Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

CERCO FITCHA

"CERCO FITCHA" duturpo@gmail.com

segunda-feira, 31 de julho de 2017

OPINIÃO: 12 AGOSTO DE 2015-12 DE AGOSTO DE 2017- DOIS ANOS DE MASSACRE DAS ESPERANÇAS DO POVO GUINEENSE


Dois anos depois pergunta-se a todos os apoiantes de José Mário Vaz o que é que mudou com a sua MENTIRA contra a corrupção que levou ao derrube do primeiro governo desta legislatura ? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA. Esta guerra foi desencadeado por José Mário Vaz e o facto de ter levado este tempo todo é sinal de derrota do Presidente. Não é possível JOMAV com tudo nas mãos não conseguiu fazer nadinha de nada. Nada mudou. Aliás mudou sim mas para pior. Só bandidasco. Isto é que tem que acabar na Guiné-Bissau. Quando um grupo de pessoas quer mamar inventa um conjunto de coisas contra o outro grupo. Os outros é que são ladroes os outros é que fazem tudo. Hoje vemos que TUDO NÃO PASSAVA DE MENTIRA DE JOMAV SÓ PARA PARAR O PROGRESSO DESTE PAÍS.





Celso

NOTICIAS AO MINUTO:EMPRESÁRIOS PRETENDEM IMPORTAR 50 MIL TONELADAS DE ARROZ PARA ABASTECER O MERCADO

Um grupo de empresários nacionais pretende importar cerca de 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado interno até Janeiro do próximo ano, disse hoje o seu porta-voz.

 Agnelo Regala Lima Gomes vulgo (Nelito) que falava a saída do encontro mantido com o Chefe do Estado, José Mário Vaz disse que o grupo foi apresentar  a preocupação da Câmara do Comercio, Agricultura, industria e Serviços ao Chefe do Estado sobre o nível de escassez dos stocks de arroz no país.

Explicou que as importações do arroz serão feitas em duas tranches, porque o porto de Bissau não consegue receber navios de grande porte.

Garantiu que a situação de escassez do arroz no mercado interno pode piorar até Fevereiro do próximo ano, por isso o Presidente da República convocou os empresários e banqueiros a fim de encontrar uma solução.

Nelito Gomes disse que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro aos operadores e empresários, mas que  falta discutir as modalidades para agilizar as operações. 

O empresário afirma que o desafio está lançado, almejou que haja esforços de ambos os lados - operadores económicos, bancos e o próprio Estado.  



Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:BANCO DA UNIÃO DA GUINÉ-BISSAU PEDE AJUDA A PRESIDENTE DA REPUBLICA PARA EVITAR ENCERRAMENTO



O presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento do Mali (BDM), Ahmed Mohamed AG Hamami, pediu hoje às autoridades guineenses apoio para evitar o encerramento do Banco da União (BDU) da Guiné-Bissau.

O Banco da União da Guiné-Bissau é detido pelo Banco de Desenvolvimento do Mali.

"O que se passa com este banco, neste momento, é a falta de pagamento de créditos há muito tempo. É por esta razão que viemos e contamos com o apoio das autoridades do Mali para intervir junto do Governo guineense e da mais alta autoridade guineense, que o Presidente da República (José Mário Vaz), e ministra das Finanças para encontrarmos uma solução rápida para apoiar este banco", afirmou o antigo primeiro-ministro do Mali.

Ahmed Mohamed AG Hamami, que falava aos jornalistas após um encontro com José Mário Vaz, afirmou que desde 2012 que o BDU tem problemas e que o "banco mãe sempre suportou".

"Segundo os acionistas do BDM já não vai ser mais possível continuar a suportá-los. Os acionistas são maioritariamente privados. Não vamos continuar a suportar esta situação. É absolutamente urgente e indispensável encontrar uma solução perante as dificuldades em que se encontra este banco", salientou.

Sem adiantar os valores do crédito malparado, o responsável disse que a situação pode pôr em risco e penalizar o futuro daquela instituição bancária na Guiné-Bissau.

