Pages

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: GUINÉ-BISSAU GOVERNO NÃO CONSEGUE INICIAR RECENSEAMEN ELEITORAL

Resultado de imagem para eleições guiné bissau 2014 resultados
Contrariamente ao cronograma estabelecido, o Governo não conseguiu dar início esta quinta-feira, 23 de Agosto, ao processo de recenseamento eleitoral. No terreno, o único sinal de recenseamento é a publicação da lista dos agentes recenseadores, ainda previsto para esta quinta-feira, enquanto se espera pela chegada dos Kits provenientes da Nigéria. 

Entretanto, o Governo inaugurou novas instalações do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, entidade responsável pelo ato. Foi nesta ocasião que o Primeiro-ministro, Aristides Gomes, anunciou a abertura ocial do processo, mas reconheceu também existirem diculdades nanceiras e logísticas para o início prático do registo dos eleitores, com vista as eleições legislativas de Novembro. “Ainda não temos, à nossa disposição, os Kits necessários para o início do recenseamento eleitoral, são diculdades inerentes a um processo organizado por um Governo que não tem controlo efetivo de todos os parâmetros do processo.

 E fatores aleatórios acabam por pesar, de forma muito forte, a começar pelo nanciamento. De citar, aliás, que até a data presente, em termos práticos, a única disponibilidade que existe no campo do aspeto nanceiro vem do próprio Governo”, salientou Gomes. 

Mesmo assim, o chefe do Governo garantiu que as eleições vão ter lugar na data prevista. Sobre as reações políticas relativas ao atraso no início do processo, o chefe do Governo, disse compreender tais posicionamentos. “Nós compreendemos as reações dos diferentes atores deste processo. Podemos assegurar todos os partidos políticos e a sociedade em geral que mobilizamos todos os esforços para que os diferentes planos possam funcionar. 
Daí a certeza de nós podermos dizer que as eleições vão ser realizadas na Guiné-Bissau a 18 de Novembro”, concluiu o Primeiro-ministro guineense. De acordo com o cronograma inicial o recenseamento eleitoral deveria iniciar hoje, 23 de Agosto, mas o cenário aprovado pelos atores políticos, referente à inscrição e receção de cartão do eleitor no local de recenseamento, não facilitou ao PNUD enquanto entidade coordenadora de ajuda nanceira ao processo de eleições.



Fonte:Eglobal

1 comentário:

  1. BÔ FALA ARISTIDES GOMES PA I FASSI FORÇA PA ELEIÇÕES KA MAINADO PA DIA 18 DE NOVEMBRO. SE KA SIN, DOKA "EL BUNDA MOLE" INTERNACIONAL NA MANDA EXONERAL SIN FALTA!!!

    "EL BUNDA MOLE" INTERNACIONAL KUMA TUDU QUIM QUI MISTI PA I EXONERADO SI DUNU TA EXONERADO. KUMA PA PUNTA SON DOMINGOS SIMÕES PEREIRA...

    ResponderEliminar