Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! PÉZÉSÉ I KA LITI BÔ

ATÉ AONDE VAI PARAR ESTE ODIO...
JOSÉ MARIO VAZ PERDEU COMPLETAMENTE O CONTROLO.
Photo de Fideles Quintino Gomes.


BARDADI PAIGC I KA LITI. DJINTIS NA CANSA NAN KU LUTA CONTRA ÉS PARTIDO MA ESSIS MAS TUDO UTROS PARTIDOS NA GUINÉ-BISSAU. 

CONGRESSO DE CASSACA ABRIDO BA DJA NA MATO I EM BIAS I ABRIDO NA HOTEL.  BARDADI O PESSOAL DO PÉZÉSÉ É INSISTIDO BÔ.



Suleimani


WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!!ABERTURA OFICIAL DO CONGRESSO PAIGC

CONGRESSO PAIGC ABERTURA NO HOTEL OFICIAL NESTE MOMENTO NO HOTEL LEDGER, BISSAU. NO BAI!!!!!!!!!!!!

Resultado de imagem para paigc guinendade

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!!CONGRESSO DI PAIGC FIRMA TCHAN!!!

Resultado de imagem para paigc guinendade
NADA IRA ADIAR ESTE CONGRESSO DE PAIGC 2018 EM BISSAU. TODOS OS MILITANTES E DELEGADOS ESTAO CONVOCADOS PARA ABERTURA DO CONGRESSO, DIA 1 FEVEREIRO 2018 AS 10 HORAS DA MANHA NA SEDE PAIGC.

NOTICIAS AO MINUTO:FILHAS DE AMÍLCAR CABRAL CONDENAM ATAQUE DAS FORÇAS DE SEGURANÇA AO PAIGC

Resultado de imagem para FILHAS DE AMÍLCAR CABRAL
Iva e Indira Cabral, filhas de Amílcar Cabral, o "pai" das independências da Guiné e de Cabo Verde condenaram hoje a tomada da sede do PAIGC, partido fundado por Cabral, por forças de segurança da Guiné-Bissau.

Em declarações à imprensa na residência de Manecas dos Santos, veterano de luta armada pela independência da Guiné e antigo companheiro de Amílcar Cabral, as filhas do fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) consideram de "ato indigno" o que se passou hoje na sede do partido, em Bissau.

Elementos das forças de segurança expulsaram da sede do PAIGC, situado a poucos metros do palácio da presidência, os militantes daquele partido que lá se encontravam em preparação para o seu 9.º congresso.

O secretário nacional do partido, Aly Hijazi disse que os agentes não apresentaram nenhum documento judicial que motivasse a invasão e expulsão de militantes, que se encontram, desde às primeiras horas de hoje, acantonados junto à sede da ONU, em Bissau.

Para Iva e Indira Cabral, "é absolutamente intolerável" o que se passou hoje na sede do partido, ainda mais por ter sido perpetrado pelas forças de segurança que "deveriam ser herdeiras dos combatentes" que lutaram pela independência do país.

As filhas de Amílcar Cabral afirmam que a atitude da polícia "fere de morte" o Estado de direito com que o seu pai sonhou criar na Guiné-Bissau.

"Condenamos com maior veemência a atuação das forças (de segurança) que tomaram de assalto a sede do PAIGC", disseram, numa mensagem lida por Indira Cabral, na qual pedem ainda que atos do género não voltem a acontecer.

"Não voltem a ofender a memória do nosso pai e dos seus combatentes, tentando destruir o partido que eles criaram", afirmam as duas filhas de Amílcar Cabral, ambas delegadas ao congresso que se deveria iniciar na terça-feira. A reunião foi impedida pela polícia que alega o cumprimento de ordens judiciais derivados de disputas entre alas antagónicas no partido.

Questionada sobre se o seu pai estivesse vivo qual seria a sua reação perante a situação, Iva Cabral, historiadora radicada em Cabo Verde, mas presença assídua nas atividades do PAIGC na Guiné-Bissau, afirmou que estaria "de certeza, como está" o atual líder do partido Domingos Simões Pereira. "Revoltado, mas a lutar para o bem-estar do partido e do país", defendeu Iva Cabral. 



Guinendade-Lusa

OPINIÃO: BOMBA!!! BRAIMA CAMARA O MENTOR DESTA CRISE

Resultado de imagem para BRAIMA CA GUINENDADE

Braima Camará: O Mentor desta Crise

Doka Internacional, o bloguista do regime, observou em tempos que seria dificil ao grupo dos 15 vencer a guerra aberta ao PAIGC porque lhes faltava preparação. E tinha razão.

