Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: UMARO SISSOCO EMBALÓ DIZ QUE QUALQUER PROVOCAÇÃO CONTRA MADEM-G15 TERÁ RESPOSTA ADEQUADA




Umaro El Makhtar Sissoco Embaló, um dos dirigentes do Movimento para Alternancia Democratica (MADEM-G15) disse que, qualquer provocação contra MADEM-G15 terá sua resposta adequada.
Sissoco Embaló fez essas declarações hoje, 27 de Fevereiro, em referência à disputa que se verifica nesses últimos entre MADEM-G15 e PAIGC, sobre os palcos da campanha eleitoral dos dois partidos montados quase no mesmo lugar (menos de 50 metros de distância).
Questionado pelos jornalistas sobre o significado do termo "resposta adequada"; Sissoco Embaló respondeu: "aguardem, depois verão o que vai acontecer... Vivemos todos em paz ou vivemos todos doutra forma, mas tem que haver respeito recíproco. No MADEM-G15, da mesma forma que temos pessoas dispostas a fazer paz, é assim também que temos as que estão dispostas a defender a nossa integridade. Ninguém pode nos desrespeitar".
Perguntado se o seu partido vai desobedecer a órdem do juíz que ordena a retirada da MADEM-G15 no local em disputa, Umaro Sissoco Embaló disse que tribunal não é propriedade de ninguém.
"Quém deve garantir segurança à todas pessoas é o ministro do interior, portanto, o juiz pode tomar a decisão que quizer... Não vamos desobedecer a órdem do tribunal, mas o tribunal também é pra todos nós, não é a propriedade de ninguem. Por isso qualquer provocação terá sua resposta adequada".
Por fim, Sissoco El Makhtar Embaló, assegurou que, o seu partido vai vencer as proximas eleições legislativas.

NOTICIAS AO MINUTO: PAIGC PROMETE CONSTRUIR UM CENTRO HOSPITALAR EM BIJIMITA

Photo de Dr. João Bernardo Vieira.
O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), prometeu esta terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, construir um centro hospitalar na secção de Bijimita, sector de Quinhamel, região de Biombo, caso o partido vencer as eleições legislativas no país agendadas para o dia 10 Março próximo.
A garantia foi transmitida à imprensa pelo candidato a deputado, na lista do PAIGC para o círculo eleitoral 9, João Bernardo Vieira, à margem da cerimónia de entrega da ambulância à direção da unidade hospitalar da localidade.
Em declaração aos jornalistas, Bernardo Vieira assegura que caso for garantida a estabilidade política na Guiné-Bissau, após a realização do pleito eleitoral, o PAIGC vai estar em condições de resolver os problemas básicos dos cidadãos guineenses.
“O nosso objetivo principal é garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, isso faz parte do quarto eixo do programa eleitoral do nosso partido”, declarou Bernardo Vieira.
O donativo oferecido pelo dirigente do PAIGC a comunidade local visa simplesmente minimizar a questão da mobilidade para os postos de saúde, que por serem distantes das vilas, dificulta a locomoção de pacientes mais ídolos, grávidas e em estados de urgência.
Neste sentido, Vieira pediu a comunidade de Bijimita a serem vigilante no uso da ambulância entregue para os serviços de saúde básicos.
João Bernardo Vieira, que foi secretário de Estado dos Transportes no Governo do PAIGC derrubado em 2015, diz que após auscultadas às necessidades junto da comunidade de Biombo, existem ações que se afiguram possíveis a muito curto prazo, nomeadamente o centro comunitário que terá foco no sector das tecnologias de informação e comunicação.
De acordo com a nota do candidato a deputado da nação, o programa eleitoral do PAIGC, Terra Ranka, é um renovar de esperança do povo guineense num futuro melhor na medida em que é um programa realista, transversal, consistente e inovador.
Licenciado em Direito e mestre em Desenvolvimento Internacional, Vieira foi secretário de Estado dos Transportes e Comunicações de 2014 a 2016. É dirigente do PAIGC desde o congresso de Gabú, leste do país em 2008 e porta-voz do partido desde 2014.
A região de Biombo fica situada na zona norte do país. É composta por três sectores, Safim, Prabís e Quinhamel, num total de 838 Km2 de superfície e uma população que ronda noventa e quatro mil oitocentos e sessenta e nove mil habitantes ou seja 6, 42% da população da Guiné-Bissau.
Por: Alison Cabral

NOTICIAS AO MINUTO: MADEM-G15 SUSPENDE CAMPANHA ELEITORAL EM HOMENAGEM À SAMBU IAFA, MORTO NUM ACIDENTE DE VIAÇÃO


Photo de Bissau On-line.
Acidente de viação na estrada que liga Mansoa à Bissau, causou a morte dum membro da comissão política do Movimento para Alternancia Democratica (MADEM-G15), de nome Sambu Iafa.

