CERCO FITCHA
"CERCO FITCHA" duturpo@gmail.com
domingo, 31 de dezembro de 2017
NOTICIAS AO MINUTO:PR DA GUINÉ-BISSAU CONSIDERA CRUCIAIS PRÓXIMOS DIAS PARA RESOLUÇÃO CRISE POLÍTICA
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que os próximos dias serão cruciais para que os guineenses demonstrem ao mundo que são capazes de acabar com a crise política que, afirma, tem provocado cansaço a todos.
No discurso à nação, por ocasião do fim do ano, o chefe de Estado guineense considerou que é chegada a hora de se acabar com a crise que já dura há mais de dois anos através de soluções internas que conduzam à reconciliação.
"Nós não devemos confiar mais nos outros que vêm de fora, desvalorizando e deixando de lado os nossos irmãos. Essa atitude não é boa para a imagem do nosso povo e nem para o nosso país", defendeu.
José Mário Vaz sublinhou serem válidas todas as propostas de saída da crise apresentadas até aqui, nomeadamente o Acordo de Conacri e o roteiro que o próprio elaborou e demonstrou aos seus pares na última cimeira da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), realizada na Nigéria, no passado dia 16.
O líder guineense apontou o ano de 2018 como o da reconciliação nacional, apelou a todos os cidadãos para unirem aos esforços para a saída da crise política, deixando de lado ambições e egoísmos, frisou.
"Não podemos deixar que pequenas coisas nos dividam, todos somos irmãos e é certo de que um dia já divergimos em algum momento nas nossas vidas, mas nem por isso não reconsideramos as nossas posições", enalteceu ainda José Mário Vaz.
Apesar do impasse político, o Presidente guineense entende que "o país mudou", dando como exemplos "a paz civil autêntica", nos últimos três anos, com o calar das armas nos quartéis militares, com o fim das mortes por motivações políticas e de prisões arbitrárias, bem como com o acentuar das liberdades dos cidadãos, disse.
Ainda assim, José Mário Vaz diz que as populações, sobretudo as do interior do país aguardam por realizações concretas dos políticos.
Nos últimos dias, o Presidente guineense tem-se desdobrado em contactos com os atores políticos e elementos da sociedade civil com vista a alcançar um entendimento para a saída da crise política.
Guinendade-DN
NOTICIAS AO MINUTO:LUTAS DE PODER NA GUINÉ-BISSAU MARCARAM 2017
2017 fica marcado em Bissau por divergências políticas quanto ao acordo da CEDEAO, por manifestações sem precedente, mas também positivamente pela primeira participação da Guiné-Bissau no Campeonato Africano das Nações.
A nível político 2017 ficou marcado com a persistência de divergências entre os actores políticos nomeadamente na interpretação do teor do Acordo de Conacri, um documento preparado pelos líderes da CEDEAO com o qual se pensava que podiam ajudar os guineenses a acabar com o impasse político que já dura há cerca de três anos.
As divergências foram o combustível para várias manifestações de rua, por parte da população. Nunca na história da Guiné-Bissau se fizeram tantas manifestações para exigir mudanças políticas.
No plano económico, 2017 trouxe um aumento na ordem de 50% do valor da castanha do caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau. Pela primeira vez um quilograma do caju foi comprado ao produtor ao preço de 1000 francos CFA. O governo diz que o facto potenciou melhorias na vida da população. Cerca de 80% da população guineense tira rendimentos do caju.
2017 foi o ano em que o Presidente José Mário Vaz lançou no terreno a sua iniciativa Mon na Lama, um incentivo ao povo para produzir arroz, base da dieta alimentar, ainda que debaixo de um coro de protestos dos opositores do Presidente. José Mário Vaz diz que o caminho para acabar com a pobreza é levar o povo a produzir o que come.
No capítulo desportivo, o ano será lembrado pela primeira participação da Guiné-Bissau na fase final do Campeonato Africano das Nações de futebol.
A nível da justiça, 2017 acentuou o facto de que as divergências políticas atingiram também o judiciário com tomadas de posições contraditórias entre os actores desse sector em matérias fundamentais do país.
