Pages

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 20 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:EUA PREOCUPADOS COM SITUAÇÃO DE ESTRANGULAMENTO NA GUINÉ-BISSAU



O embaixador dos Estados Unidos para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, afirmou estar preocupado com a situação de estrangulamento no país devido à situação política, mas manifestou esperança, tendo em conta os últimos desenvolvimentos.
“O país encontra-se numa situação de estrangulamento quase numa paralisação causada pelo impasse político e está situação está a afetar negativamente o desenvolvimento e o seu povo”, disse, em conferência de imprensa, o embaixador norte-americano.Tulinabo Mushingi realizou esta semana uma visita a Bissau, tendo mantido encontros com o novo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, com o chefe de Estado, José Mário Vaz, bem como com representantes da comunidade internacional, figuras religiosas e sociedade civil.
“Também vi esperança. O novo primeiro-ministro parece ter o apoio necessário para formar Governo. O Presidente anunciou a data para as eleições e para muitos o cenário é otimista”, afirmou.
Segundo embaixador, a diferença é “considerável” em relação à última visita que realizou ao país, no início do ano.
Os Estados Unidos desenvolvem na Guiné-Bissau vários programas de apoio no setor da saúde, assistência a refugiados, educação, agricultura e defesa.
A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, em agosto de 2015 do Governo liderado pelo antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, do PAIGC, vencedor das legislativas de 2014.
Desde as eleições legislativas de 2014, a Guiné-Bissau já vai no sétimo primeiro-ministro, que terá como principal objetivo organizar as eleições legislativas, marcadas para 18 de novembro.

5 comentários:

  1. MOCA MAMÉ DE JOMAV DEVIA SER A PRIORIDADE DE TODOS OS GUINEENSES, NESSE MOMENTO. MAS PRONTO...

    POR: MAMADU DJULDE BARI
    BAFATÁ 20 DE ABRIL 2018

    O meu país, neste momento, devia estar a discutir como reformar o Estado, modernizar a administração pública,
    reformar o ensino,
    reformar a saúde,
    reformar a administração fiscal,
    reformar a justiça.
    Pensar nas novas infraestruturas, hospitais e centros de saúde, novas estradas e melhoramentos das antigas, novos tribunais e prisões, parques escolares e desportivas, novos quartéis militares, novas esquadras de polícias, modernização de polícias de trânsito;
    electrificação e saneamento básico, Formação de quadros técnicos e médios, incentivos para regresso de quadros qualificados no exterior, redes de transportes públicos e escolares, aproveitamento do mar, condições para o turismo de qualidade, projectos nas novas tecnologias e internet para todos;
    aposta na agricultura, projetos de fábricas de processamento de castanhas de caju, internacionalização dos nossos produtos (manga, batata doce, mandioca, milho, peixe, camarão, caranguejo), melhores condições de trabalho para as nossas representações diplomática;
    construção de museu, casa de cultura, estruturas condigna para a televisão e rádio nacionais, novas instalações para a PJ e laboratórios científicos da investigação criminal e etc e etc... Mas não, estamos a engolir discursos atrás de discursos, intrigas atrás de intrigas, transições em cima de transições, etc! Mais uma legislatura jogada no lixo, marcada por conflitos intestinais, egos repugnantes, cultura de força e de matchundade. Até quando?"

    ResponderEliminar
  2. CLARO, DAQUI A MORTE DE JOSÉ MÁRIO VAZ A CEDEAO NÃO TEM OUTRA COISA A FAZER ALÉM DE REALIZAR "CIMEIRAS EXTRAORDINÁRIAS" PARA DESBLOQUEAR PONTOS INCLUSIVE ALÍNEAS EM DIVERSOS ACORDOS ENTRE POLÍTICOS DA REPÚBLICA DOS "DJANKADINS"!!!

    MAIS UMA VEZ, A CEDEAO PRECISA FAZER UMA CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA SÓ PARA FODER A GORILA FÊMEA DE JOSÉ MÁRIA VAZ OU MELHOR, SÓ PARA DESBOQUEAR O PONTO 2 DO ACORDO DE CONANCRY QUE DIZ ASSIM, "Formação de um governo inclusivo, de acordo com um organograma negociado, de forma consensual, entre os partidos políticos representados na ANP, com base no principio da proporcionalidade da respectiva representação parlamentar".

