O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e cabo-verde (PAIGC) afirmou que a realização das eleições deve constituir a exigência de todos os guineenses.
Domingos Simões Pereira que falava a sua chegada no aeroporto Osvaldo Vieira esta sexta-feira (7 de Setembro) disse igualmente que a realização das eleições é o retorno a normalidade constitucional
“ A minha espectativa é ver a data marcada para as eleições legislativas ser confirmada porque como nós não cansamos de dizer no PAIGC, a realização das eleições é o retorno a normalidade Constitucional. Portanto, deve ser uma exigência de todos os guineenses porque não podemos perpetuar uma situação de anormalidade. Que haja eleições, que se devolva a palavra ao povo e que seja mesmo o povo a decidir quem são seus legítimos representantes”, tendo depois sublinhado que enquanto não houver outra data para as eleições, seu partido terá simplesmente que trabalhar com a data de 18 de Novembro.
“ PAIGC é um partido sério que trabalha com um propósito e o propósito do PAIGC é implementar um projecto de sociedade. Nós não temos o propósito de contrariar outros partidos ou outros responsáveis político, queremos é implementar nosso projecto de desenvolvimento. Gostávamos era de conhecer os projectos doutros partidos, doutros responsáveis políticos”, sublinhou.
Por outro lado, minimizou as críticas a volta do início do recenseamento eleitoral, tendo afirmado que o atraso processo é uma questão técnica. “ Esta é uma questão técnica e para dizer algo, teria que ter dados que apontam que as eleições não serão possíveis na data marcada. Não tenho esses dados portanto, estou a basear-me num decreto que conheço que marca o dia 18 de Novembro como data de ida as urnas, até ter outras informações contrárias, tenho que continuar a acreditar que é possível cumprir essa data”.
Entretanto, garantiu estar de consciência tranquila no que se refere a notificação a que foi alvo por parte do ministério público, para depois reconhecer que todos os cidadãos têm que se submeter à justiça. “ Estou de consciência tranquila e criando-se condições e respeitando-se os dispositivos legais aplicáveis aos cidadãos, tenho que estar disponível para o que for necessário esclarecer (...) Mas também espero que seja um desafio a todos os políticos estarem dispostos a levantarem suas imunidades parlamentar e constitucionais para poder enfrentar a justiça”, concluiu.
A Procuradoria-Geral da República pretende ver levantada a imunidade parlamentar ao líder do (PAIGC) para ser ouvido no âmbito de um inquérito conduzido pelo Gabinete de Luta Contra a Corrupção em que é apontando como testemunha.
RSM
NUNDÉ KU BARDADI STA NÉL???
ResponderEliminarQUIM QUI MISTI SIBI NUNDÉ KU BARDADI STÁ NEL PA I PUNTA JUVENTUDE GUINEENSE???
PAIGC DI AÓS PUDI KA SÊDU UM PARTIDO IDEAL MA PAIGC DI AÓS I UM ORGANIZAÇÃO MAIS BEM ESTRUTURADO PA PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO NA GUINÉ-BISSAU.
ALTERNATIVA CREDÍVEL A PAIGC SIMPLESMENTE KA TEM. POR ISSO, NÔ NEGA ÔÔÔ NÔ SÊTA ÔÔÔ PAIGC NA CONTINUA BATA N'GANHA ELEIÇON SON PA BAI. PABIA QUIL UTRUS PARTIDOS TUDU I BANDOS DE ASSALTANTES DO PODER, MAIS NADA!!!
PRS NUNCA I SIBI APROVEITA DE FRAQUEZA DE PAIGC. PABIA PRS I BANDOS DE INEXPERIENTE E ESFOMEADO A PROCURA DE OPORTUNIDADES PA N'TCHI SÊ BARIGA DE MAIAS, MAS NADA!!!
O RESTO DOS PARTIDOS, ALÉM DO LÍDER DE CADA PARTIDO (AS VEZES ATÉ O PROPRIO LÍDER) NÃO TEM EXPERIENCIAS E NEM CAPACIDADE GOVERNATIVA. OS PRÓPRIOS ORGÃOS DO PARTIDOS NÃO TÊM PESSOAS COMPETENTES PARA GOVERNAR AS SUAS PRÓPRIAS CASAS QUANTO MAIS O PAÍS! TUDO I BANDOS DE OPORTUNISTAS KU NA BUSCA KAU DI CUMÉ E DE ORGANIZA SÊ VIDA!!!