"Este banco tem estado a participar desde a sua criação no financiamento da economia da Guiné-Bissau. Penso que também é um banco útil e indispensável para o desenvolvimento do país. Era bom que este banco não fechasse. É preciso fazer tudo para que este banco continue a operar e a contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau", sublinhou.

O BDU é um dos bancos da Guiné-Bissau que têm uma grande carteira de crédito malparado.

O crédito malparado aos bancos na Guiné-Bissau é de cerca de 30 mil milhões de francos cfa (cerca de 45 milhões de euros).




Guinendade/Lusa

NOTICIAS AO MINUTO:KOWEIT OFERECE 17 BOLSAS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Director de Agência de Koweit Lamine Yakoubi entregou sexta-feira a oferta de 17 bolsas de peregrinação à Meca ao Presidente de República  José Mário Vaz.
 
Em declarações à imprensa, depois do encontro com o chefe de Estado guineense, Lamine Yakoubi disse tratar-se de uma oferta do presidente do Koweit e que cobre todas as despesas dos beneficiários, desde transporte, alojamento, alimentação e seguros de saúde.

Na ocasião, o Comissário adjunto para Peregrinação , Braima Camará disse que o Presidente da República sozinho não pode ajudar todos os candidatos a peregrinação à Cidade Santa de Meca com dificuldades económicas, por isso pede aos empresários e pessoas de boa vontade para ajudarem aqueles que precisam, para que possam cumprir um dos pilares do Alcorão.

Braima Camará afirmou que as bolsas recebidas serão atribuídas aos candidatos nacionais à peregrinação com dificuldades económica.





Guinendade/ANG

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! BRAIMA CAMARÁ QUER UM ENCONTRO SECRETO COM SIMÕES PEREIRA PARA ACABAR COM A CRISE

Resultado de imagem para BRAIMA CAMARA


Braima Camara quer um encontro  secreto com Domingos Simões Pereira fora da Guiné-Bissau. Fontes próximas a Bakekuta afirmam que ele quer que seja em Las Palmas antes do final de Agosto. JOMAV terá dito ao seu conselheiro para se aproximar de Simões Pereira e falarem abertamente como dois irmãos. Braima irá tentar contactar Simões Pereira mas duvido que Simões Pereira tenha disponibilidade para o receber em encontros secretos. O mês de Agosto promete muito.





Chico

OPINIÃO: FLORENTINO MENDES PEREIRA DISPONÍVEL A COLOCAR PARTE DA SUA FORTUNA PARA SER REELEITO NO PRS

Resultado de imagem para Florentino Mendes Pereira
Florentino Mendes Pereira vai colocar quase dois milhões de USD para a sua reeleição como secretário geral do PRS informam fontes próximas do partido.  Flora poderá gastar 1 bilião de CFA através do seu sócio Djalo Petroservices




Klebert

OPINIÃO: MALAM NANCO VAI LANÇAR MAIS UM AVISO AO GRUPO DOS 15 OU ENTRAM NO PRJT NOS PRÓXIMOS TEMPO OU O CIRCUITO IRÁ FECHAR

Malam Nanco vai lançar esta semana mais um aviso ao grupo dos 15: ou entram agora ou não entram mais no PRJT. Malam disse em privado que quer começar a implantar bases do partido no interior e os 15 não podem esperar que a papa esteja toda feita que é para depois entrarem. Malam diz que já não pode esperar mais porque já está tudo claro. A maior parte das pessoas sabem que o PRJT é o partido satélite dos 15 e por isso já não há nada a esconder. Lala queima cau di sucundi ca tem. 




Candido

OPINIÃO: JOSÉ MÁRIO VAZ PODERÁ DECIDIR NO MÊS DE AGOSTO SOBRE A QUEDA DO GOVERNO


Resultado de imagem para jose mario vaz
José Mário Vaz voltou a entrar no silêncio absoluto depois de ter feito mais uma ronda de auscultações. Neste momento ninguém sabe o que poderá acontecer . 