    DEPOIS DESSA EVENTUAL CIMEIRA, VAMOS TER OUTRAS CIMEIRAS EXTRAORDINÁRIAS PARA ASSIM DESBLOQUEAR OS RESTANTES PONTOS CONSECUTIVOS.

    NÓS POR CÁ, VAMOS SIMPLESMENTE USAR E ABUSAR DA TOTONA DA MÃE E DA GORILA FÊMEA DE JOMAV.

    É BEM CLARO PARA OS QUE TÊM NEURÔNIOS NO LUGAR CERTO DE QUE, ENQUANTO TEMOS JOSÉ MÁRIO VAZ COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NUNCA TEREMOS PAZ DURADOURA.

    JOMAV NUNCA VAI DEIXAR DE IMISCUIR NO PODER EXECUTIVO. ELE SEMPRE VAI QUERER IMPOR PASTAS MINISTERIAIS E DEMAIS POSIÇÕES DE RELEVO NO APARELHO DO ESTADO.

    TANTO NOS ACORDOS (DE BISSAU, DE CONACRY E DE LOMÉ) COMO NA CRGB NÃO HÁ NADA QUE DIZ QUE PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM PODERES PARA INDICAR PESSOAS DA SUA CONFIANÇA PARA SER MEMBROS DE GOVERNO. SIMPLESMENTE, NÃO EXISTE! PORTANTO, TEMOS QUE DIZER BASTA AO JOSÉ MÁRIO VAZ OU RUA IMEDIATAMENTE!!!

    AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS E PRESIDÊNCIAIS RESULTARÃO EM NADA, SE NÃO IMPLEMENTAREM O ACORDO DE CONACRY AO PÉ DA LETRA, ESPECIALMENTE O PONTO 6 E AS SUAS ALÍNEAS!!!

    A EMENDA DA CRGB SERÁ A MELHOR COISA QUE ESSA LEGISLATURA POSSA FAZER PARA ASSIM MINIMIZAR CONSTANTES RISCOS DA INSTABILIDADE GOVERNATIVA. SE NÃO CONSEGUEM EMENDAR A CRGB, ENTÃO ESQUEÇAM DA ESTABILIDADE GOVERNATIVA OU DA BOA GOVERNAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo-me inteiramente com o seu ultimo parágrafo. Se todo o guiniense sabe que um dos elementos dos problemas (entre executivo-presidência, e demais orgäo da soberania) que a Guiné-Bissau viveu desde a sua entrada na democracia, estäo ligados com alguns pontos da nossa Constituiçäo (CRGB. Entäo pergunto, porque invertar varios caminhos? Se os politicos (deputados) justificaram a emenda do artigo 79 da CRGB, porque näo emendarem de vez, os restantes artigos da mesma? que criaram e väo continuar a criar mais problemas.
      No meu ponto de vista, é um momento crucial e importante, que os Guinienses (sem côres partidária), exigem dos politicos a revisäo da CRGB. Como souberam justificar e emendar o artigo 79. Porque tudo o que vivemos nos ultimos 24 anos da democracia vai continuar ainda mais (tendo em conta o nivel e a preparaçäo dos nossos politicos), mesmo estando o partido A ou B no poder. Por isso, é urgente que os Guinienses exigem muito mais dos politicos, e näo pedir. Porque no final de tudo, é a populaçäo que paga as faturas, e näo a classe politica.

      Eliminar
    2. "AMIGO" NÃO POSSO CONCORDAR MAIS DO QUE ACABASTE DE DIZER!!!

      Eliminar
  3. Boa leitura Dudu! A CRGB está caducada e precisa de EMENDAS o mais rápido possível ! As atuais provisões da nossa Constituição favorece a criação de monstros/ditadores . Um país que já lá vai no seu sétimo PM é mesmo alarmante!

    ResponderEliminar