Pages

Pages

Pages - Menu

sábado, 26 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:GOVERNO GUINEENSE GARANTE FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE PARA TRÊS MESES

O Secretário de Estado do Tesouro guineense, Suleimane Seide, anunciou esta sexta-feira, 25 de maio 2018, que o executivo conseguiu, em colaboração com um dos bancos comerciais, fundos para assegurar o abastecimento do combustível à Empresa Pública de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), durante os próximos três meses, por forma a garantir o fornecimento da energia elétrica aos citadinos da capital Bissau.
O governante falava à imprensa para informar a opinião pública nacional e internacional sobre algumas medidas levadas ao cabo pelo executivo guineense junto das empresas de capital pública e institutos públicos, através da Comissão de Monotorização e Implementação do decreto n°01/2017, de 25 de janeiro. A criação da comissão insere-se no âmbito de uma política de “moralização de vida pública”, na qual o atual executivo exige às entidades e empresas públicas prestação de contas das suas atividades.
Suleimane Seidi explicou que a EAGB enquanto entidade pública está sujeita a cumprir todas obrigações ou medidas implementadas pelo executivo. Revelou neste particular que o governo paga mensalmente as suas contas de consumo da energia a nível das instituições públicas estimada no valor de 500 milhões de francos CFA.
“Já pagamos esse valor este mês de maio. Pagava-se o valor de 400 milhões de francos CFA até maio de 2017 e, a partir do ano transato até data presente, a conta do consumo de energia subiu para 500 milhões de francos CFA”, esclareceu o governante que, entretanto, reconheceu ainda que a empresa depara com os problemas estruturais.
Assegurou ainda que já se sabe que a receita gerida pela empresa não é suficiente para cobrir as suas despesas, mesmo com o valor recebido da parte do executivo para cobrir contas do consumo da energia elétrica das instituições públicas. No entanto, advertiu à EAGB a adoptar medidas de gestão séria para corrigir as suas falhas e poder equilibrar as suas contas, a fim de garantir o fornecimento regular de energia elétrica aos seus clientes.
“A nível do tesouro adotou-se diligências conjuntas em colaboração com algumas entidades em particular com os bancos, no sentido de abastecer a EAGB o combustível que a permita trabalhar durante três meses para fornecer a energia eléctrica. A partir de ontem (24 de maio), já se iniciou o abastecimento do combustível no central elétrica de Bissau”, disse.
Interrogado se o governo é quem vai assumir o crédito junto dos bancos, explicou que o executivo conseguiu encontrar um mecanismo, que não especificou, mas que segundo ele, não vai gerar outros custos adicionais para o tesouro público.
Sobre o trabalho da comissão para a monotorização das entidades e instituições públicas, disse que o objetivo é criar bases para que o futuro governo possa encontrar uma administração pública bem estruturada e organizada, sem no entanto, preocupar-se mais com a captação da receita.
“Ministro da Economia e Finanças não está a fazer nada de novo. Quero assegurar-vos que a nossa intervenção constitui essencialmente na aplicação das normas ou dispositivos legais existentes há alguns tempos. A base legal desta política é conjunto das leis aprovadas há muito tempo, mas que infelizmente até ao momento não se aplicavam. Por isso o governo tomou a decisão para aplicação destas normais”, espelhou o governante.
Lembrou que o código de transparência da gestão de finanças públicas aprovada através da lei n°01/2015, que indica que o ordenador principal e único de todas as receitas e despesas públicas é o ministro da Economia e Finanças.




Odemocrata

5 comentários:

  1. FORÇA FORÇA FORÇA FORÇA MON PREMIER MINISTRE!!!

    PARABENS SENHOR PRIMEIRO MINISTRO, ESTÁS NO BOM CAMINHO PÁ!!!

    AGORA FALTA EXONERAR TODOS OS ADMINISTRADORES/DIRETORES "N'FARUS" PRINCIPALMENTE ABDU DJAQUITÉ, HONÓRIO BUSCARDINI, NUMMA GORKY MENDES DE MEDINA. ESTES DEVEM SER EXONERADOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PÁ!!! OS FILHOS DA PUTAS NA FAZEM NADA, SO VIAGEM VIAGEM VIAGEM SEM MAIS NEM MENOS.

    KUMA TUDU HORA KU BU BAI NA DIRECÇÃO GERAL DE CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS É TA FALAU SÓ DIRECTOR GORA VIAJA MAS. NADA GORKY MEDINA KATA FASSI SÓ VIAJA TUDU SEMANA, PORRA PÁ!!! HOMI TENE SO BOCA, NADA I KA SIBI FASSI! TUDU BOCA QUI TA FICA BA I NA MANDA, DIDIMÉ TACHO QUI NA BUSCA BA. I OTCHA TACHO, I PASSA I CALA IÊM. LI MAS, DIA QUI PIRDI TACHO, I NA CUNSA KU LADRA MAS NA FACEBOOK. PA I DJANTI I CUMPU SI DINTES PODRES KU SI ODJU KU NHELELI, PABIA MAMA TACO NA CABA GOSS!!!

    BANDOS DE IDIOTAS!!!

    ResponderEliminar
  2. Paigc ooooh Deus ,te eca sibi cuma 1 tem 12 meses yca 3 kkkkkkkkk,pois e ,na estado falhado y sim .

    ResponderEliminar
  3. Mmisti scribi 1 ano tem 12 meses ,mba na iara suma alguem de paigc .

    ResponderEliminar
  4. Oa panha na kundock Pedro..Bu burro suma cade....ra..Morher Fu..ker!

    ResponderEliminar