O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) e Sindicato Nacional dos professores (SINAPROF) suspenderam a greve este fim-de-semana por meio de uma votação na qual a maioria dos seus membros votaram à favor a suspensão.
A informação foi dada hoje à ANG por um dos membros de Comissão Negocial da Greve, Sanasi Baió, tendo acrescentado que a votação ocorreu na sequência da promessa de seis semanas que o governo deu para resolver as reivindicações dos professores.
“ Esse prazo foi dado pelo governo na recente reunião do Conselho Permanente de Concertação Social, já passaram duas semanas faltam quatro,”, disse Baió.
Acrescentou que caso o governo vier a não cumprir com a promessa os dois sindicatos do sector educativo vão retomar a greve em Janeiro de 2018.
Baió lançou um pelo aos pais e encarregados de educação no sentido de colaborarem para que as crianças possam regressar à escola uma vez que a greve foi suspensa.
Os sindicatos acima referidos reivindicavam a aplicação efectiva dos estatutos da carreira docente, conclusão do processo de efectivação e reclassificação em curso, pagamento dos salários em atraso, melhoria de condições de trabalho, entre outras.
A greve foi suspensa após três semanas de paralisação do ensino público ao nível nacional.
Guinendade/ANG
Sem comentários:
Enviar um comentário