Agora no final do ano, o novo Procurador-Geral da República, Bacari Biai, o terceiro no mandato do Presidente Vaz, avisa o país que vai ter que arquivar os processos de inquéritos aos assassinatos do ex-Presidente, Nino Vieira, e do ex-Chefe das Forças Armada, Tagmé Na Waié, em cumprimento de uma ordem do Tribunal Constitucional.
Grosso modo, o cidadão comum na Guiné-Bissau, não terá saudades do ano 2017.
Guinendade-RFI
sábado, 30 de dezembro de 2017
NOTICIAS AO MINUTO:MILITARES PRESOS EM BISSAU AINDA NÃO TÊM ADVOGADO
Alerta foi feito pela LGDH. Quatro militares foram detidos no passado dia 16, acusados de tentativa de assassínio do chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biaguê Nan Tan. Organização denuncia más condições das celas.
Segundo a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), a organição está empenhada em constituir advogados para os quatro militares que se encontram detidos na prisão da Base Aérea, em Bissau, desde o passado dia 16, mas ainda não têm representantes legais.
Trata-se de um tenente, um major, um capitão e um 2º sargento, todos pertencentes ao comando da zona leste da Guiné-Bissau.
Á DW áfrica, Augusto Mário da Silva, presidente da LGDH, disse que já foi lançado concurso público para a contratação dos advogados de defesa.
"Nós estamos em contato com a Ordem dos Advogados no sentido de poder disponibilizar os advogados para patrocinar o caso dos militares que, neste momento, estão detidos e que não têm condições financeiras para contratar um advogado," revelou.
No âmbito do projeto de acesso à Justiça financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), "a entidade já disponibilizou uma verba para o feito", informou da Silva acrescentando que "a Ordem dos Advogados já lançou o concurso para a contratação do escritório de advogados disponível e com perfil para patrocinar o caso".
Augusto Mário da Silva costuma verificar condições das prisões em Bissau. Na foto, em visita ao Centro de Detenção da Polícia Judiciária, em 2016
Sem as "mínimas condições"
No passado sábado (23.12), na companhia do presidente do Tribunal Militar Superior, general Daba Na Walna, o presidente da Liga visitou as celas da Base Aérea, onde se encontram os quatro detidos, aos quais entregou colchões de espuma, baldes, material de higiene pessoal e mosquiteiros.
O general Na Walna, agradeceu o "contributo da Liga para a emancipação da pessoa humana", mas garantiu que todos já foram presentes ao juiz que legalizou a prisão preventiva dos quatro suspeitos.
Em declarações aos jornalistas, que não foram autorizados a visitar as celas, Augusto Mário da Silva disse que as celas "não têm as mínimas condições" e que a alimentação dos mesmo "deixa muito a desejar".
"Não haviam colchões, as casas de banhos estão entupidas, também as refeições não são regulares. Constatamos tudo isso e esperamos que o Estado Maior faça alguma coisa para melhorar a situação dessas pessoas que neste momento estão nas celas", descreveu.
O presidente da LGDH, acrescentou ainda que a organição continua a acompanhar a evolução da situação.
"Acreditamos que o Tribunal Militar vai assegurar as garantias dos direitos dos detidos, permitir que todos eles tenham advogados e que os advogados façam o seu trabalho como deve ser", afirmou.
Próximos passos do processo
"Pelas informações que nos chegam, de certo modo estão ligadas à Justiça Militar, dão conta de que já foram todos ouvidos", disse o presidente da LGDH, acrescentando que “cabe agora à Promotoria limitar neste caso - verificar de acordo com o que ouviu no inquérito, se há mataria para acusar ou não".
"Se a Promotoria da Justiça Militar chegar à conclusão de que há mataria para acusar, proferirá uma acusação provisoria e, depois dar-se-á aos suspeitos o direito de pugnarem contraditoriamente", explicou, podenrando, no entanto que, "se a impugnação contraditória não convencer, avance-se para a acusação definitiva face ao julgamento".