Italvino

OPINIÃO: BOMBA!!! CADA DIA QUE PASSA NUNO NABIAM CRESCE COMO UM GRANDE POLÍTICO

Resultado de imagem para nuno nabian

Nuno Gomes Nabiam na fassi si caminhada puku puku. Nuno Deus na djudau pabia abo bu tene corson limpo. Continua na fassi bu tarbadjo.





Tina

domingo, 30 de julho de 2017

OPINIÃO:QUANTO SERA QUE ESTAMOS A VENDER A GB?HOMEM MAIS RICO DA ÁFRICA FRANCÓFONA VISITA BISSAU POR ALGUMAS HORAS


Photo de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.
O empresário camaronês Baba Adhmadou Danpullo realizou hoje uma visita de algumas horas a Bissau, Guiné-Bissau, para analisar possibilidades de investimento no país.

"Discutimos a hipótese de enviar uma delegação para analisar as possibilidades de investimento e vermos o que pode ser feito", afirmou aos jornalistas Baba Adhamadou Danpullo, após um encontro com o Presidente, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro guineenses, Umaro Sissoco Embalo.

Baba Adhamdou Danpullo, que "parou em Bissau", depois de uma visita a Dacar, é considerado pela "Forbes" como o homem mais rico da África francófona.

O empresário fez fortuna do imobiliário e hoje é um grande investidor no setor das telecomunicações, transportes e indústria agroalimentar. Nos Camarões é conhecido como o "Rei do Chá", sendo acionista de várias empresas públicas do seu país.
Photo de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.
Photo de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.
Photo de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.
Photo de Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.



Guinendade/DN

NOTICIAS AO MINUTO:VINTE E SETE CLUBES EXIGEM DEMISSÃO DA DIREÇÃO DA FFGB POR ENROSCADA DE PÓ


Os atuais dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) em mãos lençóis.
Tudo porque, estão de costas voltadas com os dirigentes dos Clubes de Futebol do país.
Vinte e sete, dos trinta e oito clubes exigem a demissão do catual direção da Federação de Futebol, sob comando de “Manelinho”.
As figuras desportivas assinaram neste sábado em Bissau, uma petição que será entregue na segunda-feira ao Governo de Sissoco, na qual, ditam o afastamento de Manuel Nascimento Lopes e os seus colaboradores, por “indiciados na prática de corrupção generalizada, no desporto”. 
Sadjo Seide, porta-voz do colectivo justifica a posição por considerar de péssimo, o trabalho da atual direção e encoraja o Ministério Público para prosseguir com as investigação de modo a trazer a tona, toda a verdade sobre os fatos.
De igual modo, o presidente cessante da Liga de Clubes de Futebol subscreveu a iniciativa.
Bubacar Conté afirma que os clubes têm a legitimidade de exigir a demissão da atual liderança da Federação de Futebol, por estarem enfuscados do pó, pelo que, precisam de tomar um bom banho para representar a FFGB
Recorda-se que, alguns membros do Comité executivo da FFGB estão indiciados pelo Ministério Publico de corrupção financeira sobre os fundos doados pela FIFA e CAF para o fomento do futebol nacional.





Guinendade/Sapo

NOTICIAS AO MINUTO:APU-PDGB DISPÕE DE SECRETARIADO NACIONAL DAS MULHERES APUANAS (ONAMA)


Assembleia do Povo Unido-Partido democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) cada vez mais coeso rumo aos próximos embates eleitorais.
Para o efeito, o primeiro vice-presidente desta formação política promete trabalhar no máximo para a revisão do pacote das leis que impossibilitam as mulheres ascenderem-se ao poder, no país. 
Armando Mango manifestou o intento sábado em Bissau, no ato da posse aos membros do Secretariado Nacional das Mulheres da APU-PDGB denominada (ONAMA).
Na mesma dinâmica, Mango defende igualdade de género entre o homem e a mulher com escrito respeito aos 45 dias antes do parto e 45 dias após o parto.
Alanã António Tamba, secretaria Nacional das mulheres da APU-PDGB, admite que os políticos frustraram as espetativas dos guineenses, conduzindo a Guiné-Bissau ao lamaçal, a crise política, ideológica e democrática, que desemboca o país ao estado de caos e abismo social.
A política das mulheres apuanas garante que o maior desígnio da sua organização é de transformar o APU-PDGB, no “partido de massa, uma porta-bandeira para a defesa intransigente dos interesses, particularmente da classe camponesa, operária e das franjas mais pobres e marginalizadas”.






