Ele era também candidato à deputado da Nação, no círculo eleitoral 12, nas próximas eleições legislativas marcadas para dia 10 de Março deste ano.


O Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) da Guine-Bissau, anunciou que vai suspender a campanha eleitoral durante o dia de hoje devido à morte de um dos militantes num acidente de viação.
"Suspendemos a campanha durante o dia de hoje", disse fonte do gabinete de Braima Camará, líder do Madem-G15, partido criado por um grupo de dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Segundo a mesma fonte, a campanha foi suspensa devido à morte do diretor regional da campanha de Bafatá, Sambu Iafá, num acidente de viação.
A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 10 de março.
A campanha eleitoral, na qual participam 21 partidos políticos, decorre até 08 de março.

LUSA

NOTICIAS AO MINUTO:MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANUNCIA CORRECÇÃO DAS OMISSÕES NO ESTATUTO DE CARREIRA DOCENTE

Photo de Bissau On-line.













O Secretário-Geral do Ministério da Educação anunciou ontém, dia 26 de Fevereiro que, as omissões detectadas no Estatuto de Carreira Docente após a sua publicação do Boletim Oficial já foram corrigidas e que a nova versão foi entregue aos representantes dos três sindicatos que integram a comissão de seguimento para efeitos de averiguação antes da sua publicação final.
José Júlio César Delgado que falava em exclusivo à Agência de Noticias da Guiné, em jeito de reacção à nova paralisação do sector do ensino, disse que as falhas verificadas, citando as palavras do Director dos Assuntos Parlamentares e dos Serviços Legislativos, do parlamento, foram cometidas pela ANP e não pela Presidência de República, ou Primeiro-ministro e nem tão pouco da parte do Ministério da Educação, justificando as omissões com a pouca informação que têm do processo.
Contudo, o Secretário-geral do Ministério da Educação apela ao bom senso dos sindicatos, porque as paralisações e as greves estão a tornar o sistema de ensino cada vez mais fraco.
Disse ainda que o governo já efectuou a reposição dos salários nos três bancos, nomeadamente Orabank, Banco Atlantique e no Ecobank, restando-lhe a transferência para o Banco da União (BDU) e Banco da África Ocidental (BAO).
“O Governo já transferiu mais de 86 milhões de francos CFA para o Orabank, destinado ao pagamento dos salários aos professores e no Banque Atlantique mais de 24 milhões, e 104 milhões de fcfa ao Ecobank destinado a remuneração dos professores, referentes ao mês de Janeiro do ano em curso”, indicou o Secretário-geral do Ministério da Educação.
Acrescentou que, conforme previsto no artigo 85 da Carreira Docente, a atribuição do subsídio de isolamento é feita distintamente, tendo em consideração as seguintes categorias: pequeno isolamento, de 10 para 15 mil francos CFA mensal. Médio isolamento, que era de 15 mil passou para 20 mil francos mensal. Grande isolamento (zonas urbanas) de 20 para 25 mil francos e enquanto o grande isolamento (zonas rurais) de 25 para 30 mil francos por cada mês.
Acrescenta que o pessoal docente em exercício da função de docência em qualquer estabelecimento escolar pública, beneficia do subsídio de compensação dos riscos provocados pela utilização de giz.
De acordo com esse documento, o subsídio de giz fixado que era de 50 fcfa passou para 250 francos CFA, por cada tempo, podendo esse valor ser alterado por despacho conjunto dos ministros da tutela e das finanças.
Os professores iniciaram hoje uma greve de sete dias, reivindicando pagamento de salários e de subsídios, cumprimento do acordo de reposição dos descontos feitos aos grevistas nos tres primeiros meses do ano lectivo, correcção das omissões verificadas no Estatuto da Carreira Docente, entre outras.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: LÍDER DO PAIGC PROMETE CONSTRUIR MIL QUILÓMETROS DE ESTRADAS EM QUATRO ANOS DE GOVERNAÇÃO



O líder do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, prometeu esta segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019, que se o seu partido vencer as eleições legislativas agendadas para o dia 10 de março, construirá mil quilómetros de estradas bem como transformará a província sul no centro do país nos quatro anos da sua governação.