É verdade que o grupo teve sempre um objectivo claro, mas nunca conseguiu delinear uma estratégia inteligente para alcançar o seu objectivo. A sua actuação pautou-se sempre por uma abordagem imediatista e de curto prazo, ou por aquilo a que se poderia designar de navegação à vista. E isso é o reflexo da falta de preparação dos seus dirigentes.

Braima Camará, líder do Grupo, é a perfeita ilustração desta realidade. Com ambição de dirigir o PAIGC e de ser um dia Primeiro-ministro, nunca se preparou seriamente para o efeito, nem do ponto de vista académico nem profissional.

Em primeiro lugar, não se lhe conhece nenhuma formação académica relevante. Embora affirme que é formado em recursos humanos, nunca ninguém o viu numa Universidade e é incapaz de apresentar um diploma. Em tempos, tentou forçar a obtenção de um diploma de licenciatura na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, através de um esquema de reconhecimento de suas alegadas competências profissionais, mas a instituição de ensino não caiu na armadilha.

A sua experiência profissional, teve-a essencialmente no sector privado. Mas aí, distinguiu-se mais como um hábil arquitecto de esquemas para viver à custa do Estado do que para criar riqueza e empregos.

Exemplo paradigmático desses esquemas é o FUNPI, o mais sofisticado esquema de desvio de fundos públicos já visto na Guiné-Bissau. Em 5 anos, bilhões de Francos CFA foram entregues a Braima Camará, através da Câmara do Comércio, sem que nenhum centavo fosse justificado. Quando uma auditoria ao FUNPI foi lançada em 2015, Braima Camará, com o beneplácito de José Mário Vaz, boicotou-a.

O que pouca gente sabe é que a operação da compra da carteira de créditos mal parados (conhecida por resgate) foi encorajada por José Mário Vaz, e o principal beneficiário da operação é Braima Camará, cuja carteira total de dívida mal parada ascendia a 6 bilhões de FCFA (cerca de 12 milhões de dólares). 

Finalmente, a moralidade e a integridade que se exige de alguém que aspira a ocupar altas funções no Estado estão longe de constituir apanágios da personalidade de Braima Camará. Além das negociatas obscuras com o Estado, principalmente na época em que José Mário Vaz era Ministro das Finanças, o passado de Braima Camará é nebuloso, com evidências de participação em negócios ilícitos que lhe valeram a cadeia nos anos da emigração na Europa.

É a ambição desmedida deste individuo completamente despreparado que colocou o país nesta crise de dimensões alarmantes.

Sentindo o tapete fugir-lhe dos pés, entrou em desespero e tornou-se em mentor de actos de violência gratuita contra o PAIGC e seus símbolos. Foi Braima Camará quem planeou os assaltos às sedes regionais do PAIGC e, mais recentemente, o assalto falhado à sede nacional deste partido. 

A 25 dias do Congresso do PAIGC, Braima Camará ainda faz em privado ameaças de assalto à sede dos libertadores e afirma que será ele a organizar o Congresso do PAIGC.

Um dia, a história  certamente o jugará.



Facebook

NOTICIAS AO MINUTO:DOMINGOS SIMÕES PEREIRA GARANTE REALIZAÇÃO DO IX CONGRESSO DO PAIGC

Resultado de imagem para DOMINGOS SIMOES PEREIRA

Em declarações aos militantes do PAIGC que se concentraram junto à sede da UNIOGBIS em Bissau, o líder do partido Domingos Simões Pereira garantiu a realização do IX Congresso do PAIGC “no mais breve prazo possível”. Simões Pereira avançou que o plano é a realização da reunião magna do partido na sede, alvo de ocupação pela polícia de intervenção rápida durante a manhã de hoje, mas apenas “se as condições o permitirem”, referiu o líder do PAIGC. Em causa estará o apoio de segurança da ECOMIB, como forma de garantir a realização pacídica do Congresso. Caso a sede do PAIGC continue interdita pelas forças policiais, Domingos Simões Pereira coloca a hipótese de realização do Congresso num local a anunciar “mas que já está escolhido”, afirma




Guinendade-eglobal

NOTICIAS AO MINUTO:REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES É PRIORIDADE DO NOVO GOVERNO-SEGUNDO JOMAV

O Chefe de Estado afirmou hoje que a maior missão do novo Primeiro-ministro será de criar condições para a realização das eleições Legislativas justas e transparente ainda este ano.
 