Guinendade/Notabanca

sábado, 29 de julho de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:FORÇA DE SEGURANÇA IMPEDE PELA QUARTA VEZ MARCHA DOS INCONFORMADOS EM BISSAU


Enquanto os inconformados não se desarmam nas ruas de Bissau, a força de segurança não dá tréguas e contInua intransigível com desígnio de “tolerância zero” contra os manifestantes.
Neste sábado, 29 de julho em Bissau, os polícias voltaram pela quarta vez consecutiva inviabilizando marcha dos inconformados.
Apesar de se registar uma aparente acalmia nas ruas da capital, Notabanca constata que a corporação policial está em todas as as artérias da capital guineense, numa “alerta máxima” para impedir manifestação nas ruas de Bissau.
Com tudo, os Inconformados não desistem na “luta para dignificação da liberdade dos princípios consagrados na Constituição da República”.
Abortadas quatro marchas pela força de segurança, a organização continua a exigir demissão do Governo, a renuncia do Presidente Vaz e dissolução do parlamento.
MCCI diz que a democracia não tem valor na Guiné-Bissau. Já que, os que não foram eleitos estão a governar os eleitos do povo. Exortando ao PRS e outras formações partidárias para se enveredarem na reafirmação dos valores democráticos, não associar-se a um “regime de terror”. 
A organização cívica planeia ainda hoje mais uma onda de manifestação em Bissau. 










Guinendade/Notabanca

NOTICIAS AO MINUTO:PGR PRETENDE OCUPAR-SE DOS “BANDIDOS DE BISSAU” E NÃO CASOS DE FANADOS E ENCORAJA COESÃO NAS ALDEIAS

O Procurador-Geral da República (PGR) admitiu hoje em Bissau que a sua instituição preferia estar ocupada mais com os casos que se chama dos “bandidos de Bissau, que roubam milhões de dinheiro de Estado em Bissau de que problemas de cerimóniasde fanados entre os populares,” defendeu PGR.
“Gostaríamos de ocupar-se com bandidos de Bissau que roubam milhões e milhões de dinheiro em Bissau que vocês não olham, e não casos de fanado ou aqueles que roubam galinhas. Há aqueles que roubam, têm muito dinheiro nos bancos, têm viaturas e casas em Portugal e Dakar e quando doentes, fazem tratamento médico na América”.
António Sedja Na Mam falava, durante encontro com os régulos das regiões de Bafatá, Gabú e Biombo, na sequência do diferendo que se desembocou-se em confrontos com objetos cortantes e arma de fogo, onde varias pessoas foram feridas na aldeia do Reino de Ntor setor de Quinhamel, região de Bombo.
Durante o encontro, o poder tradicional pediu a intervenção do PGR para a soltura dos detidos, para depois os anciões dirimir e reconciliar as partes em litígio nas aldeias, por pedaço de terra.
No entender de Sedja Na Mam “somos irmãos”, não há motivos para a violência entre os populares, porque os guineenses estão condenados para viverem juntos na paz. Advertindo aos seus responsáveis para se abdicarem de casos de géneros que possam perigar o bom relacionamento mutuo entre as populações nas aldeias circunvizinhas e promete: “temos que trabalhar para que o fanado continuasse a ser segredo tradicional e não ser banalizado nas discotecas”.
Os representantes do poder tradicional prometeram tudo fazer para a reafirmação do poder do Estado no país com escrito respeito a justiça.
Recordamos que, a bem pouco tempo se registou confrontos na povoação do “Reino do Tor Paus”, com paus, catanas e arma de fogo, que por agora, o Ministério Público quis saber da origem arma, antes de satisfazer o pedido dos representantes do poder tradicional.