"E, se por contrário, chegar-se à conclusão de que não há matéria para o processo andar, mande-se arquivar o processo ilibando da responsabilidade os detidos" concluiu.
GUINENDADE-DW
OPINIÃO: GRUPO DI 15 BANDIDOS KU APOIANTES DI JOMAV NA SIBI KUMA I KA TUDO DJINTI KU TA GUERRIADO
I tem guerra sé falau pa bu entra lá fala si dunu não inka na entra pabia I ka tudo guerra ku ta guerriado. I tem djinti ne terra si bu guerrial bu vida ta ianda som pa tras. Ke ku JOMAV ganha ? Mbom é furta milhões mem ma kila I dinheiro di fugu. Kila na kaba rápido. Na dus ano é na fali mas. Ma será ké consegui fassi algum cussa di realce? Nada!!! I tem djintis ku ta criticaba na facebook kuma elis I cidadons exemplar, isentos, idôneos e grandes analistas ma contra é dado curu na é governos de mintidas é cala boca iam. Gossi corrupção kaba. Inveja ku na mata ba elis di governo di libertadores. Ma I bom sim gossi cada kim na cunssi si lugar.
Tamila Djassi
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! JOMAV DEU AO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA UM DOS 90 CARROS DESTINADO AOS DEPUTADOS
A festa já começou!!! José Mário Vaz já começou a distribuição aleatória dos 90 carros que estão no quintal do palácio sem consultar a ANP. O sortudo foi Bacari Biai que recebeu esta semana um novo prado 0km que estava num dos contentores do palácio. Isto porquê? Porque o antigo PGR Sedja Man ficou com o outro carro de marca prado v8 de cor azul bebe como o seu carro de uso pessoal. Já agora será que isto não é corrupção ? Será que Bacari Biai o homem cheio de valores que veio para lutar contra a corrupção dos a quem doer não pode recuperar este carro que está nas mãos de Sedja Man e entregar ao património de estado? É isto que doi quando existem dois pesos e duas medidas. O combate à corrupção é só com os outros. Quando são pessoas próximas não há corrupção.
Qualquer das formas, JOMAV, já começou a distribuir os carros estando agora apenas 89 carros dos 90 carros que Marrocos deu aos nossos deputados. Se não houver uma reacção da ANP José Mário Vaz acabará por distribuir os carros todos e NIM MANCARA KANA QUEBRA. Já não está aqui quem falou. Bacari Biai tem um carro novinho em folha para fazer basofaria na praça de Bissau. O único problema é de que o gajo é coxo logo a basofaria dele estará limitado.
Angelo
OPINIÃO: JOSÉ MÁRIO VAZ ESTÁ ENTRE A ESPADA E A PAREDE
JOMAV está entre a espada e a parede. Nomear ou não nomear Augusto Olivais eis a questão. A situação está cada dia mais complicada e quem irá perder com tudo isto será o cidadão José Mário Vaz. Por mim isto poderá continuar até ao fim do século mas sabemos de antemão quem tem maior responsabilidades no país é o Presidente da República.
I Djalo
OPINIÃO: AFINAL O QUE É QUE VALEU ESTARMOS DIVIDIDOS?
A pergunta que não se quer calar é esta: será que a Guiné-Bissaj ficou mais rica e mais organizada com esta guerra desencadeada pelo Presidente da República ? E a resposta é NÃO!!! O país ficou mais pobre e o presidente mais fragilizado. JOMAV não podia ganhar esta guerra porque foi uma guerra conduzida na base da mentira. Que fique claro para todos: JOMAV MENTIU QUANDO DISSE QUE DERRUBOU O GOVERNO PORQUE HAVIA ELEVADOS NÍVEIS DE CORRUPÇÃO. Esta mentira mal preparada levou com as pessoas trabalhassem para desmontá-la e foi isso que aconteceu.