José Mário Vaz que falava hoje no acto de investidura do novo Chefe de Governo referiu que Artur Silva foi a sua escolha, pelo que pede aos guineenses para confiarem nele.

“Hoje, apesar da crise ainda vigente no país é  minha convicção de que para além do cumprimento de um procedimento legal, a realização das eleições legislativas dentro do calendário legal, vai ser um marco cheio de ensinamento neste processo democrático em que vivemos “, disse.

Mário Vaz reconheceu que durante este período de crise não se conseguiu alcançar todas as metas traçadas que têm como objetivo, melhorar a qualidade de vida de todos os guineenses.

O Presidente da República salientou que a Guiné-Bissau espera muito do novo Primeiro-ministro como gestor do interesse público.

Exortou aos dirigentes políticos a colocarem os interesses da Nação acima dos pessoais, do grupo ou de partidos, e disse que  e o Estado deve assegurar o real funcionamento dos serviços públicos, bem como garantir as condições mínimas para os cidadãos.

“Não é fácil governar neste país, mas não será de todo impossível, pois tudo dependerá da equipa governamental a ser escolhida e trabalhando em grupo escolhendo medidas e políticas acertadas”, salientou.

José Mário Vaz disse que ele enquanto o primeiro magistrado da Nação não poupará esforços quando o assunto é consolidar a estabilidade política, garantir o regular funcionamento das instituições e o reforço da transparência da gestão da coisa pública.

Declarou ser primeiro dos inconformados com o actual estado das coisas negativas e que será o último a desistir deste combate, salientando que, hoje mais do que nunca, o destino da Guiné-Bissau está nas mãos dos guineenses e a hora é de trabalho e verdade por um país melhor, tendo desejado sucessos ao empossado. 

Artur Silva, foi nomeado terça-feira novo Primeiro-ministro, e  havia desempenhado vários cargos ministeriais nas hostes do PAIGC. 



Gguinendade-ANG

NOTICIAS AO MINUTO:NOVO PM GUINEENSE PROMETE UM GOVERNO “COM TODOS” OS SIGNATÁRIOS DO ACORDO DE CONACRI

O novo primeiro-ministro guineense, Artur Silva, de 61 anos, hoje investido no cargo, prometeu "para breve" o seu Governo que será integrado "por todos" os signatários do Acordo de Conacri, patrocinado pela comunidade da Africa Ocidental.

Resultado de imagem para ARTUR SILVA GUINE BISSAU
O Acordo de Conacri é um documento proposto pela Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) e rubricado, em outubro de 2016, por líderes guineenses, visando acabar com a crise política no país lusófono.
Dois anos depois da assinatura do acordo, a crise ainda persiste.
A CEDEAO ameaçava aplicar sanções se até hoje não for nomeado um Governo com base do referido acordo, assinado pelos cinco partidos com assento parlamentar, o líder do Parlamento e o grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Vencedor das últimas eleições legislativas, o PAIGC e outras duas formações políticas com assento parlamentar, a União para Mudança e o Partido da Convergência Democrática, todos subscritores do Acordo de Conacri, já anunciaram que não vão aceitar um primeiro-ministro que não seja nomeado na base do referido acordo.
Devido à falta de entendimento entre os signatários do Acordo do Conacri à volta da figura que era apontada como a consensual no âmbito daquele documento, o Presidente guineense decidiu escolher Artur Silva como primeiro-ministro.
Militante e dirigente do PAIGC, Augusto Artur António da Silva, nascido em Bissau, é engenheiro de pescas formado entre o Brasil e Inglaterra, que já desempenhou vários cargos governamentais, nomeadamente ministro das Pescas, dos Negócios Estrangeiros, da Educação, Juventude e Desporto.
Também foi ministro da Defesa guineense.
Artur Silva desempenhou igualmente as funções de conselheiro político e diplomático de Domingos Simões Pereira, na altura em que aquele chefiou o Governo, saído das eleições de 2014, mas entretanto demitido por José Mário Vaz.


