PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE
SECRETARIADO NACIONAL
COMUNICADO DE IMPRENSA DO PAIGC
O PAIGC registou com muita apreensão o facto de por ordem do Ministro de Interior, Senhor Botche Candé, esse Ministério ter procedido a mudança do corpo de segurança da Assembleia Nacional Popular sem a anuência do Presidente desta Instituição, como manda a lei.
Logo após esta ilegalidade, o Gabinete do Presidente da ANP foi violado, tendo presumivelmente sido retirados alguns documentos.
Não se pode deixar de ligar esses dois acontecimentos, ou seja, a mudança do corpo de segurança e a vandalização do Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular.
O PAIGC acusa directamente o Senhor Ministro do Interior e o Governo a que pertence, da tentativa de desestabilização da Assembleia Nacional Popular, órgão de soberania, cuja intervenção no processo político actual tem sido irrepreensível.
O PAIGC ganhador das eleições gerais de 2014 e que elegeu o actual Presidente da Assembleia Nacional Popular, por ter maioria absoluta, não pode ficar indiferente a mais uma manobra ilegal do poder instalado pelo Senhor José Mário Vaz e, condena de forma enérgica mais uma tentativa, a juntar a outras tantas, de ferir impunemente a Constituição e o exercício constitucional e regimental dos órgãos de soberania.
O PAIGC chama a atenção dos guineenses e da comunidade internacional por mais esta violação e provocação, que se inscrevem na tentativa de se instaurar um regime ditatorial no país, quando o exemplo dos acontecimentos recentes na Gâmbia devia servir de lição ao Senhor Presidente da República
Bissau, 24 de janeiro de 2017
O Secretariado Nacional do PAIGC
0 comentários:
Enviar um comentário