José Mário Vaz quis demonstrar que ele era puritano numa situação em que todos nós sabemos que JOMAV tem um processo de desvio de mais de 12 milhões de USD$. JOMAV é o corrupto número 1 neste país e esta luta podia ter sido conduzida com maior inteligência e não com raiva. Esta luta foi conduzida com raiva principalmente daquilo que alguns membros do governo representavam. E estes representavam a mudança. Infelizmente o guineense ainda tem medo de mudança. Se não houver entendimento esta guerra irá perdurar por muitos e muitos anos. Já ouvi muitas pessoas a dizerem que esta guerra permitiu limpar o PAIGC da podridão que aí estava. Eu acredito no entanto que todos nós somos poucos para a construção nacional.
Soraia
WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA+ BOMBA NUCLEAR!!! PARABÉNS GUINEENDADE POR ESTE MARCO DE 10 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES
SÓ FESTA SÓ FESTA SÓ FESTA NÔ FESTEZAL.
SI FESTA I FELICIDADE É FELICIDADE NÔ FESTIJALÔ, MA É FELICIDADE NÔ FESTIJAL Ô MÃMA.
SI TCHAUTCHA I BOM BIAS, BOM BIAS O VELHO ANO ÔÔ BENVINDO O NOVO ANO DE FELICIDADE
Boas entradas para todos os Guineenses
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!!REPRESENTANTE FMI NA GUINÉ-BISSAU DISSE QUE O GOVERNO É CORRUPTO -- PRESIDENTE DO PARLAMENTO
O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou hoje aos jornalistas que o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país lhe terá dito que o atual executivo guineense é "corrupto" e o "pior de todos os governos".
"Recebi o representante do FMI no meu gabinete de trabalho, na presença de dois elementos da minha equipa, que me disse que este governo é o pior de todos os governos, com altos níveis de corrupção sobretudo nos ministérios do Comércio e das Pescas", disse Cipriano Cassamá, no encerramento de uma reunião da comissão permanente, a última do ano.
A sessão de hoje destinou-se a analisar a situação política num país dividido em que a maior formação, Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), não tem o apoio do Presidente para formar governo.
Cipriano Cassamá, dirigente do PAIGC, tem sido um dos críticos do Presidente da República e dos governos de iniciativa presidencial nomeados que nunca conseguiram ter o apoio da maioria dos deputados.
A agência Lusa tentou falar com o representante do FMI em Bissau, Óscar Melhado, mas até ao momento sem sucesso.
Fonte:DN
NOTICIAS AO MINUTO:"INTERESSES POLÍTICOS" DITARAM ARQUIVAMENTO DO CASO "NINO" VIEIRA?
O analista político Suleimane Cassama questiona a decisão do Ministério Público da Guiné-Bissau de mandar arquivar as investigações sobre a morte do ex-Presidente guineense "Nino" Vieira, que acusa de falta de vontade.
Normalmente, os crimes públicos não prescrevem, muito menos havendo vontade do Ministério Público em avançar com as investigações. É esta a reação do analista Suleimane Cassama à decisão do Ministério Público da Guiné-Bissau, que por ordem do Tribunal Constitucional vai mandar arquivar o processo de investigações sobre o assassinato, a 2 de março de 2009, do ex-Presidente "Nino" Vieira e do ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié. O anúncio foi feito esta quinta-feira (28.12) pelo procurador-geral da República, Bacari Biai.
Suleimane Cassama diz que o Ministério Público da Guiné-Bissau nunca se posicionou de forma clara sobre as investigações. "Surpreende-nos que o procurador-geral venha dizer que baseia a sua posição no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça. Um acórdão que, simplesmente, retira ao Ministério Público algumas competências e que o próprio Ministério Público não reconhece", sublinha.
Em entrevista à DW África, o analista político salienta ainda que a retirada de competências ao Ministério Público não é motivo para este arquivar o processo definitivamente.
"Interesses políticos e financeiros"
Para Suleimane Cassama, por trás da decisão de mandar arquivar as investigações existem "interesses políticos e financeiros". "Estamos a falar de crimes de sangue de pessoas com cargos públicos, nomeadamente o Presidente da República e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. Portanto, aqui há interesses. No meu entendimento, alguns interesses políticos e até de origem inconfessável, até pode ser financeiro", afirma.