Simões Pereira fez estas promessas durante o comício popular realizado na cidade de Catió, região de Tombali, sul do país, perante milhares dos militantes e simpatizantes daquela formação política. O líder dos libertadores que se fez acompanhar dos seus vice-presidentes, Cipriano Cassamá, Maria Adiatu Djaló Na N’digna e altos dirigentes do partido, iniciou um périplo de caça ao voto na região, tendo já passado por alguns setores, seguir-se-á depois para a região de Quínara. 
Na sua intervenção para os militantes e simpatizantes dos libertadores daquela região, Simões Pereira disse que há pessoas que andam a afirmar que o PAIGC está divorciado do sul e das pessoas que proclamaram a independência do país. Contudo, desmentiu tais afirmações apontando como exemplo a moldura humana que a sua comitiva viu na cidade de Catió, o que indica que no dia10 de março haverá uma reconciliação definitiva entre o PAIGC e a população do sul.
“A Construção da estrada Buba e Catió que estamos a assistir no sul do país é início dos trabalhos que o PAIGC irá fazer durante a sua governação. Transformará o sul no centro do país e unirá Tombali debaixo com Catió, procurando assim Tite e São João (San-Djon), porque tudo está no programa eleitoral que será transformado no programa de governação. 

Em termos de infraestruturas rodoviárias, explicou que no programa eleitoral projeta-se a construção de mil quilómetros de estradas durante quatro anos do mandato, se vencerem as eleições legislativas.

Adiantou neste particular que no âmbito do mesmo programa será também alcatroado o troço que liga a aldeia de Mampata (sector de Quebo) e Guiledje, que igualmente será feita até o setor de Cacine, porque “já foi realizado um estudo no passado e neste momento só falta a sua implementação”. Acrescentou na sua comunicação que o objetivo dos libertadores é construir o grande porto de Buba, região de Quínara, como também construir a estrada que liga o setor de Quebo (Tombali) a Boké, uma região da Guiné-Conacri, no quadro de um projeto regional que permitirá o desenvolvimento almejado daquela zona e facilitará o escoamento de produtos.


lUSA

NOTICIAS AO MINUTO:A POUCOS DIAS DO CARNAVAL, FALTA DINHEIRO PARA ORGANIZAR MAIOR FESTA POPULAR DA GUINÉ-BISSAU

Resultado de imagem para A poucos dias do Carnaval, falta dinheiro para organizar maior festa popular da Guiné-Bissau
José da Cunha receia que este ano não seja possível organizar o Carnaval como nas épocas anteriores, com um concurso nacional, que junta, em Bissau, grupos vindos de todo o país.

O Carnaval decorre na Guiné-Bissau entre 02 e 05 de março, sob o lema: "Salvaguarda da Memória Coletiva".

Inicialmente, a comissão organizadora apresentou ao Governo um valor para premiar os melhores grupos, rainhas e máscaras, mas, tendo em conta as dificuldades do Tesouro Público, foi obrigada a baixar a soma para 78 milhões de francos CFA (cerca de 118 mil euros), sublinhou José da Cunha.

"A três dias do Carnaval ainda não temos dinheiro", afirmou José da Cunha, que aguarda, até quinta-feira, por uma resposta do Governo para anunciar como será feita a festa este ano.

Para já, o presidente da comissão organizadora do Carnaval 2019 considera impossível organizar a festa nos moldes programados pela sua equipa desde outubro do ano passado.

Sobre o facto de o Carnaval praticamente coincidir com as eleições legislativas, a 10 de março, José da Cunha disse não constituir problema nenhum.

"Acho que não, até porque as nossas eleições são um autêntico Carnaval", observou José da Cunha, considerando que a Guiné-Bissau estará sempre em festa com os dois acontecimentos.

"Vamos fazer o Carnaval até dia cinco e continuar com as eleições na mesma senda de festa", declarou o responsável.




Lusa

NOTICIAS AO MINUTO: ALUNOS GUINEENSES AMEAÇAM SAIR NAS RUAS NOVAMENTE EXIGIR FIM DA GREVE


Photo de Bissau On-line.

O coletivo Carta 21, que reúne alunos de liceus da Guiné-Bissau anunciou esta segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019, em comunicado que vai retomar as atividades para reclamar o fim das paralisações nas escolas públicas. 

