Mais um escândalo financeiro na ARN. Como é que é possível que a ARN uma instituição pública se comporte como uma instituição de crédito ou melhor de caridade. Todos aqueles que têm problemas nesta governação o local apropriado para pedir dinheiro tem que ser a ARN. Mas porquê que tem que ser assim? Até os problemas financeiros de um bloguista e de um Ministro de Estado é resolvido pela ARN. Fogo 

Desta vez, Abdu Djaquité, Presidente da ARN mandou fazer um cabaz de natal milionário de 78 milhões de francos cfa incluindo nesse cabaz de natal pessoas que não são funcionárias da ARN. Não isto é demais e dá pena deste país.  Segundo fontes bem colocadas normalmente a ARN gasta menos de 20 milhões de francos cfa na altura de natal com o cabaz de natal. Abdu Djaquite um malandro de raiz mandou triplicar esse montante para incluir elementos dos quinze pela luta que estão a desencadear. A pergunta que não se quer calar é esta: será que eles sabem o que é natal? Será que isso tem algum significado para eles? Ai quando isto acabar muitos irão parar nos calabouços.





Pedro Silva


domingo, 26 de novembro de 2017

OPINIÃO: JOMAV É O CORRUPTO NÚMERO 1 NA GUINÉ-BISSAU (EM 7 PONTOS)

Resultado de imagem para jose mario vaz guinendade

Não adianta tenta tapar o sol com a peneira. José Mário Vaz é sim o corrupto número 1 na Guiné-Bissau. Isto não é dito de ânimo leve ou apenas para tentar sujar o currículo do nosso Presidente. Querem factos vamos aos factos: 

1- Jose Mário Vaz está aguardar julgamento ou não por desvio de 12 milhões de USD$? Será que isto também é mentira ? Será que isto é só para denegrir a imagem do nosso presidente ? Sim está aguardar julgamento!!! Existe sim uma acusação formal e definitiva do Ministério Público contra José Mário Vaz por desvio de 12 milhões de USD$, inclusive José Mário Vaz foi detido por quatro dias a aguardar a a prisão preventiva mas escapou porque não havia perigo de fuga. Teve que deixar uma caução.

1.1- Os defensores de JOMAV dizem que se ele tivesse cometido um crime o Supremo Tribunal de Jusitiça nunca deixaria que a sua candidatura como Presidente passasse. 😂😂😂😂😂!!! Isto é uma falácia das grandes e o objectivo é só para enganar os menos atentos. Santa burrice. É bom que fique claro aquilo que o Supremo Tribunal de Justiça disse em 2014. E o que o Supremo Tribunal de Justiça disse sobre o processo de José Mário Vaz é de que como não foi transitado em julgado ou seja como não há uma sentença definitiva contra José Mário Vaz esse facto não pode ser impeditivo para ele se candidatar. Pera um pui na criole talvez defensores de JOMAV na intindi suma portuguis ta cansa elis: Supremo kuma dia ku tribunal condena JOMAV lá dja sim JOMAV ka pudi candidata pabia I tem dja um sentença. Inka sibi si bô sibi kuma Ministerio Público kata fassi justiça I ta djunta som provas I acusa ou I arquiva I resto tribunal ku ta fassil. Portanto pa fala kuma JOMAV dia ki sai na Presidência si processo na peral di dinheiro ki furta.

2- O argumento de que José Mário Vaz é um homem trabalhador e tudo ki ki tene I fruto di si tarbadjo. 😂😂😂😂!!! Bô dissa. Ké prédios tudo ku JOMAV tene I fruto di si tarbadjo??? Tarbadjo ku sai na nundé? Bô tem ku ossa conta bardadi. Vamos por partes qual era o volume de negócios de José Mário Vaz que justifique tudo o que tem ? É verdade que José Mário Vaz importava cimento e cal? Sim é verdade. Qual é a quantidade ? José Mário Vaz nunca importou mais do que dois contentores por ano deste produtos. Nunca!!! Havia momentos que não importava porque não tinha dinheiro. Estes prédios foram conseguidos graças a ligação com o empresário Carlos Gomes Júnior e o Presidente Nino Vieira. Vocês acreditam que em pleno mandato do Presidente Nino Vieira JOMAV poderia ter isto tudo? Por amor de Deus. Convém estudar a história do país e fazer afirmações enquadradas no contexto. Os prédios que JOMAV teve eram os prédios que Nino punha em nome do Cadogo porque acreditava nele e cadogo por sua vez punha em nome de José Mário Vaz.  Foi essa confiança que levou a colocar José Mário Vaz como mandatários da campanha de Nino Vieira junto à Comissão Nacional de Eleições em 1994 através do tio do JOMAV Luciano Ndau. A isto chamam de trabalhador? De homem honesto? O único prédio que JOMAV comprovou recentemente foi o prédio da casa escada. Mas vamos esclarecer isto.