Guinendade-Lusa

OPINIÃO: BOMBA!!! QUEIXA CRIME CONTRA O ESTADO GUINEENSE

Resultado de imagem para TRIBUNAL JUSTICA GUINENDADE

E imperativo avançar com uma queixa crime contra o Estado Guineense depois daquilo que assistimos ontem na Sede do PAIGC. A queixa terà como fundamento :

  • Obstrução ao Direito Constitucional de reunião ;
  • Violação e infração nos locais do PAIGC ;
  • Sequestre ;
  • Violência e abuso do poder contra integridade fisica de cidadões que não constituiam nenhuma ameaça a ordem pùblica ;
  • Pôr em perigo voluntariamente a vida das pessoas.

Os conselheiros do JOMAV devem saber que não se pode proibir a organização de Congresso de qualquer Partido Politico ou Associação, porque é um dos elementos que constitui o Direito de reunião, Direito Fundamental garantido pela Constituição da Repùblica.

O que se pode fazer neste caso, era deixar que o Congresse fosse organizado e introduzir uma ação judicial em anulação das atas e das decisões do Congresso, se tiverem factos para tal. E assim é que se age num Estado Democratico.

Porque não agiram desta forma ?

Porque estamos perante um regime ditatorial dos piorios do seculo XXI, que não respeita as Liberdades Fundamentais inscritas na nossa Constituição e assinada pelo Estado Guineense nas Convenções internacionais.


Abaixo ditadura !
Viva Democracia !
Viva o Povo Sobrano da Guiné-Bissau !
Viva a Repùblica !



Gildo

OPINIÃO: LISTA DOS FUTUROS MINISTROS LIDERADOS PELO GOVERNO DE ARTUR SILVA

O futuro Governo ilegal liderado pelo Artur Silva tem três objectivos :
Resultado de imagem para ARTUR SILVA GUINE BISSAU
  • o primeiro é a reeleição do JOMAV na Presidência da Repùblica ;
  • o segundo é organizar um Congresso extraordinario do PAIGC onde os « Ninista » vão substituir a atual direção do PAIGC ;
  • o terceiro é evitar tudo custo o regresso do Carlos Gomes na vida politica. O carlos Gomes foi « enganado suma minino » pelo machiavelico JOMAV.

Todos os defensores da democracia devem ficar atento porque não é o PAIGC nem Domingos Simões Pereira que estão a serem atacados, mas o nossa LIBERDADE e os fundamentos da nossa PATRIA AMADA.

O futuro elenco governemental sera composto das seguintes pessoas :

  1. Artur Silva, Primeiro Ministro, Chefe do Governo ;
  2. Rui Diã de Sousa, Ministro da Presidência do Conselho dos Ministros, da Comunicação social e Porta Voz do Governo ;
  3. Botche Candé, Ministro do Interior ;
  4. Sola Na Quilim, Ministro da Administração Interna ;
  5. José Francisco Da Costa, Ministro dos Negocios Estrangeiro, da Cooperação Internacional e das Comunidades ;
  6. Sandji Fati, Ministro da Defesa ;
  7. João Aladji Mamadu Fadia, Ministro da Economia e Finanças ;
  8. Hugo Dos Reis Borges, Ministro do Plano e Desenvolvimento Regional ;
  9. Carmelita Pires, Ministra da Justiça ;
  10. Florentino Mendes Pereira, Ministro dos Recursos Naturais, Energia e Industria ;
  11. Fernando Vaz, Ministro do Transporte, Turismo e Artesanato ;
  12. Jorge Malu, Ministro das Pescas e da Economia Maritima ;
  13. Fatumata Djau Balde, Ministra da Saude, familia e Proteção Social ;
  14. Francisco Correia, Ministro do Comercio e da Promoção dos Investimentos ;

  1. Domenico Sanca, Ministro do Trabalho, da Função Publica e da Modernização da Administração ;
  2. Tierno Djalo, Ministro da Educação Nacional, Cultura e Desporto ;
  3. Orlando Viega, Ministro do Urbanismo, das Obras Publicas e das Telecomunicações ;
  4. Gilda Lobo de Pina, Ministra da Promoção Feminina e Luta contra Pobreza ;
  5. Conduto de Pina, Ministro da Agricultura e Proteção do Meio Ambiente ;
  6. Francisco Malam Djata, Secretario do Estado de Ordem Pùblico ;
  7. Felicidade Abelha, Secretaria do Estado do Tesouro ;
  8. Dino Seidi, Secretario do Estado da Cooperação International e das Comunidades.