NOTICIAS AO MINUTO:SINDICATO DE BASE DA GUINÉTEL INSURGE CONTRA GERÊNCIA ESTRANGEIRA

O Presidente do Sindicato de Base das empresas Guiné Telecom e Guinétel (Rede Móvel) pediu quinta-feira o executivo guineense para reconsiderar a sua posição  em relação a possibilidade de atribuição da gestão da fibra óptica e cabo submarino à uma empresa estrangeira em detrimento da firma estatal.

David Mingo fez esta advertência em declarações à imprensa em reação  a assinatura do memorando que cria o consórcio “Bissau Cabo”, cuja validação do projecto da comunicação denominado “WARCIP”, segundo este sindicalista, “mostra claramente que o executivo não está a pensar no bem-estar do povo guineense”. 

Explicou que as acções atribuidas ao Bissau Cabo “visam claramente a   extinção da Guiné Telecom em detrimento de outras”. 

Acrescentando que as empresas multinacionais Orange Bissau e MTN Bissau foram atribuídas 51 por cento das acções, isto é 25,5 por cento cada e as restantes 49 por cento para  o Estado representado na nova empresa  por “Bissau Cabo”.

“Se o governo pode pedir emprestado ao Banco Mundial mais de 31 milhões de dólares americanos para conduzir o cabo submarino a partir das águas territoriais do Senegal até Suru, como é que não consegue pagar a fibra óptica de Suru para Bissau num valor de 8 milhões de dólares americanos”, questionou tendo indicado que o executivo teve que ir tomar este montante nas empresas Orange e MTN Bissau, e, estas passaram a ser maiores accionistas na nova firma.

“A “Bissau Cabo “ foi criada meramente por decreto do conselho de ministros, sem concurso público, o que demonstra claramente que relegaram a Guiné Telecom para segundo plano”, criticou.

David Mingo que reconheceu o esforço do governo no relançamento da da duas empresas estatais da telecomunicação,  pediu ao governo a extinção pura e simplesmente da Bissau Cabo ou anexa-la à Guiné Telecom. 

Mingo pediu a intervenção do Chefe de Estado antes que seja tarde, “porque a partilha das acções feita não vai beneficiar o país”. 

Segundo David Mingo o memorando que cria o consórcio Bissau Cabo foi assinado pelos ministros dos Transportes e Comunicações, da Economia e Finanças e pelos representantes das empresas  MTN e Orange Bissau,  






Guinendade/ANG

sexta-feira, 28 de julho de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:GUINÉ-BISSAU ENTREGA A PORTUGAL SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO DE AGENTES DA PSP


Um quarto suspeito do roubo e tentativa de homicídio de agentes da PSP ocorrido junto do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, foi extraditado da Guiné-Bissau e entregue hoje às autoridades portuguesas, informou a PJ.


"Obtida a informação que o referido elemento se encontrava escondido na Guiné-Bissau, foi emitido mandado de detenção internacional, celeremente executado pelas autoridades da Guiné-Bissau, tendo o suspeito sido extraditado e entregue às autoridades portuguesas no dia de hoje", adiantou a Polícia Judiciária (PJ).

A PJ, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), em inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Barreiro, deteve em fevereiro passado três membros de uma associação criminosa responsável por duas tentativas de homicídio de agentes da PSP, assim como de roubo qualificado a funcionário de empresa de segurança que tripulava uma carrinha de transporte de valores.

Os factos ocorreram no interior das instalações do Continente do Barreiro, em outubro de 2016, e em causa esteve a prática dos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado na forma tentada de agentes da autoridade, roubo qualificado a carrinha de transporte de valores, furto qualificado, falsificação de documentos, detenção de arma proibida

A ação policial desencadeada em fevereiro de 2017 não logrou então deter todos os suspeitos destes crimes, sendo que um dos presumíveis autores conseguiu escapar à ação das autoridades, ausentando-se para a o estrangeiro.

Localizado na Guiné-Bissau, foi hoje entregue a Portugal pelas autoridades locais.




Guinendade/DN

NOTICIAS AO MINUTO:RGB MOVIMENTO BA-FATÁ CONDENA SUSPENSÃO DA RTP E RDP/ ÁFRICA

O Partido da Resistência da Guiné-Bissau Movimento Ba-fatá  (RGB) condenou esta quinta-feira a suspensão da emissora portuguesa, RTP-África e  RDP – África e ao mesmo tempo a privatização dos Portos de Bissau.

