Pages

Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: MINISTRO DA ENERGIA ACUSA SECRETÁRIO DE ESTADO DE PROVOCAR O “CAOS” COM NOMEAÇÕES E EXONERAÇÕES


Resultado de imagem para ANTÓNIO SERIFO EMBALO GUINE BISSAU
O Ministro da Energia, Indústria e Recursos Naturais, António Serifo Embaló, revogou despacho do Secretário de Estado da Energia João Saad, que exonerava Carlos Pinho de Brandão e nomeava Erikson Ansumane Quartel Sanhá ao cargo do Director-geral da Energia. “São revogados todos os despachos levados a cabo pelo senhor Secretário de Estado da Energia”, lê-se no Despacho Nº 19 do Gabinete do Ministro Serifo Embaló, com a data do dia 21 de agosto do ano em curso, dando assim sem efeito o outro Despacho Nº 09 do Secretário de Estado da Energia, com a data do dia 14 de agosto 2018. 

Um outro despacho revogado pelo governante, prendia-se com exoneração e nomeação do novo da Direcção-geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), no passado dia 16 do mês em curso. 
No documento que a eGlobal consultou, o ministro da Energia sustentou a sua posição em como o Secretário de Estado da Energia está a provocar “caos”, em nomeações e exonerações que não abonam em nada as funções que ele desempenha. Por outro lado, Serifo Embaló acusa João Saad de estar alegadamente a desrespeitar as normas que regem uma convivência sã entre os membros do Governo. Entretanto, de acordo com a Lei Orgânica do actual Governo, assinado pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes no seu Artigo 18º Ponto 4, depende do Secretário de Estado da Energia a Direcção-geral da Energia. 

No mesmo documento a Secretária de Estado de Energia exerce ainda tutela sobre as empresas e organismos ligados a ela, tais como a Direcção-geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), com uma equipa de gestão nomeada pelo ministro, a Companhia Logística de Combustível (CLC), este também com um representante já nomeado pelo ministro, na pessoa de Augusto Pogna, a Autoridade Reguladora do Sector de Combustíveis Derivados do Petróleo e do Gás Natural (ARSECO) e a Autoridade Regional do Sector de Electricidade da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Contactado para falar sobre o assunto, o titular da pasta da energia descartou esta possibilidade, sublinhando que se trata de um assunto do Estado, enquanto o Secretário de Estado da Energia remeteu para breve pronunciar relativamente ao diferendo





EGLOBAL

1 comentário:

  1. DJINTIS DE PRS, TUDU KAU KÊ PUDU NEL SO PORCÁRIA. É KA SIBI FASSI, É KATA DISSA NINGUIM FASSI TAMBÉ. PORRA PÁ!!!

    SE PRS KA CABADU KUEL, GUINÉ NUNCA KANA BAI NIN LI KU LA. BÔ FALA AMI KU FALA!!! BÔ NOTA SO UM CUSSA. DISNA KU PRS TOMA PODER NA GUINÉ, GUINÉ-BISSAU DESFIGURA COMPLETAMENTE. POR EXEMPLO:

    1. ORDEM KA TEM MAS
    2. NADA KU BALI KATA CUMPUDU
    3. TRIBALISMO TORNA NORMA
    4. MATA MATA N'UTRU BIDA NORMA
    5. INDISCIPLINA TORNA NORMA
    6. BISSAU BIDA TCHIQUEIRO DE PURCO
    7. MERITOCRACIA TORNA UM SIMPLES PALAVRA NA DICIONÁRIO
    8. LEI DE FORÇA KU NA MANDA
    9. DESORGANIZAÇÃO TORNA NORMAL
    10. NA FORÇAS ARMADAS E DE SEGURANÇA, OFICIAIS TORMA MAIS TCHIU DO QUE SOLDADO. PABIA, KABA CHEFE TA BIN KU SI SOBRINHOS, FILHOS E TODA A FAMILIA DE TABANCA PA CORTEL. I NINGUIM KA OSSA PAPIA. 30% DE ORÇAMENTO DE ESTADO TUDU PA TROPAS KU SEGURANÇA DE ESTADO. TUDU SO PA COMÉ KU BIBI, NADA É KATA FASSI.

    FORTE TERRA!!!

    ResponderEliminar