O novo Presidente da Comissão da União Econômica Monetária Oeste Africana (UEMOA) está em Bissau para agradecer as autoridades guineense pela confiança depositada nele e que favoreceram a sua escolha para o cargo.
Abdallah Boureima em declarações à imprensa a saída hoje de um encontro com o Chefe de Estado disse que informou ao José Mário Vaz que a nova direção já esta em funções, depois das orientações recebidas dos chefes de Estados e de Governos.
“Debatemos ainda sobre a intervenção da nossa organização ao nível comunitário e estamos dispostos a continuar as acções iniciadas com o Governo da Guiné -Bissau no sentido de concluirmos os projectos em curso“, disse.
A organização financia vários projectos ligados a agricultura, meio ambiente e saúde.
O Presidente da Comissão da UEMOA agradeceu às autoridades do país pela recepção e acompanhamento de que foi alvo a sua direcção e destacou o papel da imprensa..
Abdallah Boureima, de nacionalidade do Niger, teve já encontros com o Presidente da Assembleia Nacional Popular e outras autoridades do país.
Boureima substitui o Senegalês Cheikh Hadjibou Soumaré, no posto desde 2011 e que terminou o seu mandato em Setembro de 2016.
Antes foi ministro da Economia e Finanças do Níger, de 1993 a 1996.
A Comissão representa o órgão executivo da UEMOA e zela pelo seu bom funcionamento e no interesse geral da União, de acordo com os poderes próprios que lhe confere o Tratado instituído em Janeiro de 1994.
A UEMOA agrupa oito Estados-membros que são o Benim, o Burkina Faso, a Costa do Marfim, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo. A moeda comum ao agrupamento sub-regional é o franco CFA cujo instituto de emissão é o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
Guinendade/ANG
0 comentários:
Enviar um comentário