Fonseca

OPINIÃO: SERIA JUSTO A NOSSA NACAO NAS MAOS DE ANALFABETOS???


Seria muitíssimo bom que a Guiné-Bissau e os guineenses os donos deste
território de 136 125 Km^2, soubessem que já mais esta nacao ficará em maos
de pessoas analfabetas e corruptas. Deste modo que, para o bem desses
individuos pouco recomendados deveriam eles pautar pelo juizo e abster-se
dessa odisseia a que se encontram envolvidos. Desdes os primordios das suas
criacoes, os partidos sempre sancionaram os seus prevaricadores membros
quando violam as regras fundamentais de suas organizacoes. Assim sendo, o
PAIGC, tomou a correcta decisao de sancionar os seus infratores
estatutários e isso, nunca deve ser a razao ou argumentos para interpor-se
contra a LEGITIMIDADE DO PARTIDO.
O problema é de facto que esses individuos corruptos e de negócios obscuros
sabem eles que, segundo a HISTÓRIA DA GUINÉ-BISSAU, ESTAO ELES
COMPLETAMENTE EXCLUIDOS E COMO NAO LHES RESTAM NADA A GANHAR, AGORA QEUEREM
ARRASTAR, A NACAO INTEIRA PARA  UMA GUERRA CIVIL.
Eu acredito que muitos deles responsáveis por este ignóbil acto estao neste
momento completamente disponíveis para morrer.
Enfim, que pouco valor tem eles! É certo que eles, sempre foram assim
identificados! E que mais podemos esperar de uma pessoa que nao VALE NADA
SOCIALMENTE A NAO SER CONFUDIR AS PESSOAS COM BENS MATERIAIS OBTIDOS A
CUSTA DE PREVARICACOES? QUE MAIS PODEMOS ESPERAR DESTAS PESSOAS? ELAS
TENTARAM NO PASSADO E ESTAO A TENTAR E CONTINUARAM A TENTAR ORIENTAR A
NACAO PARA AGINEIRA CONTROLADA QUE É A GUERRA CIVIL E A ACONTECER MUITAS
PESSOAS PODERAO MORRER!
A GUNÉ-BISSAU BEM VALE MUITO MAIS DO QUE O QUE ELES JULGAM SER?


VIVA A GUINÉ-BISSAU!
VIVA O PAIGC E O SEU PROJECTO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA NACAO!
VIVA AMICAR LOPES CABRAL!
VIVA O GUINEENSE QUE ACREDITOU, ACREDITA E ACREDITARÁ SEMPRE

Engo Braima Tambarin

OPINIÃO: JOMAV MANDOU FECHAR A SEDE DO PAIGC PARA OBRIGAR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA A NEGOCIAR COM BRAIMA CAMARÁ

Resultado de imagem para braima camara domingos simoes pereira guinendADE
Simões Pereira já disse em conferência de imprensa ontem que não irá se sentar com Braima Camará porque Braima é um simples militante e não uma instituição. Segundo Simões Pereira se Braima sequestrou o Presidente da República jamais sequestrará o PAIGC. Simões Pereira afastou por completo a chantagem. Não há que da dar uma atenção especial por ser Braima Camará. Braima i ka nim padja ku ta da chá.



António Santos

OPINIÃO: BOMBA!!! O GOLPE NO PAIGC FEITO POR JOSÉ MÁRIO VAZ VISA APENAS GARANTIR A SUA REELEIÇÃO


Resultado de imagem para ABUSO DE PODER
José Mário Vaz está a usar a força para garantir a sua reeleição em 2019. Estamos a assistir ao fim da crise. ESTAMOS A VIVER NA PLENA DITADURA.



Dinis

OPINIÃO : SUPER BOMBA!!! PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA CONTINUIDADE À CRISE AO NOMEAR ARTUR SILVA


Resultado de imagem para ARTUR SILVA GUINE BISSAU
A crise política vai continuar com a nomeação de Artur Silva. José Mário Vaz tem que entender de uma vez por todas que a Guiné-Bissau não é e nem nunca será a sua empresa. Que continue a fazer aquilo que entenda até um dia. O que é pena nisto tudo é como é que é possível Artur Silva aceitar este posto sem autorização do seu partido. Isto vai agravar a situação ainda mais.