Na massiva enviada à Radio Jovem, a organização estudantil guineense informa que no passado dia 22 do mês em curso enviou um documento ao Ministério do Interior para informar que vai retomar as suas atividades, mas a instituição recusou-se a receber o documento.

Perante este cenário, a Carta 21 informa a todos guineenses que nunca desistirá de estar nas ruas de Bissau para exigir um entendimento entre o Governo e os professores.

De salientar que na sexta-feira passada, os três sindicatos dos professores (SINAPROF, SINDEPROF e SIESE), ameaçam paralisar as escolas públicas mais uma vez devido a falta de publicação do Estatuto da Carreira Docente.

Segundo o porta-voz dos sindicatos, Bunghoma Duarte Sanha, caso o executivo liderado pelo Aristides Gomes não cumprir com o ultimo despacho, que mandou o desbloqueamento do salário de mais de quatro mil professores e a publicação imediata da carreira docente, até segunda-feira, os sindicatos vão entregar um novo pré-aviso da greve.

Em dezembro de 2018, o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, promulgou as alterações ao Estatuto de Carreira Docente.
Segundo o comunicado, o diploma "visa alterar alguns preceitos da lei e desta forma corrigir as anomalias inventariadas por forma a permitir que a lei seja mais bem perceptível e atenda de forma adequada os problemas do setor".

A lei relativa ao Estatuto de Carreira Docente data de 29 de março de 2011 e a sua aplicação é uma das reivindicações dos sindicatos de professores do país que se encontram em greve há mais de três meses, o que tem impedido milhares de jovens de frequentarem as aulas.

//Alison Cabral:

NOTICIAS AO MINUTO:COMISSÁRIO NACIONAL DA POP PROMETE RESPOSTA DURA CONTRA QUALQUER TENTATIVA DE DESACATO


Photo de Bissau On-line.

O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública da Guine-Bissau, Celso de Carvalho adverte tolerãncia zero aos protagonistas da manifestação anunciada pelas associação estudantis denominada "Carta21".
Celso de Carvalho fundamenta medidas em como a fragilidades institucionais e sociais, associado com o processo da organização das eleições previstas para Março, tendo mencionado a gravidade de desturbio anterior protagonizado pela organização em curso.
de Carvalho deixou ainda um recado aos pais e encarregado da educação dos estudantes e jovens em geral a colaborarem com as autoridades, para convencer os seus educandos a abdicarem de actos de perturbação.



//Nicolau Dautarim

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: PALCO DE COMICIO CAUSA DISPUTA ENTRE PAIGC E MADEM-G15



Os palcos montados por dois partidos políticos no centro da cidade de Bissau motivou uma disputa política e levou um tribunal a tomar uma decisão judicial, que o ministro do Interior quer ver respeitada de "forma pacífica".

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) disse ter uma autorização da Câmara Municipal de Bissau (CMB) para montar um palco de comícios no passeio em frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), perto da Praça dos Heróis Nacionais, onde está situada a Presidência guineense.

A União Desportiva Internacional de Bissau tinha, por seu lado, alugado a sua sede ao Madem (Movimento para a Alternância Democrática), novo partido guineense criado por um grupo de dissidentes do PAIGC, para instalar a direção do partido responsável pela campanha eleitoral.

O PAIGC acabou por montar o palco no outro lado da estrada e, dias depois, no passeio em frente à UDIB, o espaço apareceu ocupado com um palco do partido Movimento de Alternância Democrática.

Os dois palcos, montados numa das principais avenidas de Bissau, estão separados por escassos metros, o que obriga à presença quase constante de forças de segurança.

O PAIGC intentou uma providência cautelar, que foi aceite por um juiz do Tribunal Regional de Bissau, que ordenou ao Madem para retirar o palco, montado diante da diretoria nacional da campanha do partido.

O advogado do PAIGC, Carlos Pinto Pereira, disse hoje, em conferência de imprensa, que a ordem, dada na sexta-feira, ainda não foi cumprida por parte do Madem.

Confrontado com a situação pelos jornalistas, o novo ministro do Interior da Guiné-Bissau, Edmundo Mendes, afirmou que vai resolver o problema "de forma pacífica, sem usar o músculo".

Edmundo Mendes frisou que também os políticos são obrigados a respeitar as leis.

"Um dirigente que quer ser candidato a primeiro-ministro, a primeira coisa que tem que saber é respeitar o funcionamento de um Estado de direito democrático", notou Edmundo Mendes, antigo Procurador-Geral da República.