Para o especialista, a saída para o problema deveria passar por uma discussão na Assembleia Nacional Popular, mas num "contexto político normal" no país, que vive atualmente uma crise política profunda.
Suleimane Cassama questiona ainda por que motivo foram escolhidos estes dois processos, sabendo que existem muitos outros casos de crimes de sangue.
"Há processos que estão lá. Porque é que o procurador vai precisamente selecionar [estes casos]? Que nos traga uma interpretação que diga isso. Porque é que ele, do mesmo modo, não encerra outros crimes de sangue? Portanto, não se consegue compreender o porquê de posicionar-se exatamente nesta situação, com base num acórdão que não diz nada sobre o assunto. Isso é no mínimo incompreensível", questiona.
Procurador refuta críticas
O procurador-geral da República, Bacari Biai, responde às críticas, afirmando que não foi ele quem selecionou os processos, cujas investigações deverão ser suspensas. "Eu não escolhi! Isso não levanta a questão de que eu escolhi aleatoriamente estes crimes, não é nada disso", reagiu.
Em entrevista à DW África, o procurador-geral disse ainda que não concorda com a diretriz do Tribunal Constitucional, porque acha que vai prejudicar as investigações.
Na quinta-feira (28.12), Bacari Biai afirmou aos jornalistas que o processo deve ser arquivado, porque o Tribunal Constitucional manda que seis meses depois do início de qualquer averiguação em curso no Ministério Público ou há uma acusação ou o processo é arquivado.
O procurador explicou que a investigação da morte de "Nino" Vieira não avançou por não ter sido possível ouvir a versão de Isabel Vieira, esposa do falecido Presidente, na qualidade de testemunha ocular do assassínio do marido.
Guinendade-DW
NOTICIAS AO MINUTO:CIDADÃOS CONSIDERAM 2017 DE ANO NEGATIVO
Alguns cidadãos consideraram hoje de negativo o ano prestes á terminar devido a crise política persistente a cerca de três anos e culpam os actores políticos pelo “status quo”.
Numa auscultação feita pela ANG alguns entrevistados foram coincidentes em qualificarem 2017 como um dos piores no tocante ao progresso nacional. Aliás, lembraram que tudo complicou-se logo depois das eleições, defraudando assim as espectativas do povo.
Por exemplo, Idelfrides Machanga, electricista residente no bairro Chão de Papel Varela, diz que foi um mau ano porque o país esteve sempre refém do desentendimento de certos políticos e complicando a vida dos mais pobres.
‘A actual crise veio apenas demonstrar a incapacidade da nossa classe política de se entenderem para desbloquear o pais”, sentenciou tendo expressado o desejo de ver o 2018 muito diferente, ou seja, que haja entendimento e trabalho.
Abdú Salamo Bari, motorista de táxi disse que os guineenses devem continuar a labutar para o sustento da sua família e deixarem de mesquinhez ou esperando esmola do que chama de “um Estado sem estadista”. Exorta a todos a empenharem-se no trabalho como forma de superar a actual crise
Na opinião deste cidadão residente no bairro de Bandim Zona- a brigada de Polícia de Trânsito teria sido o departamento que mais trabalhou em 2017.
Ivone Djú, vendedeira de hortaliças e residente em Quinhamel, região de Biombo considera este ano de pior em termos de negócios, pois não há dinheiro.
“Passamos o dia no mercado sem vender nada e depois temos que pagar o transporte de volta para Quinhamel”, lamentou, salientando que muitos dos seus colegas já desistiram do negócio.
Ibraima Djassi, um estudante do bairro de Mindara, em Bissau o ano prestes a terminar não trouxe nada de bom mas sim só confusão e divisão entre os políticos “irmãos de uma mesma nação”.
‘’Para mim nenhum Ministério fez alguma coisa, uma vez que os ‘’ditos’’ Ministérios chaves ou seja Saúde, Educação e a Energia não estão a funcionar como deviam ‘’concluiu.