Cesaltino Sanca

WATCHA KATCHÉU: BOMBA!!! O PAIGC AFIRMA QUE NÃO SE VAI QUEBRAR NEM CEDER UM MINUTO AS INTENÇÕES DE JOSÉ MÁRIO VAZ


O PAIGC afirma que não vai ceder nem um minuto as intenções maquiavélicas do Presidente da República. Esta força vai acabar um dia.

Issuf

OPINIÃO: JOSÉ MÁRIO VAZ E OS SEUS ABUTRES ESTÃO A FAZER O MAIOR ABUSO DE PODER ALGUMA VEZ VISTO NA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA


Assaltar a sede de um partido para colocar pessoas da sua confiança e assim ser reeleito é violação de todas as regras democráticas. José Mário Vaz continua assim até um dia. Por favor não pares. Continua José Mário Vaz com todos estes abusos.




Jacinto Djalo

NOTICIAS AO MINUTO:LÍDER DA APU-PDGB CONDENA O ACTO “GRAVE PARA DEMOCRACIA”

O líder do partido Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), qualificou de grave para a democracia a invasão desde ontem a noite pelas forças de ordem à sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC).
Resultado de imagem para nuno nabian guinendade
Nuno Nabian igualmente Vice Coordenador do Colectivo de 18 Partidos Políticos defensores da democracia, falava hoje em conferência de imprensa em reação ao bloqueio de acesso a sede do PAIGC pelas forças de ordens nas vésperas do seu nono Congresso.

“Os nossos irmãos do PAIGC têm de fazer finca-pé porque chegou a hora para demonstrarem de que são de facto verdadeiros militantes desse partido”, incentivou tendo advertido que se fosse a sede da APU-PDGB “hoje em dia a conversa seria outra.

Apelou aos militantes do PAIGC para defenderem a tudo custo os ideiais de que acreditaram mesmo que tal lhes venha a custar as proprias vidas.

“Não é normal forças de ordens invadirem a sede de um partido político. Isso não faz parte da democracia. Nós não podemos compactuar com actos do género. Não podemos estar a manipular a justiça em defesa dos nossos interesses políticos”, criticou.

O líder da APU-PDGB siublinhou que o PAIGC agendou para hoje o início do seu nono Congresso, mas estão a fazer tudo para o adiar.

“Não podemos transfromar hoje em dia o nosso poder judicial num instrumento de fabricação de intrigas entre os filhos da Guiné-Bissau. Isso não é normal. Por isso manifestamos a nossa solidariedade com o PAIGC porque essa situação poderá vir acontecer com a APU-PDGB ou outro partido membro do Colectivo”, disse.

Nabian afirmou que está convicto de que desta vez o Presidente da República irá cumprir o Acordo de Conacri nomeando Augusto Olivais Primeiro-Ministro.




Guinendade/ANG

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! FORÇAS POLICIAS ENTRAM NOVAMENTE NA SEDE DO PAIGC PARA RETIRAR OS MILITANTES DE LÁ

Resultado de imagem para SOCORRO
A sede do PAIGC está novamente a ser invadida pelas forças de segurança. Agora estão usar a força para retirar o pessoal de lá.


Anselmo

OPINIÃO: BOMBA!!!!MANDATO DE BUSCA COM A DATA DE 11 DE JANEIRO......

O mandato de busca apresentado pelas autoridades policiais para justificar as buscas à sede do PAIGC, hoje, 30 de Janeiro, apresenta a data de 11 de Janeiro de 2018. O documento, a ser partilhado já nas redes sociais e orgãos de comunicação social guineense facto aponta, segundo elementos ligados à direcção do PAIGC para uma perseguição premeditada do Ministério do Interior e do seu titular, Botche Candé de forma a evitarem a realização do Congresso do partido, que tinha o início marcado para hoje.






Teodoro

OPINIÃO: BOMBA!!!!UMARO DJAU, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA AO PAIGC DE DSP



CRIOL KUMA, N'TARDA SIBI BADJA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Resultado de imagem para RIR ANIMACAO
NÃO É POR ACASO QUE OS BRANCOS CONSEGUIRAM (FISICAMENTE) ESCRAVIZAR OS PRETOS POR MAIS DE 400 ANOS E MENTALMENTE POR POSSÍVEL ETERNIDADE. 

KUMA NA TEMPO DE ESCRAVATURA, HORA KU HOMENS COM DIGNIDADE NA TENTA REVOLTA CONTRA SE CONDIÇÃO DE ESCRAVATURA E TA TEM SEMPRE QUIL IGNORANTES/TRAÇOEIROS KU TA CURRI É BA SUGUNDI OU É CURRI É BA CONTA MESTRE DI KUMA I TEM ESCRAVOS KU MISTE REVOLTA KKKKKKK. 