UM PARTIDO CREDÍVEL SE CONSTRÓI COM PESSOAS COMPETENTES E CAPAZES DE ASSUMIR O PODER/A ADMINISTRAÇÃO DO PAÍS!!!
MAS NA GUINÉ, CRIAM PARTIDOS COM "MACAQUINHOS" QUE NEM SABEM O QUE É UM PARTIDO POLÍTICO, E LOGO JULGAM-SE DE ALTERNATIVA A GOVERNAÇÃO. CREDO!!! O CASO CONCRETO, FOI A GOVERNAÇÃO DESASTROSA DO PRS/RGB DE 1999/2000 A 2003. AS PESSOAS QUE NUNCA CONSEGUEM AS SUAS PRÓPRIAS CASAS OU POSSUEM EXPERIENCIAS GOVERNATIVAS JULGAM-SE JÁ CAPAZES DE GOVERNAR UM PAÍS. DESDE QUANDO!?!?!?
O MADAME-G15, O MGD, O PRS, O APU-PDGB, ETC VÃO É PASSEAR PÁ!!!
N'TA NUNDÉ O FILHO DA PUTA/O COXO BACARI BIAI? OU É KA CONTAL DI KUMA DSP NA TCHIGA AÓS DE PORTUGALIA?
ResponderEliminarN'TA DOKA "BUNDA MOLE" INTERNACIONAL I OS MENINOS GORILAS DO GRUPO "ESTAMOS A CAGAR"??? É KA FALA BA KUMA, SE DSP FIANÇA PA RIBA GUINÉ? GOSSI DSP RIBA GUINÉ, ELIS TUDU É ROTCHA SÊ KADÉRA!!!
DOKA "BUNDA MOLE" INTERNACIONAL RABIDA I NA SUBIA PA LADO. I DISQUICI INDA DE DSP. GOSSI KUMA SI TARBADJU I CERCA LADRONS DE ESPANHA. GOSSI TUDU LADO I NA BUSCA DINHEIRO PA SUSTENTA SI FIDJUS KUSSI MAMÉ PROSTITUTA DE PRS.
DSP I NA BAI CADEIA OU NÃO? BÔ CONTANU DÊ, BANDOS DI FILHOS DA PUTAS!!! BÔ PENSA KUMA TERRA I DI BRINCA KUEL?!?!?! ALGUIM KU PUDI TIRA BÔ MAMÉS NA PROSTITUIÇÃO QUILA KU BÔ MISTI BRINCA KUEL. SE KA IGNORANCIA DE PRETOS!!!
ASSIM KU PRETOS STÁ: É TA SABOTEA QUILIS KU SIBI FASSI PA DÁ LUGAR PA QUILIS KU NUNCA É TCHIGA DI FASSI OU SIBI FASSI. I TUDU MUNDU TA RABIDA É FICA NA MISÉRIA!!!
MA DESDE QUANDO KU BRAIMA COCAÍNA CAMARÁ KU UMARO SISSOCO EMBALÓ SIBI KÊ QUI GOVERNA UM PAÍS??? DESDE QUANDO???
ANÔS BRAIMA COCAÍNA CAMARA BINDI PANO NA FERRA DE PRAÇA KU BINDI DROGA NA ESPANHA KU NÔ CUNSIL NÉL, I KA GOVERNA UM PAÍS!!!
UMARO SISSOCO EMBALÓ BARI PADJA KU CONTA MINTIDA KU NÔ CUNSIL NÉL, I KA GOVERNA UM PAÍS!!!
PRETOS DE MERDA!!!
Matchu tchiga tcham sibo ossa bo jumal pa justixa nin advogado icana randja dsp matchu lambe de e politicos bananas
ResponderEliminarMatchu tchiga tcham sibo ossa bo jumal pa justixa nin advogado icana randja dsp matchu lambe de e politicos bananas
ResponderEliminarMa cal projeto de sociedade q es lider falhado de paigc tene se durante 44 anos no fica na rabo de tudu indice y aos nona tchomado narco estado ou estado falhado ? Y agora ,fassi suma Baciro Dja ,sin advogado y cu imunidade yba responde MP .
ResponderEliminar