O ministro do Interior sublinhou que não vai permitir que haja distúrbios entre partidos durante a campanha eleitoral, para as legislativas de 10 de março e que vão ser disputadas por 21 partidos, que decorre até 08 de março.

A Lusa tentou obter uma reação do Madem à decisão judicial, mas até ao momento ainda não obteve uma resposta.

//Fonte: LUSA

Photo de Bissau On-line.

NOTICIAS AO MINUTO: MINISTRO DA JUSTIÇA CRITICA TRIBUNAL DE CONTAS POR FECHAR PORTAS DA EMPRESA QUE EMITE BILHETES DE IDENTIDADE



O ministro da Justiça e Direitos Humanos, Mamadu Iaia Djaló, criticou o Tribunal de Contas este domingo, 24 de fevereiro de 2019, considerando crime a decisão deste Tribunal de encerrar as portas da “SEMELEX”, empresa belga que emite os bilhetes de identidade no país, alegadamente por falta de pagamento de impostos, assegurando que a decisão prejudicou muito a população guineense. 
O governante falava aos jornalistas na secção de Ingoré, setor de Bigene (região de Cacheu), no norte do país, depois de uma reunião com os eleitores daquela zona no âmbito da campanha eleitoral a favor do seu partido (PND).
Iaia Djaló disse na sua declaração que a atuação de Tribunal de Contas não foi prudente, por ser uma decisão que prejudica o bem público. 
“O Tribunal podia invocar o ministério que tutela a empresa, neste caso Ministério da Justiça”, exortou o governante para de seguida assegurar que o problema ficará resolvido na segunda-feira (amanhã). 
Acrescentou, no entanto, que foi criada uma equipa que vai analisar o contrato celebrado entre o governo guineense e aquela empresa Belga, a fim de obter uma solução rápida.
“Atualmente não existe nenhum dado dos cidadãos no país, tudo está na Bélgica e precisamos criar condições para termos tudo aqui”, advertiu.
O ministro da Justiça e Direitos Humanos defendeu a criação de uma empresa nacional para a emissão de bilhetes de identidade, de forma a controlar a nível do país todos os dados dos cidadãos.
Djaló explicou que o tribunal ordenou o encerramento das portas da referida empresa por incumprimento de uma adenda assinadoa em 2006, referente ao pagamento de impostos.

ODemocrata

NOTICIAS AO MINUTO: UNIÃO PATRIÓTICA GUINEENSE QUER COMEÇAR “TUDO DO ZERO”

Photo de Braima Darame.


A União Patriótica Guineense (UPG), um dos partidos candidatos às eleições legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau, propôs hoje começar o país do zero, nomeadamente nos setores da educação, saúde e judicial.
"Em termos programáticos a nossa proposta é fazer tudo do zero, uma vez que os 46 anos de independência não trouxeram nada de novo, antes pelo contrário, no setor da educação nós massificamos o ensino e perdemos totalmente a qualidade do ensino. Temos muita gente que faz o sétimo ano e que não é capaz de escrever uma carta. Por isso temos de começar do zero", afirmou à Lusa o líder da UPG, Fernando Vaz.
Segundo Fernando Vaz, que foi ministro do Turismo no governo liderado por Umaro Sissoco Embalo, o mesmo princípio se aplica ao setor da saúde.
"Os nossos hospitais desapareceram quase todos, os dispensários não existem, toda a estrutura que herdamos do colonialismo, a maior parte, desapareceu e não fomos capazes de substituí-los por outras estruturas", salientou.
Em relação ao poder judicial, Fernando Vaz disse que "não existe justiça na Guiné-Bissau" e que ninguém investe num país, onde não há justiça.
"É assim com todos os setores. Em relação aos recursos naturais também vamos partir do zero", afirmou, salientando que o programa da UPG é transversal e prevê várias reformas na sociedade guineense.
Questionado sobre em quê que a UPG pode fazer a diferença, Fernando Vaz disse que é no combate à corrupção.
"A corrupção está completamente e intimamente instalada no espírito dos governantes guineenses", disse, defendendo um maior "rigor".
Sobre o financiamento da campanha eleitoral e os meios ostensivos que algumas formações políticas têm, Fernando Vaz disse que "existem instrumentos legais que não são respeitados".
"Nós temos a lei-quadro de financiamento dos partidos políticos, que na sua essência tenta criar um equilíbrios para que não haja concorrência desleal, mas quando isso não é respeitado, a origem dos fundos ninguém conhece, os partidos aparecem de repente com milhões e milhões, o próprio Estado e a sociedade não questionam essa situação", afirmou.
"Na UPG funcionamos com os nossos meios e dos nossos militantes e respeitamos aquilo que está consignado na lei. Em relação aos outros não posso responder, mas que é suspeito e também vejo com alguma suspeição esse exagero de meios e de fundos, vejo, e não compreendo", afirmou.
Na entrevista à Lusa, Fernando Vaz pediu também aos guineenses para consolidarem a imagem do país e mostrarem que "efetivamente existe um Estado democrático".
"O povo guineense sempre fez as eleições sem grandes problemas, aliás cria-se uma expectativa muito negativa, para depois elogiarem e é isso que vai acontecer", disse.
Fernando Vaz deixou também críticas à atuação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem acompanhado a crise política que o país vive desde 2015.
"A CEDEAO, uma organização que eu respeito, é um órgão de cariz iminentemente económico, não político, mas no caso da Guiné-Bissau nós vemos a CEDEAO transformar-se num órgão político, a impor regras políticas, a ingerir nos nossos assuntos internos, a decidir por nós", afirmou.
Para Fernando Vaz, aquela posição não é "salutar", aconselhando a CEDEAO a ter "mais cuidado nas análises" e a ser mais isenta.
LUSA

