terça-feira, 22 de agosto de 2017
Home »
» OPINIÃO: FORAM QUATRO ANOS DE UMA LEGISLATURA ALIMENTADA COM ÓDIO
OPINIÃO: FORAM QUATRO ANOS DE UMA LEGISLATURA ALIMENTADA COM ÓDIO
Esta legislatura foi estragada porque algumas pessoas entendem que tem que ser os reis da festa. Neste momento o país perdeu e ninguém ganhou. JOMAV ficou na história como o pior presidente da república de sempre. Assim vai o nosso país.
Robaldo T.
JOMAV OOUUUU KADERA!
ResponderEliminarUMARO DJAU, KUMA "Porquê é que muitas pessoas jovens (e outras de idade média) estão a perder as suas vidas na Guiné-Bissau?".
ResponderEliminarMBOM, PORQUE HÁ PESSOAS QUE VIVEM NA TERRA MAS QUE COMPORTAM COMO SE ESTIVESSEM NA LUA, COMO É O CASO DO PRÓPRIO UMARO DJAU!
UMARO DJAU, OS TEUS PAIS TODOS MORRERAM NA MISÉRIA DA GUINÉ-BISSAU, PORQUE TU NÃO ERAS CAPAZ DE TRAZÊ-LOS PARA VIVER CONTIGO ALÍ NOS EUA. ÉS DAQUELES IMIGRANTES SEMI-POBRES QUE VIVEM ILUDINDO OS POBRES E INOCENTES QUE AINDA NÃO CONSEGUEM SAIR DO PAÍS MISÉRAVEL QUE É A GUINÉ-BISSAU. COMO UM IMIGRANTE SEMI-POBRE QUE TU ÉS, TU VOLTAS DE VEZ EM QUANDO PARA GUINÉ-BISSAU, PEGANDO NALGUNS DOLARES DOS POLÍTICOS MEDIOCRES. E ASSIM QUE TU REGRESSA PARA OS EUA, TU FICAS LOGO POR AÍ E NAS REDES SOCIAIS, MANDANDO BOCAS COMO SE TU ESTÁ VIVENDO BEM E NUMA BOA OU MELHOR, COMO SE TU NÃO TENS NADA HAVER COM AQUILO QUE SE PASSA NO PAÍS MISÉRAVEL, A GUINÉ-BISSAU.
UMARO DJAU,
POR FAVOR, DIGA ME UMA COISA. QUAL OUTRO ESTADO DE SAÚDE TU ESPERAVAS QUE O PAÍS DEVIA TER, QUANDO O SENHOR JORNALEIRO INSISTE NA "GUETIZAÇÃO" DO ESTADO GUINEENSE ??? DE 2000 A PRESENTE DATA,
O ESTADO DE SAÚDE QUE TEMOS É O REFLEXO DA VOSSA FALTA DE CONSCIÊNCIA (GERAÇÃO KAKRI) EM APOIAR E ESCUSAR GOLPES E CONTRA-GOLPES
O ESTADO DE SAÚDE QUE TEMOS É O REFLEXO DO VOSSO APOIO AS PESSOAS MEDIOCRES, ANALFABETAS OU SEMI-ANALFABETAS DITOS POLÍTICOS QUE NEM SABEM POR ONDE CAIR MAS QUE INSISTEM EM GOVERNAR O PAÍS
O ESTADO DE SAÚDE QUE TEMOS É O REFLEXO DA VOSSA CRUELDADE EM ACEITAR DINHEIRO, PRENDAS DOS FALSOS POLÍTICOS EM TROCA DA VOSSA ELOGIO E PROPAGANDA
O ESTADO DE SAÚDE QUE TEMOS É O REFLEXO DO TRIBALISMO E A INCAPACIDADE DAQUELES QUE APODERARAM DO PODER SEM O SABER-FAZER
O ESTADO DE SAÚDE QUE TEMOS É O REFLEXO DA DESORGANIZAÇÃO TOTAL DO ESTADO GUINEENSE, EM PARTE, COM AJUDA DA "GERAÇÃO KAKRI"
"Sr. Jornalista, é com esses analfabetos, alguns mal formados, golpistas e pseudo-transicionistas, obviamente “bem-intencionados”, a gerir a coisa-pública é que a nossa Guiné-Bissau insiste em não sair da equipa de países mais pobres do mundo! Aplaudi-los e incentivá-los, não é mais que contribuir para o prolongar do “estado comatoso” em que se encontra o nosso país… O mundo está em constante mudança e a Guiné-Bissau não pode continuar a insistir na sua guetização, com dirigentes políticos analfabetos ou semi-analfabetos aplaudidos por intelectuais/académicos ou formados."
