Pages

Pages

Pages - Menu

sábado, 21 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:OBRIGATORIEDADE DO PREÇO ESTÁ A IMPEDIR A COMPRA DO CAJU DA GUINÉ-BISSAU

O coordenador de um projeto de apoio ao desenvolvimento agroindustrial na Guiné-Bissau defendeu hoje que a obrigatoriedade de comprar o quilograma de castanha de caju a 1000 francos cfa poderá estar a prejudicar a campanha de comercialização.Obrigatoriedade do preço está a impedir a compra do caju da Guiné-Bissau
Segundo Josué de Almeida, coordenador do Projeto de Reabilitação do Setor Privado e Apoio ao Desenvolvimento Agroindustrial, financiado pelo Banco Mundial, bastava que as autoridades dissessem que o preço não é obrigatório, mas de referência para fazer arrancar a campanha.
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, declarou a aberta, oficialmente, a campanha da comercialização da castanha do caju, a 24 de março, mas até ao momento o produto não está a ser comprado, o que tem preocupado os produtores.
"A questão não está no preço de referência ter sido declarado em 1000 francos CFA (cerca de 1,5 euros), mas sim no facto de esse preço estar a ser apresentado como obrigatório. Aí é que se coloca o problema", declarou Josué de Almeida.
O responsável disse ter sido informado pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) da "inexistência de sinais de anos anteriores" de entidades que participam na campanha de comercialização daquele que é o principal produto agrícola da Guiné-Bissau.
Josué de Almeida afirmou que os operadores no setor do caju, "estão com medo de transgredir uma ordem", ditada pelo Presidente guineense, daí que preferem "aguardar e ver o desenrolar da situação".
"Há indícios que se podem ver para sentir que a campanha está a começar, nomeadamente a instalação de postos de compra, o transporte de arroz de Bissau para o interior, mas nada disso se vê", sublinhou Almeida.
Para aquele responsável ligado ao Banco Mundial é preciso esclarecer o produtor que o preço é de referência e que "é apenas um sinal do valor do seu caju", mas se não conseguir um comprador naquele preço, pode vender como quiser.
"Se se declarasse apenas que o preço não é obrigatório resolvia-se o problema", defendeu Josué de Almeida, que teme que se venha a repetir o mesmo fenómeno ocorrido na campanha de 2006.
Na altura, lembrou, o Governo fixou o preço de compra ao produtor a 350 francos CFA por quilograma, um valor que os compradores consideraram exagerado. Resultado, os compradores abandonaram a campanha ao ponto de o caju ser comprado a 75 francos CFA por cada quilograma, disse.
"Não queremos que volte a acontecer a mesma coisa este ano, mas vamos ser razoáveis e praticar os preços que se estão a praticar nos países da sub-região", exortou.


Guineendade-Lusa

2 comentários:

  1. MAS QUEM DISSE AO JOSÉ MÁRIO VAZ QUE GOVERNAR É IMPROVISANDO DIA APÓS DIA???

    HORA QUI DURMI I SUNHA DE FABRICA, SOL MANSI I TA LANTA FRIQUIT I BAI PABI MATU KA CUMPU FABRICAS

    UTRU DIA DEL, I SUNHA MAS KU CUCU, I LANTA FRIQUIT I BAI PUI PREÇO DE CUCU A 1000 FCFA

    UTRU DIA SEGUINTE, SOL MANSI MAS, I LANTA FRIQUIT, I BAI CALEQUICE I BAI MITI SI KADÉRA NA LAMA KUMA LABUR QUI BAI

    UTRU DIA MAS, I LANTA FRIQUIT I EXONERA UM PM I PUI UTRU MAS KUMA DISSI CONFIANÇA

    UTRU DIA PARMANHÃ MAS, I LANTA FRIQUIT I DA MILITARES GALONS ATÉ NA CARICA DI SÊ MAMÉ, EM TERMOS DE NGODA PA É KA PUDI DAL GOLPI

    UTRU DIA MAS, I LANTA FRIQUIT I BAI INDA BAIRRO MINDARA PA BA GOJA KU SI DJINTIS SUSSU FEDI E PATETICO, KUMA EL I DI MINDARRA

    UTRU DIA MAS, SOL MANSI, I LANTA FRIQUIT I FALA I TEM DIREITO A PASTA DE MINISTERO DE DINHEIRO E KIL UTRU MINISTERO KU TA TUDJI MININUS PUPAL

    UTRU DIA MAS, I LANTA FRIQUIT SIN NADA DE FASSI, I PEGA MOCA ROSA GOUDIABY VAZ NA ROTUNDA DE IMPERIO, SIN MAS I NEM MENOS, MININUS KU FOME É NA DJUBIL I NA CURTI CUNU DE ROSA VAZ TUDU NAS BOAS.

    KUMA EL SO I...

    ZÉ DINHERO
    ZÉ BATATA
    ZÉ ARRUZ
    ZÉ LAMA
    ZÉ PIS
    ZÉ CUCU
    ZÉ MADERA
    ZÉ CADJU
    ZÉ TROPA
    ZÉ FABRICA
    ZÉ PRESIDENTE
    ZÉ PRIMEIRO-MINISTRO
    ZÉ MINISTRO
    ZÉ PRESIDENTE DE FEDERAÇÃO DE FUTEBOL
    ZÉ CAL
    ZÉ CIMENTO
    ZÉ JOMAFU
    ZÉ DE CALEQUICE
    ZÉ AUSCULTAÇÃO
    ZÉ ACORDO
    ZÉ COCAÍNA
    PALAVRA PA KE MAS!?

    LIBRAU DI HOMI CURTU SIN PLANO KABA KU TENE MAS OBU PIQUININO!!!

    ResponderEliminar
  2. O PR esta'acostumado a meter o nariz em tudo para cheirar..! Sinais de um Ditador por Excelencia.

    ResponderEliminar