Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:FILHAS DE AMÍLCAR CABRAL CONDENAM ATAQUE DAS FORÇAS DE SEGURANÇA AO PAIGC

Resultado de imagem para FILHAS DE AMÍLCAR CABRAL
Iva e Indira Cabral, filhas de Amílcar Cabral, o "pai" das independências da Guiné e de Cabo Verde condenaram hoje a tomada da sede do PAIGC, partido fundado por Cabral, por forças de segurança da Guiné-Bissau.

Em declarações à imprensa na residência de Manecas dos Santos, veterano de luta armada pela independência da Guiné e antigo companheiro de Amílcar Cabral, as filhas do fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) consideram de "ato indigno" o que se passou hoje na sede do partido, em Bissau.

Elementos das forças de segurança expulsaram da sede do PAIGC, situado a poucos metros do palácio da presidência, os militantes daquele partido que lá se encontravam em preparação para o seu 9.º congresso.

O secretário nacional do partido, Aly Hijazi disse que os agentes não apresentaram nenhum documento judicial que motivasse a invasão e expulsão de militantes, que se encontram, desde às primeiras horas de hoje, acantonados junto à sede da ONU, em Bissau.

Para Iva e Indira Cabral, "é absolutamente intolerável" o que se passou hoje na sede do partido, ainda mais por ter sido perpetrado pelas forças de segurança que "deveriam ser herdeiras dos combatentes" que lutaram pela independência do país.

As filhas de Amílcar Cabral afirmam que a atitude da polícia "fere de morte" o Estado de direito com que o seu pai sonhou criar na Guiné-Bissau.

"Condenamos com maior veemência a atuação das forças (de segurança) que tomaram de assalto a sede do PAIGC", disseram, numa mensagem lida por Indira Cabral, na qual pedem ainda que atos do género não voltem a acontecer.

"Não voltem a ofender a memória do nosso pai e dos seus combatentes, tentando destruir o partido que eles criaram", afirmam as duas filhas de Amílcar Cabral, ambas delegadas ao congresso que se deveria iniciar na terça-feira. A reunião foi impedida pela polícia que alega o cumprimento de ordens judiciais derivados de disputas entre alas antagónicas no partido.

Questionada sobre se o seu pai estivesse vivo qual seria a sua reação perante a situação, Iva Cabral, historiadora radicada em Cabo Verde, mas presença assídua nas atividades do PAIGC na Guiné-Bissau, afirmou que estaria "de certeza, como está" o atual líder do partido Domingos Simões Pereira. "Revoltado, mas a lutar para o bem-estar do partido e do país", defendeu Iva Cabral. 



Guinendade-Lusa

5 comentários:

  1. TEMENTE HADJA SATU CAMARÁ KA MATADU OU I TIRADU FORA DI GUINÉ-BISSAU, I NA DIFICIL PA GUINÉ-BISSAU TENE ESTABILIDADE POLÍTICA!!!

    HADJA SATU CAMARÁ KU BANBU BRAIMA CAMARA, EL KU MANDA BRAIMA FIANÇA SIN, KABA É NA RONCA MALCRIAÇON BRINCADEIRA KA TEM!!!

    HADJA SATU CAMARÁ KUMA NINSI ABÔ I DEUS MAS, SE BU KA FASSI KÊ QUI MISTI NA PAIGC, BU KANA BAI NIN LI KU LA. KUMA I NA GOLPIAU SIN PIEDADI. MA DÊ BIAS TCHIGAL DIRITU!!!

    SE CANUA KA NKADJA NÔ NA TCHIGA LA, SIN FALTA!!!

    ResponderEliminar
  2. ERNESTO DABO BIDA CALCINHA DE HADJA SATU CAMARÁ!!!

    HOMI CURTU FEIO DU CARRASSAS, SO CONTA MINTIDA QUI SOBRA KUEL GOSSI. I NA NGANA DJINTIS KUMA ELI I "CABRALISTA"!

    ERNESTO DABO, "CABRALISTA" FINGIDO!!!
    ERNESTO DABO, TRIBALISTA I RACISTA DA PRIMEIRA ORDEM!!!

    ResponderEliminar
  3. ERNESTO DABO, UM "CABRALISTA" FINGIDO!!!