Por: Umaro Djau II
22 DE AGOSTO DE 2017
Não creio que se trata apenas de uma constatação minha --
Mas, cada vez cada que entro no Facebook, sou confrontado com notícias dolorosas.
Porquê é que muitas pessoas jovens (e outras de idade média) estão a perder as suas vidas na Guiné-Bissau?
Não sou um quadro de saúde, mas estou a crer que o sector precisa de se reunir com carácter de urgência para se debruçar sobre questões para além das básicas.
Acho que precisamos de um plano de emergência nacional para o sector de saúde. E também precisamos de um plano estratégico (curto, médio e longo) adaptado à realidade e às condições do país.
Eu estou muito preocupado. É intolerável ver muita juventude a desaparecer tão cedo.
--Umaro Djau, 22 de Agosto de 2017
Por: Sergio Abas
ResponderEliminar22 de Agusto de 2017
Olha Umaro Djau, o sistema de saúde mais frouxo do mundo é da Guiné Bissau.
Não é que não temos pessoais preparados pra tal. Há médicos e enfermeiros preparados científicamente e energicamente pra responder as necessidades sanitárias.
Mas... Tudo se rege pelo Ministério de saúde. E é o ministério mais anárquico e desastroso de todos ministérios do país.
Atualmente a Guiné Bissau conta com mais de 110 Médicos que NÃO estão colocados. Eu....SOU UM DAQUELES MÉDICOS. Terminei o curso desde Julho de 2015 já 2 anos sem colocação. NÃO estou falar que porque estou morrendo de fome. Mas sim porque sou humano e sou Guineense e amo o meu país. Fome não tenho porque sobrevivo ganhando o meu pão dando aulas.
Trabalhei 2 anos no hospital Simão Mendes em custo zero pego táxi com meu dinheiro e nem se quer a direcção do hospital me disse um '' obrigado''. Mas eu não importo eu faço não por alguém mas por amor a minha profissão e ao meu país.
A Guiné Bissau tem problemas sérios de saúde. O problema não é o recurso humano mas também a hierarquia e atualização do sistema de saúde e recursos materiais, melhoria de condições do trabalho.
Como que não vai morrer as pessoas...
1. Se no hospital da referência nacional não há oxigénio suficiente
2. Não há matérias mínimos pra reverter uma parada cardíaca como: Desfibriladores, Adrenalina, Amiodarona, Atropina, etc...
3. Falta de permanência dos médicos no serviço nas enfermarias por 24h. (Até 14 horas nenhum médico permanece nas enfermarias, sabem porque? Porque os Médicos de Guiné Bissau a maioria adapta uma profissão secundária ou um plano B'. Porque o salário não é nada. 150 mil Xof ao redor 250 a 300 euros. Olha só...)
Eu não importo se alguém vai ficar mal com esse comentário. Mas essa é a realidade.
Acho que Umaro Djau II. Já tentei dar resposta a sua pergunta.
E outra, se alguém pensa que eu temo os políticos ele está enganado. Eu NÃO faço estilo '' barri padja''. Essa é a situação que todos nós sabemos e conhecemos.
E... Vou esperar alguém que vai me dizer '' kussas de cassa kata tiradu fora''.
Que covardia Guineense...
Agora somos obrigados a morrer por falta da incapacidade e má fé das pessoas.
Que Deus proteja os filhos sensatos da Guiné Bissau.
Por: Jorge Herbert
ResponderEliminar22 de Agosto de 2017
Umaro Djau II, a saúde é um dos pilares de qualquer sociedade. Junto com a Educação e a Justiça, sustentam qualquer sociedade e, são os primeiros à sentir a degradação de qualquer sociedade. São áreas de governação que não dão riqueza imediata e direta ao cofre do Estado, mas sim de forma indirecta e a médio-longo prazo. Num país de carência quase generalizada e em que os políticos degladiam pelos confortos que o poder lhes dá, a estruturação desses pilares jamais serão prioridades. As prioridades passam a ser negócios de angariação fácil de dinheiro, a delapidação dos recursos naturais que também satisfazem o apetite dos especuladores estrangeiros e os líderes e os governos vão passando e o país a ficar cada vez mais pobre e mais desestruturado e isso reflete-se obviamente nos índices de desenvolvimento humano como a esperança de vida a nascença e na qualidade dos quadros retratado no comentário da sua prima, em que alguém que não teve uma formação de base orientada para a Medicina quer fazer Medicina e inclusive transferir-se para uma instituição de ensino estrangeiro, onde exigem o cumprimento dessas disciplinas nucleares. Desculpem agora o último desabafo, mas um dos reflexos dessa desorganização é qualquer analfabeto funcional ou não, achar que pode e deve ser Presidente da República daquele já demasiado martirizado povo... Abraço