Guinendade-ANG
OPINIÃO: A CNE FOI INSTRUMENTALIZADA PARA DIZER QUE AS ELEIÇÕES NÃO PODERÃO TER LUGAR NA DATA PREVISTA
Depois de ter dado um tiro no seu próprio pé, com o seu roteiro da mentira, José Mário Vaz tenta sair pela porta de trás mas mais uma vez foi apanhado em flagrante. JOMAV foi pelo caminho de trás para que seja a comissão nacional de eleições a dizer que não há condições para se organizar as eleições na data prevista. Foi por isso que a CNE fez a declaração que fez na terça feira. Infelizmente a vontade de JOMAV já estava espelhado uma semana antes na conferência de chefes de estado da CEDEAO. Aí está JOMAV não pensa e os seus assessores muito menos.
Ivanka Seidi
OPINIÃO: BOMBA!!! " ANTA LI KU FLANO MORA NEL??? KREDI." COMENTÁRIO DE UM ELEMENTO DO GRUPO DOS 15 BANDIDOS SOBRE OUTRO ELEMENTO DO MESMO GRUPO
Os elementos do grupo dos 15 bandidos de facto vivem em péssimas condições com excepção de três deles. Tudo o resto vive em casas precárias ou arrendadas. São pessoas que tiveram bons empregos mas nunca se organizaram para poderem viver condignamente. Gastaram todo o dinheiro que ganharam em montagem de várias máfias e nos comes e bebes.
Num momento triste que assolou o grupo dos 15 bandidos, houve um comentário que saiu por parte de um deles que ficará na memória de todos de que fizeram uma luta inglória:" ANTA LI KU FLANO MORA NEL? KREDI."
Bassendi C
OPINIÃO: RECORDANDO OS TRÊS N'KURBADOS: BAMBA BANJAI, JEREMIAS PEXICE E VLADEMIR DEUNA
Canadjas lati! percorreram o país de lés a lés com as suas mentiras que eram quadros técnico que defendiam os ideais do grupo dos 15 bandidos. Ali ika elis ku cansa??? Kkkkk! Naaaa pa é continua pa é ka para. Ké gossi ku bo otcha dja lugar bô cala? Cambada de bandidos pá. Kuma quadros técnicos.
VAMOS RECORDAR O DIPLOMA DE VLADEMIR DEUNA. AHHAHAHA. Ai mundo. Mundoooo mundo cansado, Mundo oooo cansado. É kumanda é ta fala sirbintia bom na homi. Mundo oooo mundo cansado. Mundo ooo cansado.
Entraram numa guerra sem sucesso. Só fizeram figura de otário. Ess i ka elis ku cala iam? Kussas di Bissau som fúria.
Salvador
OPNIAO: RECORDANDO O ESCÂNDALO DO AEROPORTO DO MÊS DE JUNHO DOS 100 MIL EUROS E 39 MIL USD$
Até agora não foi feito nada e o povo aguarda
OPINIÃO: A INTENÇÃO MANIFESTADA POR JOMAV NO ROTEIRO DA MENTIRA EM ORGANIZAR AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS SÓ EM 2019 FOI UM GRANDE ERRO
Quando este problema todo acabar e as pessoas pararem para pensar irão ver que há erros que nunca deviam ter cometido. Este erro de apresentar um roteiro apenas para agradar o grupo dos 15 mesmo contra a constituição nunca devia ter saído na boca de José Mário Vaz. Este roteiro ficará nos anais da história como um momento muito negativo no mandato de José Mário Vaz.
Ara Gomes
OPINIÃO: BOMBA!!! JOMAV CONTINUA REFÉM DE BRAIMA CAMARÁ
Braima Camará marra Presidente JOMAV risso nam. Braima bu fassi drito pabia bu n'terga nan bu cabeça e se cussas curri mal som bu na cortado el. Jomav ka tene nim poder. Poder tudo sta na grupo di 15 ku PRS. JOMAV só obedece.