    ERNESTO DABO, UM FILHO DA PUT* GARANDE FINGINDO SER "CABRALISTA"!!!

    ERNESTO DABO, UM TRIBALISTA GARANDE FINGINDO SER "CABRALISTA"!!!

    ERNESTO DABO, UM RACISTA GARANDE FINGINDO SER "CABRALISTA"

    ERNESTO DABO, UM CALCINHA DE HADJA SATU CAMARA GARANDE, FINGINDO SER "CABRALISTA"

    ERNESTO DABO, UM COMPLEXADO GARANDE, FINGINDO SER "CABRALISTA"

    PRA MIM, ESTE FILHO DA PUT* NUNCA ME ENGANA!!! ELE PASSA TODA A VIDA FINGINDO SER PROGRESSISTA, QUANDO NÃO É NADA MAIS NADA MENOS QUE UM FILHO DA PUT* RACISTA E TRIBALISTA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele foi um dos oportunistas que o Partido libertador deu toda a oportunidade.Agora vive mencionando o nome de Ze Carlos/ PAIGC! Ernesto bu kana danadu nomi di Partido.

      Eliminar
    2. Obukampol Mendes Vaz:- NEste momento, as locubrices realizados bando dos traficantes Coordenados Pelo Ba Keokuto, Luis Oliveira Sanca e Jose Mario Vaz, sao grupos de arruanceiros que por acidente do percurso historico, faziam parte do PAIGC, ate na data de expulsao destes sabujos do seio do nosso glorioso Partido de Cabral, com o acto de Acordo de Conakry, tinha-se aberto uma possibilidade, caso o JOMAFIA, tivesse cumprido com o ponto n.1, nomeando Augusto Olivais, atento que deu a premazia as invencoes de previdencia Cautelar,visando a nao realizacao do IX Congresso, isso sigifica que a possibilidade de serem readmitos como Militantes, com a possibilidade de serem Delegados ao Congresso, caiu por terras, todas as montagens feitas na base da previdencia Cautelar, por efeito domino foram pura e simplesmente Desactivado, atraves do mecanismo legal, que a lei poe a disposicao das partes em litigio, atraves da figura juridica conhecido por recurso de agravo com o efeito suspensivo,, corre nos proprio autos, como este respeitou todos os requesitos o juiz que tinha admitido a deligenciada providencia cautelar, tem por obrigacao analisar se o pressuposto tinha sido respeitado,Admitir o recurso de agravo com o efeito suspensivo. Nestas circunstancias em caso de exercerem as suas actividades ou funcoes de modo isento, emrespeito ao estrito cumprimento de um judicial,tinham por obrigacaoal de interromper a deligencia que inicialmente tinham-lhes incumbido, mas por o imperativo legal da nova posicao, O Ministro so tinha de mandar interromper a ordem que anteriormente tinha dado, mandando retirar as forcas da ordem publica no teatro das operacoes.Ao Sr.Bamba Banjai!... Pobre diabo famito e Burro, tu nao sabes nada alias a tua cabeca so minhoca e servelismo, o Juiz Guerra Ribeiro nfanda,nao pronunciou nada ou aocontrario do despacho proferido, ele mantem o seu despacho e este despacho que vai ser analisado na relacao, o que o Juiz Guerra fez e obedecer um comando geral processual, admitindo o recurso de agravo interposto pelo PAIGC, e uma mera diligencia processual, nao ha nada de mais!...para um burro do teu tamanho, o Juiz Guerra Ribeiro Nfanda entrou em contradicao de um modo brusco.Nao e verdade o Guerra respeitou os ditames processuais, Eu,no Lugar lugar doS venerandos Juizes Concelheiros Drs
      Paulo Sanha e Rui Nene, decretaria de imediato o mandado de detencao para ser julgado Sumariamente O gentio Bafo Fede de Bamba Bandjai. E urgente acabar com estas accoes caluniosas contra pessoas de bem. Quanto ao Ernesto Dabo ele e Paria na sociedade, veste-se como musico, contando musicas progressistas, mas no fundo continua com o recalcamento e preconceito do petit MAmadu,tribalista e rancoroso.

      Eliminar