Pages
▼
Pages
▼
Pages - Menu
▼
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
NOTICIAS AO MINUTO : JOSÉ MÁRIO VAZ NÃO QUER O VOTO SEJA “OBJECTO DE TROCA” DE FAVORES
O Presidente da República, José Mário Vaz, apelou ao voto “consciente” nas próximas eleições legislativas na GuinéBissau, e defende que “o voto não deve ser objecto de troca quer pelos favores, pela amizade, pelos laços familiares, pela tribo, religião, mas que coloque no poder alguém capaz de governar o país com total isenção, imparcialidade e garantir igualdade de oportunidade na educação, na saúde e no trabalho, respeitando o princípio “Guiné de todos e para todos”. Esta quinta-feira, 14 de Fevereiro, ao presidir o acto da assinatura do Pacto de Estabilidade, Código de Conduta e Ética Eleitoral, José Mário Vaz disse que espera que o período da campanha eleitoral decorra com serenidade.
José Mário Vaz lembrou aos responsáveis políticos que não é preciso fazer-se ouvir através discursos violentes, armando que os guineenses esperam que os partidos políticos consigam esclarecer sobre os reais problemas do país e assinalar através do programa de governação com políticas e estratégias claras, apontando caminhos e soluções para os problemas identicados. Referindo-se ao acto, o chefe de Estado disse que a cerimónia é o culminar de vários esforços empreendidos pelos guineenses com vista a resolver os mal-entendidos do passado recente e acabar com a crise políticoinstitucional que o país viveu nos últimos anos. “Hoje, mais uma vez, os guineenses representados aqui pela Sociedade Civil, pelos Deputados da Nação, pelos Partidos Políticos e diferentes conssões religiosas, demonstram a vontade da união com o objectivo de vivermos em união e enfrentarmos sempre juntos os desaos que se nos colocam neste momento, isto é, a renovação dos mandatos dos digníssimos Deputados da Nação” disse o presidente, encorajando, por outro lado, os partidos políticos e os guineenses a continuarem a caminhar sempre juntos em busca de melhores soluções para o povo e para o país.
No seu discurso, Mário Vaz reiterou o apelo aos partidos políticos no cumprimento dos compromissos políticos e sociais assumidos, sem prejuízo de outras normas regulamentadoras do processo eleitoral. “A Guiné-Bissau tem sido um exemplo no que diz respeito à realização de eleições e por isso, acredito que todos empenhados nesta nobre causa, podemos esperar, mais uma vez umas eleições legislativas justas, livres e transparentes e rumo ao esperado bem-estar que este povo merece. Tenho dito, que o contraditório é saudável na justa medida, em que discordar não signica usar a violência verbal, física ou insultar e pôr em causa a dignidade da pessoa com quem não concordamos, por isso, a dignidade pessoal e institucional devem ser garantidas e respeitadas, sobretudo ao abrigo deste pacto que acabamos de assinar” disse o chefe de Estado guineense.
Eglobal
Grande disparate sinceramnete até parece que está a fazer campanha para o PAIGC
ResponderEliminarPq sabe que o pezesse ku ganha.
EliminarNão sr. Zeca de Calequisse! Não vai haver trocas de favores , mas sim trocas de guardas , pondo assim o fim da Ditadura e Bandidagens.
ResponderEliminarSenhor Zeca, mais uma vez você está a ser desonesto com o povo. Nunca assumiu o papel do reconciliador durante o seu mandato. Você conseguiu colocar os irmãos contra irmãos e agora vem com a cara de anjo apelar os partidos políticos para cumprirem os compromissos políticos e sociais. Com que cara você pode fazer isto hoje? Com que cara? Você não tinha jurado que ia trabalhar para fortificar a coesão social e a unidade nacional respeitando a Constituição e demais leis da República? Você respeitou o seu juramento? Devia começar por aí e ter a coragem de pedir desculpas ao povo da Guiné que muito esperava de Si. Sr. Zeca, quem não tem compromisso com a verdade não pode ser um bom Presidente. Toda a gente sabe que o que você disse não está no seu espírito. Você disse isso para, politicamente, não ficar mal na fita. Uma das coisas que marcará toda a minha vida é o profundo arrependimento por ter trabalhado arduamente dia e noite para a sua eleição sem saber que você não tem compromisso com as suas próprias palavras. Isto deixou -me revoltado e sem jeito perante muita gente que pedi os votos para si. Peço desculpas a todos porque na verdade não conhecia o verdadeiro Zeca. A Guiné Bissau e o seu povo merece mais do que isto.
ResponderEliminarPior presidente de sempre incompetente,mentirosso,disonesto,burru pa......
ResponderEliminar