Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:INUNDAÇÕES DEIXAM POPULAÇÃO DE BAFATÁ EM RISCO DE FOME

As populações da cidade Bafatá, leste do país correm enorme risco de enfrentar fome nos próximos tempos devido a subida do nível das águas do rio Geba, constatou esta terça-feira (29 de Agosto de 2017) a reportagem da Rádio Jovem.
De acordo com relato do correspondente da Radio Jovem em Bafatá que percorreu as bolanhas mais afetadas, a subida da água causou danos irreparáveis da colheita, nomeadamente o arroz das famílias camponesas daquela região da Guiné-Bissau.
Em declaração a nossa estação emissora, Cumba Nanco, um das camponesas, pede apoio urgente do governo perante risco eminente de fome que muitas famílias podem enfrentar.
“Estamos muitos preocupados com os danos da nossa colheita, por isso apelamos ao governo que nos ajude a reverter esta situação que pode deixar muitos de nós com fome nos próximos meses”, declarou Cumba Nanco.
Segundo informação disponível, as populações da “Fa Mandinga e Bangacia Cosse”, são as localidades mais afetadas com a subida do nível da água e vivem exclusivamente da produção do arroz.
De salientar ainda que no sector da Nhacra, a 30 quilómetro da capital Bissau, uma bolanha no sector de Nhacra que está completamente inundada devido a má construção da via de acesso entre duas aldeias, nomeadamente “Rochum Morna e Jugudul Có”.
A via de acesso construída dentro de bolanha fez com que a corrente de água atingiu por completo os diques de proteção que serviam de barreira, segundo relatos pela reportagem da Rádio Jovem junto dos agricultores que cultivam o arroz na aldeia.
No início da semana o Chefe de Estado, José Mário Vaz visitou a localidade e apelou o governo no sentido de uma rápida intervenção para recuperar uma bolanha.
Em declaração a imprensa após a visita, o Presidente da Republica, alertou o governo sobre a perda de enormes toneladas do arroz que a Guiné-Bissau poderá acarretar caso a situação não for resolvida.


Guinendade/RadioJovem

2 comentários:

  1. Não se preocupem, os tais bons filhos de Bafatá que Jomav nomeou vão vos dar de comer kkkkkkk. nada bo ka odja inda! Deus na mostra bosss bó lugar. traidores da pátria.

    ResponderEliminar
  2. MAS UMA VEZ, OS POBRES PAGARÃO PELA FALTA DE RECURSOS QUE ADVÉM DA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO CENTRAL EM SABER GERIR COISAS PÚBLICAS!!!

    QUALQUER DESASTRE NATURAL NUM PAÍS COMO A GUINÉ-BISSAU SERIA UMA TRAGÉDIA INCALCULÁVEL. PORQUE, O ESTADO NÃO ESTÁ NA ALTURA NEM DE SALVAR UMA VIDA QUE MORRE DE MALÁRIA QUANTO MAIS SALVAR VIDAS NUMA DESASTRE NATURAL.

    A INCOMPETÊNCIA MATA TUDO E TODOS!!!

    ResponderEliminar