3- Vocês acham normal alguém sai como Ministro das Finanças e seis meses depois já está a comprar um prédio de 1 milhão de euros? Ké JOMAV mas ta tarbadja nan di ki tudo djintis ? Quer dizer vão também dizer que isto é perseguição ? É porque não gostam de Joae Mário Vaz é por isso que o estão a difamar ? Por amor de Deus!!! Não gozem com a paciência das pessoas. JOMAV saiu com os bolsos cheios do Ministério das Finanças e por isso comprou a Casa Escada.

4- Há mais de quatro anos que circulam nos blogs os cheques assinados por José Mário Vaz que dava autorização ao Bao para levantar várias somas em dinheiro sem justificativo. Nele está incluído o dinheiro do FUNPI 


5 - Desde que José Mário Vaz está na presidência quantas vezes foi lhe oferecido dinheiro por Omar El Bechir Presidente do Sudão, Rei de Marrocos, Presidente do Conho Dênis Sassou Nguesso, o Príncipe da Arábia Saudita. Quando é que JOMAV chegou ao país para anunciar isso publicamente? Nunca!!!! Os defensores de JOMAV que nos digam isso. Os outros Presidente sempre o fizeram. E JOMAV? Nunca. Porquê é que o discurso de JOMAV tem que ser só a volta de dinheiro? Ele só pensa em dinheiro!!! Isto também é mentira? 


6- Mais recentemente, os casos de corrupção no seu governo abundam: Marciano Barbeiro tomou 600 milhões de francos para reparar estradas mas não gastou mais de 200 milhões de francos cfa. Os 400 milhões a serpente engoliu o dinheiro. Corrupção nas pescas, na PETROGUIN na ARN. Isto também é tudo mentira? É campanha contra José Mário Vaz? Será que é mera ilusão ?Poupem-me!!!


7- Ao desvirtuar as regras democráticas e retirar o poder do partido vencedor e entregar ao partido que não ganhou as eleições isso não será corrupção política ? Isto também é mentira ? É uma ilusão de óptica ? Por amor de Deus. Isto é ser um homem honesto ? É ser um homem decente com valores e princípios ? Sinceramente

Podia estar aqui a enumerar os vários casos de corrupção de José Mário Vaz e de todos aqueles que o apoiam. Eu estaria do lado de JOMAV se ele conseguisse justificar os 12 milhões de USD$. Se ele fosse honesto consigo mesmo e reconhecer que falhou porque em três anos cinco primeiros ministros e quase duas centenas de ministros é um exagero. Só por isto JOMAV falhou. JOMAV falha nam mal. Eu não me vou calar por causa disso. Reconheço que os dois lados fizeram mal. Domingos e a sua equipa cometeram erros de palmatória mas isso não é motivo para o Presidente desencadear toda esta guerra sobre o pretexto de estar a lutar contra a corrupção quando todos vemos que isso não é verdade. Se JOMAV colocasse pessoas mais decentes nos lugares daqueles que estão agora poderia estar próximo de ganhar esta guerra. Mas com este palhaço TRIBALISTA de primeira classe que não tira nada de jeito na boca não restam dúvidas de que a sua derrota é evidente. JOMAV não tem hipóteses de ganhar esta guerra. O nosso país vai continuar adiado e no final é o mandato de JOMAV que ficará estragado. Enfim. Gossi si bô misti bô cobam mal ma infalal dja.



Aissatu S.

sábado, 25 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:PROMOÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS RUBRICADA POR BISSAU E DAKAR

media
Bissau e Dakar rubricaram esta sexta-feira um acordo de parceria comercial para a promoção de produtos agrícolas, por ocasião da visita do ministro senegalês do comércio a Bissau juntamente com uma delegação integrada por empresários e representantes do sector bancário.









O ministro do Comércio, Indústria e Sector Informal, Alioune Sarr, deslocou-se a Bissau junto de uma delegação integrada por importadores e bancários.
Alioune Sarr conseguiu traçar um plano de escoamento dos produtos agrícolas da Guiné-Bissau para o Senegal.
A visita de algumas horas desta delegação senegalesa a Bissau permitiu estabelecer contactos ao mais alto nível com o Presidente da República, o primeiro-ministro, responsáveis do comércio e da agricultura, bem como o sector privado.
No final, os ministros do comércio dos dois países rubricaram um acordo de cooperação entre Bissau e Dakar no domínio de comércio para aumentar e diversificar as exportações.