Citado pela Rádio Sol Mansi, o Presidente da RGB Movimento Ba-fatá, Fernando Mendes fez estas declarações na cerimónia de comemoração de 31º ano da existência do partido. 

Mendes acrescentou que o actual executivo não dispõe de um orçamento geral do estado aprovado na Assembleia Nacional Popular (ANP) e nem do Programa de governo, por isso  é considerado inconstitucional e ilegal, e que está a pôr em caausa a liberdade de imprensa.

Adiantou que privatizar os Portos de Bissau e suspender as emissões da RTP e RDP- África deve ser reservado a um governo constitucional e não este actual executivo, razão pela qual condena a decisão governamental.    

Fernando Mendes disse que este tipo de acordo deve ser assinado com o governo constitucional eleito pelo povo através das urnas, e não da forma como tem feito o actual executivo.

Referiu que  o seu  partido celebra trigésimo primeiro aniversário num ambiente em que  a referida formação política vive uma coesão interna na promoção de um debate político e de pluralismo. 

A RGB, Movimento Ba-fatá é um partido sem assento parlamentar. 




Guinendade/ANG

OPINIÃO:DEVIDO A MÁ GESTÃO DA CCIA A ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES NAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS REVELOU HOJE QUE A ORGANIZAÇÃO PODERÁ FICAR SEM A SEDE PRINCIPAL DEVIDO A DIVIDA DE RENDA NO VALOR DE 26 MILHÕES

A Vice-presidente de Associação das Mulheres nas Actividades Económicas (AMAE) revelou hoje que a organização poderá ficar sem a sede principal devido a divida de renda no valor de 26 milhões. 


Antónia Adama Djaló em declarações à ANG disse que é a Câmara de Comércio Industria,Agricultura e Serviços quem paga o aluguer do edifício, no entanto não o fez ao ponto da soma atingir este valor.

“A dívida de 26 milhões se relaciona não só à ocupação do edifício pela AMAE, mas também da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné (ANAG), do Gabinete de Estudos e Projectos e  da Associação Comercial da Guiné-Bissau”, especificou Adama Djaló.

Acrescentou que a AMAE pagava a sua renda desde início da sua criação em 1992 através de ajuda dos seus parceiros e que Câmara de Comércio também foi um dos parceiros que tomou a responsabilidade de pagar a renda, mas que não tem vindo a honrar nos últimos tempos. 

“Agora que a Câmara de Comércio não está a altura de prosseguir com o pagamento da renda, pedimos ao governo que nos apoie neste particular, uma vez que trabalhamos para o bem da sociedade”, disse qualificando de vergonhoso eventual acto de despejo da organização.

Sublinhou que o chefe do executivo já está informado sobre a situação  e que teria prometido “fazer o que estiver ao seu alcance”.

“O proprietário nos tinha dado três meses para deixar o edifício, mas como até então não temos uma solução continuamos aqui. O prazo já terminou e estamos na eminência de sofrer o despejo”, referiu a vice-presidente. 

Entretanto,  o secretário permanente da AMAE disse que perspectivam enviar animadores às regiões de Gabú, Cacheu, Quinara e Oio para orientarem as mulheres camponesas locais nas suas actividades agrícola.

Duarte Mansoa disse que a perspectiva de enviar os amimadores para as referidas regiões é o resultado de um acordo assinado com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que visa a melhoria de produtividade agrícola.






Guinendade/ANG

NOTICIAS AO MINUTO:MOVIMENTO BAFA-TA DEFENDE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO

O Presidente do Partido Resistência da Guiné-Bissau Movimento Ba-fatah (RGB-MB), defendeu quinta-feira a necessidade de revisão da Constituição da República com vista a resolver os conflitos que abala o país nos últimos tempos.

Citado pela Rádio Jovem, Fernando Mendes que falava por ocasião do 31º aniversário do seu partido  apontou lacunas e aspectos na lei magna da Guiné-Bissau que carecem da regulação, o que, segundo disse tem estado a provocar conflitos entre instituições democraticamente eleitas.