Rosalina B
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! VERGONHA NACIONAL!!! UM PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA A DIZER QUE VAI RECORRER DA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA??? SANTA IGNORÂNCIA. HÉ DEUS. JOMAV PUI DJINTIS NA LEBSIMENTI
A PRAÇA JURÍDICA GUINEENSE ESTÁ DE LUTO E POR ISSO TEM QUE
SE PRONUNCIAR COM ESTA ABERRAÇÃO URGENTEMENTE. Como é que é possível
recorrer-se da decisão do Supremo Tribunal de Justiça? Será que o recurso que o
Bacari Biai diz que irá apresentar será feito ao NOSSO SENHOR JESUS CRISTO???
Porque acima do Supremo Tribunal de Justiça só se for o poder divino. ISTO É
GRAVE MAS MUITO GRAVE E DEMONSTRA A FALTA DE PREPARAÇÃO DESTE HOMEM QUE É
MOVIDO PELO ÓDIO DAS PESSOAS DE PRAÇA. Uma coisa é ele não estar satisfeito com
o acórdão mas outra coisa bem diferente é ele afirmar publicamente que irá
fazer um requerimento de anulação de um Acórdão??? Kkkkkkk😂😂😂😂.
Aí JOMAV tu é que és o culpado disto tudo.
É declaração i um sinal evidente de que este gajo veio para
cumprir uma missão mesmo que tenha que dizer disparates para enganar a opinião
pública. Não é possível este indivíduo que se diz formado em direito fazer este
comentário. Mesmo alguém que não é jurista sabe que as decisões do Supremo
Tribunal de Justiça SÃO IRREVOGÁVEIS. Está decidido decidido está.
Enquanto guineense estou triste por ouvir isto da parte de um PGR que
supostamente é alguém que deve defender o estado. Este homem revela uma
ignorância sem igual.
O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO PODE FICAR CALADO COM OS
SUCESSIVOS ATAQUES DESTE GUARDA PRISIONAL QUE POR ESTRATÉGIAS DO PRESIDENTE FOI
COLOCADO COMO DG DA PJ E AGORA PGR. Os juízes do supremo tribunal tem famílias
e não podem aceitar que este reles os ataque assim na base da mentira e sem
enquadramento jurídico.
Suzete Cardoso
( Estudante do 3. Ano de Direito)
WATCHA KATCHÉU: BOMBA!!! OS 90 CARROS OFERECIDOS POR MARROCOS AINDA ESTÃO NO QUINTAL DO PALÁCIO
José Mário Vaz ainda tem os carros dos DEPUTADOS guardados
no quintal do palácio. A pressão de todos os quadrantes da vida social
impediram com que o pior acontecesse ou seja que o presidente os distribuísse a
seu bel prazer. Neste momento está tudo bloqueado.
OPINIÃO:" GUINEENSES BÔ KA TA CONTA BARDADI" JOSÉ MÁRIO VAZ DIRIGINDO-SE AOS RÉGULOS NO PALÁCIO EM 2015
José Mário Vaz foi muito infeliz quando se estava a dirigir
aos régulos em 2015. Primeiro disse que eles não diziam a verdade e depois
disse:" Cussa ku bô ka falam kila kum obi." Foi assim que os régulos
foram testados quando decidiram se levantar para pedir maior entendimento aos
atores políticos. Na altura JOMAV estava com força e estava a fazer aquilo que
queria. Hoje está fragilizado e a pedir ajudar as mesmas pessoas que tinha
ofendido. Isto de facto é um gajo sem carácter.
Miguel
NOTICIAS AO MINUTO: MIGRANTES GUINEENSES PEDEM SOCORRO AO ESTADO
Guineenses na Líbia continuam a pedir ajudas urgentes do Estado guineenses para poderem regressar ao país. O grito de socorro surge semanas depois de o primeiro-ministro garantir que até finais deste mês de Dezembro todos os guineenses serão resgatados da situação desumana em que se encontram na Líbia
Esta quinta-feira (28), numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM), Adulai Baldé, um dos guineenses migrantes na Líbia que foi libertado da prisão na Líbia, confirma que ainda existem números elevados de guineenses presos na Líbia.
“A situação dos guineenses na Líbia é muito má. Ouvimos as promessas das autoridades nacionais mas não vimos a presença de nenhum representante do Estado guineense e nem do avião que permitiram”, confirma.