OPINIÃO: BOMMA!!PRS O QUE SE PASSA NO PRS?

Resultado de imagem para PRS GUINENDADE

Jornalistas vocês não sabem o que está a passar no PRS?
Este ataque ao sindicato não foi em vão.

Factos:
1. Alberto Nambeia correu com Florentino Mendes Pereira. A campanha está no nono dia alguém viu Florentino com Nambeia?
2. Orlando Viegas e Faustino Imbali estão a lutar para controlar Nambeia;
Augusto Cabo disse secretamente a Nambeia que Orlando Viegas está a fazer lhe guerra e nunca lhe ajudou em nada para o seu círculo;
3. No PRS já concluíram que a derrota é eminente e dizem que a presença de Botche Cande não ajudou com nada;
4. Entrada de Nuno Nabian na região de Oio já provocou duas reuniões entre ele e o PRS para se fundirem;
5. Domingos Quade está revoltado, porque sabe que se o PRS perder as eleições Nambeia vai sair e há militantes do PRS que querem Fernando Dias como secretário geral e tcherno djalo presidente.
7. Malam Sambu, que financiou 80% da campanha está a sentir que por não ser Balanta foi descartado e só tem apoio de Nambeia.
Nick Gomes vai deixar o prs porque Mariama Ba Biague deixou tudo nas suas mãos. E Nick escolheu um amigo para orienta-lo e o seu núcleo dividiu. Divulguem esses factos. Sou militante do PRS... Fazer passar a 15 dos seus amigos, se não voltaremos a perder mais 4 anos e Guiné nunca desenvolverá com políticos desse tipo!!!




Anonimo

sábado, 23 de fevereiro de 2019

OPINIÃO: A ARROGANCIA DE UM HOMEN



O que significa realmente esta imagem para MADEM?
Photo de Neusa Moura.
- Depois de Deus so Braima Camara

ou entao:

- Deus sabe que so Braima Camara tem razao

Charles Darwin disse ; O homem, em sua arrogância, pensa de si mesmo como uma grande obra, merecedora da intervenção de uma divindade.


Braima Camara é o exemplo dessa triste realidade. Braima Camara tera uma grande decepção no dia10 de Mar
ço quando realizar da sua sua derrota. Braima Camara esta iludido e confiante na sua vitoria mas a grande prova sera no dia 10.


A confiança do Braima Camara é tao grande como sera a sua  decepção levando mesmo a uma loucura pessoal. Conhecendo o povo Guineense como conheço  ,bem que podem encher os comicios por curiosidade para verem quem é o dito Braima Camara mas na hora do voto nao fazem mais do que estao habituados a fazer... trairem e trairem ....

Hora nem mais trairem a quem prometeram o voto e secretamente votarem em outro partido. Guineense ka facil...
Nao fazem mais de que aproveitarem deste pobre homen cego do seu proprio egocentrismo.


Mas o dia 10 de Marco sera o fim da linha ..cada macaco no seu galho.. prevejo uma grande derrota para este partido M-Z15 . 




Jose Carlos B.