Guinendade/RFI

NOTICIAS AO MINUTO:FALTA DE CAPACIDADE DOS MEDIAS CONDICIONA A LIBERDADE DA IMPRENSA NA GUINÉ-BISSAU

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), afirmou esta sexta-feira (24 de Novembro de 2017) que a fraca capacidade de organização institucional dos órgãos de comunicação social, contribuem para o exercício deficiente da liberdade de imprensa na Guiné-Bissau.

Para Augusto Mário da Silva a liberdade da imprensa só pode ser efetivamente assegurada com uma certa sensibilidade dos atores públicos e sociais em criar condições materiais e humanas para o cabal e pleno funcionamento.
“Temos que reconhecer que passos importantes foram dados no sentido de assegurar a liberdade de imprensa e, consequentemente, a livre expressão de ideias e a réplica política. Contudo, esta conquista é aparente e relativa, por enquanto é esvaziada no seu conteúdo pelas precárias e deficientes condições materiais e humanas com que se depara a maioria dos órgãos de comunicação social e os respectivos profissionais que neles laboram”, afirmou Mário da Silva.
O activista e dirigente da LGDH, discursava na cerimónia de abertura do seminário de formação em jornalismo, cidadania e cultura da paz organizada por esta entidade que defende os direitos humanos na Guiné-Bissau, onde participam três dezenas de jornalistas e técnicos da comunicação social e das rádios comunitárias, incluindo chefes de redacções, apresentadores de programas matinais e repórteres.
Para Augusto Mário da Silva, o cumprimento deficitário da legislação que regula o sector é também factor de estrangulamento, devido a falta de condições para o funcionamento efetivo do Conselho Nacional de Comunicação Social, órgão publico e independente encarregue de assegurar o exercício do direito de informação e liberdade de imprensa.
“Não obstante a consagração constitucional da liberdade de imprensa no nosso país, esta ainda continua a ser uma miragem. Com efeito, para assegurar a sua efectividade, o pluralismo deve estar na mente de cada um de nós, deve fazer parte da nossa cultura e deve ser observado no nosso quotidiano, caso contrario, ficará irremediavelmente comprometida”, sublinhou o activista e dirigente da LGDH,
Neste sentido, Augusto Mário da Silva, defende que é necessário maior empenho de todos para melhoria da performance dos órgãos de comunicação social no seu todo, porque só assim podem alcançar o progresso económico, social e cultural baseado na participação colectiva dos cidadãos.
Na ocasião, o bastonário da Ordem dos jornalistas, António Nhaga, referiu que é urgente refletir como implementar um novo modelo de negócio para o jornalismo guineense, porque só assim poderá haver um jornalismo de qualidade.
“É urgente reflectir sobre um modelo de jornalismo para podermos encontrar uma forma adequada nacional para sector. Neste sentido que apelo a todos os participantes para reflectir sobre estas questões candentes de encontrar um novo modelo para o jornalismo guineense, porque na verdade se não houver um novo paradigma não haverá democracia e um jornalismo de qualidade”, argumentou Nhaga.
A cerimónia da abertura dos trabalhos, foi presidida pelo coordenador da SWISSAID, Alfredo Handem, que no sua breve declaração realçou o papel da comunicação social na promoção da cidadania e na construção do estado de direito, apesar da vulnerabilidade do sector.
Segunda a nota da Liga Guineense dos Direitos Humanos LGDH na posse da Rádio Jovem, a iniciativa visa reforçar a dinâmica e a qualidade de produção de jornalistas no domínio dos direitos humanos, em estreita observância com quadro legal  das regras deontológicas.
A ação de formação insere-se no âmbito de um acordo de cooperação entre a Liga e a SWISSAID-GB, entidade financiadora do evento, nos domínios da consolidação da paz, democracia e boa governação no país, lê-se ainda na mesma nota.
Durante dois dias os jornalistas irão debater temas como: “Jornalismo e os desafios de promoção e proteção dos direitos humanos, investigação criminal” que terá como orador, o antigo Procurador-Geral da Republica, Hermenegildo Pereira; “ética e deontologia profissional, os limites da liberdade de imprensa ou crimes de imprensa”.


Guinendade/RJ