Questionado sobre o número dos guineenses presos na Líbia, Adulai confirma que em média existem mais de cem (100) guineenses em situação ilegal na Líbia e deste número mais de oitenta (80) estão presos.
Adulai Balde pede ainda as autoridades guineenses para tirarem os guineenses que se encontram na Líbia em situações desumanos.
“Que o presidente e o Estado da Guiné-Bissau resolvam a situação dos guineenses na Líbia. Por favor”, pede.
Na mesma entrevista á RSM, Adulai, que prefere não entrar em mais detalhes sobre a situação dos africanos na Líbia “por causa da sua segurança, confirma a veracidade das imagens que circulam nas redes sociais sobre os maus tratos dos migrantes.
Recentemente o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, garantiu que ainda neste mês de Dezembro “todos os guineenses” que se encontram na Líbia irão voltar ao país. No mesmo dia a embaixada da Líbia no país promete juntar esforços com as autoridades nacionais para salvar vidas das pessoas naquele país.
Isto, momentos em que a sociedade civil realizou várias vigílias pedindo pelo resgate das pessoas.
Informações dão conta que actualmente africanos que escolhem rota de Líbia para migrar para Europa, a procura de melhores condições de vida, são assassinados e vendidos como mercadoria. Vários países já resgataram os seus cidadãos naquele país.
Guinendade/RSM
NOTICIAS AO MINUTO: CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2018 PODERÁ NÃO SER CUMPRIDO
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) considera que tecnicamente as datas e os calendários para realização das eleições legislativas de 2018 já estão comprometidas, e lembra que as eleições que marcam fim desta legislativa deveriam acontecer em meados de maio 2018.
De acordo com a fonte da e-Global, em causa está o atraso na atualização dos cadernos eleitorais e do recenseamento de raiz dos novos eleitores com a idade de votar e que nas ultimas eleições não reuniam estas condições. Segundo a mesma fonte, este processo deveria ter iniciado em dezembro de 2017 em todo território nacional e no estrangeiro durante 45 dias. “O que estamos assistir neste mês de dezembro, é que neste momento não estamos a realizar o recenseamento dos novos eleitores” assim como não estão a ser atualizados os dados dos eleitores no país e na diáspora, consequentemente “vamos ter as datas e os calendários das eleições legislativas 2018 mesmo comprometidas de se realizarem no tempo previsto pela lei”, disse a nossa fonte.
A fonte lembrou a e-Global que nos prazos previstos a CNE entregara ao Presidente da República José Mário Vaz o cronograma do calendário eleitoral, mas “pouco se tem feito deste cronograma eleitoral”, com exceção da atualização das cartografias eleitorais.
“Felizmente neste momento já estamos muito avançados em relação aos trabalhos de cartografias, o que vai nos permitir afixar os novos mapas eleitorais, novas mesas de assembleia de votos, mas trata-se de um processo que deveria acompanhar o trabalho de atualizações de cadernos eleitorais”, disse a fonte.
Quando o Presidente da República regressou ao país, após a sua participação na cimeira de Chefes de Estados e dos Governo da Comunidade Económica dos Estados da que disponibiliza África Ocidental (CEDEAO), sugeriu que, com base no seu Roteiro, as eleições legislativas deveriam ocorrer em simultâneo com as eleições presidenciais em 2019.
Guinendade/E-global
OPINIÃO: OS LÍDERES RELIGIOSOS JÁ COMEÇARAM COM OS CONTACTOS
Primeiro JOMAV lebsi elis gossi JOMAV precisa delis. Na
início de crise líderes religiosos pedi JOMAV pa i ka bati primeiro governo ma
JOMAV kuma el i ka ta riba trás. Si marcha atrás dana i portanto só quinta
velocidade ki na tarbadja ku el. Ikudi i bati governo caruss. I lebsi líderes
religiosos na palácio i gossi suma i foronta i odja kuma garandi i messinho i
ta vira pa pidi elis fabur. Ké som gossi ki reconheci se garandessa? I ka fala
ba kuma kilas " ka na conta ki ku cedo". Ham som gossi dja. I sta
bom. Nô bai.
Adama