O filme "Parsi", do realizador argentino Eduardo Williams e do poeta Mariano Blatt, foi filmado na cidade de Bissau e é um retrato fugaz de uma cidade em movimento. O documentário esteve em competição internacional no festival Cinéma du Réel que terminou no domingo, 24 de Março, em Paris, Capital da França.
A curta-metragem chama-se Parsi, que em crioulo guineense significa "Parece", e mostra uma Bissau em constante movimento, enquanto se ouve um poema cujos versos começam todos por "Parece que". São os próprios guineenses, anónimos, que seguram na câmara e deambulam pelos diferentes bairros, acumulando imagens que evocam viagens de memórias.
O realizador argentino Eduardo Williams contou à RFI como surgiu a ideia de fazer o filme depois de ter conhecido o cineasta guineense Sana na N’Hada.
Eduardo Williams já tinha realizado "El auge del humano", em que uma parte é filmada em Moçambique, que foi premiado com um Leopardo de Ouro em Locarno na secção Cineastas do Presente e que também foi mostrado no Festival IndieLisboa.
O festival Cinéma du Réel termina este domingo, em Paris, e já foi divulgado o palmarés dos prémios.
//RFI Portugues
Sem comentários:
Enviar um comentário