Pages

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 29 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO : MADEM-G15 ACUSA PORTUGAL DE ATUAR DE "FORMA IGNORANTE" EM RELAÇÃO À GUINÉ-BISSAU


O coordenador do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) acusou hoje Portugal de estar a "atuar de forma muito ignorante" em relação ao sistema político guineense, ao exigir a nomeação de um Governo sem a mesa do parlamento estar 

"Se Portugal está a dar primazia à formação do Governo, estão a atuar de uma forma muito ignorante em relação à nossa Constituição da República", disse Braima Camará, em entrevista à agência Lusa em Lisboa.

No sábado, o Governo português manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau, apesar de estarem reunidas todas as condições exigíveis" para que isso aconteça.

"Portugal recorda que os resultados das eleições legislativas do passado dia 10 de março e os acordos interpartidários subsequentes permitiram constituir uma maioria parlamentar e, portanto, garantir a viabilização de um Governo", refere, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

As eleições de março deram uma maioria relativa ao Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) que já assegurou o apoio de pequenos partidos para viabilizar um Governo de incidência parlamentar.

No entanto, segundo Braima Camará, quando olha para a Guiné-Bissau, "Portugal não pode fazer paralelismo com a sua Constituição da República", de cariz semipresidencialista.

No caso da Guiné-Bissau, cabe ao Presidente avaliar as condições para qualquer nomeação de Governo e "convidar o PAIGC [para formar Governo] é contrário dos princípios normativos constitucionais" do país, porque a mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP) não está ainda concluída.

O nome de Braima Camará para segundo vice-presidente da Mesa foi chumbado pela maioria, mas o Madem insiste que não irá alterar a nomeação, alegando que, segundo o regimento parlamentar, cabe à maioria aceitar a escolha do segundo partido mais votado, sem necessidade de escolha eletiva.

A posição de Portugal agora assumida conflitua, segundo Braima Camará, com a tomada de posição do grupo P5 (que Lisboa também integra) que, numa declaração, "diz claramente que deve-se cumprir com as normas estabelecidas com a conclusão da mesa da ANP".

O P5 junta a União Europeia, União Africana, Nações Unidas, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Portugal faz parte da estrutura através da CPLP e da UE.

O coordenador do Madem acusou ainda o presidente do PAIGC de procurar o apoio da comunidade internacional para resolver questões nacionais, mas recordou que, na Guiné-Bissau, "as opiniões externas não determinam decisões internas".

"Infelizmente, a maioria dos líderes políticos bem apadrinhados pela comunidade internacional não passam de papagaios", considerou.

Hoje, "os discursos da comunidade internacional estão a mudar e já se sabe quem são os políticos papagaios" e quem "tem obra feita", acrescentou Braima Camará.


lUSA

6 comentários:

  1. Ignorante são vocês de mandem-z 15 que não percebem nada que concerne a constituição duma república.(Braima udju di pis fritadu)

    ResponderEliminar
  2. Socorro! Alguem pode me ajudar a compreender este homem? Preciso de ajuda. Tudo o que ele faz é baseada na logica da força. Todos seus discursos são carregados de insultos e ameaças. Será que este senhor pensa que ele é o dono do mundo? Eu gostaria de convidar o senhor Baquecuto para passar 5 minutos em frente do seu espelho e perguntar a si próprio "quem sou eu?". Se for honesto consigo terá a oportunidade de adequar o seu comportamento aos interesses do país.
    A maior obra pertence a Deus e não ao Baquecuto. Qualquer obra que resulta do sofrimento do próximo não tem nenhum valor perante a Deus. É bom sempre lembrar disto. A força, insultos, ameaças não dignificam ninguém. Se o Baquecuto tentar o inverso das suas atitudes e comportamentos compreenderá que a felicidade dos seres humanos normais não repousa somente na exibição de poder (digo poder no sentido lato do termo). É bom saber que isto tudo vai acabar um dia. E depois?

    ResponderEliminar
  3. Es OMI ARROGÂNCIA KU RANCOR KU NA MATAL,
    BO DJUBI DIFERENÇA DI ES OMI KU BACIRU DJA,
    ALGUIM OBIL MAS NA NTRIGA, PABIA EL I OMI ONESTO.

    ResponderEliminar
  4. Orgulho da ignorância é muito perigoso,.
    Quando você viras costas por conhecimento, você está automaticamente abrir broços pela ignorância.

    ResponderEliminar