Pages

Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:AUTORIDADES IMPEDEM MANIFESTAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO CONJUNTA DE PETRÓLEO

Photo de Movimento dos Cidadaos Conscientes e Inconformados.

Os activistas liderados por Sana Santé são também contra o adiamento das eleições legislativas de 18 de novembro.
As autoridades policiais impediram hoje, 27, na cidade de Bissau, a manifestação convocada pela sociedade civil, que exige a interrupção das negociações para o acordo da zona de exploração conjunta de recursos entre a Guiné-Bissau e o Senegal.
Tal acordo foi assinado há 20 anos e que dá à Guiné-Bissau 15% contra 85% para o Senegal de recursos vindos de uma eventual exploração de hidrocarbonetos.
A marcha impedida era liderada pelo Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, cujo líder Sana Santé diz que o governo não tem legitimidade para discutir a questão de zona conjunta, em virtude de não ter sido eleito.
Ela argumenta que “não existe coisa alguma de zona conjunta (…) aquela zona é, exclusivamente, território da Guiné-Bissau e não pode haver negociações para partilha”.
Os activistas liderados por Santé são também contra o adiamento das eleições legislativas de 18 de novembro.
“Este governo foi criado para organizar eleições, na data de 18 de novembro, deste ano e esta data não pode, de alguma forma falhar, porque representa a esperança deste povo para sair desta situação,” diz Santé.
Santé promete continuar a lutar por estas duas causas. “Não desistimos. Estamos a reorganizar as forças para atacar, de novo, e vamos lutar até ao nosso último suspiro.”
Para este líder da sociedade civil, as “autoridades nunca agiram em defesa dos interesses nacionais, e aqui estão a agir, em claro interesse das autoridades do Senegal, o que não vamos tolerar”.



VOA

1 comentário:

  1. EU JÁ DISSE E VOLTO A REPETIR O SEGUINTE.

    NÃO IMPORTA A INJUSTA DELIMITAÇÃO DAS FRONTEIRAS MARÍTIMAS ENTRE A FRANÇA E O PORTUGAL, NÃO IMPORTA QUALQUER QUE SEJA "o acordo da zona de exploração conjunta de recursos entre a Guiné-Bissau e o Senegal, A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU AINDA NÃO TEM CAPACIDADE/RECURSOS PARA EXECUTAR OS SEUS DEVERES E RESPONSABILIDADES PERANTE QUALQUER QUE SEJA O ACORDO. PORTANTO, NÃO VALE A PENA NEM ASSINAR UM ACORDO, POR EXEMPLO, que dá à Guiné-Bissau 99.99% contra 0.01% para o Senegal de recursos pesqueiros, petrolíferos e minerais!!!

    GUINÉ-BISSAU SIMPLESMENTE NÃO TEM MEIOS (FINANCEIROS E MATÉRIAIS) PARA ADMINISTRAR E FISCALIZAR A SUA PARTE DO ACORDO, PONTO FINAL!!!

    ResponderEliminar