Pages
▼
Pages
▼
Pages - Menu
▼
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
NOTICIAS AO MINUTO:SE O PAIGC REINTEGRAR DISSIDENTES E EXPULSOS, JOSÉ MÁRIO VAZ DEMITE O GOVERNO
O Presidente da República, José Mário Vaz, condicionou a demissão do actual governo com a reintegração incondicional dos militantes, responsáveis e dirigentes expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) desde a base até aos órgãos nacionais e consequentemente a anulação das conferências feitas para a escolha dos delegados ao congresso.
De regresso ao país, após ter participado na 52ª cimeira dos chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, José Mário Vaz exigiu ainda a reabertura imediata da plenária da Assembleia Nacional Popular, de forma a exonerar o governo de Umaro Sissoko Embalo e iniciar as consultas com os partidos políticos com assento parlamentar e o grupo dos 15 para a escolha consensual do novo primeiro-ministro. “O consenso deve assentar no candidato que recolher o apoio das partes que lhe garantam uma maioria parlamentar a fim de assegurar uma estabilidade governativa” disse, e sublinhou que o novo primeiro-ministro vai ser nomeado ao abrigo do acordo de Conacri.
No roteiro para a saída da crise politica na Guiné-Bissau apresentado na cimeira dos chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, José Mário Vaz sugeriu que o novo Governo permaneça no poder até as eleições gerais em 2019, a fim de permitir que se proceda à revisão Constitucional e às reformas no sector da defesa e segurança. “Formação de um novo Governo consensual e inclusivo, que tenha em conta a participação dos partidos políticos com assento parlamentar, o grupo dos 15, personalidades independentes e da sociedade civil, numa base que combina proporcionalidade e flexibilidade” disse José Mário Vaz. Por outro lado, José Mário Vaz defendeu a prorrogação do mandato da ECOMIB até a realização das eleições gerais em 2019.
Guinendade/eglobal
Ate nao seria ma esta ideia pois so assim e q Paigc tera de volta a maioria qualificada q presisa para poder governar.
ResponderEliminarO PAIGC nao precisa de bandidos para ter a maioria ponto final!Se o teu Pre.tivesse colhoes como homem entao que derrube o parlamento e vamos as eleicoes antecipadas . Vcs sao pestes! Nao fazem e nao deixam ninguem fazer!!
ResponderEliminarMatador Vaz, nasci na Guine-Bissau,mas nunca votei la .
EliminarOh you gotta go back Pedro! Remember this? Mon na lama?
ResponderEliminarLadroes que o Pedro apoia teem a mao no cofre de Estado!Tell you what: It's only a matter of time!
ResponderEliminar