Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 18 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:SOCIEDADE CIVIL PEDE A CEDEAO PARA CONTINUAR A ACOMPANHAR SITUAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

Sociedade Civil pede a CEDEAO para continuar a acompanhar situação na Guiné-Bissau

A aliança das organizações da sociedade civil guineense pediu à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para continuar a acompanhar a situação na Guiné-Bissau.

A sociedade civil apela à "comunidade internacional, em particular à CEDEAO, no sentido de continuar a monitorizar todo o processo de formação e funcionamento do Governo", pode ler-se, num comunicado hoje divulgado à imprensa.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou segunda-feira Aristides Gomes primeiro-ministro da Guiné-Bissau, devendo o novo Governo ser apresentado brevemente.

No documento, a sociedade civil guineense pede também à Assembleia Nacional Popular (ANP) para "apresentar o fundamento legal que sustenta" a prorrogação do mandato dos deputados.

A comissão permanente do parlamento guineense convocou terça-feira os deputados guineenses para uma sessão extraordinária do hemiciclo para ser eleita a nova direção da Comissão Nacional de Eleições e discussão e votação de um projeto de lei, que prevê prorrogar o mandato dos deputados guineenses, visto que a legislatura termina a 23 de abril.

No comunicado, as organizações da sociedade civil felicitam a nomeação de Aristides Gomes e a mediação da CEDEAO, salientando que se "augura uma nova esperança em termos de normal funcionamento da ANP, do Governo e das diferentes instituições do Estado, criando-se as premissas para a realização de eleições legislativas este ano".

Aristides Gomes, 63 anos, terá como missão a realização de eleições legislativas para 18 de novembro deste ano.

A nomeação resultou das negociações promovidas pela CEDEAO para encontrar um mecanismo que pusesse fim definitivo à crise política que afeta a Guiné-Bissau há cerca de três anos.

Aristides Gomes é o sétimo primeiro-ministro nomeado por José Mário Vaz, eleito Presidente da Guiné-Bissau em 2014.

Sociólogo formado em França, Aristides Gomes, dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que chegou a ser primeiro vice-presidente, vai liderar um Governo que terá a missão de organizar eleições legislativas.





Guinendade/Lusa

2 comentários:

  1. Agora sim, a sociedade civil começa a aparecer e a assumir o seu papel participativo e proativo. Mais vale tarde do que nunca.

    ResponderEliminar
  2. CLARO, DAQUI A MORTE DE JOSÉ MÁRIO VAZ A CEDEAO NÃO TEM OUTRA COISA A FAZER ALÉM DE REALIZAR "CIMEIRAS EXTRAORDINÁRIAS" PARA DESBLOQUEAR PONTOS INCLUSIVE ALÍNEAS EM DIVERSOS ACORDOS ENTRE POLÍTICOS DA REPÚBLICA DOS "DJANKADINS"!!!

    MAIS UMA VEZ, A CEDEAO PRECISA FAZER UMA CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA SÓ PARA FODER A GORILA FÊMEA DE JOSÉ MÁRIA VAZ OU MELHOR, SÓ PARA DESBOQUEAR O PONTO 2 DO ACORDO DE CONANCRY QUE DIZ ASSIM, "Formação de um governo inclusivo, de acordo com um organograma negociado, de forma consensual, entre os partidos políticos representados na ANP, com base no principio da proporcionalidade da respectiva representação parlamentar".

    DEPOIS DESSA EVENTUAL CIMEIRA, VAMOS TER OUTRAS CIMEIRAS EXTRAORDINÁRIAS PARA ASSIM DESBLOQUEAR OS RESTANTES PONTOS CONSECUTIVOS.

    NÓS POR CÁ, VAMOS SIMPLESMENTE USAR E ABUSAR COM TODOS OS PRAZERES DA TOTONA DA GORILA FÊMEA DE JOMAV, A TAL DE ROSA GOUDIABY VAZ.

    É BEM CLARO PARA OS QUE TÊM NEURÔNIOS NO LUGAR CERTO DE QUE, ENQUANTO TEMOS JOSÉ MÁRIO VAZ COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NUNCA TEREMOS PAZ DURADOURA.

    JOMAV NUNCA VAI DEIXAR DE IMISCUIR NO PODER EXECUTIVO. ELE SEMPRE VAI QUERER IMPOR PASTAS MINISTERIAIS E DEMAIS POSIÇÕES DE RELEVO NO APARELHO DO ESTADO.

    TANTO NOS ACORDOS (DE BISSAU, DE CONACRY E DE LOMÉ) COMO NA CRGB NÃO HÁ NADA QUE DIZ QUE PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM PODERES PARA INDICAR PESSOAS DA SUA CONFIANÇA PARA SER MEMBROS DE GOVERNO. SIMPLESMENTE, NÃO EXISTE! PORTANTO, TEMOS QUE DIZER BASTA AO JOSÉ MÁRIO VAZ OU RUA IMEDIATAMENTE!!!

    JOMAV RUA! JOMAV VERGONHA NACIONAL!!!

    JOMAV RUA! JOAMV VERGONHA NACIONAL!!!

    JOMAV RUA! JOMAV VERGONHA NACIONAL!!!

    ResponderEliminar