ES I UMARO DJAU KU PASSA TUDU SI VIDA NA ESCUSA, DESCULPA E APOIA GOLPES DE ESTADO E PALACIANO NA PAIGC
ES I UMARO DJAU KU TA TOMA DINHEIRO NA MON DI GOLPISTAS PA BA FASSI SI PROJECTOS PESSOAIS
ES I UMARO DJAU KU SIBI SO CONTA MINTIDA (CRIOL TA FALA, BURRI SAL NA MAFÉ) MAIS NADA
ES I UMARO DJAU, TRIBALISTA TOK I MURRI
ES I UMARO DJAU, TABANQUEIRO ATÉ NA LUA


UMARO DJAU, DJANTI NÔNA PERAU!!!

BUNA BIN SIBI DI KUMA, PRUBULEMA DI GUINÉ I MAIS TEM HAVER COM A MENTALIDADE DOS GUINEENSES DO QUE O PRÓPRIO PAIGC. PAIGC É SIMPLESMENTE UMA EXTERIORIZAÇÃO DE TUDO QUE É DE MAL NA MENTE E CORAÇÃO GUINEENSE.

UTRUS NA GUERRIA PA KABA KU MAL, UTRUS FIRMA É NA DJUBI. DIPUS, QUILIS KU FIRMA BA É NA DJUBI, É TA BIM BIM MAS É FALA PA DJUDA ELIS GUERRIA CONTRA QUIL MESMO MAL QUE OS PRIMEIROS ESTAVAM A LUTAR CONTRA. ISSO CHAMA-SE "MENTALIDADE ESCRAVA"/"MENTALIDADE DO HOMEM GUINEENSE" !!!


"Sr. Jornalista Umaro Djau, é com esses analfabetos, alguns mal formados, golpistas e pseudo-transicionistas, obviamente “bem-intencionados”, a gerir a coisa-pública é que a nossa Guiné-Bissau insiste em não sair da equipa de países mais pobres do mundo! Aplaudi-los e incentivá-los, não é mais que contribuir para o prolongar do “estado comatoso” em que se encontra o nosso país… O mundo está em constante mudança e a Guiné-Bissau não pode continuar a insistir na sua guetização, com dirigentes políticos analfabetos ou semi-analfabetos aplaudidos por intelectuais/académicos ou formados," Jorge Herbert

Inline image 1

Há muitos guineenses que têm insistido numa simples narrativa política: "não há outras alternativas políticas".

Ora bem, na Guiné-Bissau houve sempre alternativas.

Vejam só: depois de Nino Veira, veio Malam Bacai Sanhá; depois de MBS, veio Cadogo Jr.; e depois deste, veio DSP. Uma alternativa atrás doutra!


Mas, porquê é que o guineense continua a pensar que não pode haver alternativas credíveis ao PAIGC?

Não há partidos insubstituíveis! Não há pessoas insubstituíveis! Há sempre alternativas.

O grande problema é que o PAIGC nunca aceitou alternativas, sobretudo externas. Mas, mesmo assim, conseguem sempre controlar a narrativa política de que só eles podem.

O guineense tem que começar a acreditar em si próprio. Acreditar de que há sim alternativas. Estas criam-se, se o PAIGC deixar, claro.

Mas, como o PAIGC nunca aceitou que houvessem alternativas, incumbe-nos esta urgente acção e esta nobre responsabilidade de conjuntamente criarmos alternativas credíveis para um país que já chora faz quatro décadas.

Já chega de caos no país. Já chega. Deixemos de acreditar naqueles que têm consistentemente defraudado as nossas esperanças.

Criemos alternativas.
Temos esta obrigação em relação aos que têm investido em nós, os nossos pais, as nossas mães, as nossas comunidades.

Eu, Umaro Djau, estou pronto para esta nobre tarefa de desafiar o status quo.

E tenho a plena certeza de que muitos outros estão prontos também para a construção de um país digno, respeitado e progressivo -- dentro de uma nova realidade política, democrática e governativa.

És uma alternativa. Sou uma alternativa. E juntos podemos ser várias alternativas credíveis e patrióticas.

Basta acreditarmos.

--Umaro Djau, 30 de Janeiro de 2017




Armando Quadé