“Exemplo disso é a actual crise que opõe o Presidente da República ao Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC),por isso é muito importante avançar neste aspecto com vista a combater os males que assolam o país “,disse.

 Fernando Mendes destacou que o partido vencedor das últimas eleições está profundamente dividido desde o conflito militar de 1998 ou talvez desde o golpe de Estado de 1980 o que condiciona o desempenho do papel do Estado”, frisou.

Analisando a vida actual do partido,  Mandes disse que a RGB não vai tolerar que a Guiné-Bissau continue a ser adiada, salientando que estão pronto para começar uma nova fase na luta política pelos valores da tolerância, dignidade, do Estado e da nação.

O político exigiu as partes em diferendo um diálogo político franco para solucionar a presente crise que já dura há muito tempo.

A RGB-MB foi fundada em 27 de Julho de 1986, em Lisboa por quadros guineenses incluindo o actual Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz . 





Guinendade/ANG

OPINIÃO: HADJA SATU CAMARA A VÍBORA DE TODOS OS TEMPOS

A mãe de todas as víboras foi ontem graduada para major general de COMPLOT por este governo ilegal e inconstitucional. A única coisa que Hadja sabe fazer é maldade nada mais. Som malvadessa ku sta na si cabeça.




Bacari

WATCHA KATCHÉU: A SITUAÇÃO DO PAÍS VAI CONTINUAR BLOQUEADA POR FALTA DE CORAGEM DO PRESIDENTE JOMAV

O Presidente da República está indeciso e quer o apoio das mulheres para poder sair nesta crise política. Infelizmente o Presidente não acredita em ninguém nem na sua própria sombra. A crise tanto pode acabar na próxima semana como durar mais dois meses. Ninguém sabe neste momento o que poderá acontecer.

OPINIÃO: HELDER VAZ O EMBAIXADOR DE FACEBOOK

Photo de Helder Vaz.



O embaixador que passa mais tempo no mundo a navegar no facebook pesquisando as gajas boas que por lá andam continua desesperado. Fontes próximas de Helder Vaz afirmam que o embaixador anda a vociferar em Lisboa assim que chegar a Bissau irá dar uma conferência de imprensa para lixar o Presidente da ANP Cipriano Cassama. Helder Vaz afirma que tem muitos segredos de Cipriano Cassama. 



Celestina

OPINIÃO: UM GOVERNO MORIBUNDO





O governo do general pequeno e sem tropas continua a fazer promoções nas forças de defesa e segurança para poder ter apoios nessa área. E assim vai o nosso país. A Guiné-Bissau é um país para se esquecer 

Amaina

OPINIÃO: O PRS É O MELHOR PARTIDO NA GUINÉ-BISSAU


O PRS é o melhor partido na Guiné-Bissau mesmo que as pessoas em Bissau digam o contrário. O interior da Guiné está nas nossas mãos e vamos ganhar as próximas eleições com maioria absoluta. Kim ki DÉ i ba rebenta.







Isaías

quinta-feira, 27 de julho de 2017

WATCHA KATCHÉU:SUPER BOMBA!!!!SATU CAMARÁ PROMOVIDA A MAJOR-GENERAL

Antiga ministra Satu Camará promovida a major-general
Photo de Braima Darame.
A antiga ministra do Interior da Guiné-Bissau Satu Camará é a partir de hoje a primeira mulher no país com a patente de major-general, depois de promovida pelo primeiro-ministro.
Umaro Sissoco Embalo colocou nos ombros de Satu Camará a patente de general, como fez com João Monteiro, antigo chefe dos serviços secretos do Presidente guineense João Bernardo `Nino´ Vieira.
O ministro do Interior, Botche Candé, disse aos jornalistas que a promoção de Satu Camará e João Monteiro é «um reconhecimento aos dois combatentes da liberdade da pátria».
Na mesma cerimónia, que decorreu no palácio do Governo, foram promovidos ao posto de comissários os superintendentes Malam Jaura, Lino Gomes e António Carlos.





Fonte:BraimaDarame