Muitas mudanças acontecem cada dia nos varios setores, seja institucional, tecnologico, industrial, ambiental.
Essas mudanças modificam o nosso modo de produzir, de consumir e de interagir. A robotização e a automatização fazem com que os valores acrecentados dependem cada dia mais menos da mao de obra.
As relações socias são definidas pelas tendências demograficas rapidas e a urbanização acelerada.
A representação politica é desafiada pelas novas formas de ativismo, nomeadamente pelas organizaçoes como « Cidadoes inconformados ».
A Guiné-Bissau faz parte de um mundo em pleno mudança que lhe obriga a obter resultados rapidos na sua consolidação da Paz, no crescimento economico inclusivo, no desenvolvimento social e humano.
O objectivo principal das politicas pùblicas deve ser encontrar o justo equilibrio entre as esferas social, economica, institucional em prol de uma vida melhor para os Guineenses.
Perante os enormes desafios tecnologicos, demograficos, economicos, politicos e da Paz, a ambição dos Guineenses deve ser modelar um novo contrato social sustentado pela democratizaçao de uma educação de qualidade, onde a Etica e a Justiça constituem alicerce da vida social.
A vizinhança da Guiné-Bissau se caracteristisa pela uma competição tremenda em varios dominios : controlo dos recursos naturais, militar, tecnologica, logistica, industrial, economica, diplomatica e educativa.
E possivel vencer esses desafios. Mas para tal o Guineense devera ser mais rigoso com si mesmo. Aprender a organizar-se com metodologia. Aprender a trabalhar juntos, ultrapassar comportamento que não sejam produtivos e ter mais rigor na escolha dos seus dirigentes.
A questao da escolha dos que vao dirigir o destino da Guiné é fundamental. Antes de escolher um dirigente, três perguntas devem nortear a escolha :
- Sera que tem idoniedade bastante para ter uma autoridade moral que possa congregar os guineenses ?
- Sera que deu prova de competência para ser uma referência pùblica ?
- Sera que o projeto societal que pretende realizar convem aos Guineenses ?
PT
0 comentários:
Enviar um comentário